Biografia de Buda

Buda

Buda, que em hindu significa “Iluminado”, foi o título dado ao líder religioso Siddhartha Gantama, que viveu na Índia entre os séculos VI e V a. C. É considerado o fundador do budismo.

Buda nasceu por volta de 563 a. C. em Lumbini, Índia, sendo criado no principado de Kapilavastu, uma região montanhosa que hoje faz parte do Nepal. Filho do rei da dinastia Sakia, recebeu educação requintada, sendo preparado para ser um guerreiro e líder político. Muito inteligente, era chamado de “Sakia Míni” – o sábio de Sakia.

Desapontado com os problemas da maior parte dos hindus, que viviam sofrendo com a fome e a miséria e acreditando numa existência melhor, que viria depois da morte, praticava toda sorte de mortificações. Siddhartha, que já vivia meditando, resolve partir para uma vida de andarilho em busca de explicações para o enigma da vida.

Meditando durante 49 dias sob a sombra de uma figueira – árvore sagrada para os hindus, conta a lenda que Siddhartha despertou para um novo entendimento de todas as coisas da vida e rumou para a cidade de Benares, à margem do rio Ganges, a fim de transmitir seus ensinamentos. Passou a ser tratado por “Buda”, e durante 45 anos pregou sua doutrina por todas as regiões da Índia.

Buda queria servir de exemplo para outras pessoas em busca da salvação do espírito e do caminho para atingir o Dharma – processo de amadurecimento e plena realização espiritual. Buda faleceu em Mallas, Kushinagar, Índia, por volta de 483 a. C.

Acervo: 135 frases e pensamentos de Buda.

Frases e Pensamentos de Buda

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.

Buda
23 mil compartilhamentos

Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.

Buda
5.7 mil compartilhamentos

Um amigo falso e maldoso é mais temível que um animal selvagem; o animal pode ferir seu corpo, mas um falso amigo irá ferir sua alma.

Buda
30 mil compartilhamentos

A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta.

Buda
3.8 mil compartilhamentos

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima.

Buda
2.6 mil compartilhamentos