Linartt Vieira: > A juventude é uma época da vida...

> A juventude é uma época da vida de muitas mudanças físicas, psicológicas e afetivas. Nessa fase, é muito comum que alguns jovens se distanciem da família e se aproximem mais das novas amizades. É também um momento de formação de personalidade por essa razão, muitos pais se preocupam com o tipo de influência que podem ter sobre eles.

Em alguns casos, as amizades podem levar o adolescente a trilhar caminhos bem difíceis, como o das drogas, por exemplo. Segundo especialistas, a convivência com determinados grupos gera nos jovens a necessidades de e enquadrar a eles, buscando ter os mesmo hábitos dessas pessoas.

De acordo com os estudiosos, sozinhos, alguns jovens se sentem inibidos para tomar certas atitudes, mas em conjunto podem ser induzidos a comportamento bem diferentes dos que costumam apresentar.

Orientação Sagradas

As amizades são importantes em nossa vida e têm muita relevância no processo de construção da identidade. Desde a criação do mundo, o próprio Deus mostrou a necessidade do companheirismo na vida humana.

A Bíblia traz várias orientações sobre as amizades, como, por exemplo, em Provérbios 12.26 que diz: “O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho do perverso os faz errar”. Ou Provérbios 13.20 que orienta: “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mal”.

Em uma outra passagem, a Bíblia atenta para o fato de o mais importante ser a qualidade das amizades e não a qualidade delas: “O homem que tem muitos amigos sai perdendo, mas há amigo mais chegado do que irmão”.<

(Provérbios 18.24).

Inserida por LINARTT