A resiliência é fundamental para conseguirmos superar os diversos desafios que somos obrigados a enfrentar ao longo da vida, sejam eles pessoais ou profissionais.

Para algumas pessoas ser resiliente "está no sangue", enquanto que para outras esta atitude não é nada fácil. Mas, felizmente, todos somos capazes de desenvolver a resiliência, e nós vamos te mostrar como!

Mas antes, o que é resiliência, você sabe?

A resiliência é a capacidade de superar os obstáculos, não deixando que eles interfiram na sua saúde mental. As pessoas resilientes nunca perdem a esperança e têm uma visão bastante positiva e otimista sobre as situações, mesmo nos momentos mais difíceis de suas vidas. 

A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.

Oliver Goldsmith

Como podemos ser resilientes?

empurrando pedra

A base da resiliência está em algumas condições psicológicas básicas: o otimismo, a autoestima, a valorização dos vínculos sociais e familiares e, principalmente, no suporte afetivo. Em outras palavras, ser alimentado com a "energia" de pessoas que acreditam em você.

Ver também: Livros de psicologia para quem quer entender melhor a mente humana!

A negação é a pior inimiga do resiliente

Negar a existência dos seus problemas não vai fazer com que eles desapareçam. Para encontrar uma saída, antes de tudo, precisamos entender e aceitar o problema. Somente após tomar esta consciência, seremos capazes de enxergar o melhor modo de superar o mal.

Lembre-se: a resiliência não consiste em negar as emoções e sentimentos que são negativos, mas saber se posicionar perante eles, não permitindo que te dominem. 

resiliencia - elizabeth

Manter o pensamento positivo sempre

A positividade é outra arma poderosa para alcançarmos a resiliência. Mesmo que tudo pareça dar errado, nunca perca a fé e a esperança. Lutar pela sua felicidade é confiar que você pode e será feliz!

Seja resiliente, acredite na sua força, no seu potencial, creia que é capaz e você será!

Roger Stankewski

Ver também: 4 Histórias de superação que vão te inspirar a ser mais resiliente!

A luz no fim do túnel

luz no fim do tunel

As pessoas resilientes conseguem encontrar a paz em meio ao caos. Enxergam todos os momentos de suas vidas, principalmente os negativos, como importantes lições. 

Mesmo que as coisas não saiam como você planeja, sempre terá algo significativo para agregar ao seu conhecimento e que servirá como peça-chave para a sua futura felicidade.

Ver também: Melhores filmes de superação e motivação para te dar um novo ânimo!

Pensar "fora da caixa"

As pessoas resilientes tendem a ser mais criativas. Use a sua criatividade como ferramenta para achar uma solução para seus problemas, e não apenas sucumbir a eles ou deixar que te consumam. 

Assim como disse o grande gênio Einstein, fique de olhos muito bem abertos, pois as possibilidades são infinitas!

O segredo da criatividade está em dormir bem e abrir a mente para as possibilidades infinitas. O que é um homem sem sonhos?

Albert Einstein

Conseguem se adaptar ao novo

Outra característica importante da resiliência é a capacidade de sair da sua "zona de conforto" e se adaptar ao novo. 

ser resiliente

Não tenha medo de conhecer, explorar e viver aquilo que é diferente. Em algum momento da vida seremos obrigados a mudar, seja de cidade, de ciclo de amigos, de estilo de vida, etc.

Entender as mudanças como novas oportunidades para conhecer diferentes pontos de vista sobre o mundo é uma atitude que precisamos ter para não sofrermos perante o inevitável.

Saiba quais são as 3 Lições que aprendemos com Comer, Rezar, Amar!