Faça o Bem Sem Olhar a Quem

Cerca de 219 frases e pensamentos: Faça o Bem Sem Olhar a Quem

Mais do que o bem que fazemos nas sombras, aos que nada têm a nos oferecer, é o mal que deixamos de fazer que fala por nós.

Maryanne Schramm
Inserida por maryann

Não julguem tão precipitadamente. Existem pessoas que recusaram o chamado do bem, e outras que nunca tiveram a oportunidade de ouvi-lo. Tem gente que nunca conheceu a bondade, então não sabe fazer uso dela.

Matheus Horacio
Inserida por MatheusHoracio

O PROPÓSITO DA ESMOLA

O propósito da esmola não é resolver a vida do pedinte. Mas se nós não sabemos o que o mendigo irá fazer com o dinheiro e nem a esmola irá resolver a vida dele, por que Cristo falou 'Dá a quem te pedir'? Na verdade, com esse conselho Cristo quis nos ensinar uma coisa sobre este mundo.

Neste mundo você jamais irá resolver todos os problemas. Mesmo que algum dia venha a existir uma sociedade inteiramente justa, ainda continuarão a existir as calamidades naturais, ou seja, haverá circunstâncias nas quais não existirá alimento e abrigo para todos. A justiça não é capaz de solucionar todos os problemas do mundo porque a justiça não elimina um mal, ela no máximo recupera um bem pré-existente. Por exemplo, se você tem um livro roubado, o máximo que a justiça poderá fazer será devolver o teu livro, sendo ela incapaz de criar o mesmo livro. A justiça não aumenta o bem que há no mundo, apenas o mantém. Mais ainda, como nenhuma sociedade é perfeita, a justiça não é capaz sequer de manter integralmente o bem. A justiça apenas diminui o ritmo de degradação dos bens. A justiça consegue devolver todos os bens roubados para os seus respectivos donos? Não. Ou seja, mesmo com a justiça, o bem que há no mundo diminui.

E por qual meio você pode restaurar um pouco do bem existente no mundo? Através da misericórdia. A misericórdia realmente elimina o mal. Mas qual é a raiz do mal? A raiz do mal é o estado de miséria, o estado de privação de um bem fundamental juntamente com a impossibilidade de obter os meios para adquiri-lo. Como exemplo podemos citar o caso de algum mendigo alcoólatra. Enquanto mendigo, ele perdeu o poder econômico de sustentar-se. E porque ele é alcoólatra, ele não tem como recuperar esse poder econômico. Se ele fosse apenas alguém que perdeu o emprego, ele estaria numa condição de pobreza, e não de miséria, pois o pobre ainda dispõe de recursos pessoais para conseguir um novo emprego.

A miséria é o mal fundamental neste mundo. Mas a miséria é atomística, ou seja, o miserável sobrevive um dia de cada vez. Quando você encontra um miserável e lhe dá esmola, você prolongou a vida dele por mais um dia. O dinheiro que você deu era um bem material para você, mas para o miserável era a garantia de sobrevivência por mais um dia, ou seja, um bem muito maior do que o material. A esmola é o único meio de você inserir um bem no mundo ao mesmo tempo em que elimina um mal.

Luiz Gonzaga de Carvalho Neto
Inserida por Fsantos11

Usar o bem espontaneamente; para a ordem, é um bom ingrediente.

José Maria Gonçalves (sapateiro)
Inserida por zemariapompeu

Uma receita para o seu dia ser melhor será necessário doses excessivas de alegria, porções cavalares de amor e olhar de bondade ao próximo

Jader Amadi
Inserida por Jaderamadi

Quero sempre olhar o mundo
com os olhos da alma,
e que eu veja com calma...
Quero acreditar que tudo tem jeito
e que vamos fazer direito.
Prefiro ser chamada de sonhadora
á que deixar de sonhar.
Quero olhar a bondade
e ver a felicidade em muitos corações.
Quero continuar sentindo essa brisa
que sopra ares de felicidade.
Quero acreditar que o amanhã
poderá ser melhor que o hoje.
Que as crianças sejam felizes
e criem raízes, num mundo sem dor.
Quero sonhar com nossos idosos sendo amparados,
feito anjos, assim como conosco fizeram.
Quero viver sentindo essa esperança,
feito inocente em dia de festa.
Que ainda está viva , dentro de mim.

Irma Jardim
Inserida por IrmaJardim

O Caloteiro

Não se iluda com a sinceridade no olhar,
Pois, pode ser falso e poderá te enganar.
Hoje, tudo na vida tem que ser concreto.
E as desconfianças sempre estará por perto.
Também nunca se iluda com muita caridade e bondade.
É que, sempre haverá um esperto e não importa a idade.
Sempre, sempre... e isso não tem cura, o mundo gira assim.
Então, só compro esse produto se eu ver aqui perto de mim.

Ênio Flávio
Inserida por enioflavio

O bem sempre será maioria...a diferença, é que a bondade é silenciosa...enquanto a maldade grita !!

Cleber Martins

"Fomos feitos para praticar a bondade. Fazer o bem é uma ação natural para o ser humano. Não é espontâneo, mas é algo que pode ser aprendido e amadurecido. Ninguém nasce afetivo e solidário, mas é capaz de se transformar a partir da convivência com pessoas sensíveis. Com esse referencial, cada um será capaz de colocar para fora o que há de melhor em si e praticar a mais genuína bondade."

Jorge Claudio Ribeiro

Lidar com a maldade assumida é bem mais fácil do que com a bondade simulada.

