TIRTEU: “Era uma vez um espartano cujo escudo...

“Era uma vez um espartano cujo escudo não apresentava quaisquer armas, apenas uma banal mosca pintada em tamanho natural. Quando os seus amigos troçaram dele, o espartano declararou que na linha de batalha se aproximaria tanto do seu inimigo que a mosca haveria de parecer tão grande quanto um leão.”

“Foi perguntado a um velho espartano porque motivo Esparta, ao contrário das demais cidades gregas, não tinha muros. Ele respondeu que os muros de Esparta eram os seus homens.”

“Um homem idoso estava a tentar encontrar um lugar para se sentar e observar os Jogos Olímpicos, à medida em que ia a cada ala. Todos os outros gregos riam enquanto ele tentava passar. Alguns ignoravam-no. Depois de entrar na ala espartana todos os espartanos ficaram de pé e ofereceram ao idoso os seus assentos. De repente o estádio inteiro aplaudiu. Todos os gregos sabiam que aquela era a coisa certa a fazer, mas os espartanos foram os únicos que a fizeram.”


"Perguntaram a Pedaritus, um espartano, que não fora escolhido para fazer parte dos 300 (a unidade de elite do exércto espartano), porque motivo continuava a sorrir apesar da rejeição. Pedaritus respondeu que estava fascinado por verificar que existiam na cidade 300 homens melhores que ele."

Inserida por Sarcrozzi