Educação e Respeito

Cerca de 98 frases e pensamentos: Educação e Respeito

Educação e Respeito
Hoje fiquei a refletir em como certos valores estão mudados em nossa sociedade, em como já não mais se educa para o respeito. É o filho que não respeita e não deve obediência a seus pais, casais que não respeita o compromisso existente entre eles, empregado que não cumprem suas obrigações... (poderia citar vários exemplos).
Respeito sempre foi e sempre será o centro da moralidade. É muito complexo, pois, impulsiona todas as ações de relações entre os homens, todas “respeitosas”, mas em dimensões muito diferentes.
É comum associar respeito à ideia de submissão. Isso acontece quando se diz que alguma pessoa obedece incondicionalmente à outra. Não esqueçamos que tal submissão pode vir do medo.
Respeita-se o mais forte, o mais poderoso, não porque mereça, mas simplesmente porque detêm o poder.
Quem já não ouviu as seguintes expressões:
“Sabe com quem está falando?”
“Quem você pensa que é?”
“Eu sou mais que você, portanto, respeita-me.”

É claro que muitas vezes a dignidade humana é ferida porque não há reciprocidade. O ideal seria a igualdade. Se devo respeitá-lo, você também deve me respeitar; trata-se de respeito mútuo. Isso faz toda diferença!
A nossa sociedade ensina que “não devemos levar desaforo para casa”, ou ainda, “bateu levou”. E é assim que muitas pessoas agem. Há aqueles que esperam o momento certo para se vingar. Levam anos curtindo raiva, ódio e ressentimentos, gastando tempo e energia, buscando meios de destruir a vida de alguém. Que desperdício!
Há ainda aqueles que se destacam por divulgar a maldade. E, em tempos atuais isso se torna mais fácil, por intermédio das redes sociais. É de livre acesso esmiuçar a imagem alheia e fazer uso desta imagem para algo impróprio.
Há muitas inverdades e são tão bem colocadas, tão bem disfarçadas e por ser tão repetidas descaracteriza a verdade.
Devemos agir corretamente, sem ódio, sem vingança. Pagar o mal com o mal é desperdiçar o valioso tempo com “coisinhas” sem importância.
A maldade corrói a alma do maldoso. Quem comete injustiça e age com maldade já sofre pela ausência da bondade. Agem desta forma talvez por não ter sido educado adequadamente para o respeito.
Respeito! Como isso é importante. Respeitar o espaço do outro. Respeitar as ideias e a história de cada pessoa. Compreender que Deus nos fez único, e por isso somos completamente diferentes uns dos outros.
Precisamos nos reeducar no respeito. Com palavras, quando necessário; e com exemplos, isso sempre!
Pais precisam dar bons exemplos a seus filhos, caso contrário vão ensinando antivalores aos filhos (pais fofoqueiros ensina a criança fazer fofoca; pais mentirosos ensina a criança mentir).
Não se faz com que a pessoa respeite, maltratando-a. Não se ensina um filho com espancamentos e agressividade. Não se educa com berros e palavrões. Não se ama com agressões físicas e morais. A autoridade com simplicidade e respeito ganha muito mais significado.

Sonia Souza

Hipocrisia é escrever sobre ter atitudes éticas, de respeito, de educação e de amor ao próximo sabendo que não vai fazè-las ou até que sejam impossíveis de fazê-las dadas as circunstancias da vida em sociedade.

Marco Aurélio da Silva

..educação ambiental é um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida!!

Natália alves.. Nathy

Receita pra começar bem o dia:

√ Três xícaras de educação;
√ Cinco xícaras de respeito;
√ Uma pitada de bom humor;
√ Uma colher bem cheia de paciência;
√ E amor..., esse pode ser a gosto.

http://www.facebook.com/rascunhosescondidos

Rascunhos Escondidos

Tenho classe, educação, respeito, falo baixinho e te chamo de querido, desde que você mereça. 26/05/2015

Edna Frigato

De o tratamento que quer receber,trate as pessoas com atenção,carinho,educação,respeito e sinceridade.Doe-se e ganhe o amor das pessoas.
Seja humilde nunca tente mudar o próximo mude a si mesmo,e através de você as pessoas te respeitaram.

HENRIQUE FURTADO

Se tratássemos uns aos outros com respeito e educação não existiria a palavra perdão...

