Textos de Dignidade

Cerca de 150 textos de Dignidade

Mensagem aos Pais
A vocês, que nos deram a vida e nos ensinaram a vivê-la com dignidade, não bastaria um obrigado. A vocês, que iluminaram os caminhos obscuros com afeto e dedicação para que os trilhássemos sem medo e cheios de esperanças, não bastaria um muito obrigado. A vocês, que se doaram inteiros e renunciaram aos seus sonhos, para que, muitas vezes, pudéssemos realizar os nossos. Pela longa espera e compreensão durante nossas longas viagens, não bastaria um muitíssimo obrigado. A vocês, pais por natureza, por opção e amor, não bastaria dizer, que não temos palavras para agradecer tudo isso. Mas é o que nos acontece agora, quando procuramos arduamente uma forma verbal de exprimir uma emoção ímpar. Uma emoção que jamais seria traduzida por palavras.
Amamos vocês!

Desconhecido
2.5 mil compartilhamentos

Procuro nos búzios e no horóscopo o resto da minha dignidade. Tento ser mais cética, mais durona, mas sou totalmente tendenciosa quando alguma coisa diz que eu posso ser feliz. É sempre mais fácil culpar o autosabotamento com signos do zodíaco ou algo que se preze, do que entender que você, independente de onde marte esteja neste exato momento, gosta de arrancar as próprias penas apenas para ver aonde dói.
Gosta de se cutucar para ver aonde sangra, aonde incomoda, que parte do seu corpo sente mais falta dele, em que momento do dia você perde a razão, fica sem ar, o porquê grita tanto internamente ao ponto que se deita exausta de tanta coisa que é sua, mas que você não sabe lidar, e por isso é fácil apelar para o impalpável e para todas as superstições existentes para que tirem a culpa que você carrega de querer tanto ser como os outros, mas não é.
O amor que tanto se proclama, dessa busca e espera infindável, "que chegue e será bem vindo, que será esperado" que some em alguns meses, que se sobrepõe na esquina por um outro qualquer, por essa falta, esse buraco no estômago, essa fome de se sentir amado, de se sentir querido, de se sentir seguro, quando amor é nada além da sensação de estar caindo e não saber onde se segurar.
E por isso eu culpo toda e qualquer manifestação esotérica, pelo meu amor volúvel que vai para qualquer pessoa que me desperte algo que valha terminar o dia, e sendo assim é mais fácil despejar em alguma coisa impalpável a minha incapacibilidade de ser como o resto das pessoas.
Porque eu nunca tive motivos para acreditar em nada que dure para sempre. Porque eu sempre fui tocada pelas mais diferentes formas de vida e por qualquer frase um pouco mais inteligente, porque dói entender que a posição da lua não interfere no quanto eu morro um pouco todos os dias. Porque eu acredito em tudo e isso de não descartar nada, me faz voltar para casa depois de me apaixonar a cada esquina, e querer uma cama só.
Eu me machuco pra saber onde dói, mas hoje sei exatamente que parte de mim sente mais falta dele. Tudo.

Madame Bovary
37 compartilhamentos

Dor de Cotovelo.

Deve ser tratada com dignidade.

Não é virose,
epidemia ou artrose,
nem mesmo falha de envelhecimento.
Independe da idade.
Costuma dar a sensação
de um escuro profundo,
onde a luz não chega,
onde a esperança é cega
e nossa estima é o rodapé do mundo.
Não acredite !
Como esse mal não transmite
nenhum perigo fatal,
poder ser prazeroso o colo de um amigo,
um abraço forte, como abrigo,
uma palavra doce, um cafuné.
Acima de tudo, que se mantenha a fé.
Muito pior do que passar por isso
é sonegar emoção,
evitar o risco e o compromisso,
esconder-se atrás das grades da razão.
Quem hoje por amor está sofrendo,
Só por amar, já merece estar vivendo.

Flora Figueiredo
42 compartilhamentos

O trabalho não só nos traz o pão de cada dia, mas também traz dignidade e enriquece o caráter.
Emociona-nos olhar algo bem feito de onde nossas mãos contribuíram para tal feito, e ao chegar o final de cada dia saber que contribuímos para o crescimento de nossa nação.
Parabéns a todos os obreiros do Brasil.

Leonardo Daleffe
66 compartilhamentos

''AMIGO''

A ti apenas se traiu,
A mim, se quebra um dos maiores ciclos de confiança e dignidade;
A ti apenas é mais uma vez,
A mim, fica a eterna dor de perder uma grande e humilde força;
A ti apenas se escondia,
A mim que acreditava e defendia;
A ti apenas atos mal planejados,
A mim, um diamante sólido, transformando-se num cristal quebrado;
A ti apenas falta de verdade,
A mim apenas excesso de mentira;
A ti 'será super secreto',
A mim 'será para sempre'.
E em quantos 'PARA SEMPRE' você já acreditou hoje ?

