Platão

151 - 175 do total de 164 pensamentos de Platão

Se der certo, não tem como não dar errado

Platão
Inserida por Rodinho

O autor do mundo pensou em fazer uma imagem móvel da eternidade e, ao mesmo tempo que organizava o céu, fez, da eternidade una e imóvel, essa imagem eterna que progride segundo a lei dos números e a que chamamos o Tempo. (Timeu)

Platão
Inserida por EmOutrasPalavras

ataaaaaaaaa

Platão
Inserida por alexandresousagrupo

Temos que falar aquilo que pensamos,mas temos que pensar naquilo que falamos!

Platão

A alma é pois, imortal; renasceu repetidas vezes na existência e contemplou todas as coisas existentes e por isso não há nada que ela não conheça! Não é de espantar que ela seja capaz de evocar à memória a lembrança de objetos que viu anteriormente, e que se relacionam tanto com a virtude como com as outras coisas existentes. Toda a natureza, com efeito, é uma só, é um todo orgânico, e o espírito já viu todas as coisas; logo nada impede que ao nos lembrarmos de uma coisa – o que nós, homens, chamamos de “saber” – todas as outras coisas acorram imediata e maquinalmente à nossa consciência. [...] pois sempre, toda investigação e ciência são apenas simples recordação.
A fala transcrita no texto é de Sócrates, que conversa com Mênon. Para ilustrar a teoria da reminiscência, chama um escravo e lhe pede que examine umas figuras sensíveis e , por meio de perguntas, o estimula a “lembra-se” das ideias e a descobrir uma verdade geométrica.

Platão

O amor é uma predisposição reciproca que tona dois seres (mãe e filho) ciosos um da felicidade do outro.

Platão

"A música dá alma ao universo, asas à mente, voo a imaginação, e vida à tudo!".

Platão

Quem é capaz de ver o todo é filosofo; quem não, não.

Platão
Inserida por antoniomoraes68

" Só os mortos conhecem o fim da guerra."

Platão

Filosofar é aprender a morrer.

Platão

(Alegoria da caverna)
"No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali. Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder mover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, sem se poder ver uns aos outros ou a si próprios. Atrás dos prisioneiros há uma fogueira, separada deles por uma parede baixa, por detrás da qual passam pessoas carregando objetos que representam "homens e outras coisas viventes". As pessoas caminham por detrás da parede de modo que os seus corpos não projetam sombras, mas sim os objetos que carregam. Os prisioneiros não podem ver o que se passa atrás deles, e veêm apenas as sombras que são projetadas na parede em frente a eles. Pelas paredes da caverna também ecoam os sons que vêm de fora, de modo que os prisioneiros, associando-os, com certa razão, às sombras, pensam ser eles as falas das mesmas. Desse modo, os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade."
(Interpretação)
Os seres humanos tem uma visão distorcida da realidade. No mito, os prisioneiros somos nós que enxergamos e acreditamos apenas em imagens criadas pela cultura, conceitos e informações que recebemos durante a vida. A caverna simboliza o mundo, pois nos apresenta imagens que não representam a realidade. Só é possível conhecer a realidade, quando nos libertamos destas influências culturais e sociais, ou seja, quando saímos da caverna.

Platão
Inserida por Ohum

"As vezes na vida, nós nos sentimos acorrentados. Sem sequer sabermos, que temos a chave."

Platão
Inserida por NayaraBassi

A palavra precisa concordar com o fato

Platão

O mais alto nível de educação, é a tolerância

Platão
Inserida por bk08