Você não Soube me Amar

Cerca de 17384 frases e pensamentos: Você não Soube me Amar

O amor é tanto,não quanto.
Amar é enquanto,portanto.ponto

Roberto Freire

O QUE ME IMPORTA SEU CARINHO AGORA SE É MUITO TARDE PARA AMAR VC...O QUE ME IMPORTA SE VC ME ADORA, SE JA NÃO HÁ RAZÃO PRA LHE QUERER...O QUE ME IMPORTA VER VC SOFRER ASSIM SE QUANDO EU LHE QUIS, VC NEM MESMO SOUBE DAR AMOR...O QUE ME IMPORTA VER VC CHORANDO SE TANTAS VEZES; EU CHOREI TAMBÉM...O QUE ME IMPORTA SUA VÓZ CHAMANDO SE PRA VC JAMAIS EU FUI ALGUÉM...O QUE ME IMPORTA ESSA TRISTEZA EM SEU OLHAR; SE O MEU OLHAR TEM MAIS TRISTEZAS PRA CHORAR...QUE O SEU!...O QUE ME IMPORTA VER VC TÃO TRISTE; SE TRISTE EU FUI E VC NEM LIGOU...O QUE IMPORTA SEU CARINHO AGORA SE PARA MIM " A VIDA TERMINOU".

Marisa Monte

'AMAR NÃO É SOFRER'

A frase que dá título a esta crônica é óbvia, mas milhares de pessoas não a levam a sério e vivem relações absolutamente torturantes sem conseguir rompê-las. Homens e mulheres preferem abrar mão da própria liberdade para continuarem sendo amadas: deixam de ser quem são, deixam de externar suas opiniões, deixam de ser elas mesmas para não perderem seu amor, perpetuando assim uma relação esgotante e dolorosa. Acreditam que amar é ser vítima, que o flagelo emocional faz parte do romance. Para quem se reconheceu neste primeiro parágrafo acaba de ser lançado um livro que vem a calhar: "Amores de alto risco", do psicólogo, filósofo e professor italiano Walter Riso. Diz ele que de 20% a 30% da população têm um transtorno extremo de personalidade e, se considerarmos os casos moderados, a porcentagem aumenta. São os narcisistas, histriônicos, paranoicos, limítrofes, esquizoides. Pessoas de bem, que trabalham, apaixonam-se, casam e têm filhos, mas que são obsessivos, desconfiados ou agressivoos num grau muito superior ao que se considera razoável. A literatura pscanalítica tem se debruçado com seriedade sore esses perfis e sobre as dificuldades que enfrentam, mas pouco se fala sobre seus parceiros:maridos e esposas que têm uma mente razoavelmentesã e que passam por verdadeiras torturas emocionais no convívio íntimo. A obra do professor me caiu em mãos justo quando acabo de entregar para a editora os originais do meu novo livro de ficção, cuja história, tamabém escancara a dor e aloucura de um relacionamento marcado pelo constrante conflito. O amor caótico inspira livros, filmes, letras de música e quade sempre tem alta carga de erotismo, o que provoca a fantasia de milhares de casis que se arrastam em seu fejão com arroz conjugal. A princípio, viver um amor explisivo parece uma sorte, e não um castigo, só que depois do princípio vem o durante, e esse durante é que enlaça, predne e machuca. Encerrada a euforia inicial, intala-se a rotinaexasperante de uma relação doentia, que passa longe da satisfação. Claro que é preciso o esforço de amobs em busca de uma ajuste, mas se depois de todas as tentativas ficar claro que a única forma de continuarem juntos é um dos dois se anular e dexar-se consumir, aí é hora de saltar desse trem em movimento. Não é fácil. Aliás, não é nem difícil, é aterrorizonte, pois, não esqueçamos, estamos falando de relações onde ainda existe amor.Nada disso é po´tico, apenas realista. Amor e dor rimam em samba-canção, mas, aqui fora, na vida que se vive, não precxisa ser assim . Amar tem que ser uma prática alegre, construtiva, produtiva. Sem neuras, sem esgnssamento. Concessões fazem parte dos relacionamento, mas sacrefícios, quem disse? Há quem tenha sua energia vital sugada por um vampiro que se deliciacom a sesignação da sua presa. Não é justo. Melhor deixar as ilusões de lado e seguir caminhando. Outro amor pode estar mais adiante, na próxima porta.

Martha Medeiros

"Deus, me ajuda, eu procuro em todo lugar e não acho ninguém para amar."

Cazuza

"Amar é saborear nos braços de um ente querido a porção de céu que Deus depôs na carne."

Victor Hugo

Nunca mais quero amar com outra coisa além do corpo.

James Baldwin

E depois de um tempo você aprende que algumas pessoas vão te amar apenas pelo o que você tem. Que confiança não se recupera depois de traída e que algumas coisas podem doer mas não é para sempre.
Porque a vida não espera você ficar pronto, ela faz de você forte o suficiente para suportar e seguir em frente.