Camila Schlindwein
3 compartilhamentos

A Viagem

...E quando eu partir,
quero ir com dignidade.
Assim,
sem louça suja na pia,
o banheiro e o quarto,
todos bem arrumadinhos.
Na sala, porém,
que deixem a TV ligada,
e que seja num Telejornal,
porque a vida segue.
Nada acabou.
Sou eu apenas que vou passear,
alí, naquele outro mundo,
sem mala, nem passaporte,
levando só comigo
o cheiro infinito do nosso amor...

(Dinho Kamers)

Poemas e Poesias Catarinenses - Face
3 compartilhamentos

Chora-se sozinho, e não se sabe:
Sofre-se lindamente.
Com tal dignidade que dói em quem olha
As núpcias com a dor presente.
O olho do outro nunca é destino do olhar de fuga
Do feio, do torto, do doente
Pois estes estão sempre perdidos, pra lá da janela
Pensando em amor, engolindo a dor, silente.
O sorriso, fingido com maestria
É resposta à pergunta impertinente
Pois todo silêncio, é prece
Que se cala contente.

Fernando Uynne Grimaldo.
3 compartilhamentos

Claro que deve haver alguma espécie de dignidade nisso tudo, a questão é onde, não nesta cidade escura, não neste planeta podre e pobre, dentro de mim? Ora não me venhas com autoconhecimentos-redentores, já sei tudo de mim, tomei mais de cinqüenta ácidos, fiz seis anos de análise, já pirei de clínica, lembra? (...) Perdi minha alegria, anoiteci, roubaram minha esperança, enquanto você, solidário & positivo, apertava meu ombro com sua mão apesar de tudo viril repetindo reage, companheira, reage, a causa precisa dessa tua cabecinha privilegiada, teu potencial criativo, tua lucidez libertária e bababá bababá.

Caio Fernando Abreu
6 compartilhamentos

Um dia o dinheiro acaba, o poder acaba, a beleza se vai e só o que resta é a dignidade, o caráter, o amor e os ensinamentos de pessoas que amamos...Por isso foquem-se naquilo que realmente importa.
Não nas coisas fúteis desta vida... mas naquilo que te faz sorrir em meio as dificuldades...Foque-se em Jesus.!!

Mauricioadv7
2 compartilhamentos

Deus Adorado,

Renova e fortalece a minha ‘fé’ para que eu possa dar valor à dignidade de minha mais profunda ‘essência humana’ e às responsabilidades que me cabem. Jamais permita que eu desgrace a natureza da minha ‘alma’ doando frieza, indelicadeza ou indiferença. Que eu não me canse de acreditar na superioridade da paz, da atenção, da bondade e do amor. Amém!

(Apud Chico Xavier)

Kélisson Gondim
2 compartilhamentos

Para viver com plenitude precisamos:

1-Ganhar com humildade
2-Perder com dignidade
3-Adquirir conhecimentos
4-Transmitir os pensamentos
5-Valorizar as pessoas importantes
6-Saber que ninguém é para sempre
7-Ser sempre melhor do que antes
8-Errar com mais frequência
9-Entender o que é experiência
10-Encarar a vida com maturidade, qualquer que seja a sua idade

Erika Auger
2 compartilhamentos

Nunca perca o seu brilho e a sua dignidade, mesmo que passe por momentos críticos e conturbados.
Deseje para sua vida somente aquilo que possa carregar com orgulho através do seu próprio esforço e dedicação.
O seu mérito não é calculado por aquilo que você sabe ou faz, mas por tudo aquilo que você é, pois ninguém vence uma luta sem sequer ter lutado.

Não faça com que sua felicidade dependa de ninguém que não seja você mesmo, porque você é o único capaz de proporcionar sua própria felicidade.
A felicidade é individual e está dentro de cada um de nós e não nos braços de outro alguém.
Jamais permita que sua paz interior seja abalada, a paciência é a estrada capaz de conduzir a sensatez e a concretização de grandes feitos.
Não envenene sua alma e o seu ser com sentimentos negativos como ódio, rancor ou mágoa, pois estes o consumirão por inteiro.
Deixe que as pessoas conheçam o melhor que há em ti, mesmo que não seja o bastante para elas.
O mais importante é que sua essência e o seu caráter estejam sempre em constante harmonia.

Joanna Guedes
2 compartilhamentos

Caminhe com coragem, com dignidade,saiba utilizar os atalhos,supere, simplesmente acredite, perceba que algo bom atrai algo de bom. O sorriso no olhar, nosso sorriso sem parar, simplesmente querer, querer e crer que tudo vai se eternizar. A alegria se realizará e os encantos se firmar.
Marcelo Labonia.

