1. Converse diariamente com os seus amigos

Mesmo que você esteja do outro lado do Atlântico, com as redes sociais e a internet é simplesmente IMPOSSÍVEL perder o contato com os seus amigos!

Ponha sempre o papo em dia, pergunte pelas novidades e compartilhe com as pessoas que você gosta as suas conquistas e frustrações.

Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só.

Amyr Klink

como combater a solidão

2. Frequente cursos e aulas em grupo

Esta é uma ótima oportunidade para ocupar o seu tempo e facilitar a comunicação com outras pessoas que partilham de interesses em comum com você!

Ah, claro, e ainda acaba por aprender coisas novas!

3. Faça novos amigos

Se seus amigos estão longe ou você sente que já não se encaixa no grupo social que está inserido, não pense duas vezes: faça novos amigos!

Mas convenhamos, você NUNCA conhecerá novas pessoas estando sempre em casa, certo? Saia, passeie, ponha em prática a dica nº 2 desta lista... Enfim, são diversas as possibilidades!

Mas claro, cuidado com as suas companhias! Pessoas que não te respeitam, são desagradáveis e fazem coisas erradas não te interessam como amigos, então fuja dos “maus elementos”, ok?

Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto.

Francis Bacon

4. Seja uma pessoa positiva

Afaste os pensamentos negativos! Tudo na vida pode ser interpretado a partir de dois pontos de vista: um negativo e um positivo. Assim sendo, escolha ser positivismo sempre que puder!

Enxergar a vida pelo brightside ajuda a afastar o sentimento de solidão e depressão. Experimente!

como combater a solidão

5. Tenha projetos para o futuro

Ter planos e objetivos para concretizar no futuro também é uma grande ajuda para combater a sensação de solidão!

Compartilhe os seus projetos com os amigos e familiares que você sabe que te darão motivação!

6. Faça um blog ou vlog

A internet e a escrita podem ser excelentes armas contra a solidão, quando usadas do modo correto!

É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão.

Cesare Pavese

Existem diversas redes sociais que te põe em contato com pessoas com interesses e hobbies iguais aos teus.

Mas, muito além disso, a internet é um gigantesco e plural palco onde você pode expressar tudo o que está “preso” dentro da sua cabeça e coração! Para ajudar a tirar todo o "peso" de sua mente, crie um blog, um vlog ou um podcast sobre os seus assuntos favoritos e compartilhe as suas opiniões com o mundo!

Além de te manter ocupado e inspirado, esta também pode ser uma excelente oportunidade para construir redes de trabalho e de amigos. Não custa nada tentar!

7. Arrume um bicho de estimação

Resgatar ou adotar um animal de estimação pode ser uma excelente oportunidade de receber amor incondicional diariamente!

Mas, lembre-se: ter um animal de estimação é uma grande responsabilidade! Pense muito bem antes de adotar um cãozinho ou gatinho, por exemplo. Assim como o bichinho será o seu melhor companheiro, você também precisa estar a altura e cuidar muito bem dele!

Bônus: Procure ajuda de um profissional

Se você já tentou todas as dicas acima, mas não consegue se livrar da profunda sensação de solidão, tristeza e depressão, procure imediatamente a ajuda de um profissional qualificado!

como combater a solidão

Fale com alguém sobre os seus medos, receios e peça ajuda para que te acompanhe à uma sessão com o psicólogo, por exemplo.

Reconhecer que o problema existe já é o primeiro passo para a mudança!

Solidão: um lugar bom de visitar uma vez ou outra, mas ruim de adotar como morada.

Josh Billings