O Brasil tem uma das maiores comunidades espíritas do planeta e, refletindo este fato, existem diversas produções cinematográficas nacionais que abordam os diferentes assuntos que o espiritismo estuda.

Confira algumas das obras mais significativas do cinema que tratam de temáticas relacionadas com a doutrina espírita.

15. O Filme dos Espíritos

filme dos espiritos

Após se deparar com a dor desesperadora da perda, Bruno Alves (Reinaldo Rodrigues) entra em profunda depressão e cogita a ideia de tirar a própria vida. 

Mas, depois de receber o "O Livro dos Espíritos" - primeira obra sobre a Doutrina Espírita escrita por Allan Kardec - Bruno começa a sua jornada em busca da paz, da felicidade e da compreensão dos mistérios do mundo espiritual. 

14. E a Vida Continua...

e a vida continua

Baseado no livro escrito pelo espírito de André Luiz, e psicografado pelo famoso médium brasileiro Chico Xavier, E a Vida Continua... é uma obra que nos faz questionar: "as coincidências realmente existem?

Ernesto (Luiz Bacelli) e Evelina (Amanda Acosta) são dois desconhecidos que carregam os respectivos pesos de seus problemas nas costas. Ao se esbarrarem (coincidência?), acabam descobrindo um forte laço entre ambos ao compartilharem as suas dificuldades. 

E a Vida Continua... é uma reflexão sobre a ideia da reencarnação e da missão dos espíritos reencarnados.

13. O Sexto Sentido

sexto sentido

"Eu vejo gente morta..."

Muita gente pode achar que O Sexto Sentido não passa de um (bom) filme de terror, mas chega a ir além de um horror psicológico e pode dar uma pequena lição sobre o que é a mediunidade e como este dom pode ajudar a salvar vidas... mesmo após a morte.

Dirigido e escrito por M. Night Shyamalan, um dos mais renomados cineastas do gênero de suspense, O Sexto Sentido conta a história de Cole Sear (Haley Joel Osment), um menino que vive assombrado com visões de pessoas mortas. Para ajudá-lo surge Malcolm Crowe (Bruce Willis), um psicólogo infantil que também enfrenta os seus "fantasmas".

12. Além da Eternidade

alem da eternidade

Filme de Steven Spielberg que também aborda a existência racional do ser humano após a morte. 

Depois de morrer num acidente, Peter (Richard Dreyfuss) é enviado do Paraíso para o mundo dos vivos com a missão de transmitir tudo o que aprendeu durante a vida para Ted Baker (Brad Johnson), o seu sucessor no trabalho. Além disso, terá que ajudar a sua namorada, Dorinda, a superar a sua partida e seguir com a sua vida. 

Confira também os 7 Melhores filmes de superação e motivação para te dar um novo ânimo!

11. As Cinco Pessoas Que Você Encontra no Céu

cinco pessoas que vc encontra no ceu

Baseado no romance de Mitch Albom, este é um filme dirigido por Lloyde Kramer que traz reflexões perfeitas para quem procura conhecer mais sobre a "vida após a morte" do ponto de vista do espiritismo. 

A história começa com a morte de Eddie, um veterano de guerra que passou toda a sua vida trabalhando num parque de diversões, e agora terá que descobrir qual o caminho a seguir ao atingir este novo "plano espiritual".

Ao encontrar com cinco pessoas que passaram por sua longa vida na Terra, Eddie terá que compreender se a sua missão foi ou não cumprida. Será que estamos cumprindo a nossa missão nesta vida? Caso você tenha interesse por estes assuntos, com certeza o filme te fará pensar bastante.

10. Bezerra de Menezes: O Diário do Espírito

bezerra menezes

Um filme biográfico de um dos principais expoentes da Doutrina Espírita no Brasil, Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, mais conhecido como Bezerra de Menezes ou "O Médico dos Pobres".

Com direção de Glauber Filho e Joel Pimentel, esta obra relata todo o percurso de vida do médico, político e abolicionista cearense Bezerra Menezes. O seu trabalho filantrópico é um exemplo para todos de como o mundo seria um lugar melhor se nos basearmos no amor e na compaixão ao próximo.

Chamado por muitos de "Kardec Brasileiro", Bezerra de Menezes é uma figura icônica quando o assunto é a defesa das causas humanitárias, ações estas que se encaixam perfeitamente com a doutrina espírita.

Se você se interessa pela história do crescimento do Espiritismo no Brasil, então este filme não pode passar batido!

9. Chico Xavier - O Filme

chico xavier

Dirigido por Daniel Filho, esta biografia do icônico médium brasileiro é baseada na obra "As Vidas de Chico Xavier", escrita pela jornalista Marcel Souto Maior. 

Para quem tem vontade de conhecer mais sobre a história de mediunidade e filantropia de Xavier, este é um dos filmes mais aclamados pela crítica sobre o psicografista. 

Com relatos que vão desde a sua infância, passando pela descoberta e aceitação de seu dom, até a sua morte, Chico Xavier é um filme obrigatório para todos aqueles que se inspiram nas mensagens de amor deixadas por aquele que foi considerado o "Maior Brasileiro de Todos os Tempos"

Ver também: 6 Lindas lições de vida que Chico Xavier nos ensinou.

