Seja com papel e caneta ou no computador, escrever sempre foi considerado um dos hobbies mais relaxantes ou estimulantes para muitas pessoas.

E não fica apenas na teoria, pois algumas pesquisas comprovam os benefícios que o ato de escrever pode trazer para a sua vida. Confira!

1. Diminui o stress

Escrevendo 1

Você provavelmente não sabia, mas alguns distúrbios podem ser tratados com o simples ato de escrever! Conhecido como “grafoterapia”, entre as várias vantagens deste tipo de terapia está a diminuição do stress.

Ao ser orientado por um profissional, normalmente um grafólogo ou psicólogo, a pessoa consegue se acalmar e restabelecer um equilíbrio ao seu estado emocional apenas “transmitindo para o papel” as suas emoções.

Além do stress, a grafoterapia ainda pode ser eficaz contra a timidez excessiva, complexos de inferioridade, sensações de angústia e ansiedade, entre outros.

2. Desenvolve a criatividade e a imaginação

Homem escrevendo

Inventar mundos, histórias, personagens… Quando escrevemos somos capazes de literalmente traçar destinos!

A materialização da sua imaginação em palavras é um excelente exercício para o cérebro. Para dar um boost na sua criatividade e imaginação, experimente criar um blog ou ter um diário pessoal, onde você se sinta livre para escrever tudo aquilo que sempre quis, sem censuras ou compromissos com a realidade.

Escrever é ter a companhia do outro de nós que escreve.

Vergílio Ferreira

Abra a sua mente e viaje!

3. Melhora a memória

escrever a mão

De acordo com alguns psicólogos, escrever a mão ajuda a consolidar as memórias. Por isso, é aconselhável escrever ideias ou outras coisas que você deseja memorizar com mais facilidade.

Uma dica útil: tenha sempre por perto um bloquinho de notas e uma caneta na mochila ou bolsa e esteja pronto(a) para escrever a qualquer momento!

4. Aproxima os amigos

Escrever mensagens de agradecimento e motivação para os seus amigos, além de fazer com que você sinta uma satisfação enorme, também ajudará a estreitar os seus relacionamentos!

Escrever um poema, uma canção ou qualquer outra carta onde os seus sentimentos estejam presentes é suficiente para mudar o humor de qualquer pessoa, inclusive o seu!

Escrevendo

Quando escrevo, sinto um alívio, a minha dor desaparece, a coragem volta. Ao escrever sei esclarecer tudo, os meus pensamentos, os meus ideais, as minhas fantasias.

Anne Frank

Mas, se para você a escrita é muito mais do que um hobby terapêutico, confira também alguns hábitos de autores famosos que todo aspirante a escritor deveria conhecer!