Tao Cheng de Nan Yeo: Nuvens e Água Nos Mosteiros zen, os...

Nuvens e Água

Nos Mosteiros zen, os noviços são chamados Unsui (Lit. "Nuvem-água) e as decorações do templo zen comportam freqüentemente desenhos de nuvens e água.

As nuvens movem-se livremente, formando-se e reformando-se em conformidade com as condições externas e sua própria natureza, que não é tolhida por obstáculos.

A água é submissa, mas tudo conquista. A água extingue o fogo ou, diante de uma provável derrota, escapa como vapor e se refaz. A água carrega a terra macia, ou quando se defronta com rochedos, procura um caminho ao redor. A água corrói o ferro até que ele se desintegra em poeira; satura tanto a atmosfera que leva à morte o vento. A água dá lugar aos obstáculos com aparente humildade, pois nenhuma força pode impedi-la de seguir seu curso traçado para o mar. A água conquista pela submissão, jamais ataca, mas sempre ganha a última batalha."

:: Tao Cheng de Nan Yeo - Estudioso taoísta do século XI ::

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Essas virtudes são as do homem zen perfeito, cuja vida se caracteriza pela liberdade, espontaneidade, humildade e força interior, além da capacidade de adaptar-se às circunstâncias mutáveis sem tensão ou ansiedade.

Inserida por Psiquebr