Texto de reflexão

Cerca de 3037 texto reflexão Texto de reflexão

Em pleno dia das mães.

Era um dia como o hoje. Acordei com um sol forte no rosto. A janela do quarto estava aberta. Um convite pro mundo. Levantei. Fui em direção ao seu quarto. Lá estava você, me esperando. Sorrindo. Pronta para me fazer ouvir as primeiras palavras do dia: ‘’bom dia, meu filho’’. Era o dito repetido todos os dias. Nunca me cansei de ouvir.
Por muitos anos, esse foi o meu maior sustento. E mesmo depois daquele 05 de janeiro de 2013, ele continua sendo. Sinto muito a sua falta. Mas, olho para meu lado e sei que estás aqui perto. Hoje, nesse 13 de maio, estou comemorando meu primeiro Dia das Mães com sua presença de forma diferente.
Hoje, assim que acordei, senti uma voz sussurrar nos meus ouvidos. Ela dizia repetidamente “Bom dia, meu filho”. Me arrepiei. Chorei. E lhe dei mais um abraço. Mãe, você existe em mim!

Ass, o órfão.

Thiago Augustto
Inserida por THaugustto

Sabe, acontece que a gente fica sempre pensando em como se prevenir de certas dores. Sempre imaginamos que a pessoa amada tá com outra, ou imaginamos o que ela está fazendo naqueles vários momentos do qual não fazemos mais parte. Daí a gente acha que assim estamos nos preparando para de fato ver algo quando um dia tiver que ver. Achamos que assim a dor seria menor (porque né, eu já imaginava o que estava acontecendo). E o pior é que acreditamos que estamos preparados para tal feito.
Mas não é bem por aí, ah mas não é mesmo.
A gente tenta se enganar, só tenta!
Porque aí vem a tal da realidade e como um tapa na cara lhe mostra que não tem como se enganar ou fugir do que ainda está por vir.
O fato é que ver é diferente de imaginar. E quando vc de fato se vê diante da realidade ali presente, vc percebe a dor q ainda há dentro de si. Como chamas quem vem subindo rasgando o seu peito,e nao tem o que fazer ou pra onde correr,vc está completamente sitiado pela dor, a dor de não viver mais aquele amor e de ve-lo partir pros braços de outro.
E nesse momento chega de achismos,imaginações,suposições ou teorias. Você sabe,você sente,você vê. Sem ter o que fazer, é a sua realidade batendo na porta!
Sem poder fugir, você segue trocando os passos,carregando dores,passando noites em claro, com um coração machucado...
Tendo que aceitar essa coisa louca que é viver.

Luana de Luna
Inserida por deluna7767

Nostalgias de Cada Dia

Todo dia é assim, amanhece o dia e eu aqui pensando em ti.
Os pássaros cantam no telhado da casa, anunciando a liberdade de viver.
E eu canto a canção da saudade, por não está ao teu lado, te servir o café e fazer um cafuné.
É assim que acontece, cada vez que o dia amanhece.
Canto e choro, choro e canto a dor desse pranto.
Amar e não te ter, nem poder cuidar de você.
Dói tanto essa ferida que não cicatriza.
Para uns é sofrimento, para mim é meu alento,
Por saber que não posso ter a liberdade de te possuir e poder em cada amanhecer amar você.
A vida tem dessas coisas que machuca o coração, mas em um lugar eu carrego você, mesmo que em meus braços eu não possa te ter.
Até quando vou levando essa vida eu não sei, mas de uma coisa eu tenho certeza, sempre te amarei.

Texto: Silvia C. P. Lima

Silvia C. P. Lima
Inserida por silviacplima

Amor Próprio - Relacionamento

O amor próprio, se expressa através dos nossos comportamentos, atitudes. Refletindo através dos ambientes que frequentamos, as amizades que deixamos ter autoridade sobre nós. As musicas que escutamos no dia a dia, o cuidado sobre o próprio corpo. Tudo isso expressa o amor próprio.
Quando conseguimos ter posse de nós mesmos, conhecendo os nossos limites, é quando podemos nos entregar a outra pessoa. Seja qual for a consequência. Pois com o amor próprio, saberemos o nosso limite, seja num namoro ou amizade. Pois colheríamos frutos desses relacionamentos colocando limites naquilo que lhe faz mal e deixando fluir, aquilo que lhe faz bem."

