Responda rápido: você se considera uma mulher forte? Não? Sim? Ok, mas afinal de contas, o que significa ser uma mulher forte? Você saberia responder a esta pergunta?

Obviamente que não estamos falando aqui de força física, mas sim sobre o equilíbrio e poder de controle emocional que é essencial para fazer com que sejamos pessoas mais felizes e completas na vida!

Confira se você tem tudo aquilo que uma mulher forte carrega consigo. Caso contrário, aprenda os passos que deve seguir para se fortalecer e mãos à obra! 

Eu me amo ♥

_o_que_e_mulher_forte

O amor-próprio e o respeito por si mesma é uma das bases que sustentam toda a mulher emocionalmente forte. No entanto, não pense que amar a si mesma é se privar de amar ao próximo, muito pelo contrário!

Várias pessoas confundem - principalmente os emocionalmente fracos - mas ter independência NÃO SIGNIFICA ter a incapacidade de deixar alguém entrar em seu mundo ou de ser incapaz de amar plenamente alguém.

Ter opiniões próprias e valores que respeita faz com que você possa acreditar em si mesma e, consequentemente, ser muito mais segura de suas ações - o que é fundamental para tomar decisões importantes na vida.

E convenhamos, se entregar ao amor de outra pessoa é uma decisão super importante (pelo menos deveria ser, não?). Ao estarmos plenamente felizes com quem somos, conseguiremos estar muito mais satisfeitas em qualquer relacionamento. Claro, desde que este seja baseado nos valores que você não abdica: respeito mútuo e companheirismo.

Amar a si mesmo é o começo de um romance para toda a vida.

Oscar Wilde

As mulheres fortes também não têm receio de demonstrar as suas emoções. Seja num relacionamento amoroso, familiar ou social, se você se sentir desrespeitada faça com que a pessoa responsável por isso saiba do seu desagrado. Não precisa partir para a discussão, como é óbvio, mas apenas transmita a mensagem: "não gostei do seu comentário. Por favor, não o repita".

Aproveite e confira quais as 6 Coisas que são tão importantes quanto o amor num relacionamento!

Eu sei quem sou

O autoconhecimento é fundamental.

Para conseguir entender as suas emoções e ser uma pessoa mais justa, ao mesmo tempo que luta pelos seus valores e opiniões, as mulheres fortes devem ter consciência de quem são. 

O autoconhecimento não é algo que podemos adquirir em livros ou revistas, mas sim através das experiências de vida e reflexões sinceras e críticas que devemos fazer sobre nós mesmas

frases sobre mulher, dia da mulher

Saiba também quais são as 6 Coisas que você deveria poder dizer sobre você mesmo!

Não espero, eu ajo!

As mulheres fortes não têm medo de tentar algo novo e de sair da zona de conforto. Desafiam-se constantemente, quando sentem a necessidade de mudar.

Infelizmente todos temos plena consciência do preconceito e desigualdade de gênero que ainda paira sobre a sociedade. Valores arcaicos e machistas ainda são ensinados no âmbito familiar e social, mas as mulheres fortes NÃO PERMITEM ISSO!

Uma mulher forte é uma mulher empoderada, que luta para quebrar paradigmas e estereótipos que menosprezam a imagem da mulher. Está no "sangue" das mulheres fortes não aceitarem a ideia equivocada de que têm "menos valor" que os homens!

Eu sei dizer "NÃO"

Uma mulher forte não é submissa, sabe defender os seus interesses de modo assertivo e NUNCA se submete aos desejos alheios apenas para satisfazê-los, principalmente quando isso lhe custa a sua paz de espírito e felicidade.

As mulheres fortes precisam e sabem quando dizer "NÃO". Claro, existem modos e modos de negar algo a alguém e cabe a você, mulher forte, saber como dispensar aquilo que não te deixa feliz, incomoda ou o que já passou dos limites.

Sabe aquela amiga que sempre pede algo emprestado e nunca devolve? Comece a praticar com ela... 

Ver também: 10 Lições de vida que todo mundo aprende mais cedo ou mais tarde!

Sigo minhas paixões

mulher com mapa

Não permita que as normas e padrões sociais digam o que é melhor para você. Uma mulher forte não deixa de seguir as suas paixões e sonhos, mesmo tendo que enfrentar aquele "olhar torto" no metrô ou aquele comentário estúpido na parada de ônibus. Não esqueça que a VIDA É SUA e olha que ela passa num piscar de olhos! 

Resumindo: seja do jeito que você é e viva feliz! Não tente usar "máscaras" para esconder o seu verdadeiro eu, pois as mulheres fortes sentem muito orgulho daquilo que amam, e você deve se amar acima de tudo!

Veja aqui quais são as Mensagens que toda a mãe deveria ensinar às suas filhas!

Apoio outras pessoas

Não entendam mal... As mulheres emocionalmente fortes não desejam viver em bolhas, isoladas do mundo e das outras pessoas. As mulheres que carregam essa fortaleza em suas almas desejam mais do que tudo ajudar outras a superarem os seus obstáculos e serem felizes também!

Toda a mulher forte tem uma referência na vida, seja a mãe, a vó, uma tia, uma personalidade midiática ou intelectual que serviu de inspiração para que pudesse construir a sua personalidade única. Então, quem sabe você também não pode ser a motivação de alguém que esteja precisando "enxergar a luz"?

Espalhe a mensagem! Ensine outras meninas e mulheres como serem e sentirem-se mais fortes e independentes!

Ver também: 11 Frases que as mulheres precisam parar de dizer umas às outras!

Se o amor da sua vida pintar, ótimo! Mas, se estiver sozinha não há razões para desesperos, viu? O principal "segredo" das mulheres fortes é que elas conseguem ser felizes sem depender de outras pessoas para isso!