Para os amantes de histórias de terror e suspense, selecionamos alguns dos melhores livros do gênero! 

15. Horror em Amityville (Jay Anson)

horror amityville

Publicado originalmente em 1977, este é um dos best sellers de terror mais conhecidos, e que inclusive já foi adaptado para o cinema por diversas vezes, sendo umas versões mais interessantes que outras... Mas isso é assunto para outro artigo.

A história narra os horrores vividos pela família Lutz, que se muda para uma mansão que foi palco de assassinatos brutais no passado. Por 28 dias seguidos, acontecimentos bizarros atormentam os Lutz que concluem se tratar de uma força demoníaca que está presente na casa.

Acredita-se que Horror em Amityville tenha sido baseado em "casos reais", que serviram de inspiração para Jay Anson escrever o livro em 1977. Verdade ou não, o fato é que há décadas esta história tem tirado o sono de muitas pessoas, principalmente aquelas que mudaram recentemente para um novo lar... É o seu caso?

14. O Desfiladeiro do Medo (Clive Barker)

desfiladeiro do medo

Conhecido por ser o criador de Hellraiser, Clive Barker é autor desta obra considerada no mínimo perturbadora. O horror presente em O Desfiladeiro do Medo é carregado com cenas eróticas e que farão você se perguntar: "como esse cara conseguiu imaginar algo tão doentio?".

A narrativa é construída com foco no lado mais perverso e sombrio de Hollywood, onde a glória e a decadência caminham lado a lado. Conhecemos Todd Pickett, um astro que busca o enclausuramento após fazer uma série de cirurgias plásticas no rosto. Então, para fugir dos paparazzi, se refugia em Coldheart Canyon, um local desconhecido por todos. 

Clive descreve cenas violentas e cruas sobre a devassidão e podridão humana, que nos deixam chocados a cada página virada. Prepare-se para não conseguir fechar os olhos e dormir por um bom tempo, meus amigos.

13. As Ruínas (Scott Smith)

as ruínas

O que você seria capaz de fazer para sobreviver? Este suspense psicológico de Scott Smith foi descrito por Stephen King - ninguém menos do que o "rei da literatura de terror" - como um "longo e desesperado grito de horror".

A história se foca num grupo de amigos que vão passar as férias em Cáncun, no México, e aceitam ajudar um turista alemão a procurar o seu irmão que desapareceu enquanto visitava umas ruínas. Mas, não demora muito para que todos se arrependam amargamente de terem aceitado este convite... 

As Ruínas é um daqueles livros que deixa o leitor de boca aberta por um bom tempo quando finalmente chega ao final. O choque com os fatos apresentados é tão surpreendente e medonho que é impossível não ficar simplesmente sem ação.

Em resumo, se você ainda não está preparado para questionar a si próprio ou a natureza animalesca humana, talvez As Ruínas seja mesmo uma obra que te deixará profundamente perturbado.

12. O Chamado de Cthulhu (H.P Lovecraft)

chamado de cthulhu

É impossível falar de literatura de horror sem citar Lovecraft, o criador do Terror Cósmico (ou Cosmicismo), um subgênero que é conhecido por misturar elementos da ficção-científica com o horror.

Escrito originalmente em 1929, O Chamado de Cthulhu é uma das histórias mais cultuadas do autor. Neste conto acompanhamos uma investigação que é feita sobre a existência de algumas criaturas cósmicas que existiriam em nosso planeta muito antes do surgimento da Humanidade. 

Ao falar sobre a imensidão do desconhecido em comparação com a insignificância do ser humano, H. P Lovecraft prende a atenção do leitor numa rede intensa de suspense e agonia. Mesmo sem ter cenas sangrentas ou violentas, o horror é sentido na pele através das descrições assustadoras e intrigantes.

A obra de Lovecraft é de domínio público, podendo ser facilmente encontrado na internet vários de seus contos completos. Se você ainda não conhece o trabalho do autor e gosta de histórias de horror,  então está praticando uma terrível heresia!

Ver também: Melhores livros distópicos da literatura mundial

11. A Profecia (David Seltzer)

profecia

Um livro tão tenso que dificilmente você conseguirá largá-lo antes de terminar a última página! 