Raphael Lana Soars
Inserida por Phaelsoares09

O que temos de mais precioso

Natureza... Como é bom saber o teu valor e conseguir senti-la. Após despertamos, a primeira coisa a vermos, é, a bela luz do dia, com os pássaros cantarolando, sentindo a brisa em nossos rostos, após olhar pela janela.
Por que és tão perfeita, natureza? Infelizmente muitos não a veem assim, não é?!
Temos você tão perto, porém, tão distante. O mundo do homem está crescendo rápido demais. E com toda rotina de trabalho, toda correria dessa sociedade criada para seguir uma carreira no futuro, nos fazem esquecer o que temos de tão valioso, tão perto e não conseguimos tirar um tempo para apreciar ou até mesmo vivenciar, que é a bela natureza. Às vezes deitar-se no chão ou boiar-se numa piscina para observar o céu, as nuvens, o universo, e parar para pensar, como tudo pode ser tão perfeito? Pensar que a vida que levamos é só uma ilusão. Uma vida agitada, cheia de disputas com os outros, que gera orgulhos, violência, desarmonias... Tudo para que ?! Apenas para provar quem é o melhor.
Mas ainda há tempo dessa minoria de apreciadores da natureza, se tornar maioria. Apesar da apreciação por ela, consequentemente também a salvaria. Salvaria o homem de tanto desgaste, sofrimento por ilusões.
Obrigado, por existir, natureza !

Raphael Lana Soares
Inserida por Phaelsoares09

PARTE 1 - texto: "Foi"

Nunca soube exatamente o que você significava pra mim.. até te perder. quando te perdi eu descobri a importância e a diferença que você fazia em minha vida. Depois de tanto tempo de convivência, acho que fica até dificil lidar com a perda, ainda mais da forma como foi a minha.. quando eu estava no meu auge de felicidade sem saber exatamente o porque, aconteceu o fim.. não derramei se quer uma lágrima na sua frente, pois ainda achava que você nem era tanto assim, para merece-las.. mas foi depois que cai na real e me toquei: "espera ai, eu perdi o cara que eu amava e ele tá logo ali, com outra.." foi ai que eu senti a dor da perda. O que senti não foi a dor de ser trocada, simplismente senti a dor de te perder, e ver e ter certeza que você não iria voltar, foi uma coisa orrivel.. o pior de tudo era ter que te ver todos os dias, olhar em teu rosto sorrir, fingir que não aconteceu nada e engolir seco o choro pra não parecer uma idiota. Bom, depois de tudo e tanto tempo, eu apenas queria poder ouvir tua voz e não tremer toda, queria poder te olhar mesmo por uma foto, e não sentir meu coração disparar, queria poder te tocar e não sentir meu corpo arrepiar inteiro e te querer de volta pra mim. Porque superar a perda essa etapa eu já conclui, mas como faço pra te esquecer? Não tenho em meu coração um tecla escrito DEL, que pena né? Seria bem mais fácil pra mim.. Sabe, as vezes eu choro, sim choro mesmo! Mas é pra lavar a alma do peso da sua falta, eu sinto falta de todos nosso momentos, sinto mais falta ainda de quando você me protegia, defendia e quando sorria pra mim. Mas você não me amava, você supostamente gostava de mim..

Jucilene Estevam Ramos

Aos meus amigos, um pequeno texto, muito real, verdadeiro, adequado ao meu momento:

"EU NÃO ENTENDO! Por medo da loucura, renunciei à verdade. Minhas idéias são inventadas. Eu não me responsabilizo por elas. O mais engraçado é que nunca aprendi a viver. Eu não sei nada. Só sei ir vivendo.Eu tenho medo do ótimo e do superlativo. Quando começa a ficar muito bom eu ou desconfio ou dou um passo para trás." (Clarice Lispector)

Clarice Lispecor.

