Ddsx: CIESC - COLÉGIO SOCIAL MADRE CLÉLIA...

CIESC - COLÉGIO SOCIAL MADRE CLÉLIA
Textos para Formação Humana – 8ª Série do Ensino Fundamental
Professor: Gilmar J. Hellmann

PROJETO PESSOAL DE VIDA

(“O senhor poderia me dizer qual caminho tomar para sair daqui?” Interroga Alice. “Isso depende muito de para onde você quer ir”. Respondeu o Gato. “Não me importo muito para onde…” Retrucou Alice. “Então não importa o caminho que você escolha.” Disse o gato.) Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.

"A vida é um projeto porque também é única, finita e composta por fases. Temos a opção de simplesmente deixar fluir, ou de fazer as coisas acontecerem" (Dinsmore).
Até a fase da adolescência, outras pessoas gerenciam nossos projetos de vida, mas a partir dessa fase é possível tomar as rédeas e inclusive consertar o que foi gerenciado de maneira indesejável até então.
Projeto de vida significa sonhar e planejar. As pessoas que pretendem atingir um sonho vivem mais felizes e com mais energia. Como começar? Primeiramente, dividindo a vida em pelo menos 4 (quatro) áreas: fisicamente, mentalmente, espiritualmente e socialmente (profissão, família, amizades). Precisamos estar bem nessas áreas e integrar nossas vontades e necessidades, segundo Dinsmore.

Passo 1: descubra quem você é
Esse é o ponto de partida. Você só chegará a algum lugar se
souber quem é e o que quer. Veja algumas perguntas que podem
udá-lo nessa descoberta:
• Quais são meus valores básicos?
• Quais são meus pontos fortes?
• No que preciso melhorar?
• Quais as oportunidades que poderei aproveitar?
• O que ameaça meus planos?
• Quanto de meu tempo vivo no passado, remoendo ou analisando fatos que já ocorreram?
• Quanto de meu tempo me dedico a pensar no futuro, sonhando, imaginando, esperando e planejando?
• E quanto ao presente?

Passo 2: coloque sua missão no papel
Seu sonho pessoal, o significado da sua vida, deve estar muito claro para você. O que pretende ser e atingir nesta vida? A quem pretende fazer bem ou mal? Não se trata de objetivos como "estudar para passar de ano" ou "comprar meu computador", mas sim do que você espera da vida.

Passo 3: faça parcerias
Você precisa de outras pessoas para cumprir sua missão e realizar seu projeto de vida. Isso significa que outras pessoas farão parte de seu planejamento. Você precisa de pessoas que o apóiem e seu sucesso depende da qualidade de suas relações com as pessoas que convivem contigo. Por isso:
• Busque um mentor ou mentores, pessoas que sirvam de exemplo e o orientem em suas decisões.
• Faça uma lista de nomes e especifique o tipo de influência que cada um pode exercer em sua vida. Revise sempre as ações que determinar para aproveitar melhor esses momentos com os outros.

Passo 4: crie uma visão para sua vida
Estabeleça metas que pretende atingir e defina o período de tempo em que isso deve acontecer. É fundamental quantificar e especificar ao máximo, para depois poder medir os resultados. Por exemplo: "pretendo ampliar minha rede de amigos de 3 para 5 pessoas, em 2 meses". Assim poderá saber exatamente se atingiu a meta.
Fique atento para o seguinte roteiro:
• Inicie com visão de curto prazo, fazendo projeções para daqui a 6 meses a 01 ano.
• Amplie os horizontes, planejando seus objetivos para daqui a 4 anos.
• A visão de médio prazo deve atingir os próximos 10 anos e por fim, o planejamento de longo prazo, que vai até a sua aposentadoria.
• É preciso lembrar que nenhum desses planos é definitivo. As coisas mudam e os planos precisarão de adaptações diante das mudanças.

Passo 5: gerencie seu tempo
Talvez essa seja a etapa mais difícil, principalmente nos dias de hoje, que o tempo parece voar diante de nós. Apesar disso, Paul Dinsmore garante que é possível e fundamental, já que isso significa gerenciar a própria vida. "Pense na relação trabalho X tempo. Qual é o recurso mais escasso? O tempo. Então é ele que deve ser administrado, e não a quantidade de trabalho em função da falta de tempo".

Inserida por vandeka