Sucesso de vendas no Brasil, Como Eu Era Antes de Você (Me Before You), autoria da escritora britânica Jojo Moyes, está emocionando multidões em todo o mundo!

Confira algumas curiosidades sobre o livro, que também ganhou uma versão para os cinemas.

1. Baseado em fatos reais

A história sobre Will e Louisa é uma ficção, mas Jojo Moyes afirma que a inspiração para criar o livro surgiu a partir de um acontecimento real.

como eu era antes de você, frases, me before you

A autora se baseou no caso de um jovem jogador de rugby que ficou tetraplégico após um grave acidente e que escolheu morrer com o auxílio da organização Dignitas – uma sociedade sem fins-lucrativos que oferece ajuda aos indivíduos que sofrem com doenças terminais e que desejam cometer suicídio - do que passar o resto da vida preso à uma cadeira de rodas.

2. A autora recebeu muitas críticas negativas sobre a história

Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.

Jojo Moyes

Aliás, esta "escolha" apresentada na história de Moyes foi motivo de muita discussão entre diversos grupos de suporte às pessoas com deficiência física.

(ATENÇÃO: SPOILER!)

No livro, Will opta por não continuar a viver como tetraplégico e comete suicídio, com o suporte de seus familiares e médicos.

Muitas pessoas criticaram a mensagem que a autora do livro transmitiu, como se fosse preferível morrer do que ajudar as pessoas com deficiência física a readaptarem as suas vida e serem felizes.

Com acordos e desacordos, uma coisa é certa: a trama de Como Eu Era Antes de Você continuará a dar muito pano para manga…

3. A mensagem principal da história

Enquanto os críticos alegam que Como Eu Era Antes de Você é uma tentativa de “romantizar a covardia do suicídio”, Jojo Moyers afirma que a principal mensagem de seu trabalho é simples e clara: não julgue o próximo!

Para Moyes, ninguém tem o direito de julgar a vida do outro, pois cada indivíduo tem uma experiência de vida única e as pessoas não devem julgar as decisões do próximo sem antes conhecer a sua história. Devemos ser mais empáticos e gentis uns com os outros, de acordo com a mensagem de Jojo.

frases de como eu era antes de você, me before you, jojo moyes

4. Filme é bastante fiel ao livro

A adaptação cinematográfica de Como Eu Era Antes de Você chegou aos cinemas brasileiros em junho de 2016, com direção de Thea Sharrock e roteiro da própria autora do livro, Jojo Moyes!

Moyes afirmou que uma das suas metas como roteirista da versão para o cinema era fazer com que a história fosse totalmente fiel ao livro. Mesmo com algumas adaptações, Jojo se orgulha de ter conseguido transmitir com sucesso a história que conquistou milhares de pessoas ao redor do mundo para as telonas.

Existem horas normais e horas inúteis, nas quais o tempo para e escorre e a vida -- a vida real -- parece distante.

Jojo Moyes

Aliás, Jojo já planeja que a sequência de Como Eu Era Antes de Você Depois de Você (After You, no título original), lançado mundialmente em 2015 – também vire um filme! 

E então, ansiosos? 

Ver também: As 6 frases mais românticas de Como Eu Era Antes de Você.