Precisando de um up na sua autoestima? Sem forças para prosseguir caminhando entre as "duras pedras" que encontramos na vida? Calma, talvez o que você precise seja de um pouco de inspiração!

Separe algumas horas do seu dia e assista aos filmes abaixo, com certeza você verá a vida diferente quando começarem a rolar os pós-créditos.

7. À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happiness)

a procura da felicidade

Baseado em fatos reais, este filme é sem dúvida uma verdadeira lição do poder da resiliência!

Chris Gardner (Will Smith) é um pai que está passando por diversas dificuldades financeiras enquanto luta para conseguir um reconhecimento no trabalho como vendedor de ações. Infelizmente, as dívidas continuam a crescer e Gardner se vê obrigado a abandonar o apartamento e morar na rua, levando consigo Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos de idade. 

Mesmo dormindo em banheiros públicos, estações de metrô, abrigos... A esperança nunca abandonou Gardner, que continuou lutando diariamente para conseguir um futuro melhor para o seu filho. E eis o resultado!

6. Náufrago (Cast Away)

Naufrago

Acompanhamos o sofrimento, desespero e redenção de Chuck Noland (Tom Hanks), um funcionário da FedEx que sofreu um grave acidente e se viu preso numa ilha deserta por 4 anos!

Sem conseguir estabelecer contato com ninguém, Chuck passa os dias tentando sobreviver fisicamente e emocionalmente, sem perder a força e a esperança de que um dia conseguiria voltar à civilização e rever a sua família. 

A interpretação de Hanks está impecável em Náufrago (não é a toa que ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator por este filme), conseguindo transmitir todo o sofrimento, desespero e força de vontade de Chuck em superar todos os novos obstáculos que encontrava diariamente.

Ah, temos que frisar que Wilson foi uma grande ajuda para Chuck! 

5. Interestelar (Interstellar)

Interstellar

A Terra está com os dias contados, assim como toda a Humanidade. E, para tentar salvar a vida de sua família e da raça humana, Cooper (Matthew McConaughey) terá que fazer um dos sacrifícios mais difíceis da sua vida: abandonar os seus filhos e embarcar numa viagem que, provavelmente, não terá volta.

Este filme de Christopher Nolan é uma obra-prima da ficção-científica, mostrando que quando estamos determinados em fazer algo, mesmo com incontáveis quilômetros de distância ou através de outras dimensões, nossos objetivos mais audaciosos e impossíveis podem virar realidade!

A Terceira Lei de Newton. A única forma dos homens chegarem a algum lugar é deixando algo para trás.

Interestelar

4. Quem Quer Ser Um Milionário (Slumdog Millionaire)

quem quer ser um milionário

Jamal Malik Othman (Dev Patel) é um jovem que desde cedo enfrenta a dura realidade das favelas de Mumbai, na Índia. Sua vida caminhava sem muitas perspectivas até que participa do programa de televisão "Quem Quer Ser um Milionário?" e, pergunta após pergunta, desperta o espanto de toda a nação.

Ao longo do filme, vamos conhecendo pequenos fragmentos sobre a família e a infância de Jamal, que serve como contexto para entendermos de onde o jovem indiano tira toda a sua determinação e força de vontade em superar os desafios do programa. 

Indicado a 10 Oscars, Quem Quer Ser um Milionário conquistou oito estatuetas, entre elas Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.

Ver também: Lições que aprendemos com Comer, Rezar, Amar!

3. O Discurso do Rei (The King's Speech)

discurso do rei

Não são apenas os "meros mortais" que enfrentam dificuldades ao longo da vida, até mesmo entre a realeza britânica o medo, a insegurança e a baixa autoestima podem ser responsáveis por arruinar a vida de alguém.

Neste filme acompanhamos o empenho de George VI (Colin Firth), rei do Reino Unido, em superar um dos piores pesadelos para quem ocupa um cargo público e precisa fazer discursos constantes: a gagueira.

Com o apoio de sua esposa, Elizabeth (Helena Bonham Carter), seu terapeuta Lionel Logue (Geoffrey Rush), e de sua determinação, George precisa superar os seus receios e conquistar a autoconfiança necessária para governar uma nação que enfrenta as terríveis ameaças da Segunda Guerra Mundial. 

George quase que não tinha pressão nenhuma, não é? 

2. A Teoria de Tudo (The Theory of Everything)

A teoria de tudo

Este filme conta a história de vida do renomado físico teórico Stephen Hawking (Eddie Redwayne), que mesmo após ser diagnosticado com esclerose lateral (doença que faz com que perca gradativamente todos os movimentos do corpo), nunca deixou que seus principais planos de vida fossem alterados!

Hawking é um exemplo emocionante de como estamos sujeitos a enfrentar barras pesadas, mas também como podemos simplesmente olhar para elas como oportunidades para nos tornar indivíduos mais fortes.

Mesmo com todas as barreiras a sua frente, Hawking casou (duas vezes, inclusive), teve três filhos, se tornou uma celebridade mundial e um dos cientistas mais respeitados do século! Tá pouco ou quer mais?

1. Central do Brasil

central do brasil

Dirigido por Walter Salles e vencedor de inúmeros prêmios, Central do Brasil é um dos orgulhos da filmografia nacional!

Acompanhamos a busca de Josué (Vinícius de Oliveira), menino que viu sua mãe morrer atropelada por um ônibus na Central do Brasil, por uma segunda chance de conseguir ser feliz na vida. E, para ajudá-lo nesta busca, Dora (Fernanda Montenegro) se oferece para fazer com que o rapaz ache o seu destino. 

O filme é uma linda e emocionante road-trip que nos ensina o poder da amizade, da empatia e, principalmente, da resiliência.

Acha que ficou faltando algum na lista? Compartilhe com seus amigos e dê a sua opinião! 

Ver também: 10 Filmes emocionantes para chorar sem culpa!