Nós, seres humanos, somos criaturas sociais. Todos precisamos manter relacionamentos, sejam eles familiares, amorosos ou fraternais. Conviver com outras pessoas é essencial para a nossa sobrevivência. 

E a base de qualquer relação é a comunicação. As palavras ajudam a construir, desenvolver e, em alguns casos, são as responsáveis por destruir os relacionamentos. 

Robin Sharma

Sem nos darmos conta, podemos estar abrindo abismos em nossas relações e por culpa justamente do incrível poder que as palavras podem exercer em nossas vidas.

Quer um exemplo? Quantas vezes você já usou algumas das frases abaixo? Seja sincero.

Desculpa não responder suas mensagens. Passei o dia ocupado.

Não vou poder sair com vocês. Estou muito ocupada hoje no trabalho.

Desculpa, mas eu estou muito ocupado. Fica para a próxima.

Bem, a princípio você deve achar que não tem nada de errado com as frases acima. Mas, este é um exemplo de como podemos estar arruinando nossos relacionamentos sem sequer nos darmos conta.

Mas calma, vamos entender porque a simples palavra "ocupado" pode estar acabando aos poucos com algumas das suas relações:

Você não é a única pessoa "ocupada" no mundo

Todos (ou quase) temos obrigações, responsabilidades e compromissos. Você com certeza não é o ser humano mais ocupado da Terra e muito menos o único a ter o dia corrido. Então, partindo deste raciocínio, se seus amigos conseguem arranjar um tempinho para matar a saudade da sua companhia e pôr o papo em dia, por que você não consegue?

Das duas uma: ou você diz que está extremamente ocupado(a) como uma desculpa para não sair ou está gerindo muito mal o seu tempo. A questão é: o impacto que as suas ações e, neste caso, palavras têm sobre os relacionamentos que você mantém pode ser definitivo.

Aproveite e confira quais são as 5 Maneiras de dizer a verdade sem magoar.

E por mais ocupado que você esteja, todos nós temos 10 minutos ao meio da tarde para tomar um café, fumar um cigarro ou beber uma água, certo? Então, aproveite para ligar para aquele amigo que está passando por uma barra pesada, ou para a sua mãe que já não está contigo desde o Natal passado. 

Aproveite os minutos de folga para reforçar os laços com as suas ligações, mesmo que não consiga estar com elas pessoalmente.

O que significa "estar ocupado"?

Afinal de contas, o que é "estar ocupado" para você? Partimos do princípio que significa fazer algo extremamente importante e urgente, mas também pode receber as interpretações mais diversas, inclusive negativas.

Claro, existem momentos em que realmente podemos estar muito ocupados. Na realidade, você precisa ser sincero consigo mesmo. Por exemplo, caso um amigo te convide para tomar um café e você responde que está ocupado, mas depois passa a tarde inteira assistindo vídeos aleatórios no YouTube... Bem, talvez esteja precisando rever o conceito de "estar ocupado" ou a importância que dá para as suas relações. Mas calma, este é o assunto do próximo tópico.

Ver também: 5 Frases que podem arruinar a sua relação!

A (falta) de importância que damos às pessoas

Amigos

Como dito acima, várias podem ser as interpretações associadas ao "estar ocupado". Quando usamos constantemente esta palavra como justificativa para não estar com nossos amigos ou familiares, por exemplo, cria-se a ideia de que existem coisas mais importantes para serem feitas naquele momento do que estar na companhia daquelas pessoas.

Com isso, os seus amigos passarão a nem te convidar mais para sair, pois você é aquele que está "sempre ocupado".

Assim como todas as outras coisas na vida, também devemos ter um compromisso com os nossos relacionamentos, caso queiramos mantê-los. E o que isso significa? Dedicar algum tempo do nosso dia, por mais "ocupado" que seja, na companhia das pessoas que amamos.

Saiba também quais são as 6 maiores mentiras que dizemos a nós mesmos.