Pedro Bial


Talvez amar seja outra coisa. É mais do que apenas se sentir leve e livre. É saber que o coração dos outros não é seu. Não lhe pertence, porque não é um contrato. A cada dia você deve merecer e dizer. E mais importante, deve fazer o outro sentir. E compreender pelas respostas que talvez seja necessário mudar. Talvez, amar seja abandonar quem você é para encontrar o caminho de quem você pode ser. Só talvez.

Pedro Bial

Que pode uma criatura senão,
entre outras criaturas, amar?
amar e esquecer,
amar e malamar,
amar, desamar, amar?
sempre, e até de olhos vidrados, amar?

Carlos Drummond de Andrade

“Me desculpa, mas eu não sei amar pela metade. Eu não sei precisar apenas de vez em quando.”

Renato Russo

Sempre me apaixono depois que acaba a paixão. Sempre namoro quando acaba o namoro. Só assim sei amar.

Tati Bernardi

"Nunca chore diante das pessoas que não entendem o significado de suas lágrimas porque amar é uma arte mas nem todo mundo é artista."

Renato Russo

Amar nunca impediu que por dentro eu chorasse lágrimas de sangue. Nem impediu separações mortais. [...] O mundo falhou para mim, eu falhei para o mundo. Portanto não quero mais amar. O que me resta? Viver automaticamente até que a morte natural chegue. Mas sei que não posso viver automaticamente: preciso de amparo e é do amparo do amor.

Clarice Lispector

“……AMAR PODE DAR CERTO……"

O SER HUMANO SÓ PODE EXISTIR EM PAZ CONSIGO MESMO SE PUDER SE RELACIONAR COM UMA PESSOA A QUEM DIGA, COM PALAVRAS E GESTOS, "EU TE AMO" E DE QUEM OUÇA COM TOTAL SINCERIDADE: "EU TAMBÉM TE AMO".

MAS AMAR SUPÕE EVOLUIR TODOS OS DIAS, CONHECER O OUTRO CADA VEZ MELHOR, CONSTRUIR COM ELE UM LUGAR NO MUNDO EM QUE AS PESSOAS, AO ENTRAR, SENTIRÃO QUE ALI EXISTE VIDA, CARINHO SINCERO, VONTADE DE ACERTAR.

NOS MOMENTOS DE CRISE OU DE MÁGOA, DIZER "EU TE AMO" AO PARCEIRO É TER A CORAGEM DE LHE DIZER QUE ELE FEZ ALGO DE QUE VOCÊ NÃO GOSTOU.

NOS MOMENTOS DE ALEGRIA E ÊXTASE, DIZER "EU TE AMO" É SABER COMPARTILHAR ESSA ALEGRIA COM QUEM VOCÊ AMA, ABRINDO SEU CORAÇÃO SEM RESERVAS.

NOS MOMENTOS DE DOR, DIZER "EU TE AMO" É TALVEZ NÃO DIZER NADA, MAS DEIXAR EVIDENTE AO OUTRO QUE VOCÊ ESTÁ AO SEU LADO ACONTEÇA O QUE ACONTECER.

NOS MOMENTOS EM QUE VOCÊ PERCEBER QUE ERROU, A MELHOR MANEIRA DE DIZER "EU TE AMO" É SIMPLESMENTE DIZER: "DESCULPE PELO MEU ERRO".

NOS MOMENTOS EM QUE O OUTRO ERROU, E ESTÁ TRISTE PORQUE COMETEU O ERRO, A MELHOR MANEIRA DE DIZER "EU TE AMO" É SE APROXIMAR LENTAMENTE DELE, COLOCAR A MÃO EM SEU OMBRO E DIZER SUAVEMENTE: "TUDO BEM, JÁ FICOU PARA TRÁS".

AMAR PODE DAR CERTO É A FRASE MAIS SIMPLES POSSÍVEL PARA TRADUZIR A CONVICÇÃO DE QUE NASCEMOS PARA AMAR E SER AMADOS, E QUE NOSSA FELICIDADE CONSISTE EM REALIZAR ESSA MISSÃO.

Roberto Shinyashiki

“……NUNCA DESISTA DE AMAR……"


O AMOR É ETERNO E MARAVILHOSO EM SUA ESSÊNCIA, CAPAZ DE REALIZAR AS MAIS IMPORTANTES TRANSFORMAÇÕES EM UM SER HUMANO.

ALGUNS VIVEM O AMOR EM SUA PLENITUDE PELO SIMPLES FATO DE DISPOR DELE EM ABUNDÂNCIA. APRENDERAM A AMAR, A SE ENTREGAR AO SER AMADO E A ESTABELECER RELACIONAMENTOS CRIATIVOS. OUTROS SOFREM COM SEU RELACIONAMENTO AMOROSO. DEPOIS DE ALGUMAS DECEPÇÕES, TENDEM A SE ISOLAR E A ADOTAR UMA POSTURA CÉTICA EM RELAÇÃO AO AMOR. PREFEREM FICAR EM CASA NO SÁBADO À NOITE, ASSISTINDO A UM FILME. PASSAM TODOS OS FINS DE SEMANA SOZINHOS. NUNCA ACEITAM O CONVITE DE UM COLEGA PARA SAIR. NO INÍCIO, SENTEM-SE ALIVIADOS, POIS ACHAM MELHOR EVITAR PROBLEMAS DO QUE SAIR EM BUSCA DO AMOR. MAS, DEPOIS DE ALGUM TEMPO, A SOLIDÃO COMEÇA A APERTAR O CORAÇÃO.