Sempre tenho uma palavra na ponta da língua e um texto na ponta do lápis.
Não quero desapontá-los, mas agora que quis me descrever, já não sei o que escrever.
Não imagino como achar o fio da meada sem cair no fio da navalha dos rótulos.
Literalmente vou ter que desobedecer a essa regra de etiqueta.
Deixar isso de dizer quem eu sou em suspenso, pois tudo o que penso, repenso e dispenso.
Nada é tão eloquente, nem eficiente, que eu julgue suficiente para me definir.
Eu não caibo nesse texto e não pensem que é pretexto para nada dizer.
Assim, eu que não sou tão alta, posso falar assim por alto, do alto da minha sabedoria de quem muito pouco sabe, mas muito ainda quer saber, que sou apenas única... e sou muitas!
Porque eu não quero ser só mais uma.

Ramayana Vargens

Esse texto eu escrevo logicamente em dedicação à Mulher da minha vida! Aquela que é perfeita, mesmo com defeitos. Aquela que é o maior exemplo de como uma Mulher deveria se comportar, como deveria pensar, como deveria olhar, como deveria amar. Aquela que todas as mulheres desse mundo deveriam se espelhar. Sabe que eu nunca procurei a mulher perfeita, porque tinha certeza que não existia, mas talvez essa tenha sido a melhor estratégia... Pois hoje estou diante daquela mulher que foi esculpida para mim, aquela que me ama como ninguém me amou, aquela que me aceita como ninguém, aquela que me deseja e me faz lhe desejar como nenhuma outra algum dia já fez. Pode ser um exagero dizer tudo isso mas... Realmente é um exagero a perfeição do encaixe dos nossos corpos, dos nossos olhares, das nossas bocas e das nossas almas. Nunca vou em algum dia conseguir dizer que não existe uma mulher prometida para cada homem porque isso aconteceu comigo, nunca vou poder dizer algum dia que as pessoas não são feitas sendo pensadas em outras... Isso porque estou diante de quem foi feita para mim. E penso que esse é o melhor conselho que posso dar é, não procure, nem ao menos exija que a pessoa que está ao seu lado seja o que você espera... Apenas aguarde, pois você vai de uma forma divina o destino vai fazer com que encontre! Mas tome cuidado, essa é a Mulher da sua Vida... Trate-a como tal e não deixe nunca ela passar na sua frente e você perder a oportunidade, pois pode ser única. Eu não perderia, eu não vou perder!!

Meu Amor, esse texto só tem um objetivo... Fazer com que as pessoas entendam que o mesmo e admiração que tenho por você, eles podem ter por outra Mulher, desde que assim como você, elas sejam perfeitas... Perfeitamente feitas para eles.

Para sempre ao seu lado

Não estou aqui através deste texto para criticar suas gestões, suas campanhas ou escândalos, nem tão pouco falar sobre saúde, educação ou algum outro tema comum em época de eleição. Venho aqui para falar sobre uma nação, um povo apaixonado que é o brasileiro.
Nos Brasileiros lutamos por aquilo que admiramos, admiramos aquilo que amamos e quando amamos somos capazes de tudo para ver o bem prevalecer.
Precisamos de um líder que tenha essa paixão pelo seu povo, que entenda que somos mais que um pais, somos uma família.
Estamos cansado de ver políticos acusando outros políticos pelos problemas atuais em nosso pais. Precisamos de alguém que resolva os nossos problemas ao invés de ficar somente fazendo acusações, afinal, não precisamos ficar lembrando quem inventou a roda para falar que o nosso pneu esta furado, precisamos que alguém conserte o pneu. Precisamos de um líder que olhe para sua nação e diga : Não escrevi o inicio dos nossos problemas, mas, começarei hoje a escrever o fim deles.
Alguém que entenda que o Brasil é a nossa casa, e como em qualquer casa de todos nos brasileiros, o bom exemplo sempre vem dos pais, aqueles que governam.
Entender que a educação é fonte de esperança do nosso pais e que uma alimentação digna e uma moradia adequada são os principais alicerces desta vitoria.
Perceber que receber visitas em nossa casa(estrangeiros) é algo importante mas, cuidar de seus filhos(povo brasileiro) é o foco.
Nos brasileiros estamos prontos para lutar por esta mudança e esperamos que tenha um líder que ame conosco o nosso pais.

