Biografia de Henfil

Henfil

Henfil nasceu em Ribeirão das Neves, em Minas Gerais, no dia 05 de fevereiro de 1944. Ingressou no curso de Sociologia, mas logo abandonou a universidade. Trabalhou como contínuo em uma agencia de publicidade. Estudou ilustração e produção de histórias em quadrinhos.

Em 1964, foi convidado para trabalhar na revista Alterosa, em Belo Horizonte. No ano seguinte, suas caricaturas de políticos passam a ser publicadas no jornal Diário de Minas. Em 1967, ele criou charges esportivas para o Jornal de Sports, do Rio de Janeiro.

Em 1969, Henfil passou a trabalhar para o semanário “O Pasquim” e para o Jornal do Brasil. Em 1970, durante a ditadura militar, Henfil criou a revista “Fradim”, onde publicava seus quadrinhos humorísticos, críticos e satíricos.

Como escritor, Henfil publicou diversos livros, entre eles, “Hiroshima, Meu Humor” (1966), “Henfil na China” (1980), “Diretas Já!” (1984), “Fradim de Libertação” (1984), “Como se Faz Humor Político” (1984). Em 1981, ganhou o Prêmio Vladimir Herzog pelo conjunto de sua obra através da revista Isto É.

Henfil (Henrique de Souza Filho) faleceu no Rio de Janeiro, no dia 04 de janeiro de 1988, em decorrência da AIDS, adquirida em uma transfusão de sangue durante o tratamento da hemofilia.

Acervo: 10 frases e pensamentos de Henfil.

Frases e Pensamentos de Henfil

Por muito tempo, eu pensei que a minha vida fosse se tornar uma vida de verdade.
Mas sempre havia um obstáculo no caminho, algo a ser ultrapassado antes de começar a viver, um trabalho não terminado, uma conta a ser paga. aí sim, a vida de verdade começaria.

Por fim, cheguei à conclusão de que esses obstáculos eram a minha vida de verdade.
Essa perspectiva tem me ajudado a ver que não existe um caminho para a felicidade.
A felicidade é o caminho! Assim, aproveite todos os momentos que você tem.
E aproveite-os mais se você tem alguém especial para compartilhar, especial o suficiente para passar seu tempo; e lembre-se que o tempo não espera ninguém.
Portanto, pare de esperar até que você termine a faculdade; até que você volte para a faculdade; até que você perca 5 kg; até que você ganhe 5 kg; até que seus filhos tenham saído de casa; até que você se case; até que você se divorcie; até sexta à noite até segunda de manhã; até que você tenha comprado um carro ou uma casa nova; até que seu carro ou sua casa tenham sido pagos; até o próximo verão, outono, inverno; até que você esteja aposentado; até que a sua música toque; até que você tenha terminado seu drink; até que você esteja sóbrio de novo; até que você morra; e decida que não há hora melhor para ser feliz do que agora mesmo...
Lembre-se: felicidade é uma viagem, não um destino.

Henfil
1.6 mil compartilhamentos

Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente.

Henfil
4.9 mil compartilhamentos

Enquanto acreditarmos em nossos sonhos, nada será por acaso.

Henfil
374 compartilhamentos

Enquanto os sábios pensam sem certeza, os idiotas atacam de surpresa

Henfil
303 compartilhamentos

Viver é uma tarefa urgente, porque amanhã é uma coisa que não dá pra pensar, não dá pra fazer planos, hoje é urgente, amanhã é a morte, ontem, graças a Deus, teve ontem!

Henfil
113 compartilhamentos