Jeremias Edson Cardoso.

"Que venham dias, tardes e noites melhores. Que respeito não seja raridade e que a educação seja voluntária. Que os pedidos de licença, desculpa, obrigada, por favor, gratidão, sejam automáticos e livres de exigências. Que todos leiam mais livros num mundo recheado de muitas vontades e pouquíssimos esforços. Que possamos sentir sempre o cheiro agradável do verde que eleva e o som dos pássaros que exalta. Que venham muitos feriados, dias de sol, dias de chuva e ventos à flor da pele. Que surjam muitas primaveras, e que o afeto encantador do amor alheio que nos rodeia, seja uma constante em nossas vidas. Enfim, que sejamos merecedores de abraços acolhedores, sorrisos devastadores, conforto exuberante e muitas massagens nos pés." Adamaris Elias

Adamaris Elias

Pequenos gestos de amor, respeito e educação podem deixar o mundo bem melhor. Seja você também um agente do bem. Vamos juntos vivermos a paz com mais amor e esperança em Deus (Nelson Locatelli, escritor)

Nelson Locatelli, escritor

Ninguém tem obrigação de 'gostar' de ninguém, ou aceitar alguém... mas respeito e educação às diferenças é fundamental, e isso é questão de 'berço'...de educação 'base'.

Anja

''Não espero que goste de mim,apenas quero respeito,sua educação começa quando a minha termina,se vivemos em uma sociedade,e pedimos uma democracia então comesse á ter bom modos,não absorvo sua falácia,pois autenticidade é qualidade e não defeito''

Luciano Costa

BOM SENSO

Comigo só funciona:
Bom senso,
Respeito,
Educação.
E disso, não abro mão.

Marcos Marques

"Falar com BOCA CHEIA é falta de respeito e de educação.
Deveria usar o mesmo critério, para quem deseja falar com a MENTE VAZIA."

Ailton Nascimento

O RESPEITO À CULTURA DE CADA UM É O EFEITO DA EDUCAÇÃO ADQUIRIDA

Edson de Moraes Borges

ORGULHO E VAIDADE meus maiores inimigos

Cura: HUMILDADE COM CONFIANÇA. RESPEITO E EDUCAÇÃO COM

GABRIEL.

Liberdade é saber escolher o que não vai nos destruir


Quem não tem amor, educação, fé, respeito, dignidade, competência, ética, sempre vai querer tirar de quem tem.Junte-se a quem tem e valoriza o que tem ,e não a quem não tem e não valoriza .

Se manter distância de quem não tem nada de bom para oferecer for preconceito, seja preconceituoso, por uma nobre e justa causa, o seu próprio bem.Quem não quer perder o que tem, mantém distância de quem não tem nada a perder.

Quem não quer entrar no inferno nem bate na porta do inferno nem anda com o diabo. A vida é feita de escolhas , que façamos as melhores.Não falta gente querendo nos levar para o fundo do poço, e quem tá lá não quer ficar só, sempre quer puxar mais um.
Para tirar do fundo do poço? Só Deus, papai e mamãe.

A maior prova de amor ao próximo NÃO é tirar do fundo do poço(inferno), é não deixar cair, não empurrar, não puxar. Façamos o bem ao próximo evitando fazer o mal.

Iaponira Barros

SOLÍCITO

Ter gentileza, educação, respeito e
agradecimento às pessoas e aos amigos,
não custa nada; nos valoriza,
nos fortifica o coração e nos engrandece a alma.

Poeta Dolandmay

É melhor não esperar {educação, amizade, amor, respeito, emprego, carinho, afeto, presente, sorriso, disposição, cumplicidade, honestidade, beijo, justiça, palavra, fidelidade, compromisso, sangue, abraço, segurança, dinheiro, silêncio, compreensão, favor, disciplina, cuidado, atenção, juízo, reciprocidade, bondade, desculpa, conselho, resultado, preocupação, confiança...} nada de ninguém. Cada um só pode dar aquilo que tem.

Francis Cirino

O Fim do Mundo? Se não me engano, já passou. Afinal, onde está a educação, respeito e moralidade?

L. L. Santos

‎" Nem sempre o grau académico significa educação e respeito com o próximo"

Chil Emerson David