Hilton Vinhola

TEXTO::

Saibas, então, ser semeador do amor. Propagador do sorriso – daqueles largos que mostram até os cisos. E que o céu da tua boca seja estrelado como as noites do interior. Aproveite tudo o que vier em tua vida. Porque nesta viagem só de ida até quando se anda para trás está indo para frente.

O relógio corre e a vida encurta. Não fume cigarros. Não beba demais. Nem dê ouvidos aos velhos cansados como eu. Seja são sete dias da semana. Mas reserve algum tempo para fugir da racionalidade. Apaixone por si mesmo 24 horas por dias. Mas separe boa parte do amor próprio para espalhar ao mundo. Não dê flores. Mas tenha um jardim. E uns bichinhos.

Compre livros caros. Tenha carinhos raros. Tenha caminhos tortos. E caninos afiados. Não fale mal dos outros pelas costas. Critique-o com mais sabedoria do que quando for elogiá-lo. Elogio-o sempre quando for criticá-lo – nada está de todo mal. Esteja sempre perfumado, mas sem entupir o elevador. Vá de bicicleta. Suba de escada. Tenha orgulho dos teus pais e do teu país. Aprenda política para discutir com os políticos.

Eduque teus filhos para que eles tomem suas próprias decisões. Tenha relógio, caneta e caderno de anotações sempre ao alcance. Ajude as pessoas quando elas caírem em tua frente. Dê lugar aos idosos e às mulheres em transportes públicos. Prefira teatros à boates. Mas se puder, vá nos dois.

Quando tiver insônia, veja filmes antigos na TV, escreva ou reze. Mas não fique na cama. Não desperdice teu tempo. Não gaste muito dinheiro com roupas. Nem com sapatos. Nem com cortes de cabelo. Aprenda uma língua estrangeira. Ou duas. Ou doze. Mas, primeiramente, domine o teu idioma nativo. Viaje o máximo que puder. Tire fotografias engraçadas e embaraçosas. Tenha uma música para a vida inteira. Vá a shows e grite como uma menininha.

Leve bombons num primeiro encontro. Elogie a roupa dela e o seu perfume. Mas não esqueça de notar nos brincos e nas sapatilhas. Não leve-a ao cinema. Leve-a à um café. Conversem. Depois, vá ao cinema. Pague a conta. Conheça o máximo de pessoas que puder. Mas confie em poucas. Arrume seu armário antes de procurar um amor. Arrume um emprego antes de procurar um amor. Arrume-se todo antes de procurar um amor. Case com a tua melhor amiga. Ou se torne o melhor amigo da tua esposa. Cale-se quando quiser xingá-la. Faça surpresas ao meio-dia. Compre vestidos em dias comuns. Tome o sorvete na mesma casquinha. Trabalhe mais do que deseja e menos do que suporta. Aproveite os caminhos de ida e de volta. Leia, planeja ou recupere teu sono.

Alimente-se bem nos dias de semana. Deixe sempre teu celular no silencioso. Lave as mãos sempre ao chegar em casa. Durma no sofá enquanto ainda é uma escolha. Acorde tarde enquanto ainda é uma escolha. Viva enquanto ainda é uma escolha. Toda dor pode ser suportada enquanto é ainda sentida.