8. Minha Vida na Outra Vida

minha vida na outra vida

Baseado em fatos reais que foram narrados no livro autobiográfico de Jenny Cockell, Minha Vida na Outra Vida é considerado um retrato lógico e fiel do que seria a reencarnação do ponto de vista da doutrina espírita.

O que você faria caso descobrisse quem foi e onde morou em vidas passadas? Esta é a missão de Jenny Cole (Jane Seymour), que começa a questionar sonhos estranhos sobre lugares e situações desconhecidas, mas que ao mesmo tempo são bastante familiares... 

7. A Cabana

a cabana

Um filme para quem perdeu as esperanças, a fé e deseja alcançar uma redenção. Estes são os sentimentos do protagonista em A Cabana, filme dirigido por Stuart Hazeldine e com atuações de Sam Worthington, Octavia Spencer, Alice Braga e Tim McGraw.

Inspirado no livro homônimo do escritor canadense William P. Young, A Cabana aborda a "existência do mal" e como podemos (e devemos) procurar o amor e o perdão para nos livrarmos do ódio e da dor. 

Ver também: 3 Principais lições de A Cabana que vão te fazer refletir sobre a vida.

6. Ghost - Do Outro Lado da Vida

ghost

Um clássico da década de 90! Quem nunca cantarolou Unchained Melody na vida, né?

Sam (Patrick Swayze) e Molly Jensen (Demi Moore) formam um casal feliz e apaixonado, até que Sam é morto num terrível assalto. Só que o rapaz não abandona sua amada, permanecendo preso no plano espiritual dos vivos, tentando ajudar Molly a se proteger do perigo que se aproxima.

Para isso, Sam recorre a uma "médium" chamada Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg), que passa a ser o meio de comunicação entre o casal. Sem dúvida, este é um dos filmes mais lindos e emocionantes sobre a existência da vida após a morte.

Ghost foi indicado para cinco categorias do Óscar e ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Original. Um dos melhores presentes que a "Sessão da Tarde" nos deu ao longo dos últimos 20 anos.

5. Amor Além da Vida

amor alem da vida

Você acredita no Paraíso? Bem, em Amor Além da Vida toda a ideia de como seria o Céu é desconstruída para o espectador, que reflete sobre o verdadeiro significado da vida após a morte. 

Depois de enfrentar uma tragédia na família, Chris Nielsen (Robin Williams) e sua esposa Annie (Annabella Sciorra) conseguem seguir com a vida. Mas, Chris acaba morrendo e vai para um Paraíso bastante diferente daquele que sempre imaginou existir. 

4. O Mistério da Libélula

misterio da libelula

Após ficar viúvo, Joe Darrow (Kevin Costner) começa a acreditar que o espírito de sua esposa está tentando se comunicar com ele. Para descobrir a verdade, Joe, que é médico, usa os pacientes que estão a beira da morte como "interlocutores" entre o mundo dos vivos e dos mortos.

Será que vai dar certo? Ah, e como se isso não bastasse, para reforçar a sua "teoria", Joe passa a ser "perseguido" por muitas libélulas, inseto que era considerado o talismã de sua esposa.

3. Nosso Lar

a cabana

Esta é a versão cinematográfica de um dos clássicos da literatura espírita nacional. Baseado num dos livros psicografados por Chico Xavier, sob a influência de André Luiz, um dos espíritos que mais esteve sob a presença do médium.

De onde viemos e para onde vamos... Este filme tenta responder estas perguntas que os humanos fazem desde os primórdios de sua existência. A Comunidade Espiritual de Nosso Lar pode ser a resposta, e André Luiz, o protagonista da história, mostra na prática como funciona a Lei da Causa e Efeito, que é uma das bases do Espiritismo.

2. A Casa dos Espíritos

a casa dos espíritos

Este filme foi inspirado a partir da obra icônica La Casa de los Espíritus, da escritora peruana Isabel Allende, um dos principais títulos do chamado "realismo mágico" latino americano. 

A Cada dos Espíritos narra a saga da família Trueba ao longo do século XX. Além de retratar um dos períodos mais sangrentos da história da América Latina, este filme também aborda a mediunidade e como ela funciona. A comunicação entre a vida e a morte, além de todas as consequências que este dom pode representar para a vida das pessoas.

Este é sem dúvida um belo filme, e Meryl Streep (que interpreta a médium) nunca esteve tão linda!

1. Um Olhar do Paraíso

um olhar do paraiso

Um filmão inspirado no best-seller "Uma Vida Interrompida - Memórias de um Anjo Assassinado" de Alice Sebold que, entre outras questões, mostra os dilemas do espírito dividido entre o desejo de justiça e de ajudar a sua família a superar a perda de quem ama.

A história se passa em 1973, quando a jovem Susie Salmon (Saoirse Ronan) é brutalmente assassinada por seu vizinho, George (Stanley Tucci). Agora, presa num local entre o céu e o inferno, a jovem assiste em como a vida de sua família e amigos muda drasticamente após a sua morte. 

O que você faria ao observar uma grande injustiça? Qual seria o comportamento da sua alma? Mesmo se você não for um grande entusiasta de filmes com temática espírita, Um Olhar do Paraíso é uma produção que não pode ficar de fora da sua lista!

Ver também: 10 Filmes emocionantes para chorar sem culpa!