Num mundo onde a luta pelo reconhecimento da igualdade de gênero é diária, a educação deve passar pelo empoderamento de nossas filhas para que consigamos garantir um futuro cada vez mais digno para todas as mulheres.

Confira alguns ensinamentos importantes que você deveria compartilhar com a sua filha em algum momento da vida!

1. Você não depende de namorado ou marido para ter uma vida completa e feliz!

Infelizmente, a figura da mulher como dona de casa e submissa ao marido ainda persiste no imaginário de muitas pessoas no Brasil (e no mundo).

É nossa obrigação mostrar para nossas filhas que a vida não é uma “receita predefinida”, onde ela deve obrigatoriamente casar e ter filhos para se sentir “completa” e feliz. Ninguém é obrigado a construir a sua vida com base naquilo que os outros esperam dela!

Se a sua filha quiser casar e ter vários filhos, ótimo. Se a sua filha preferir não ter crianças ou companheiros, igualmente ótimo. Faça com que ela perceba que você não está “empurrando” o peso das convenções sociais para cima dela, mas sim tentando ajuda-la a ser feliz do jeito que ela é!

frases inspiradoras

2. Você pode trabalhar naquilo que quiser. Siga o seu sonho!

Outro tabu que, por incrível que pareça, ainda domina muitas sociedades é a divisão absurda entre “empregos para mulheres” e “empregos para os homens”.

Ainda há quem torça o nariz para mulheres que ocupam cargos tradicionalmente executados por homens, como motorista de caminhão, engenheira civil, jogadora de futebol e etc… Mas é sua obrigação – como uma mãe que deseja mudar o futuro -  ajudar a quebrar este preconceito!

Mostre para a sua filha que ela é livre para seguir a profissão que quiser, pois quando fazemos algo com amor, sempre seremos bem-sucedidos e felizes!

3. Você é linda e precisa se valorizar do jeitinho que é!

Mostre para a sua filha que o belo vai muito além do que a indústria da moda e do cinema nos impõe. A beleza pode ter diversas faces, formas e cores. Ensine a sua filha a valorizar a SUA beleza!

Também é importante ensinar a nutrir a chamada “beleza interior”, ou seja, o valor de manter o respeito, a educação, a moral e a ética, características que a tornarão uma pessoa muito mais bela!

4. Não seja muito dura consigo mesma!

Você quer que sua filha cresça e seja uma mulher corajosa e destemida, mas isso não significa que ela não possa cometer erros, ok? A vida é muito curta para sermos demasiados exigentes em alguns aspectos, por isso não cobre a “perfeição” de um ser humano que nunca poderá ser perfeito!

Ensine à sua filha que também não tem nada de errado em chorar. Mesmo não resolvendo nada, às vezes o choro pode ser uma excelente ajuda para aliviar a dor que aperta o coração nos momentos mais difíceis… 

Mãe e filha

5. Explore o mundo!

Por mais que seja difícil, e só de pensar você já fica com lágrimas nos olhos, permita que sua filha se afaste, que explore, que viaje e que tenha a oportunidade de conhecer o mundo!

Além de ser essencial para o crescimento pessoal, a independência de sua filha fará com que vocês estejam mais juntas do que nunca (mesmo com oceanos de distância)!

Mas tenha a certeza que, tanto no coração de uma como da outra, “amor” será uma palavra que estará para sempre gravada…

6. Ame a vida!

E claro, uma das lições mais preciosas que você poderia ensinar para a sua filha: amar a vida! Podemos não ter alegrias todos os dias, mas precisamos agradecer por todas as coisas boas que temos mesmo nos períodos mais difíceis. Ensine a sua filha a reconhecer o lado belo de todas as situações e a amar a vida incondicionalmente!

O amor é o sentimento mais poderoso que existe e é capaz de mudar o mundo, basta acreditar!

Me disseram que eu sentiria um amor total por minha filha, não posso dizer que não fui avisada...mas nada poderia ter me preparado para tal intensidade.

Marian Keyes

Confira também quais são as 10 lições de vida que todo mundo aprende mais cedo ou mais tarde.