Escrevendo uma carta para minha Mae

Cerca de 12 carta Escrevendo uma para minha Mae

Mãe....

As vezes fico pensando, como pode isso tudo ter acontecido. Sabe desde aquele dia aconteceram tantas coisas, eu gostaria muito de te contar mas não faço ideia de como começar. Já sei o que vai dizer!! Desde o começo né!?! Mas qual começo? Eu não faço ideia de como ou quando tudo começou?? Eu me lembro que você me deu um beijo na testa e disse que logo voltava, isso ficou como uma tatuagem em meu peito, essas palavras eu nunca vou esquecer. Talvez esse seja o começo.

Depois daquele dia fiquei na casa da sua irmã, a minha tia. Não vou dizer que foi fácil me adaptar aos costumes deles, porque isso com certeza não foi, mas pelo menos tinha onde eu e minha irmã ficarmos. Nos primeiros meses não foi tão difícil assim, pois eu olhava para o portão na espera de ver você passar por eles gritando como sempre fazia. Mas o tempo foi passando e você não vinha, nem ao menos noticias sua eu tinha, eu estranhava tudo aquilo, ninguém mais tocava no seu nome, nem mesmo a minha irmã. Eu queria muito poder falar de você, perguntar por você, mas não me davam espaço, e eu não queria insistir. O tempo passou rápido de mais sabe, e quando me dei conta já faziam 3 anos que eu não te via, eu não tinha nenhuma foto sua para que pudesse me apegar e olhar para seu rosto, nesse momento eu já não lembrava mais do seu olhar, do seu sorriso, e isso me machucava, me deixava triste, pois acreditava que estivesse te traindo, mas a minha vida tinha que seguir. Lembro que estava vivendo meu primeiro amor, queria muito poder te contar o que estava sentindo, como você não estava ali, resolvi escrever um diário, lá eu contava tudo que se passava como se estivesse conversando com você, eu escrevia quando estava feliz, quando estava triste e até quando queria sua opinião para alguma coisa. Quando dei meu primeiro beijo e quando tive minha primeira relação foi a você quem eu contei primeiro. E assim foi indo meus dias, meus meses e até meus anos, tudo que acontecia eu te contava através daquele diário. Mas eu fui crescendo mãe e chegou o momento que resolvi parar de escrever, na verdade acho até que fui me esquecendo de escrever. Comecei a fazer coisas das quais eu não me orgulho nenhum pouco, a andar com pessoas que com certeza você não aprovaria, briguei com meus tios, cheguei até fugir de casa por um dia. Tudo que eu fazia era apenas para chamar a atenção daqueles que já não lembravam mais da minha existência, nunca fui a queridinha, na verdade acho até que era a ovelha negra daquela família. Você fez muita falta naquela época da minha vida como nunca havia feito antes, sempre senti saudades, mas naquele momento era muito mais do que saudade, era como se tivessem arrancado algo do meu coração que não teria mais como preenche-lo novamente, era uma dor insuportável que eu sentia, e ninguém nunca entendia isso. A única saída era me comprometer com algo, alguma coisa que fizesse me sentir mais útil, então comecei a trabalhar e estudar direto, assim não tinha tempo de pensar em mais nada.

Um dia, conheci uma pessoa incrível, pelo menos para mim. Ele me fazia feliz, e ainda me faz, começamos a namorar e quando me dei conta já estávamos morando juntos e eu esperava meu primeiro filho. Hoje posso dizer que realmente estou bem, estou feliz, tenho minha casa, minha vida e dois filhos maravilhosos. Gostaria muito que você estivesse aqui para conhece-los, eles com certeza iriam te adorar, pois você era incrível com crianças.

Sinto sua falta, sei que tudo que escrevi você nunca verá. Mas eu só quero te agradecer pois graças a tudo que sua ausência me fez passar, que hoje eu cresci e sou uma mulher honesta.

Obrigada mãe!!