Lançado originalmente em 1976, este é outro clássico da literatura de terror que já inspirou inúmeros outros autores e adaptações cinematográficas. Aliás, o famoso filme A Profecia (1976) foi roterizado por Seltzer, que posteriormente decidiu romantizar o longa e escrever o livro. 

O pequeno Damien pode parecer a criança mais encantadora e educada do mundo, mas basta olhar para o vazio de seus olhos para começar a sentir a angústia e o medo... Damien é o filho do diabo, o Anticristo em carne e osso! Bem, pelo menos é o que tudo indica, mas será verdade?

Não seria também assustador condenar uma criança "inocente" por algo que ainda não fez? Uma coisa é certa, em poucas páginas A Profecia traz reflexões tão perturbadoras que você não conseguirá dormir em paz por um bom tempo.

10. O Bebê de Rosemary (Ira Levin)

bebe de rosemary

Mesmo quem ainda não leu o livro, já deve ter ouvido falar sobre esta história que se popularizou através da adaptação para o cinema por Roman Polanski.

Lançado em 1967, O Bebê de Rosemary conta a história de um casal que se muda para um prédio com vizinhos bastante "peculiares". Rosemary começa a presenciar situações desconfortáveis e medonhas durante a sua gravidez, fazendo com que chegue a duvidar da própria sanidade.

O livro tem pouco mais de 200 páginas, mas é mais do que suficiente para criar uma atmosfera de extrema tensão e com uma riqueza de diálogos incrível. 

Para quem deseja começar a se aventurar por este gênero de leitura, esta obra deve ser obrigatória na sua TBR (To Be Read).

9. O Exorcista (William Peter Blatty)

o exorcista

O reconhecimento desta obra é atemporal, imortalizada como uma das mais assustadoras de todos os tempos e, obviamente, não podia estar de fora desta lista!

Supostamente, William Blatty teria se inspirado num caso de exorcismo real para criar a história de Regan MacNeil, uma jovem de apenas 12 anos que se vê possuída pelo demônio.

Ao longo da narrativa acompanhamos o desenvolvimento da possessão, mostrando a degradação crescente da jovem através de perturbadoras alterações físicas e psíquicas.

O Exorcista teve uma adaptação cinematográfica (1973), com direção de William Friedkin, e que é bastante fiel ao livro. O filme ainda é considerado um dos mais assustadores do gênero e referência para qualquer história que envolva possessões demoníacas.

8. A Coisa (Stephen King)

a coisa

Um dos livros mais cultuados (e assustadores) do mestre do horror, Stephen King. A Coisa nos apresenta o medonho Pennywise (ou Parcimonioso, em português), uma entidade demoníaca que assume a força de palhaço para caçar e devorar crianças, o seu "prato" predileto.

Publicado originalmente em 1986, A Coisa (It, em inglês) é uma das obras mais extensas do autor, com mais de mil páginas. Mas mesmo assim, prepare-se para devorar esse calhamaço, pois a história é tão envolvente e assustadora que é impossível deixar de ler, ler e ler. 

Atenção: quem sofre de Coulrofobia terá uma experiência MUITO aterrorizante com este livro. Esteja preparado, ok?

Ver também: Os Melhores livros de fantasia que você não pode deixar de ler!

7. O Iluminado (Stephen King)

iluminado

"Mais Stephen King?" Sim, temos mais King na lista! Afinal de contas, é nada mais nada menos que um dos nomes mais notáveis do século XX quando o assunto é literatura de horror. E O Iluminado está entre as suas principais obras!

A história do Hotel Overlook vai ficar na sua cabeça por muito tempo e, provavelmente, você terá pesadelos sempre que esbarrar com algum corredor comprido e vazio por aí.

O Iluminado narra a história de Jack Torrance, um aspirante a escritor e alcoólatra em tratamento, que aceita um emprego temporário como zelador de um hotel durante o inverno. A pior escolha que poderia ter feito na vida...

Os horrores do hotel afetam a sanidade de Jack, que aos poucos começa a se transformar numa ameaça para a própria família.

Esta obra de King foi adaptada para o cinema e dirigida pelo aclamado cineasta Stanley Kubrick, em 1980.

