Biografia de Pitágoras

Pitágoras

Pitágoras (580-497 a. C.) foi um importante matemático e filósofo grego da Antiguidade. Autor do “Teorema de Pitágoras”. Desenvolveu trabalhos na área da matemática, geografia, música, medicina e filosofia.

Pitágoras nasceu na ilha de Samos, no mar Egeu, Grécia, provavelmente no ano de 580 a. C. Ainda jovem impressionava os mestres das escolas de Samos. Com 16 anos de idade, foi enviado para Mileto, para estudar com Tales, o maior sábio da época, que impressionado com os conhecimentos do aluno, passou a estudar suas descobertas de Geometria e Matemática.

Em busca de novos conhecimentos, Pitágoras viajou pela Síria, Arábia, Caldeia, Pérsia, Índia e Egito, onde morou por mais de vinte anos, e se tornou sacerdote. Observando as pirâmides, desenvolveu o importante “Teorema de Pitágoras”, que na linguagem dos matemáticos, diz que a soma dos quadrados dos catetos (lados menores) é igual ao quadrado da hipotenusa (o lado maior).

Em 529 a. C. de volta a Samos, é expulso pelo ditador Polícrates, que proibia escolas e templos. Seguiu para o sul da Itália, em Crotone, onde fundou uma irmandade religiosa, dedicada à Matemática, à Religião, à Filosofia e Política.

Pitágoras e seus adeptos acreditavam que a alma humana fosse imortal e retornasse a Terra, sempre em diferentes pessoas. Atribui-se a Pitágoras o desenvolvimento do sistema decimal, da tábua de multiplicação e das proporções aritméticas. Os pitagóricos deram a Copérnico a primeira ideia de que o Sol era o centro do Universo. Acreditava que a Terra, as estrelas, os planetas e o Universo como um todo eram esféricos e que os caminhos percorridos pelos planetas fossem circulares.

Como matemático Pitágoras não se contentava em dizer frases, tudo era provado geometricamente com um teorema, entre eles: a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual à soma de dois ângulos retos. O volume de um cubo é igual a sua aresta multiplicada três vezes por si mesma, originando a expressão “elevar ao cubo”.

Pitágoras faleceu provavelmente no ano de 497 a. C. em Metaponto, região sul da Itália.

Acervo: 67 frases e pensamentos de Pitágoras.

Frases e Pensamentos de Pitágoras

Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo.

Pitágoras

Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.

Pitágoras

A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus.

Pitágoras

Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.

Pitágoras

Escuta e serás sábio. O começo da sabedoria é o silêncio.

Pitágoras