Hugo Rodrigues

TEXTO::

“Não é o fim do mundo. Você não morreu. Muito provavelmente ele não irá morrer também. Você não está despedaçada como diz estar. Copos de vidro se despedaçam. CDs, celulares, óculos, computadores, aviões e carros, também, são destruídos. Mas você não. Pelo menos, não fisicamente. Pelo menos, não no sentido real. E a vida é real, né? Tem uns pingos de fantasia causados por sessões de comédias românticas e livros do Nicholas Sparks, mas a vida é real.

Você tem a unha a fazer. Tem o cabelo a cortar. Tem aquele vestido novo que saiu no catálogo da tua loja predileta para comprar. Tem a casa para arrumar. Tem tuas amigas para te ouvir chorar e berrar um pouco - ou muito. E tem uns tantos outros amigos para te elogiarem quando você precisar de alguém falando que seus olhos castanhos são tão bonitos quando você não está com a maquiagem borrada por causa de lágrimas desnecessárias. Então, pra quê chorar?

Há muitas garrafas de vodca, também, caso queira dar uns goles na loucura. Tua cabeça irá doer depois. Mas é ressaca. É uma resposta física do teu corpo sobre a quantidade de álcool que você ingeriu na noite anterior. Fique tranquila. Essa enxaqueca não é remorso, nem nada emocional. Chore, vomite e beba bastante água que você irá melhorar. Ou tome mais álcool que dizem funcionar também. A escolha é tua.

A tua vida não se resumia a ele. Eu te juro de pé junto, isso. Você pode até se sentir incompleta, mas está aí, disposta, viva e respirando. Com algumas olheiras e umas ideias loucas a mais, mas está bem. O tempo cura tudo que o tempo pode curar. Daqui a pouco, ele vai ser só mais um rapaz com mãos bonitas e um cheiro gostoso que passou por tua vida. Você vai ver. Enquanto você chora por um cara, há mil outros caras esperando, apenas, uma chance para te fazer sorrir.

Não sou nenhum aspirante a psicólogo-sei-tudo-sobre-as-pessoas. Acho Freud um saco e Jung um louco. Mas sobre o amor e teus sintomas, parece que eu já nasci com diploma e mestrado. Já amei demais quem nem gostou do meu cabelo bagunçado. Já amei de menos quem já sonhou comigo durante noites eternas de inverno. Já chorei como uma criança órfã e perdi dias de sol e noites estreladas. Mas não me destruí. Destruí porta-retratos, pratos, cartas e até aquele conjunto de tulipas do meu time predileto que ganhei no Natal. Mas meu coração ficou intacto. O teu também ficará.

Logo, logo, aparecerá outro cara que gosta tanto de adoçante como você. Outro que também não consegue ficar uma noite inteira sem resolver alguma briga qualquer. Outro que te dará a mão e o mundo inteiro ao redor será anulado. Outro cara com cabelo bom para acarinhar e com olhos infantis. Outro com um sorriso talhado e com gosto musical estranho. Você vai ver. Vai senti-lo. Vai respirá-lo. E vai amá-lo como se fosse a primeira e a última vez. Porque o coração é uma casa forte e espaçosa e sabe, vez em quando, renovar seus moradores.”

Hugo Rodrigues

leitor frente ao texto e ao mundo, significando-os de acordo com sua prática social. Essa leitura é
o meio capaz de trazer liberdade e realização ao ser humano, tornando-o um cidadão crítico para
atuar na sociedade em que vive.
A escola, por sua vez, é a instituição responsável pelo aprendizado da leitura, envolvendo
também, proporcionar uma educação cidadã, em que o educando ultrapasse os limites da
decodificação dos códigos lingüísticos, chagando à compreensão do texto e à capacidade de
criticar o que leu. “Uma prática constante de leitura na escola deve admitir várias leituras, pois
outra concepção que deve ser superada é a do mito da interpretação única, fruto do pressuposto
de que o significado está dado no texto”. (PCNs, 1998, p. 57). Sobre esse papel da escola, Celso
Antunes diz que “a sala de aula necessita ser a oficina do amanhã” (2003, p. 07).

