Renato Alexandre dos Santos Freitas: Os Heróis Lusitanos A reflexão...

Os Heróis Lusitanos

A reflexão seguinte baseia-se nos conhecimentos de Renato Alexandre dos Santos Freitas.
É de notar que certas repetições de palavras foram propositadas para transmitir à reflexão mais ênfase e que é verdade a seguinte expressão: "Sou o meu país".

Em "os Lusíadas" no canto III "os heróis" são muito glorificados pelos portugueses devido aos seus grandes feitos.
O que é certo, é que não se sabe ao certo qual é o maior herói lusitano.
Por certo, e para a maioria das pessoas D. Afonso Henriques foi muito importante no que toca em reivindicar para si um país tão nobre e com tanto futuro. Cognomeado "o conquistador",para muitos, de um futuro.
Mas no entanto , não nos podemos esquecer de todos os outros heróis como D. Nuno Álvares Pereira, D. João II, D. Manuel I entre outros. Mas, contudo, heróis lusitanos não são heróis espanhóis por isso, há que se sublinhar o facto de os portugueses terem sido aqueles que tomaram as rédeas do mundo durante o século XV e posteriores.
Por que os portugueses são grandiosos em feitos, em artes e em experiências há que notar que somos um grande povo devido ao facto de sermos um país com tanta cultura e quem sabe? Talvez sabedoria... Nem todos os países se puderam ou podem dar-se ao luxo de serem tão evoluídos na literatura, na música e em humanidades quiçá em aventuras e em magnificências..
Exemplificando, D. Afonso Henriques conseguiu vencer a mãe, conseguiu aclamar-se como Rei, contra todas as expectativas adversárias, e hoje somos quem somos (um grande povo). Por outro lado, D. Nuno Álvares Pereira lutou contra o seus irmão pelo ideal que pensava ser aquele que preenchia a sua vida, talvez "Honrar e Conquistar" seja uma boa expressão. Pode-se dizer, ainda, que Portugal inspirou e inspira portugueses, brasileiros, africanos, indianos, e outros povos de todo o mundo a ousar descobrir, guiar um mundo sempre em mudança , e com confiança encontra-se segurança por que pensar é um acto que se faz a toda a hora, por exemplo, como poderei ajudar a criar um mundo melhor? Devemos ser ousados para sermos vencedores neste mundo em mudança constante.
Finalizando a reflexão sobre os heróis lusitanos, verificamos que Portugal foi marcado por vários acontecimentos, várias etapas ganhas, que fizeram com hoje nascêssemos num mundo diferente, cheio de vida, promissor e evoluído.
Devemos pensar que Portugal reivindica para si um passado, um presente e um futuro porque só assim conseguiremos sair do escuro e ir ao encontro da luz ao fundo do túnel que nos "dá a ver o futuro".

__________FIM_DA_REFLEXÃO___________

Para mim ser português é uma honra, por que descendo de heróis lusitanos, e eu quiçá tornar-me-ei num herói como os meus antepassados?? Para mim estão guardados no meu código genético e quiçá na inspiração que tenho e vontade em querer mudar a nossa Nação e o mundo.

Inserida por RenatoFreitas