Reconhecer um erro pode ser um grande desafio para algumas pessoas... O orgulho é o principal culpado por não permitir que um pedido de perdão seja feito. Mas afinal, por que é tão difícil se desculpar por algo que você sabe que está errado?

1. Porque tenho vergonha

Sentir vergonha por ter cometido um erro é normal, na verdade é totalmente justificável. Você errou e está constrangido por ter sido injusto e agido de modo incorreto com determinada pessoa.

Por mais difícil que possa ser, não deixe que a vergonha bloqueie o seu pedido de perdão. Convide a pessoa que precisa receber as suas desculpas para conversar e seja sincero, não tenha medo de abrir o seu coração.

Se você errou, peça desculpas... 
É difícil pedir perdão? Mas quem disse que é fácil ser perdoado?

Cecília Meireles

me desculpe eu errei frases de perdão

2. Porque eu NUNCA erro

A principal barreira para a maioria das pessoas na hora de pedir perdão é o orgulho e o medo de ferir a autoestima.

Cientistas publicaram um estudo na European Journal of Social Psychology afirmando que o pedido de desculpas e o reconhecimento do erro contribuem para uma diminuição na autoestima e confiança daqueles que erraram.  

Assim, muitas pessoas, na tentativa de manter o ego e a autoestima intactos, ignoram a necessidade de se desculpar pelos seus erros.

O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte.

Mahatma Gandhi

frases de perdao, mensagem de perdão, me desculpe eu errei

Porém, os pesquisadores também alertam que as pessoas que não reconhecem os seus erros e pedem perdão por eles, não conseguem manter relações sociais afetivas e duradoras

3. Porque nunca serei perdoado(a)

Este pode ser o motivo que tanto dificulta o seu pedido de desculpas, mas o fato é o seguinte: você nunca saberá se será ou não perdoado se não se desculpar!

Quando partida, a confiança pode demorar muito tempo para se recuperar, mas você não terá uma oportunidade de se redimir se não admitir o seu erro para a pessoa prejudicada e se desculpar.

Não é fácil, mas definitivamente este é o primeiro passo rumo a reconciliação!

“Perdoar enriquece a alma, pedir perdão alivia a consciência”.

João Paulo Diniz