Desconhecido

Na sociedade não existe o bem ou o mal. Maldade e bondade estão nas pessoas, que se organizam conforme os interesses em jogo.

Sergio Fajardo
Inserida por sergiofajardo

A prova do bem está dentro de cada ser.
Exercite a bondade.

Milena Jane Maluf
Inserida por milena-ha

Deus de bondade, Pai misericordioso, nessa manhã de #domingo venho te agradecer por todo bem que realizas na minha vida. Obrigada por me proteger, por iluminar meu caminho e me livrar de todo mal. Obrigada pelo ar que respiro, pelo pão que me alimenta, pela coberta que me esquenta. Obrigada pela casa que me abriga, pela vida das pessoas que amo e por me conceder uma vida abençoada debaixo das suas asas. Obrigada pela tua mão amiga que me sustenta e me levanta todas as manhãs me dando a chance de recomeçar. Obrigada pelo Teu amor incondicional, que aquece meu coração e me faz compreender que: ainda que tudo esteja escuro sempre há uma saida e uma luz, eu só preciso acreditar e crer que em Ti eu tudo posso. Conceda-nos Pai Amado, uma semana próspera e frutifera, abençoa abundatemente nossas vidas e esteja com cada um dos seus filhos, é o que eu te peço em nome de Jesus Cristo, amém! (Priscilla Rodighiero )

Priscilla Rodighiero
Inserida por priscillarodighiero

“Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” Tiago 4:17

"A bondade, o amor e a justiça brotam de onde o bem é plantado.
Mais do que boas intenções, o mundo está carente de boas ações."

Gisele Miacci
Inserida por GiseleMiacci

A bondade te dar certezas de que as suas atitudes são bem aceitas...
As experiências adquiridas te dão seguranças em sua vida...
E a determinação te traz seriedade para lutar sem medo por aquilo que realmente te faz feliz...

Julio Aukay
Inserida por JULIOAUKAY

QUANDO PENSO EM BONDADE PENSO EM ALGO DESCONTINUO, POIS A BONDADE TERMINA ONDE A NECESSIDADE DE BEM ESTAR PESSOAL SE ESGOTA

Ilka Oliveira
Inserida por ilkaoliveira

Bondade é como uma flor fica bem em qualquer lugar. As flores são excelente forma de propagação do Belo na sociedade, pois, se chegarmos a ponto de existirem flores onde quer que haja pessoas, a força para tornar ameno este mundo infernal será bem grande, seja sensato(a) floresça onde você estiver sem os espinhos...

Otávio Conti
Inserida por otavioconti

Eu sei
Eu sei que você quer meu bem
Sei que quer me ver bem
Mas eu não quero sua bondade
Eu quero o seu amor
Venha me amar
Eu não quero a sua bondade
Eu quero o seu amor.

Sabrina Niehues
Inserida por SabrinaNiehues

Há um pedacinho bem pequeno da minha bondade espalhado por dentro da minha mente. Não em meu corpo, não em meu coração. Em meu corpo há culpa, mágoa e rancor. Submissão à tristeza. Enjaulada em meu próprio corpo, não consigo explodir, não consigo farfalhar como as folhas de uma árvore, não consigo fazer o vento ventilar as dores do meu coração, não consigo fazer borboletas formigarem meu estômago. Emoções que fluíam antigamente dentro de mim, hoje se perderam por aí. Borboletas tentando serem resgatadas, pois estão presas com pedras de culpa por cima delas. Existe uma grade de ferro que me prende dentro de mim mesma, não permite ampliar-me da vida. Olho pra dentro da minha alma e enxergo o escuro do mais profundo mar, pequenas faíscas pisca-pisca que esperam um sentimento bom como o amor.
O inferno está na minha mente. Não no mais profundo da terra, onde nele é habitado pelo seu pior pesadelo: lúcifer. Eu habito o inferno com minha própria consciência, caminho por lá todos os dias e encontro lá protótipos de pessoas. Más? Não. Algumas são más, sim. Não é exatamente chamado de inferno e sim uma dimensão inferior. Existe a dimensão superior onde lá habitam seres bem de vida, nada ambiciosos, generosos, praticamente perfeitos. E na dimensão inferior existe pessoas rancorosas, guardam ódio, sofrem infinitamente, guardam mágoas, são tristes. São como eu: presos na culpa que lota minha mente, o que me impossibilita de ter a felicidade que tão almejada é.
No fim, a dimensão inferior é habitada por seres que sentem culpa mesmo que o orgulho a impeçam de admitir. E de onde vem a culpa? Da mente, da pressão, da sobrepressão, da opressão, da omissão. Outra vez digo: sou enjaulada por minha própria consciência. Corro todos os dias procurando uma saída, procuro as portas do meu coração e todas estão trancadas com um cadeado.
Deitada no vazio do escuro da dimensão inferior, vejo a sua forma de distorção: Deus. Enxergo a luz branca que penetra em minha íris, minhas pálpebras de leve se fecham e se abrem.
Novamente o escuro do inferno. A imensidão do paraíso que um dia habitou minha alma. A felicidade já adentrou meu coração. As borboletas um dia já saltitaram de dentro de mim. Já fui liberta do meu próprio cérebro. Mas não adianta, hoje em dia não consigo mais flutuar nas asas das borboletas mais saltitantes que antigamente me faziam felizes.

Sharonn K. Rodriguez
Inserida por sharonkrv

Hoje em dia tudo tem o seu preço, mesmo a bondade, voce faz o bem e te pagam pelo mal!

Zito Josias da Silva
Inserida por ZitoJosias