celso antunes

Medo


Medo. Acho que é essa a palavra ideal para começar este texto. Todos nós temos medo de algo, medo de se ferir, medo de se magoar, medo até mesmo de se apaixonar, e assim como todos eu também tenho medos, tenho medo de perder os meus pais, medo de magoar alguém e de me magoar, medo de amar e não ser amado e principalmente tenho muito medo do futuro.
O que vem a ser o futuro? O que nos aguarda mais adiante? Tenho me perguntado muito isso nesses últimos tempos, nessas ultimas semanas, ultimas horas e até mesmo enquanto escrevo este texto.
Eu tenho tentado encontrar uma lógica para o futuro, algo que me leve crer que o melhor me aguarda. Nesses últimos tempos tenho pensado em tudo o que me aconteceu nesses meus poucos anos de vida. Nossa ! Como tudo passou tão depressa, como tudo mudou e parece que vai continuar mudando e não podemos fazer nada para parar, afinal são coisas da vida. Tenho me feito a mesma pergunta a anos: E depois o que vai ser?. Parece que tudo ao nosso redor vai sendo consumido pelo tempo, amigos, família, conversas, paixões e até mesmo as coisas ruins.
Será que realmente alguem já parou para pensar em tudo o que mudou em sua vida? Eu posso afirmar que, mesmo tendo vivido pouco, muita coisa mudou em minha vida e creio que se pararmos para pensar notaremos que tudo mudou só que simplesmente fomos nos acostumando com tudo.
Pare pra pensar. Onde estão aqueles veeelhos amigos? Amigos dos quais você não podia ficar um instante se quer longe. Onde estão aqueles momentos em que podíamos fingir que não pertencíamos a este mundo? Penso que, tudo que vivemos hoje é muito importante, mas quando o dia de amanha se aproxima cada vez mais nos afastamos do que hoje é importante para nós. Veja você mesmo. Quantos amigos você amava, você tinha por perto , que você estava sempre protegendo e hoje não os vê e muito menos se falam ? Pense como a sua vida mudou, como o mundo a nossa volta mudou.
Nós, jovens e adolescentes, reclamamos muito da escola, ninguém nega isso, mas pare e pense. A escola é como se fosse um segundo lar e todos que estão lá são como fossem nossa segunda família, pense que a escola é algo que nos obriga, de certa forma, a conviver com pessoas diferentes, com gostos diferentes, maneiras de se vestir diferentes e ate mesmo religiões diferentes, mas ela também nos faz criar algo muito forte, a amizade. É dessa amizade que esta baseado todo este texto e é por essa amizade que escrevi tudo isso.
Eu perdi muitos amigos, amigos que eram e são muito importantes para mim, amigos que conheci na escola, nas ruas ou até mesmo aqueles que conheço desde pequeno, mas amigos que se perderam nesse futuro louco e que fazem falta. Eu sei que a separação é inevitável, sei que todos nos iremos para caminhos diferentes e mesmo que tentemos ficar juntos muitos se separaram e não se encontrarão mais, e é isso que dói. O futuro é bom e não nego, mas também é ruim porque quando ele vem ele nos arranca muitas partes importantes, penso que assim como uma arvore que perde os seus galhos para crescer forte assim somos nós, mas como é ruim a sensação de perda. Amanha mesmo posso ir para algum lugar distante e tudo que é realmente importante para mim e tudo o que julgo ser essencial para minha vida tenha que ser deixado para traz. Tanto uma oportunidade de emprego, quanto uma oportunidade de estudo, sempre haverá algo que teremos que escolher, algo que nos obrigara a deixar muitas coisas de lado para poder acompanhar o ritmo da vida.
Penso no dia de amanha como algo incerto, algo que não sabemos o que será. A cada descisao que tomamos estamos construindo um novo futuro, uma nova vida, a cada amanhecer estamos fazendo algo que mais adiante teremos o retorno.
Mas o que me causa o medo que mencionei no incio deste texto é o futuro. Não sei o que me espera, ninguém sabe, mas o que podemos fazer é tentar ficarmos cada vez mais próximos, cada vez mais aliados, para que o futuro não nos faça refém.
Muitas coisas podem e vão mudar, mas devemos querer e fazer algo para não nos arrepender mais tarde. Devermos fazer com que a nossa família fica mais próxima, que nossos amigos não se percam de uma maneira da qual não nos encontremos mais, devemos fazer com que tudo que amamos esteja sempre presente em nossas vidas hoje e amanha e em todos os dias, como já disse as mudanças e separações são inevitáveis mas podemos fazer com que elas não doam tanto, fazer com que possamos olhar para traz e perceber que nada que amamos ficou lá, e saber que conseguimos fazer o melhor e conseguimos deixar aquilo e quem amamos conosco.
Não podemos nos tornar refém de nossas próprias decisões.