6. Histórias Extraordinárias (Edgar Allan Poe)

historias extraordinarias

Poe é o inventor do gênero de ficção policial, mas foi com a literatura de horror que sua obra ficou imortalizada.

Se você é realmente fã de livros sombrios, com profundidade psicológica e que abordam temas que são feitos para refletirmos sobre a complexidade e insignificância humana, então não pode deixar de conferir o trabalho deste autor!

Em Histórias Extraordinárias estão reunidos alguns dos principais contos de terror de Poe, como a tenebrosa história "O Gato Preto", o angustiante "O Poço e o Pêndulo", "A Carta Roubada", entre outros.

5. Os Mortos Vivos (Peter Straub)

os mortos vivos

O dom de Straub em narrar histórias faz com que este livro consiga te mostrar imagens fortes e completas do começo ao fim! 

Ao contrário do que o título pode insinuar, Os Mortos Vivos é um livro que fala sobre fantasmas (Ghost Story é o título original). Mas não encare como um "simples livro sobre fantasmas", pois esta obra de Straub é considerada a melhor sobre o assunto que você poderá encontrar!

Com uma leitura fluída, atraente e densa, os personagens são complexos e dificilmente você conseguirá largar o livro até terminar de ler as suas 500 páginas!

Ver também: Os Melhores filmes espíritas para te ajudar a refletir sobre a vida depois da morte

4. O Cemitério (Stephen King)

o cemiterio

Se você ainda tinha alguma dúvida, em O Cemitério Stephen King afirma definitivamente o seu dom para a literatura de horror!

Louis Creed, o protagonista desta história, descobre que existem segredos que podem ser muito mais misteriosos e perturbadores do que a própria morte. 

Esta é tida como uma das obras mais aterrorizantes de King. A história é tão bizarra que o próprio autor supostamente teria declarado que achava O Cemitério "tão assustador que não devia ser publicado"

Bem, verdade ou não, o fato é que o livro é um grande sucesso mundial e um dos mais interessantes do autor, sem dúvida.

3. Evangelho de Sangue (Clive Barker)

evangelho de sangue

As histórias de Pinhead não podiam faltar, obviamente. Barker, o seu criador, apresenta em Evangelho de Sangue o capítulo final da saga Hellraiser, que acompanhou e tirou o sono dos fãs pelos últimos 30 anos!

Se você ainda não conhece a história do Sacerdote do Inferno, então antes de ler Evangelho de Sangue comece por Hellraiser - Renascido do Inferno. Divirta-se!

Ver também: Livros que vão mudar a sua vida!

2. O Colecionador (John Fowler)

o colecionador

Escrito em 1963, este é o livro de estreia de Fowler que, por acaso, não poderia ter começado a sua carreira como escritor de melhor maneira!

A história se foca em Frederick Clegg, um funcionário público que ganha uma fortuna, e que planeja sequestrar a sua paixão platônica de longa data: Miranda Grey.

Miranda é o oposto do excêntrico Frederick, pois tem ideias modernas e uma personalidade bastante forte e intelectualizada. Clegg, por outro lado, não tem amigos, é inseguro, introspectivo e seu único hobby é colecionar borboletas.

O Colecionador é perturbador. A obra não traz muitas cenas de ação, mas prende a atenção do leitor (assim como deixa-o totalmente chocado) com os conflitos emocionais dos personagens que vão sendo expostos ao longo da trama.

1. Hell House: A Casa Infernal (Richard Matheson)

hell house

Do mesmo autor de Eu Sou a Lenda, outro ótimo livro que beira o horror, Matheson criou uma das melhores histórias sobre casas mal assombradas que você poderá encontrar. Sério.

O medo e o terror em Hell House vai muito além do que vultos, portas batendo e demais bizarrices medonhas. A insanidade da "Casa Infernal" é tão assustadora que os protagonistas começam a enlouquecer, e o autor consegue descrever todo esse processo de uma forma perfeita.

Ver também: Os 10 Livros mais polêmicos de sempre!

Quais são as suas leituras de terror preferidas? Compartilhe com a gente os seus títulos favoritos e convide os seus amigos a montarem um Top 5 com as melhores obras do gênero também!

Você já é fã do Pensador no Facebook? Passa lá e curte a nossa página para receber as nossas novidades e deixar o seu comentário!