NUNCA DESISTA DE AMAR. ASSUMA SEMPRE O RISCO DE DEMONSTRAR SEU AMOR, MESMO QUE A OUTRA PESSOA NÃO VÁ ACEITÁ-LO, PORQUE AMAR ALGUÉM NÃO É UM PROBLEMA NEM UM DEFEITO; É UMA VIRTUDE. SE ELA NÃO ACEITAR O SEU AMOR, O PROBLEMA NÃO É SEU, POIS, UMA VEZ QUE VOCÊ DESCOBRIU O JEITO DE AMAR, FICARÁ FALTANDO APENAS ENCONTRAR UM COMPANHEIRO PARA A VIAGEM A DOIS.

SE VOCÊ ESTÁ SÓ, ABRA O SEU CORAÇÃO, COLOQUE UM SORRISO NO ROSTO, RETOME O BRILHO NOS OLHOS E ACREDITE QUE A VIDA LHE PREPARA MARAVILHOSAS SURPRESAS. TENHO A ESPERANÇA DE QUE COM ESTA NOSSA CONVERSA VOCÊ TENHA CONSEGUIDO MAIS ENERGIA E INSPIRAÇÃO PARA DESFRUTAR MELHOR O AMOR, UMA REALIDADE VALIOSA DEMAIS PARA SER BANALIZADA.

E LEMBRE-SE: VOCÊ É O AUTOR DA SUA VIDA E É CAPAZ DE ESCREVER UMA HISTÓRIA DE AMOR MUITO LINDA, NA QUAL RECEBA E DÊ MUITO AMOR. SAIBA SEMPRE QUE AMAR PODE DAR CERTO, DESDE QUE VOCÊ CUIDE DO AMOR COM MUITO CARINHO E SABEDORIA.

O AMOR É ETERNO E MARAVILHOSO EM SUA ESSÊNCIA, CAPAZ DE REALIZAR AS MAIS IMPORTANTES TRANSFORMAÇÕES EM UM SER HUMANO, MAS AS PESSOAS ATUALMENTE SE MACHUCAM MUITO PORQUE NÃO APRENDERAM A AMAR DE UMA FORMA PLENA.

O PROBLEMA NÃO ESTÁ NO AMOR. O SER HUMANO NÃO CONSEGUE SER FELIZ SOZINHO. DESISTIR DE AMAR É DEIXAR DE LADO UMA PARTE FUNDAMENTAL DA PRÓPRIA VIDA, E POR ISSO MESMO É TRISTE VER TANTAS PESSOAS TRATAREM O AMOR COM DESPREZO, ACHAREM AS MANIFESTAÇÕES DE ROMANTISMO ALGO FEIO E, PRINCIPALMENTE, DESISTIREM DE VIVER UM GRANDE AMOR. VALE A PENA AMAR, ACREDITAR NO AMOR, ENTREGAR-SE AO AMOR. O AMOR SATISFAZ OS NOSSOS MAIS PROFUNDOS DESEJOS DE COMPREENDER E SER COMPREENDIDO, DE VALORIZAR E SER VALORIZADO, DE DAR E RECEBER.

Roberto Shinyashiki

Você ter que amar alguém é necessidade. Você resolver então amar qualquer um é desespero.

Tati Bernardi

“Não ser amado é uma simples desventura. A verdadeira desgraça é não saber amar.”

Albert Camus

Amar é como uma droga. No começo vem a sensação de euforia, de total entrega. Depois, no dia seguinte, você quer mais. Ainda não se viciou, mas gostou da sensação, e acha que pode mantê-la sob controle. Pensa na pessoa amada durante dois minutos e esquece por três horas. Mas aos poucos, você se acostuma com aquela pessoa, e passa a depender completamente dela. Então pensa por três horas, e esquece por dois minutos. Se ela não está perto, você experimenta as mesmas sensações que os viciados têm quando não conseguem a droga. Neste momento, assim como os viciados roubam e se humilham para conseguir o que precisam, você está disposto a fazer qualquer coisa pelo amor.

Paulo Coelho

Alma, criada para amar ardente,
A tudo corre, que lhe dá contento,
Se despertada do amor se sente.
Do que é real o vosso entendimento
Colhe imagens que em modo tal desprega,
Que alma prá elas sente atraimento.
Se alma, enlevada, ao seu pendor se entrega
Esse efeito é amor, própria natura,
Em que o prazer novo liame emprega.
E, como fogo se ala para a altura
Por sua forma que a elevar-se tende
Ao foco, onde o elemento seu mais dura,
Assim pelo desejo a alma se acende,
Ação espiritual que não se aquieta,
se não consegue a posse que pretende.
Vê, pois, que da verdade excede a meta
Quem acredita e aos outros assevera
Que todo amor de si é coisa reta

Dante Alighieri

"A gente não cansa de amar, a gente cansa de não ser amado."

Fabrício Carpinejar