Filipe M. Mendes

Queria poder glorificar através de um mero texto, mas palavras nenhuma iriam te descrever, você é deslumbrante, absolutamente preciosa! uma excelente avó.
Eu te admiro em tudo, você é minha estrela guia, eu posso fechar meus olhos mas posso te sentir dentro de mim, com simples palavras e gestos eu me torno semelhante a ti, e fico lisonjeada por isso.
A sua presença pra mim é indispensável é incomparável, sem você perto de mim me sinto só.
Eu faço de tudo por um sorriso seu, pois ele é que me alegra em qualquer momento, vendo o teu sorriso também me faz sorrir.
Vovó feliz aniversário tudo de melhor para senhora, muita saúde e muuitos anos de vida!
"Nem o sol, nem o mar, nem o brilho das estrelas, tudo isso não tem valor, sem ter você!"
Te amo muito minha avó linda!
PARA SEMPRE: eu gosto do seu riso doce eterno, do seu olhar de um milhão de dólares

Grazielle Araújo

O início de um livro me fez concluir.

Resumiram minha vida a um texto de 3 bilhões de letras
Todas elas ordenadas num código de 4 letras
Dizem que demoraria 31 anos para terminar de ler
Nesse tempo você nem teria tempo para ver...
Ela passar, flutuar, respirar outros ares...
Até formar uma pilha de papel do tamanho de um prédio de 53 andares.
Cada um desses andares diz algo sobre mim...
Os meus defeitos, os meus conceitos
As minhas dores, as minhas cores
Como vou andar, como vou chorar...
Às vezes bate a ventania, é papel pra todo lado!
Quem é que arruma a bagunça? Deus!
Ta lá, a pilha de papel na ordem certa, andar por andar.
O homem quer ser o vento e insiste em bagunçar
O que somente Deus pode ordenar.

João Paulo das Chagas Macena

Poema feito por Arthur através de um texto de Lya Luft da revista Veja Maio 2008( que fala da velhice)

OLho no espelho vejo linhas de expressão
penso nos caminhos pecorridos pelo meu coração
Olho no espelho vejo rugas
Logo me lembro da maturidade e dos muitos dias de chuva
Olho minha face... Em fase de Término (EM CONSTRUÇÂO)

Arthur Richardisson

"...Hoje eu não acordei inspirado, meu texto talvez nunca entendam. Minha vida quotidiana, sem nada a fazer, ler livros, estudar, radicalizar de que forma? Suicidar-se? Ficar sozinho? Talvez minha forma de expressão para este mundo sem noção é dando um significado a algo que não tem significação como a própria Vida, sem prerrogativas, apenas ela, simples e complexa, não obstante ainda faz que nós soframos sempre alternados por intervalo de felicidades, acho que vou morrer!
Mas dá cabo a vida, talvez não seja a atitude mais sensata para o medo em que me encontro – rodeado de indagações, mistério sem respostas, limitações físicas ... “quero voar”..., hipocrisia -, ainda sinto que regressando a forma primitiva do ser humano tirarei de mim obrigações e responsabilidades inatas que no qual não pedir para ter, mas afinal nem pedimos para nascer? Milagre ou Fato consumado? Quero torna-me algo fútil e ético, instruído e ignorante, amoroso e torpe, viver nesse contraste, ainda que seja pouco, pode até me dar um sentido de viver nesse mundo Real? Será real mesmo? Só porque sentimos dores, efeitos e sabores? Outra indagação que não se pode responder. Agora sabes por que quero morrer! Vou dormir talvez amanhã acorde inspirado..."