F. k
Inserida por Eladisse

CARTA PARA LER E REFLETIR DE UMA MÃE PARA SUA FILHA

"Minha querida menina, no dia que você perceber que estou envelhecendo, peço a você para ser paciente, mas acima de tudo, tentar entender pelo o que estarei passando.
Se quando conversarmos, eu repetir a mesma coisa dezenas de vezes, não me interrompa dizendo: “Você disse a mesma coisa um minuto atrás”. Apenas ouça, por favor. Tente se lembrar das vezes quando você era uma criança e eu li a mesma história noite após noite até você dormir.
Quando eu não quiser tomar banho, não se zangue e não me encabule. Lembra-se de quando você era criança eu tinha que correr atrás de você dando desculpas e tentando colocar você no banho?
Quando você perceber que tenho dificuldades com novas tecnologias, me dê tempo para aprender e não me olhe daquele jeito... Lembre-se, querida, de como eu pacientemente ensinei a você muitas coisas, como comer direito, vestir-se, arrumar seu cabelo e lhe dar com os problemas da vida todos os dias... O dia que você ver que estou envelhecendo, eu lhe peço para ser paciente, mas acima de tudo, tentar entender pelo o que estarei passando.
Se eu ocasionalmente me perder em uma conversa, dê-me tempo para lembrar e se eu não conseguir, não fique nervosa, impaciente ou arrogante.
Apenas lembre-se, em seu coração, que a coisa mais importante para mim é estar com você.
E quando eu envelhecer e minhas pernas não me permitirem andar tão rápido quanto antes, me dê sua mão da mesma maneira que eu lhe ofereci a minha em seus primeiros passos.
Quando este dia chegar, não se sinta triste. Apenas fique comigo e me entenda, enquanto termino minha vida com amor. Eu vou adorar e agradecer pelo tempo e alegria que compartilhamos. Com um sorriso e o imenso amor que sempre tive por você, eu apenas quero dizer, "eu te amo minha querida filha”.

Magda Simas

carta para minha Mãe

você foi minha inspiração, todos os dias estava ao meu lado me ensinando ; Quando criança seu olhar me dizia tudo , mesmo quando brigava comigo era com amor, Me ensinou a ser paciente , a esperar as coisas em seu tempo , me mostrou como eu era cabeça dura brigona e orgulhosa demais e com seu amor e carinho me ensinou a caminhar , gostaria de ser a metade da mulher que a senhora foi mais sei que e impossível,l sou falha, jamais serei uma Silas na minha vida . sinto saudades de você pois quem vai brigar comigo me aconselhar e me abrir os olhos . Mais agora que vc se foi fica uma tristeza um vazio , mais a certeza que a senhora foi tudo na minha vida em todos os momentos vou seguir em frente com a senhora no meu coração lembrando dos ótimos momentos que passamos juntas e todos os seus ensinamentos
quero que saiba que a senhora com certeza foi a melhor mãe pra mim te amo e sempre vou te amar Bis lembra de mim onde estiver que eu sempre vou lembrar de vc e quero que tenha certeza que vou passar tudo que a senhora me ensinou para seus netos e bisnetos
PS : não vou terminar a carta com um adeus pois sei que a verei de novo . então ate um dia . TE AMO Sempre vou te amar

jussara selestino

Carta para minha Mãe.

