Arte Contemporânea

Cerca de 9 frases e pensamentos: Arte Contemporânea

Lógica da Arte Contemporânea: O governo escolhe o ministro, o ministro escolhe o secretário, o secretário escolhe o curador, o curador escolhe os artistas, os artistas escolhem as galerias, as galerias escolhem os clientes, os clientes lavam o dinheiro, o dinheiro vira imposto, o imposto volta para o governo.

Marcos Ribeiro Ecce Ars
Inserida por oriebirsocram
1 compartilhamento

“Arte contemporânea serve para os cérebros subdesenvolvidos que querem inserir-se em uma classe rara, mas que na realidade, não têm o gênio oferecido da natureza àqueles que trazem a arte na sua própria espécie”.

Marcos Ribeiro Ecce Ars
Inserida por oriebirsocram
1 compartilhamento

Perguntaram: o que é arte contemporânea? Responderam: É um corvo acreditando que quando grasna tem o mesmo efeito de um canário quando chilreia

Marcos Ribeiro Ecce Ars
Inserida por oriebirsocram
1 compartilhamento

A arte contemporânea é como um rio poluído, que há algum tempo foi cristalino. O próprio homem o poluiu com lixos. E hoje ninguém mais pode nadar em suas águas nem contemplar a sua beleza.

Marcos Ribeiro Ecce Ars
Inserida por oriebirsocram
1 compartilhamento

Atualmente não existe -em arte-nada mais descontemporaneo do que a arte contemporânea.

Marcos Ribeiro Ecce Ars
Inserida por oriebirsocram
1 compartilhamento

Exposição de pintura modernista, arte contemporânea, eu só visito se puder entrar de patins.

Themístocles Silva
Inserida por Themistocles
1 compartilhamento

A arte contemporânea do século XXI cada vez mais se afasta das possibilidades de ser uma plataforma artística madura expressada por uma técnica ao rigor da técnica, primorosa de execução aliada ao equilíbrio de bom gosto e passa a ser uma instalação mecânica quase pré-fabricada por sucatas como uma brincadeira de mau gosto, dentro do conceito ideia de humor negro, uma piada sem graça quando não avança no desrespeito da cultura, da fé e da filosofia dos outros.Espelho próprio de um período crítico de nossa atual sociedade, doente, individualista, egoísta, perversa, compulsiva, competitiva, fundamentalista, exclusivista, enlouquecida e selvagem.

Ricardo V. Barradas
Inserida por ricardovbarradas
1 compartilhamento

Quando dizem que a arte contemporânea tem que ser abstrata ou concreta, eu rebato por que não concordo... até por que a arte concreta estipula uma técnica especializada de geometria rígida e execução primorosa com alto rigor do planejamento e desenho para só depois introduzir a cor. Acho mesmo que a abstração e a arte concreta sejam uma pré-fase da " TEC ART " , arte digital a partir dos computadores. A princípio uma arte binária, zero e hum , formas e figuras impressas via fax e encrencadas engrenagens impressoras que se limitavam ao preto e branco e nada mais....Mas a arte digital, a Tec Art deu pulos imensos na ultima década se afastando do sistema binário arcaico, década de 1940 IBM, na década de 1960 pinturas rigorosamente construídas a partir de preceitos matemáticos formais, divagando para um abstracionismo concreto até ocorrendo hoje no primeira quartel do século XXI, sistemas de 7D - Sétima Dimensão já existente hoje no Japão em sistemas avançados de Realidade Virtual o que causará na arte digital e na tec art uma nova revolução . Por mais que a maioria dos artistas gostem de separar um sistema de outro, sistema artístico e outro comercial eu particularmente não consigo diferenciar e vou um pouco mais alem....atribuindo a certos nomes das artes gráficas comerciais, em vários países, como protagonistas de experimentações artísticas de sucesso e campanhas de marketing e publicidade como laboratórios prolixos de novas experiências e experimentos de sucessos que foram absorvidos pela arte - arte digital e a tec art.
No Brasil nomes como Hélio Oiticica, Neville d'Almeida, Farnese de Andrade, Paulo Roberto Leal, Osmar Dilon, Aloísio Carvão no grupo Frente no RJ, Waldermar Cordeiro no grupo Ruptura em SP, Júlio Plaza e Abrão Palatinick com desdobramentos na arte cinética, são cada um deles pioneiros e ao mesmo tempo interlocutores não mais da maquina industrial mas das máquinas digitais e o relativismo tempo, espaço e da própria arte.
O ser humano tem à ideia - o artista e daí busca a forma digital para construir, desenvolver ou mesmo constituir a obra sendo plataforma e técnica. E a sutileza da mensagem vinculada no sentido da obra que é levada diretamente ao observador que recebe ou mesmo é convidado a fazer parte da obra, aí sim está propriamente à Arte. Por mais que muitas vezes a arte seja muito mais conceitual, temporal do que formal.

Ricardo V. Barradas
Inserida por ricardovbarradas
1 compartilhamento

A arte contemporânea brasileira enfim inicia seu caminho mais identitário em seus valores, temáticas, mitologia, conceitos, geometrias e brevemente bio suportes e plataformas dentro do "modus operandi " da herança original e nativa indígena brasileira.Teremos sempre uma herança africana mais que nas artes plásticas e visuais desdobraram se em correntes mas mossa herança indígena esteve durante muito tempo obscurecida. No ano de 2016, o prestigiado prêmio PIPA do RJ, contemplou como ganhadores dois artistas indígenas.Isto é só o começo, as artes plásticas e visuais, as artes gráficas e o design, as belas artes inteiras vão recuperar suas origens nativas tribais formadoras genuínas de nossa personalidade educacional, artística e cultural 100% brasileira.

RICARDO VIANNA BARRADAS
Inserida por ricardovbarradas
1 compartilhamento