Sigmund Freud

126 - 150 do total de 154 pensamentos de Sigmund Freud

A humanidade progride. Hoje somente queimam meus livros; séculos atrás teriam queimado a mim.

Sigmund Freud
68 compartilhamentos

Pois uma psicanálise não é uma investigação científica imparcial, mas uma medida terapêutica. Sua essência não é provar nada, mas simplesmente alterar alguma coisa.

Sigmund Freud
68 compartilhamentos

Brincando pode-se dizer de tudo, até mesmo a verdade.

Sigmund Freud
300 compartilhamentos

Nunca tenha certeza de nada, porque a sabedoria começa com a dúvida.

Sigmund Freud
428 compartilhamentos

Nenhum psicanalista avança além do que os seus próprios complexos e resistências internas lhe permitem.

Sigmund Freud
37 compartilhamentos

Muito mais coisas devem acontecer em sua mente, do que aquelas que chegam à sua consciência. Vamos, deixe que lhe ensinem algo sobre esse problema! [...] Volte seus olhos para dentro, contemple suas própria profundezas, aprenda primeiro a conhecer-se! Então, compreenderá porque está destinado a ficar doente e, talvez, evite adoecer no futuro.

Sigmund Freud
74 compartilhamentos

Homem como um ser em constante busca pelo prazer.

Sigmund Freud
Inserida por rebecaalmeid

As neuroses são determinadas pela história de amor do indivíduo.

Sigmund Freud
35 compartilhamentos

A religião é uma ilusão dispensável.

Sigmund Freud
6 compartilhamentos

O sentimento de felicidade originado da satisfação de um impulso selvagem, não domado pelo eu, é incomparavelmente mais intenso do que aquele que resulta da saciação de um impulso domesticado.

Sigmund Freud
2 compartilhamentos

E, por fim, de que nos adianta uma vida longa se ela é penosa, pobre em alegrias e tão cheia de sofrimento que só podemos dar as boas-vindas à morte, saudando-a como libertadora?

Sigmund Freud
10 compartilhamentos

O homem é dono do que cala e escravo do que fala.

Sigmund Freud
91 compartilhamentos

É realmente pensamento natimorto mandar as mulheres à luta pela existência, exatamente como se fossem homens. Se, por exemplo, eu imaginasse minha gentil e doce filha como competidor, terminaria por dizer-lhe, como fiz há dezessete meses, que gosto dela e que lhe imploro que se retire da luta, vindo para a atividade calma e sem competição de minha casa.

Sigmund Freud
2 compartilhamentos

A vida, tal como a encontramos, é árdua demais para nós; proporciona-nos muitos sofrimentos, decepções e tarefas impossíveis. A fim de suportá-la, não podemos dispensar as medidas paliativas. ‘Não podemos passar sem construções auxiliares’, diz-nos Theodor Fontane. Existem talvez três medidas desse tipo: derivativos poderosos, que nos fazem extrair luz de nossa desgraça; satisfações substitutivas, que a diminuem; e substâncias tóxicas, que nos tornam insensíveis a ela. Algo desse tipo é indispensável. Voltaire tinha os derivativos em mente quando terminou Candide com o conselho para cultivarmos nosso próprio jardim, e a atividade científica constitui também um derivativo dessa espécie. As satisfações substitutivas, tal como as oferecidas pela arte, são ilusões, em contraste com a realidade; nem por isso, contudo, se revelam menos eficazes psiquicamente,
graças ao papel que a fantasia assumiu na vida mental. As substâncias tóxicas influenciam nosso corpo e alteram a sua química.

Sigmund Freud
2 compartilhamentos

Quase parece como se a análise fosse a terceira daquelas profissões 'impossíveis' quanto às quais de antemão se pode estar seguro de chegar a resultados insatisfatórios. As outras duas, conhecidas há muito tempo, são a educação e o governo.

Sigmund Freud
2 compartilhamentos

A sensatez de poucas leis e decretos

Penso que um excesso de decretos e de interditos prejudica a autoridade da lei. Podemos observá-lo: onde existem poucas proibições, estas são obedecidas; onde a cada passo se tropeça em coisas proibidas, sente-se rapidamente a tentação de infringi-las. Além disso, não é preciso ser-se anarquista para se ver que as leis e os decretos, do ponto de vista da sua origem, não gozam de qualquer caráter sagrado ou invulnerável. Por vezes são pobres de conteúdo, insuficientes, ofensivas do nosso sentido de justiça, ou nisso se tornam com o tempo, e então, dada a inércia geral dos dirigentes, não resta outro meio de corrigir essas leis caducas senão infringi-las de boa vontade! Para mais, é prudente, quando se pretende manter o respeito por leis e decretos, não promulgar senão aqueles cuja observação ou infração possam ser facilmente controladas.

Sigmund Freud
13 compartilhamentos

Sonhos é a via real para o conhecimento das atividades inconscientes.

Sigmund Freud
2 compartilhamentos

As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e não vivem sem elas.

Sigmund Freud
245 compartilhamentos

As doutrinas religiosas: todas são ilusões, são indemonstráveis e ninguém pode ser obrigado a tomá-las por verdadeiras, a acreditar nelas. Algumas são tão inverossímeis, se encontram de tal modo em contradição com tudo o que descobrimos ardualmente sobre a realidade do mundo, que podem ser comparadas- considerando devidamente as diferenças psicológicas - às ideias delirantes. É impossível julgar o valor de realidade da maior parte delas.

Sigmund Freud
3 compartilhamentos

O amor é cura, mas também é loucura!

Sigmund Freud
126 compartilhamentos

Existem certos homens que não contam com a admiração de seus contemporâneos, embora a grandeza deles repouse em atributos e realizações completamente estranhos aos objetivos e aos ideais da multidão.

Sigmund Freud
2 compartilhamentos

Ser inteiramente honesto consigo mesmo é um bom exercício.

Sigmund Freud
2 compartilhamentos

Nunca nos achamos tão indefesos contra o sofrimento como quando amamos.

Sigmund Freud
Inserida por pensador
1 compartilhamento

O homem enérgico e bem sucedido é aquele que consegue transmutar as fantasias do desejo em realidades.

Sigmund Freud
Inserida por pensador
1 compartilhamento

"Um charuto, as vezes é apenas um charuto."

Sigmund Freud
2 compartilhamentos