MÃE.
Faz sete dias que a senhora se foi, e não passou um dia que eu não tenha chorado sua falta.
Sei que com o tempo, essa dor vai se acalmando e deixando de machucar tanto. Mas sempre te levarei comigo dentro do coração onde quer que eu vá. Mãezinha eu me lembro de tudo que a gente viveu e ate coisas que eu tinha me esquecido e não tinha importância passou a ter. Pequenos gestos seus hoje me dizem muito. A senhora sempre falou mais por atos e pelo olhar, e eu agora entendi. Mãe cada ensinamento que a senhora me passou eu guardei em mim. Quando seu corpo desceu à sepultura, ali também ficou um pedaço de mim. Eu sei que a vida deve continuar e eu tenho lutado para seguir em frente. Mas te confesso Mãe que não é fácil. Nossa ligação vai além desse mundo, nosso elo vai além do cordão umbilical. Saiba que te amarei para sempre! Meu primeiro Amor! E sempre te levarei comigo. O que me conforta é saber que a senhora esta descansando e livre deste mundo de tormentos. Posso ter perdido minha mãezinha mas ganhei um anjo no céu. Odair Jose Domingues

Odair Jose Domingues ( Menadel )
Inserida por Menadel

Minha mãe me ligou e disse: - filha, muitas pessoas me falaram que você escreve muito bem! Por que você num escreve para um jornal?
Eu respondi: - mãe, não escrevo tão bem assim, apenas gosto de escrever.
E ela começou a sonhar alto, a pensar em livros e eu fui ficando com medo, medo das expectativas que ela criou em mim, depois que algumas pessoas do Facebook foram elogiar minhas postagens.
Eu me senti uma menina! Aliás to até agora me sentido uma menininha!

Márcia Paula Vaz
Inserida por MarciaPaulaVaz

De volta ao passado
Enquanto escrevo observo
O olhar de minha mãe
Antes brilhantes
E por vezes fulminantes
Mas sempre ternos
Acompanhando estrepolias
da sua filharada...
Agora ela apenas olha
Um programa na tv
Seu olhar parece cansado
Seu brilho de outrora
Transformou-se em cataratas
Ela já não enxerga quase nada
Apenas olha...e nem sempre vê
Em seus olhos anuviados
Uma história de bravura
Se esconde e adormece
Ela viaja em seu passado
E o olhar perdido
por instantes,
Reluz no seu verde esfuziante
Uma lágrima teimosa aparece
Ela a seca com seu lenço
Volta a olhar a tv ligada
Volta a olhar e a não ver...

Elian VS
Inserida por Nanevs

Minha mãe fez os filhos
como se escrevesse poesias.
Papai tinha um poema dentro dele.

Eu não sou fruto de papai e de mamãe
por obrigação, e, sim, por coincidência.
Sou amigo de papai que, hoje
Deve estar bêbado
Em algum lugar no céu
Com Vinícius de Moraes
E outros que desconheço.
E sou perdidamente
namorado de minha mãe.
Assim como sou de minhas filhas...

Antônio Marcos Pensamento da Silva (cantor e poeta)
Inserida por NewtonJayme

Mãe
Tive que parar tudo em minha vida neste exato momento e escrever.
Simplesmente para deixar registrado meus mais sinceros votos de nostalgia por momentos que vivi com você.
Se você um dia terá ciência do que escrevo não sei,porem tive que expressar esse sentimento novo que me veio agora.
Coisa engraçada,será que estou agora virando homem,ou estaria virando um velho, ou seria um jovem velho estaria nascendo em mim o siso da alma.
Sei lá mas sei e já disse muito quer a vida não é resumida em alguns anos,talvez em décadas.
Mãe era domingo quando a noticia que me levou a reclamar incessantemente por sua alma ao Criador veio a mim,choque grande naquele horário, eu trabalhando ate meio dia.
Mas duas horas depois parece que me desliguei completamente deste mundo e já não te enxergava mais aqui,como se você estivesse agora no lugar que lhe é cabível.
Até mesmo seu corpo inerte me era como que nada e para mim não representava nada do que já havíamos vivido.
Pessoa alegre,de personalidade peculiar, caráter irrepreensível veio aqui um pouquinho só pra ensinar, fez oque devia e foi embora.
Cultuando a Deus naquele momento cantei louvores magníficos por entender tamanha a lição que o Eterno dava a todos naquele dia.
kkk kkk kkk lembrei como aprendi a cozinhar com você...
Veinha que não me faz falta,por incrível que pareça você terminou sua jornada com chave de ouro.Combateu o bom combate, nunca te vi atacar ninguém, mas tenho por fortaleza oque aguenta tudo por amor a seu semelhante.
Exemplo é mato de quem muito apanhou e guardou a fé, aqui deixaste um sendo mulher um legado de macho, criaste outro macho pra prosseguir de integridade a integridade e tenho vivido,apanhado e ensinado a nosso herdeiro a ferir a vida antes que elanos mate sem cumprir oque para tanto, fomos designados.

