Cidadania

Cerca de 132 frases e pensamentos: Cidadania

Não precisamos de mais Leis; necessitamos de Cidadania!


Sidney Poeta Dos Sonhos
(Amante da Liberdade)

Sidney Poeta Dos Sonhos
Inserida por Poetadossonhos

A cidadania se constrói com a convivência, cabe a educação despertar os seus frutos

Bruno Marinelli
Inserida por brunomarinelli

As pessoas exercendo sua cidadania precisa estão acostumadas a absorverem verdades mascaradas e por comodismo se recusam a ir à busca da realidade oculta

Douglas Piedade de Carvalho
Inserida por Dough

Direito de ir e vir não é Cidadania. Cidadania é você lutar por um país melhor não só para você, mas também para toda a nação

Yasmiim Will
Inserida por YasmiimWill

A origem da palavra cidadania vem do latim “civitas”, que quer dizer cidade. A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. Segundo Dalmo Dallari:

“A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”.

(DALLARI, Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. p.14)

Direitos Humanos, blog
Inserida por Filigranas

A CIDADANIA NO BRASIL
No Brasil, estamos gestando a nossa cidadania. Damos passos importantes com o processo de redemocratização e a Constituição de 1988. Mas, muito temos que andar. Ainda predomina uma visão reducionista da cidadania (votar, e de forma obrigatória, pagar os impostos... ou seja, fazer coisas que nos são impostas) e encontramos muitas barreiras culturais e históricas para a vivência da cidadania. Somos filhos e filhas de uma nação nascida sob o signo da cruz e da espada, acostumados a apanhar calados, a dizer sempre “sim senho?, a «engolir sapos”, a achar “normal” as injustiças, a termos um “jeitinho’ para tudo, a não levar a sério a coisa pública, a pensar que direitos são privilégios e exigi-los é ser boçal e metido, a pensar que Deus é brasileiro e se as coisas estão como estão é por vontade Dele.

Direitos Humanos, blog
Inserida por Filigranas

A cidadania não surge do nada como um toque de mágica, nem tão pouco a simples conquista legal de alguns direitos significa a realização destes direitos. É necessário que o cidadão participe, seja ativo, faça valer os seus direitos. Simplesmente porque existe o Código do Consumidor, automaticamente deixarão de existir os desrespeitos aos direitos do consumidor ou então estes direitos se tornarão efetivos? Não! Se o cidadão não se apropriar desses direitos fazendo-os valer, esses serão letra morta, ficarão só no papel.

Direitos Humanos, blog
Inserida por Filigranas

Construir cidadania é também construir novas relações e consciências. A cidadania é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência, na vida social e pública. É no convívio do dia-a-dia que exercitamos a nossa cidadania, através das relações que estabelecemos com os outros, com a coisa pública e o próprio meio ambiente. A cidadania deve ser perpassada por temáticas como a solidariedade, a democracia, os direitos humanos, a ecologia, a ética.

Direitos Humanos, blog
Inserida por Filigranas

A cidadania é tarefa que não termina. A cidadania não é como um dever de casa, onde faço a minha parte, apresento e pronto, acabou. Enquanto seres inacabados que somos, sempre estaremos buscando, descobrindo, criando e tomando consciência mais ampla dos direitos. Nunca poderemos chegar e entregar a tarefa pronta, pois novos desafios na vida social surgirão, demandando novas conquistas e, portanto, mais cidadania

Direitos Humanos, blog
Inserida por Filigranas

A menina estudando sobre leis ética e cidadania, pergunta para mãe. Mãe porque essa leis não são aplicadas de igual para todo!
como assim querida.? ué... veja bem não temos escolas decentes nem saúde que atenda a todos com dignidade, segurança nem se fala. ai eu me pergunto kd os responsáveis,
quem paga por esse crimes cometidos contra o povo mãe!
E me obrigam a votar ! que democracia fajuta é essa onde somo obrigados a votar e induzidos a temer , a ter esperança num futuro que não existirá, se o presente não mudar.

Elisa navarrete
Inserida por lisaordinas

A cidadania só existe quando o cidadão luta por seus direitos. Logo, no Brasil não existe.

anônimo
Inserida por icki777

A instabilidade da cidadania no Brasil se deve ao caráter retardatário, dependente e consequentemente acelerado do processo de desenvolvimento do capitalismo no país

Grande parte dessa cidadania restrita está ligado a falta de investimentos da educação e garantia de direitos

Sara Azzo
Inserida por SaraAzzo

Empresa, Cidadania e Responsabilidade Social

Vivemos em um mundo capitalista, o capitalismo é justamente alimentado pelo consumo, com isso a empresa que produz tem que vender, tem que lucrar, a palavra da empresa é LUCRO! Mas lucro limpo, ou será o lucro com desvios de verbas de dinheiro público, aplicado em licitações fraudulentas e superfaturadas?
Muitas empresas contribuem com a corrupção e negociatas com os governos que as aceitam!

Lu L Bueno
Inserida por LuLBueno

Se a escola é o lugar da formação da cidadania, não se pode aceitar uma sala de aula opressora, onde o professor é o dono do saber e o aluno não tem voz.

Andrea Ramal
Inserida por colecaoramal

Ninguém pratica cidadania esperando algo em troca. Por outro lado é sempre estimulante perceber algum reconhecimento.
Agradecer não leva segundos e as vezes um simples sorriso já é o suficiente.

Galinho Paulista
Inserida por GalinhoPaulista

O voto não é apenas o exercício e cidadania e democracia. É o exercício de um poder.

Fernando Scheuermann
Inserida por ferscheuer

Quando governantes de um país não dão exemplo de cidadania, geram uma população medíocre.

Monique Bernardes
Inserida por moniquebernardes

Para bem exercer a cidadania, promovendo o bom, o belo
e o justo... antes de mais nada, é preciso agir com
cortesia, respeito e com a convicção de que todos somos
iguais perante a lei e perante Deus.
CikaParolin

Cika Parolin 02 de julho de 2013
Inserida por CikaParolin

A Cidadania Cultural só é alcançada pela militância educacional, artística e cultural em benefício, projeto ou reforma do local que escolhemos para viver.É um dos movimentos ativos do moderno conceito do Patriotismo Cultural dentro da globalização em movimento contrário e antagônico ao falso Civismo Xenofóbico excludente.O planeta como casa de todos mas respeitando as diversidades multiculturalistas e personalíssimas de cada grupo étnico, social e religioso. Muito mais que o "religare" tão repetidamente dito hoje nas religiões é hoje outro termo maior, também de origem latina, o "respectus" de "reespicere" que deriva o Princípio Básico da Globalização, o princípio da Atenção ou da Consideração. O nosso direito amplo de existência dentro do mesmo direito natural de todos os outros, nas suas livres e incomparáveis diferenças.

Ricardo V. Barradas
Inserida por ricardovbarradas

Cidadania se faz com educação. Precisa ser justa, igualitária e acessível a todos os cidadãos em todos níveis.

Nino Carneiro
Inserida por NinoCarneiro