Com o uso de muitas metáforas e ironias, Friedrich Nietzsche (1844 - 1900) é um dos filósofos mais icônicos da Era Moderna. 

Com pensamentos e reflexões polêmicas, as ideias nietzschianas podem ter mais de um século, mas não deixam de ser muito atuais. Aliás, aposto que muitos dos conceitos deste filósofo alemão já fazem parte da sua vida sem que você sequer notasse!

Quer conferir? Então veja a seleção que fizemos com algumas reflexões do autor de "O Anticristo" e "Assim Falava Zaratustra".

1. Seja um "Super Homem"

Nietzche 1

Você pode nunca ter ouvido falar do Nietzsche, mas com certeza conhece e aplica as suas ideias. Um exemplo? A frase acima. A ideia do filósofo é mostrar como somos capazes de aprender e ficar mais fortes emocionalmente a partir das nossas experiências de vida, incluindo (e principalmente) as mais difíceis e dolorosas.

2. Não oprima o amor

Nietzche 2

O filósofo alemão era um crítico fervoroso da chamada "moral cristã". Para Nietzsche, as pessoas eram boas por medo de sofrerem com as punições da Igreja e não apenas pela natureza de serem boas.

Assim, Nietzsche acreditava que viver uma vida de amor, explorando o sexo e o corpo, por exemplo, não deveria ser algo a ser oprimido, mas sim explorado e sentido. O amor está para além do bem e do mal, ou seja, é uma coisa tão forte que não deve ser medida ou censurada, apenas vivida.

3. Uma questão de perspectiva... 

Nietzche 3

As pessoas que se recusam a amadurecer o modo como enxergam o mundo ao seu redor e não deixam que cresçam as "asas da sabedoria", que a vida dá ao longo dos anos, nunca conseguirão ver a imensidão e diversidade das coisas. 

E essas mesmas pessoas são aquelas que não te compreenderão e te menosprezarão quando você conseguir "levantar voo". Elas não fazem isso por inveja (não a maioria, pelo menos), mas simplesmente porque não conseguem ver para além do horizonte limitado que construíram. 

4. A certeza em meio a tantas incertezas... 

Nietzche 4

No que você se recusa a se transformar? Pense nisso.

5. Acredite na pessoa que você é

Nietzche 5

Isso não significa ser um indivíduo fundamentalista ou fechado ao novo (como falamos no tópico mais acima), mas sim acreditar nas suas capacidades, na sua identidade e na pessoa que você é!

Não deixe que modelos institucionalizados que pregam o preconceito, a discriminação e a intolerância sejam responsáveis por te mudar. Lutar contra a corrente é muito difícil, mas quando conseguimos os resultados podem ser verdadeiramente incríveis!

6. O amor é o centro de tudo!

Nietzche 6

7. Os pensamentos mais simples já foram ideias complexas para o mundo

Os maiores acontecimentos e pensamentos são os que mais tardiamente são compreendidos.

Friedrich Nietzsche

Galileu, Copérnico, Beethoven, Darwin, Einstein... Vários dos grandes gênios da história da humanidade compreenderiam muito bem a mensagem de Nietzsche. 

Como falamos antes, quando as pessoas se fecham para novas possibilidades, limitam a sua curiosidade e imaginação, tudo o que for novo, diferente, inovador passa a ser visto com desprezo. 

As pessoas simplesmente não conseguem entender aquilo que está para além da sua visão fútil e míope sobre a vida. 

8. O caminho para o sucesso é árduo e cansativo... Mas vale muito a pena!

Nietzche 7

Costuma-se dizer que para quem está "exausto", os últimos passos são sempre os piores. Ao trilharmos o caminho rumo aos nossos objetivos, enfrentamos mil e uma barreiras e cada "passo" se torna mais exigente. 

E é quando as coisas começam a apertar e a vontade de desistir se torna insuportável que você deve fortalecer a sua firmeza e determinação. Esta não é uma tarefa fácil, eu sei... Apenas com muita ousadia e força de vontade é que atingimos os nossos objetivos!

Confira também: 15 Frases de Freud que te obrigam a pensar sobre você mesmo!

9. As verdades não são encontradas nas certezas absolutas

Nietzche 8

Não tente descobrir a verdade baseado-se unicamente nas suas convicções, principalmente aquelas que estão fundamentadas nos conceitos da "moral cristã". Esta era uma das reflexões mais defendidas por Nietzsche, que acreditava ser dispensável as "falsas promessas" feitas pela religião para podermos vislumbrar uma melhor ideia sobre nós mesmos.

10. Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades

Fazer grandes coisas é difícil; mas comandar grandes coisas é ainda mais difícil.

Friedrich Nietzsche

11. Cuidado com as prioridades que você têm na vida...

Nietzche 10

Não devemos nos gastar com sentimentos degradativos, como o ódio, a inveja e a vingança... Quanto mais tempo passamos olhando nos olhos dessas emoções, mais e mais somos consumidos por elas.

12. Encarando a vida com os olhos de uma criança

Nietzche 11

Para Nietzsche, as convicções rígidas e inflexíveis são os piores inimigos das pessoas, pois impedem que alcancem o amadurecimento para alcançar novos êxitos e conquistas na vida.

A curiosidade e a imaginação fértil - que são tão típicas das crianças - devem ser mantidas ainda na vida adulta, pois é graças a isso que conseguimos nos tornar mais criativos e produtivos! 

Encarar a vida como uma criança não significa ser ingênuo, mas sim ter a capacidade de enxergar o mundo com mais cores, tons e possibilidades, ok?

13. O "caráter forte" que leva à estupidez

Quando se toma a resolução de tapar os ouvidos mesmo aos mais válidos argumentos contrários, dá-se indícios de caráter forte. Embora isso também signifique eventualmente a vontade levada até a estupidez.

Friedrich Nietzsche

Como já dissemos, manter-se fiel a si mesmo é importante, mas sem ignorar as possibilidades e inúmeros ângulos que existem no mundo. Não tome uma verdade como totalmente absoluta. Saiba ouvir e, principalmente, refletir sobre tudo!

14. Só você pode vencê-lo!

Nietzche 13

15. Coisas que apenas um (re)encontro proporciona!

Nietzche 14

O caminho rumo ao autoconhecimento é cheio de altos e baixo, mas principalmente coberto por uma espessa camada de incertezas. Apenas com coragem e determinação em querer "perder-se", ou seja, se aventurar em terrenos inexplorados, é que conseguirá encontrar as respostas que deseja!

E então, quais os sentimentos e pensamentos que as ideias de Nietzsche desperta em você? Compartilhe a sua opinião com a gente!