TY Monteiro
Inserida por TYMonteiro

Quando se trata da minha mãe, até eu que tenho facilidade para escrever fico sem palavras.
Mulher, tu é outra dimensão, e de uma intensidade sem limite, amor sem fronteiras, cuidado de ultrapassa barreiras, conhece a arte de amar e ser amada, em seu sorriso tem esperança, em seus olhos tem coragem e força, seu abraço tem aconchego, suas palavras tem poder, faz chorar mas faz crescer, abraça mas também solta, agradeço ao tempo do seu dia que você dedica a dobrar o seu joelho e orar pelos seus filhos, agradeço a fina arte da culinária, ao seu estado de espírito, aos seus concelhos, aos seus puxões de orelha. Uma melhor me ensinou quase tudo que eu sei, minha mulher, rainha.
Você me faz querer viver, você me faz querer acordar, me faz ter um motivo de nunca entregar tudo, de nunca desistir, sempre você. SempreViva. SempreLinda. SempreMinha.
Força da natureza, beleza rara, jóia preciosa, amor maior, dádiva do Senhor, talento, seu dom é o amor. Foi vendo você que eu aprendi a amar, lutar, a honrar com meus compromissos. Minha melhor amiga, colo que eu amo de deitar, se estou aqui hoje, cuidando da nossa casa, da nossa família, da nossa comunidade, é tudo por você. Tudo porque nunca desistiu de mim, tudo porque ao me lembrar que posso ganhar sorrisos seus, não me importo com o que seja, eu faço, eu faço, pois o seu sorriso vale mais que milhões de diamantes!
Não te deixarei, nunca, ok?
Acredite. Sua cópia existe. Sua Lua, a que você sonhou, aquela que escolheu o nome olhando aquela que brilha lá no céu.
Você é o meu bem maior, e o que eu desejo a você é que a esperança desse seu sorriso nunca acabe, e que o medo seja menor que a coragem, que a força venha, e que você seja renovada, sempre transborde amor, transpire alegria, como sempre fez.
Você mãe, é demais pra mim. Incabível em palavras e adjetivos, é outra dimensão de pessoa. Fora do normal, mulher!
Silvamor, Silinda, Silvalente, Silvana.
Todos os dias da minha vida, quero vê-la feliz, e se eu puder fazer por ti o que ninguém jamais fez por mim, eu faço.
Sinta meu abraço, meu amasso, meu afago, meu cheiro nesse seu pescoço gordo!
Durmo em paz, pois eu sei que tudo posso passar, mas seu amor por mim não. Eu vivo em paz, por ter você como exemplo!
"Eu me espelho em você. Corro junto com você, vivo junto com você, faço tudo por você."
Ahhhhhh, vem cá, cheirosa, vem, vem que eu quero te amar, vem que vai ficar orgulhosa de ver sua filha sendo você, to aqui, to sempre aqui, por você e por mim!
EU TE AMO!!!
E como você me conhece bem, sabes tudo que quis dizer que não coube em palavras, naquela nossa sintonia, minha preciosa.
Entenda, sem você, eu não sou.
Eu só peço a Deus que você viva por mais muitos anos, muitos mesmo, que você sempre viva ou viva sempre. Se possível!
O tempo passa e um dia a gente aprende, hoje eu sei realmente o que faz a minha mente, e claro, tudo pelas suas palavras, tudo porque quando passo por algum problema tenho você.
Te vejo feliz, te vejo realizada, te vejo mãe, com tudo aquilo que nem sua própria mente consegue imaginar, pois os pensamentos de Deus são maiores que tudo que possamos imaginar, só sei queridinha, que estarei lá, segurando suas mãos, quando tudo acontecer!
Seja felicidade. Seja amor. Seja ousadia. Seja afeto. Seja esperança. Seja fé. Seja tudo em uma só. Seja mãe. Seja você. Seja Silvana.
Enfim,
To junto contigo, lado a lado.
Minha força de prontidão, meu céu, meu chão.
Ó céus...
To alagando o mundo com meu amor, quero me afogar em você, que pena que não esteja aqui!
Parabéns, vida, por ter chegado até aqui, por ter enfrentado tudo e todos, e sempre com amor, sem nunca pisar em alguém, sempre com os braços abertos, sempre cabendo mais um. Você merece toda a felicidade cabível na vida de uma pessoa, como você tem bastante espaço né, da pra ser bem feliz!
Liga na nossa frequência, sintonize nossa vibração, e vamos lá, esbanjar amor ao mundo.
Meu orgulho!

