Platão

101 - 125 do total de 164 pensamentos de Platão

Logo, a boa qualidade do discurso, da harmonia, e da graça e do ritmo depende da qualidade do caráter, não daquele a que, sendo debilidade de espírito, chamamos familiarmente ingenuidade, mas da inteligência que verdadeiramente modela o caráter na bondade e na beleza.
(A República)

Platão

Sobre o amor

Platão
Inserida por lanahhh

Na vida duas coisas são certas o amor e a morte !

Platão

(...) a alma deseja voar “de volta para casa”, para o mundo das ideias. Ela quer se libertar do cárcere do corpo.

Platão

Tudo que ilude, encanta !

Platão

""A parte que ignoramos é muito maior que tudo aquilo que sabemos""

Platão

O Mais belo é também o mais amável

Platão

O maior castigo consiste em ser governado por alguém ainda pior do que nós, quando não queremos ser nós a governar.

Platão

A cidade pode crescer até o ponto em que conserva sua unidade, mas nunca além disso.

Platão
Inserida por juninhooricolli

A punição que os bons sofrem, quando se recusam a agir, é viver sob o governo dos maus."

Platão

O amor é a busca do todo.

Platão

Nas asas do amor a alma anseia por voar 'para casa', para o mundo das idéias. Ela quer ser libertada da 'prisão do corpo'..

Platão

O Mito da Caverna

O mito fala sobre prisioneiros (desde o nascimento) que vivem presos em correntes numa caverna e que passam todo tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada pela luz gerada por uma fogueira. Nesta parede são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, animais, plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros ficam dando nomes às imagens (sombras), analisando e julgando as situações.

Vamos imaginar que um dos prisioneiros fosse forçado a sair das correntes para poder explorar o interior da caverna e o mundo externo. Entraria em contato com a realidade e perceberia que passou a vida toda analisando e julgando apenas imagens projetadas por estátuas. Ao sair da caverna e entrar em contato com o mundo real ficaria encantado com os seres de verdade, com a natureza, com os animais e etc. Voltaria para a caverna para passar todo conhecimento adquirido fora da caverna para seus colegas ainda presos. Porém, seria ridicularizado ao contar tudo o que viu e sentiu, pois seus colegas só conseguem acreditar na realidade que enxergam na parede iluminada da caverna. Os prisioneiros vão o chamar de louco, ameaçando-o de morte caso não pare de falar daquelas ideias consideradas absurdas.

Platão

A vida inteira precisamos de graça e gentileza

Platão

Os mais sábios têm a maior autoridade."

Platão

"A primeira e melhor vitória é conquistar a si mesmo."

Platão

Você é jovem, meu filho, e, com o passar dos anos, o tempo vai mudar e até mesmo reverter muitas das suas opiniões presentes. Abstenha-se, portanto, um tempo de configurar-se como um juiz dos maiores assuntos.

Platão

"A Astronomia obriga a nossa alma a olhar para cima e a levar-nos do nosso mundo para outro."

Platão
Inserida por luisbernardo09

Boas pessoas não precisam de leis para obrigá-las a agir responsavelmente, enquanto as pessoas ruins encontrarão um modo de contornar as leis.

Platão

“Mas, quando se trata das coisas boas, ninguém se contenta em possuir bens aparentes; ao contrário, são os bens reais que todo mundo procura, sem dar valor nenhum, nesse domínio, à aparência” (Platão, Rep., V, 476d).

Platão

Apenas os mortos verão o fim da guerra.

Platão

A verdadeira tragédia da vida é quando homens têm medo da luz.

Platão

''As aptidões dos alunos é um processo de busca constante trata-se de uma ação ou planejamento eugênico que busca a progressão e melhoramento humano.''

Platão
Inserida por EmanuelAvelino

Há uma vitória e uma derrota a maior e a melhor das vitórias, a mais baixa e a pior das derrotas, que cada homem conquista ou sofre não pelas mãos dos outros, mas pelas próprias mãos.

Platão

Anteriormente, rodando ao acaso e pensando que fazia alguma coisa, eu era mais miserável que qualquer outro, e não menos que tu agora, se crês que tudo se deve fazer de preferência à filosofia.

(Em "O Banquete")

Platão
Inserida por rodkalenninfe