Biografia de Leon Tolstoi

Leon Tolstoi

Leon Tolstói (1828-1910) foi um escritor russo, é autor do romance Guerra e Paz, um clássico da literatura russa. Com centenas de personagens, na versão original, é considerado um dos maiores romances da história. A obra retrata o jogo da política, as intrigas da corte e a brutalidade da guerra.

Leon Tolstói nasceu em Iasnaia Poliana, Rússia, no dia 09 de setembro de 1828. Filho de importante família ligada aos Czares, ficou órfão aos nove anos de idade e foi educado por preceptores. Em 1841 muda-se para Kazan, onde estuda línguas orientais e Direito, mas insatisfeito com o ensino formal abandona os estudos antes da graduação.

Em 1847, por herança, torna-se senhor de vastas terras. Era chamado de “Conde de Tolstói.” Entusiasmava-se pelo luxo, mas procurava oferecer as melhores condições para seus empregados, preocupado com as contradições dos dois mundos.

Em 1852 alista-se no exército e luta na Guerra da Crimeia, entre russos e turcos. Inicia sua carreira literária, publica a autobiografia “Infância”, na revista O Contemporâneo, de São Petersburgo. Em 1854 escreve “Os Relatos de Sebastopol” e “Adolescência”

Em 1855 volta para São Petersburgo, após a derrota das tropas Russas. Vai para a propriedade da família. Casa-se com Sônia Andreievna. Em 1856 escreve “Juventude”, completando a trilogia autobiográfica. A vida na corte o deixa decepcionado, administrar suas propriedades não o satisfaz e a vida militar o repugnava.

Leon Tolstói escreve seus dois maiores romances “Guerra e Paz” (1869) e Anna Karenina (1877). Nessa época entra em crise espiritual, questiona a sociedade em que vive, rejeita a autoridade da Igreja Ortodoxa e é excomungado em 1901.

Toistói repudia a nobreza, veste-se como camponês e anda descalço. Abandona sua casa e morre de pneumonia na estação ferroviária de Astapovo, na província de Riaz, no dia 14 de novembro de 1910.

Acervo: 134 frases e pensamentos de Leon Tolstoi.

Frases e Pensamentos de Leon Tolstoi

Aquele que conheceu apenas a sua mulher, e a amou, sabe mais de mulheres do que aquele que conheceu mil.

Leon Tolstoi
11 mil compartilhamentos

A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira.

Leon Tolstoi
14 mil compartilhamentos

O amor começa quando uma pessoa se sente só e termina quando uma pessoa deseja estar só.

Leon Tolstoi
3.5 mil compartilhamentos

Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consequência.

Leon Tolstoi
1.4 mil compartilhamentos

A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família.

Leon Tolstoi
4.5 mil compartilhamentos