Textos de Martinho Lutero

Cerca de 6 textos de Martinho Lutero

O pecado original está em nós como a barba. Barbeamo-nos hoje, parecemos apresentáveis e nosso rosto está limpo; amanhã nossa barba cresce de novo, e não para de crescer enquanto permanecemos na terra. De maneira semelhante, o pecado original não pode ser extirpado de nós; ele brotará em nós enquanto vivermos.

Martinho Lutero

Por justiça teria sido necessário
encomendar-lhe [para Maria]
um carro de ouro
e conduzi-la
com quatro mil cavalos,
tocando a trombeta
diante da carruagem,
anunciando:

"Aqui viaja a mulher bendita
entre todas as mulheres,
a soberana de todo o gênero humano".

Mas tudo isso foi silenciado;
a pobre jovenzinha segue a pé,
por um caminho tão longo e,
apesar disso, é de fato
a Mãe de Deus.

Por isso não nos deveríamos admirar,
se todos os montes tivessem pulado
e dançado de alegria.

Martinho Lutero

Quem são todas as mulheres, servos, senhores,
príncipes, reis, monarcas da Terra comparados
com a Virgem Maria que, nascida
de descendência real
(descendente do rei Davi) é,
além disso, Mãe de Deus,
a mulher mais sublime da Terra?

Ela é, na cristandade inteira,
o mais nobre tesouro
depois de Cristo,
a quem nunca
poderemos exaltar bastante
(nunca poderemos exaltar o suficiente),
a mais nobre imperatriz e rainha,
exaltada e bendita acima de toda
a nobreza, com sabedoria e santidade.

Martinho Lutero

"Os livros que lemos devem ser apenas placas de sinalização na estrada apontando o caminho direto para as Escrituras. Se andamos de livro em livro e não chegamos nas Escrituras, esses livros não são boas placas sinalizadoras, porque eles nos apontam para mais placas, e mais placas (livros, livros, livros) - e não para o destino - As Escrituras. A Escritura e só ela é a nossa vinha, na qual todos nós devemos trabalhar até a fadiga. "

Martinho Lutero

Eu esqueço tudo sobre Cristo e Deus quando eu me encontro nestes pensamentos e de fato chego ao ponto de imaginar que Deus é um velhaco. Nós devemos ficar no mundo, no qual Deus é revelado para nós e a salvação é oferecida, se nós cremos nele. Mas ao pensar sobre predestinação, nós esquecemos de Deus… Contudo, em Cristo estão escondidos todos os tesouros (Cl 2:3); fora dele tudo está trancado. Então, nós deveríamos simplesmente recusar discutir sobre a eleição. Tal disputa é tão irritante para Deus que ele instruiu o Batismo, a Palavra dita, e a Ceia do Senhor para agir contra a tentação de se engajar nisto. Nestes, devemos persistir e constantemente dizer, eu sou batizado e acredito em Jesus. Eu não me importo nem um pouco sobre a predestinação.

Martinho Lutero
Inserida por Edyx777

As vezes sinto que, por causa de ocupações ou pensamentos alheios, fiquei frio ou perdi a vontade de orar. (…) Por isso é bom que, de manhã cedo, se faça da oração a primeira atividade, e de noite, a última. E cuide-se muito bem desses pensamentos falsos e enganosos que dizem: ‘Espera um pouco, daqui a uma hora vou orar, antes ainda tenho que resolver isto ou aquilo’. Porque com esses pensamentos a gente passa da oração para os afazeres que prendem e envolvem a gente a ponto de não mais sair oração o dia inteiro.

Martinho Lutero
Inserida por Edyx777