Lua Schimidt
Inserida por luaschimidt

Estas mãos minha mãe

"Se essas mãos lhe dissessem o tanto que você já escreveu."
Assim disse minha mãe, certa vez.
Sim; e como é verdade.
Minhas mãos contam relatos que eu jamais contarei.
Parecem possuir algo de sabedoria
E conhecer algo dos caminhos desta vida
Que o corpo não expressa e a mente deixa escapar.
Áh minha mãe, se estas mãos me dissessem...
Coisas inefáveis, indeléveis, inexprimíveis, imperceptíveis.
Das vezes que as neguei o desejo
Do cumprimento, Do abraço, Do tapinha nas costas sorridente,
Do café à dois e de uma boa proseada.
Quando ficaram enrústidas e não estendidas.
Más não puderam minha mãe,
Resistir a toda esta minha surdêz de coração.
Não mais se calavam, gritavam!
Não mais se continham, contendiam...!
Com esta minha infante consciência de mundo.
Rendi-me pelo profundo embate reflexivo.
Do acordo,
Estas mãos minha mãe,
Fizeram do teu filho...
Um poeta!

Poesia publicada na Antologia "Palavras Desativadas de Tudo" - Ed. Scortecci, 2012.

Encontre ótimas poesias, contos e crônicas em: http://www.versosdaalma.com/

Argeu Ribeiro

Eu fui autodidata, já nasci escrevendo; no interior do útero aquecido de minha mãe; o líquido amniótico me servia de inspiração; e o cordão umbilical era o élan, sangue, vida, elixir pulsante e pensante, pra eu sonhar, esvoaçar, me aventurar; com os meus dedinhos comecei a rabiscar a poesia, história de minha vida!

Aimara Maia Schindler
Inserida por servamara

Ter perdido a minha mãe ainda tão nova, me fez crescer alguém pela metade. Parece que com ela, se foi também o meu norte, e eu sempre preferi ser alegre que ser triste, mas não tem jeito, vai sempre faltar alguma coisa. Ser a única mulher de quatro irmãos, me tornou filha única. Agradeço pela vida do meu pai, pelo seu caráter irrepreensível, mas nunca ter recebido um beijo, um abraço e ouvido um “eu te amo” dele, me fez entender que o afeto é mais emergencial que escola cara. E foi aí que eu bati de frente com um ditado que diz: cada um só consegue dar o amor que recebeu. E eu posso dizer com todas as letras, que não recebi amor, cresci sem colo, sem afeto, sem as mais lindas palavras, mas eu desafio alguém ter mais amor pra dar do que eu. E sem demagogia nenhuma, eu afirmo que eu sei o que é amar. ;)

Meg Lima
Inserida por megglima