Jota Tarcizzio

Miopia

Então, tiram-se os óculos
Estava ali pensando em um texto
Vi que sem eles
Pode-se ver claramente o mundo
Interior, metafisicamente
Ou viver um pouco na fantasia
Vendo embaçado, como numa pintura
Aprofundar-se em pensamentos
Ou desenvolver o narcisismo
Sem se submeter à misantropia
Olha, parei até de franzir os olhos.
E depois de um tempo,
Pensando melhor,
Infelizmente sinto dizer
Que agora não vejo ninguém
Assim, acho que ninguém me enxerga
Logo finjo nem existir.
O triste é que
Ao colocar os óculos, perceber
Que nem tudo é o que se vê.

Lizandra Barros

TODO PSICOLOGO É LOUCO? NAO SE ILUDA NEM UM POUCO
(Texto escrito por Liliana Alzira Cunha para o Informativo INSIGHT em Junho de 2010-Unipac Bom Despacho)
"De medico e louco todo mundo tem um pouco”. Essa frase é bastante conhecida,direcionou-se também aos psicólogos,originou-se entre os psiquiatras.A Freud atribui-se a afirmativa de que "de perto ninguém é normal".Mas daí inventarem que todo psicólogo é meio doido,já é demais!Ficar falando isso de forma descuidada e pejorativa é, no mínimo, tolice. Muitas vezes um sujeito chamado de "louco" é bem mais lúcido do que um pseudo equilibrado,que se intitula "normal".Normal?Que palavrinha mais questionável, e seu conceito é bem arbritario (Eu nunca quis ser normal) As pessoas formadas em psicologia percorrem por um caminho que envolve submeter-se aos processos psicoterapêuticos, ver e estudar a doença mental de perto. Aprendem a enxergar que por trás das melhores aparências podem morar historias muito tristes,sabem que todos nos maquiamos a realidade e que sonhos são como verdadeiros "mapas da mina".Sabemos que nada em nossa vida passa despercebido,que nada é tão simples e que não esquecemos absolutamente nada,nos guardamos em alguma gavetinha do nosso inconsciente,com uma plaquinha do lado se fora indicando que tipo de sentimento refere-se àquele material guardado.O ser que estudou psicologia com afinco e mergulhou em suas profundezas de alguma forma,tem a certeza de que "entre o céu e a terra há mais misterioso que a nossa vã filosofia",como disse o grande gênio Shakespeare.Portanto,por esse saber e entender,esse individuo psicólogo pode ver a vida de forma um pouco diferente.Louco?Não, nem um pouco!Ele só tem uma relação mais intima com que é interno, observa o contexto por uma ótica cientifica, mais requintada, treinada, como se usasse uma lupa imaginaria. E quando esse psicólogo deflagra algo que alguém não quer ser ou não concorda,então,esse alguém se rebela,pois não queria ter consciência daquilo que diz"nada a ver","você ta viajando".Esperam que ele seja serio,concentrado,sorria contidamente,fale com clareza,não tenha duvidas sobre nada,muito menos problemas pessoais.Será que existe alguém assim? Costuma exigir um super equilíbrio dos psicólogos, eles não podem ter falhas?Isso significa falhar em seus consultórios? Um medico não pode ter problemas de saúde, um economista passar por uma crise financeira, um advogado sofrer um processo?Psicólogos podem sim ter duvidas e problemas, mas o que vai diferenciá-los das outras pessoas pode ser a forma de resolver, entender, solucionar e manejar esses problemas. Ser psicólogo pode e facilitar,mas ele continuara sendo humano,cercado de outros humanos que constroem a vida com ele.

Lili cunha