Sempre ressaltamos aqui como o amor é importante - e de fato é, mas também precisamos lembrar que NÃO deve ser a única coisa necessária para manter um relacionamento saudável.

Todos queremos (e devemos) amar e ser amados, mas sem abdicar de todas as outras coisas listadas abaixo, não concorda?

1. Respeito

R.E.S.P.E.I.T.O

É bom e todos nós devemos exigir! É preciso ter em mente que uma das bases do verdadeiro amor é o respeito. Aliás, este sentimento nunca deve servir de justificativa para desrespeitarmos alguém.

Por mais que você ame o seu parceiro(a), se não houver respeito mútuo no seu relacionamento, então talvez este não deva se prolongar por muito mais. Pense nisso... 

Quando se respeita alguém não queremos forçar a sua alma sem o seu consentimento.

Simone de Beauvoir

2. Segurança

violencia emocional

Se você não sente segurança no seu relacionamento, então já está mais do que na hora de pular fora, não acha?!

O amor quando é saudável não machuca, não humilha e não abusa. Se você tem o mínimo de medo e receio de fazer algo que gosta por causa da reação de seu companheiro(a), significa que está sendo alvo de um intenso abuso. Ah, e vale lembrar que a violência não se limita ao ataque físico, mas também ao desgaste emocional. 

Mesmo você achando que ama esta pessoa, pare e reflita: "é esta a vida que quero para mim?". Eu acho que não, acredite em mim... 

3. Confiança

abraço confiança

Demora para ser conquistada, leva apenas um minuto para ser destruída e, para manter um relacionamento saudável, deve ser constantemente mantida.

Se você acredita mais no 30 de fevereiro do que no seu parceiro, então alguma coisa está MUITO errada na sua relação. Me responde, como você pode afirmar que ama alguém que não confia? Não pode!

Não é a liderança, nem o valor, nem o companheirismo onde se resumem os relacionamentos, o elemento mais essencial para isto chama-se confiança.

John C. Maxwell

4. Seu amor próprio

Não esqueça que antes de serem "nós" você era simplesmente "você", e continua sendo!

Num relacionamento saudável vocês devem "somar" um ao outro e não substituir. Você é uma pessoa única, com personalidade e objetivos pessoais que não devem ser jogados pela janela. 

Os casais devem impulsionar o melhor de cada um e não simplesmente "impor" as suas vontades individuais para o outro.

Se existe um amor totalmente legítimo, este deve ser aquele que você sente por si próprio!

Aprender a se colocar em primeiro lugar não é egoísmo, nem orgulho. É Amor Próprio.

Charles Chaplin

5. Parceria

casal parceria

O companheirismo está relacionado com todos os outros aspectos que já citamos até agora. O seu companheiro(a) precisa ser mais do que apenas o seu "amante", mas também um excelente amigo(a)! 

Um verdadeiro parceiro, além de respeitar, fará com que a sua felicidade seja o mais importante na relação. E obviamente, esta tem que ser uma atitude mútua, ok?

6. Diálogo

É essencial para o funcionamento de qualquer relacionamento. Ter a liberdade de poder conversar com o seu parceiro(a) sobre qualquer aspecto da vossa relação é muito importante, pois permite que haja um espaço onde os problemas possam ser esclarecidos.

Se você não tem um diálogo aberto com o seu companheiro(a), então uma hora ou outra as frustrações e as incertezas começarão a surgir e, consequentemente, aquilo o que você pensava ser amor chegará ao fim.

Jorge Burcay

Chegamos a conclusão de que o amor é a união de vários outros sentimentos e ações. Quando não há respeito, parceria ou confiança, por exemplo, então talvez o que você esteja vivendo não seja o verdadeiro amor da sua vida.

Para mim os Beatles sempre estiveram errados... O amor não é tudo o que você precisa para ser feliz.

Aproveite e confira quais as 10 Frases que descrevem o amor verdadeiro na perfeição!