Lidiane: Amizade e oportunidade! O sentido de...

Amizade e oportunidade!

O sentido de amizade hoje em dia é um assunto que vale a pena ser questionado. Não vou dizer que antigamente tudo era diferente. Vez por outra escutamos as pessoas comentarem: “Porque antes era melhor...” O que eu discordo em diversos aspectos! A nem tudo se aplica essa regra. Em todos os tempos existiram bons e maus amigos, de todos os tipos e sob todas as circunstâncias. Mas como o passado leva consigo suas divagações, trago à atualidade o que é ser amigo nesses tempos de ascensão do mundo virtual.
Cresci ouvindo frases como: “Não basta ser amigo, tem que participar”. Estive durante a infância rodeada de colegas , na fase mais sublime e inocente das amizades. Aquela que nada pede em troca, aquela que se dá sem limites. Quando criança o sentido de amizade é sincero. Não existe preconceito, ninguém se importa em saber dos precedentes de ninguém, nem se há vantagem, seja o que for. Apenas se é amigo. Para brincar, para estudar, para ouvir e também falar. Tudo ocorre naturalmente.
Então o tempo passa e as coisas mudam. Há quem culpe o tempo. Nada muda por causa do tempo, na verdade ele ajuda a enxergarmos melhor. A mudança vem da gente. Portanto, assuma sua responsabilidade. Depois de alguns anos o que acontece é que amizade passa a depender de muitos fatores. Não mais nos doamos. Fazemos uma seleção para admissão de nossas amizades. O que não parece ruim, afinal, confiar é algo que está cada vez mais difícil. Mas voltando à seleção, tratamos de avaliar as vantagens e as desvantagens, olhamos aqui, ali, meio de lado. Pensamos mais um pouco. Repensamos. E finalmente damos o veredicto. Está escolhido o amigo. Um processo válido, afinal, nada é desperdício. A grande questão nisso tudo é o tempo. Novamente falo dele. Se amizade é um sentimento importante, todo esse protocolo acaba nos privando de experimentar o doce sabor que só os amigos conhecem. Perdemos a oportunidade de viver mais tempo imersos na tranqüilidade que um ombro amigo nos traz. Levamos muito tempo avaliando. Então, continue sendo criterioso, mas seja prático. Consulte o sentimento, um processo bem menos burocrático. É rápido, não erra e faz valer a pena, mesmo que o outro não esteja sintonizado com você. E se não estiver, é só partir pra outro, tem muita gente por aí em busca de um bom e fiel amigo.

Inserida por Lydyanne