Biografia de Vincent van Gogh

Vincent van Gogh

Vincent Van Gogh nasceu em Zundent, na Holanda, no dia 30 de março de 1853. Aos 15 anos, já trabalhava para um tio, um comerciante de arte da Galeria Goupil, em Haia. Alguns anos depois, foi para Bruxelas e Londres, sempre a serviço da galeria. Em 1875 foi para Paris, mas se desentendeu com os clientes e foi demitido. Voltou para junto de sua família, mas só se entendia com o irmão Theo. Tornou-se depressivo e sofreu seguidas crises nervosas.

Decidido a seguir a carreira do pai, ingressou no Seminário Teológico da Universidade de Amsterdã, mas foi reprovado. Em seguida ingressou na Escola Evangélica, em Bruxelas. Começa suas pregações nas minas de carvão de Borinage, na Bélgica. Inspirado nas minas faz seus primeiros desenhos a lápis. Em 1879, foi demitido, pois pregava pouco e só se preocupa com os doentes e as crianças.

Em 1880, sustentado pelo irmão, vai para Bruxelas e em seguida para Haia. De volta para casa passa os dias lendo e pintando. Em 1882 pinta seu primeiro quadro a óleo. Em 1886, foi para Paris, onde é acolhido por Theo, que dirige a Galeria Goupil. Nessa época pinta “Pai Tanguy” (1887). Encontra-se com Pissarro, Degas, Gauguin, Seurat. Em dois anos pinta 200 quadros, entre eles, o “Auto Retrato” (1887).

Estando com a saúde debilitada, vai para o campo, em Arles, onde pinta mais de 100 quadros ao ar livre, entre eles “Os Girassóis” (1888). Trabalha junto com Gauguin, mas tem crises de mau humor e ataca o amigo com uma navalha, ao descobrir que sua amante teria se envolvido com o pintor. Numa crise, corta um pedaço de sua orelha e manda num envelope para a mulher que motivou a briga. Pinta o “Auto Retrato Com a Orelha Cortada” (1888).

Recolhido ao hospital Saint-Rémy, em 1890 vai para Auvers-sur-Oise, onde fica aos cuidados do Dr. Gachet, e começa a pintar freneticamente. Pinta mais de 200 desenhos e mais de 40 quadros, entre eles, “Os Ciprestes”, “Trigal com Corvos” e “Retrato de Dr. Gachet”. No dia 27 de julho, Van Gogh vai para o meio do campo de trigo e dá um tiro no peito, vindo a falecer no dia 29 de julho de 1890.

Acervo: 41 frases e pensamentos de Vincent van Gogh.

Frases e Pensamentos de Vincent van Gogh

Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar.

Vincent van Gogh

Se você perdeu dinheiro, perdeu pouco. Se perdeu a honra, perdeu muito. Se perdeu a coragem, perdeu tudo.

Vincent van Gogh

O amor é eterno - a sua manifestação pode modificar-se, mas nunca a sua essência... através do amor vemos as coisas com mais tranquilidade, e somente com essa tranquilidade um trabalho pode ser bem sucedido.

Vincent van Gogh

Grandes coisas não se fazem por impulso, mas pela junção de uma série de pequenas coisas.

Vincent van Gogh

Quem não é senhor do próprio pensamento não é senhor de suas ações.

Vincent van Gogh