Quando somos jovens podemos não reconhecer, mas os pais são os melhores conselheiros que podemos ter na vida!

Confira alguns “conselhos de ouro” que os mais velhos devem transmitir aos seus filhos, caso queiram ajudar a construir uma sociedade melhor para o futuro.

1. Respeite para ser respeitado

Uma das principais lições que os pais devem ensinar aos seus filhos é o conceito da liberdade e respeito ao próximo.

Vivemos numa sociedade livre, onde todos têm o direito de expressar as suas ideias (arcando com as respectivas consequências, claro) e devemos respeitar a individualidade de cada pessoa, assim como cada indivíduo deve respeitar a sua.

Se todos tiverem esta consciência e respeitarem os limites da liberdade e direitos de cada cidadão, teremos uma sociedade muito mais igualitária e justa!

Quando se respeita alguém não queremos forçar a sua alma sem o seu consentimento.

Simone de Beauvoir

2. Procure a beleza da vida

Há coisas más no mundo, sem sombra de dúvidas… Mas, também existem coisas muito boas, ninguém pode negar!

E esta é outra lição importante: aprender a ver o lado positivo da vida!

Ter em mente que mesmo nas situações mais difíceis devemos manter o otimismo e a esperança.

mensagem de pais para filhos

3. Estudar é um importante investimento

Do ponto de vista dos filhos, os pais podem parecer bastante chatos quando o assunto é o estudo. Mas acredite, ter uma boa base escolar ajudará a dar saltos altos rumo ao sucesso profissional no futuro.

Os pais sabem disso (pois já passaram por esse fase), por isso que insistem tanto em ver sempre boas notas dos seus filhos.

4. Não tenha medo dos erros, eles são importantes para o seu crescimento

Os pais não devem cobram que seus filhos sejam perfeitos, mas terem a consciência de que podem SIM cometer erros. O principal aprendizado aqui está não em “ser perfeito”, mas a capacidade de aprender com os erros cometidos.

Os fracassos são fundamentais para o crescimento das pessoas. Os pais precisam ensinar os seus filhos a não desistirem aos primeiros erros, mas continuarem a levantar a cada tombo que levam, sacudir a poeira e dar a volta por cima!

5. Esteja perto de pessoas que te fazem feliz

Estar perto de pessoas que te transmitem boas energias é essencial para ter uma vida feliz.

Não importa se seus amigos sejam chamados de “estranhos”, contanto que queiram a sua felicidade, você nunca estará em má companhia!

É importante que os pais ensinem aos seus filhos sobre a importância de valorizar a amizade verdadeira.

6. Nunca duvide do seu valor

Muitas pessoas podem duvidar e questionar das suas capacidades, mas se você NUNCA pôr o seu valor em “xeque”, acredite que será capaz de conquistar todos os seus sonhos!

mensagem de pais para filhos

7. Eu te amo e tenho orgulho de você!

E, por fim, a principal mensagem que os pais devem passar aos seus filhos se baseia em duas pequenas e grandiosas frases: “eu te amo” e “tenho orgulho de você”.

Os filhos - principalmente quando são pequenos – precisam sentir o incentivo e a segurança do apoio das pessoas que consideram como as mais importantes das suas vidas: os seus pais.

Confira também 10 Coisas que toda a criança precisa escutar!