Marcelo Labonia
2 compartilhamentos

Parte integral da existência coletiva, o homem sente sua própria dignidade a um tempo em si mesmo e nos outros, e, por isso, traz no coração o princípio de uma ética que está acima dele. Esse princípio não tem origem no mundo exterior, mas surge dentro dele, é inerente a ele, constituindo sua essência, a essência da própria sociedade.
[...]
"O anarquista imagina uma sociedade na qual as relações mútuas seriam regidas não por leis ou por autoridades auto-impostas ou eleitas, mas por mútua concordância de todos os seus interesses e pela soma de usos e costumes sociais - não mobilizados por leis, pela rotina ou por supertições - mas em contínuo desenvolvimento, sofrendo reajustes para que pudessem satisfazer as exigências sempre crescentes de uma vida livre, estimulada pelos progressos da ciência, por novos inventos e pela evolução ininterrupta de ideias cada vez mais elevados. Não haveria, portanto, autoridades para governá-la. Nenhum homem governaria outro homem[...]

Pierre-Joseph Proudhon
2 compartilhamentos

Há circunstâncias na vida em que a dignidade humana pode exigir grandes sacrifícios, isto é, heroísmo. Ninguém tem autoridade moral para exigir de outro um comportamento heróico. Cada um de nós tem essa obrigação, não porque outros lho peçam ou censurem se o não fizer, mas porque as próprias coisas lho pedem; pede-o sobretudo a dignidade humana.

A história de todas as culturas está cheia de gestos exemplares deste tipo, fora do "normal estatístico". Mas estas escolhas podem surgir na vida de todos os homens, em circunstâncias "normais".

Juan Luis Lorda
2 compartilhamentos

Aos Livros

Aos livros, leitores.
Aos homens, dignidade.
Aos sem teto, casa.
Aos deficientes, oportunidade.


Aos políticos, ética.
Aos culpados, perdão.
Aos pés, guia.
Aos cupidos, coração.


Aos nervos, camomila.
Aos negros, respeito.
Aos lábios, outros.
Aos homens, direitos.


Aos famintos, comida.
Aos sábios, voz.
Aos formados, empregos.
Aos rios, foz.


Às lágrimas, consolo.
Ás leis, cidadãos.
Às flores, água.
Às crianças, educação.


Às mulheres, vez.
Às carteiras, dinheiro.
Às correntes, chave.
Às navegantes, e-mail.


Ao amor, cúmplice.
Ao corpo, sentidos.
Ao samba Buarque.
Ao crime, foragidos.


Ao enfermo, saúde.
Ao desbotado, tinturaria.
Ao surf, onda.
Ao solitário, companhia.


À dúvida, resposta.
À juventude, maturidade.
À seca, chuva.
À cidade igualdade.


À conquista, mérito.
À escuridão, lampião.
À testemunha, segurança.
À pressa, imperfeição.


A MIM, O QUE FAZER

Leila Perci
Inserida por LeilaPerci
1 compartilhamento

Amei intensamente,
loucamente,
cegamente,
Perdi a dignidade.

Me declarei mandando mensagens
entre aspas..."""
Você ficava aí de camarote
lendo e
assistindo meu
descontrole emocional..

Sorria fazendo algazarra
com meus erros.
Foram as últimas..

Espero que se sinta perdedor,
perdeste, alguém que te quis
e você nunca se importou.

Você só me causou problemas,
tristezas e decepções..
Pena que você não sabe..

Enquanto eu escrevia para você
muitas pessoas liam...
Nunca tive você...

Em contra partida..
E eu ganhei o mundo!

..

Sonia Solange da Silveira ssolsevilha Poetisa do Cerrado
Inserida por ssolsevilha
1 compartilhamento

SEM SAUDADE?
Você tirou de mim...
A minha dignidade, a minha vontade, a minha inspiração,você destruiu minha vida, ou, o resto que tinha para ser vivida,deu me uma rateira e me deixou no chão.
Se era isso que você queria,porque voltava e me pedia,para comigo ficar? só para acabar comigo,e o meu pecado foi ser seu amigo,fazendo de tudo para lhe agradar,dorme tranquilo agora,pois para mim chegou a hora de não mais lhe importunar,você me deixou sem saída,levou até minha vida e eu, vou, para nunca mais voltar.
composição de Divanil Garcia

divanilgarcia
Inserida por divanilgarcia
1 compartilhamento

Um bom livro
O livro sempre acompanhou minha vida me dando liberdade, esperança e dignidade. Pude fazer escolhas a partir das leituras que fiz. E não tenho do que reclamar em relação aos caminhos que escolhi. Um bom livro me tira do tédio. Entristeço e fico alegre. Esqueço do que não quero lembrar.

katia anjo
Inserida por kimyanjo
1 compartilhamento

O que são homens
sem o desejo de vitória?
O que é um homem
sem amores e glória?

Dignidade e justiça
mergulhadas na ilusão;
poder e desejo
mergulhados na paixão.

A humanidade a cada dia
se perde como o anoitecer,
que perguntas onde estás o sol
para ao seu dia amanhecer.

Exemplos de desilusão
que destruíram meu coração...
Por que me deixastes assim
longe de tua compaixão?

Eu glorifico-te a sós
e beijo-te ao entardecer,
mas tu só tem olhos
para quem te fará sofrer.

Por que então continuar?
Por que então não desistir?
Pois tu não queres mais me amar
e também não queres mais sorrir.

Loyhan F. Torres
Inserida por SasurikiDLL
1 compartilhamento