Versiculos Biblicos sobre Missões

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Tito 3 - Por Mattew Henry

Versículos 1-7: A obediência aos magistrados e a conduta conveniente para com todos, é enfatizada a partir daquilo que os crentes eram antes de sua conversão, e aquilo em que se tornam por meio de Cristo; 8-11: Devem ser feitas boas obras, e evitados os debates inúteis; 12-15: Instruções e exortações.

Vv. 1-7. Os privilégios espirituais não trazem esgotamento e nem fraqueza, antes, confirmam os deveres civis. Somente as boas palavras e as boas intenções não são o bastante sem as boas obras. Não devem ser belicosos, mas devem mostrar mansidão em todas as ocasiões. Não somente em suas amizades, mas a todos os homens, e com sabedoria (Tg 2.13). Aprendamos deste texto quão mau é que um cristão tenha maus modos para com o pior, o mais fraco e o mais abjeto.
Os servos do pecado têm muitos senhores. As suas luxúrias os apressam a irem por diferentes caminhos; o orgulho dá uma ordem, a cobiça dá outra. Assim, tornam-se odiosos e merecem ser odiados. A desgraça dos pecadores é que odeiem-se uns aos outros, e o dever e a felicidade dos santos é que amem-se uns aos outros. Somente podemos ser livres de nosso estado miserável pela misericórdia e pela graça de Deus, pelo mérito dos sofrimentos de Cristo e pela obra de seu Espírito.
Deus Pai é o nosso Salvador. Ele é a fonte da qual flui o Espírito Santo para ensinar, regenerar e salvar as suas criaturas caídas; e esta bênção chega à humanidade por meio de Cristo. O brotar e o surgimento deles representam a bondade e o amor de Deus para com o homem. O amor e a graça têm grande poder por meio do Espírito Santo, para transformar o coração e voltá-lo a Deus. As obras devem estar na vida daqueles que são salvos, mas não são a causa da salvação deles. A salvação traz um novo princípio de graça e santidade que transforma, governa e faz do homem uma nova criatura. Muitos pensam que ao final terão o céu, mesmo que agora não se importem com a santidade: querem ter o final sem que tenham tido o princípio.
Aqui está o sinal e o selo exterior no batismo, que é chamado de lavagem da regeneração. A obra é interior e espiritual; tem o seu significado e selo exterior nesta ordenança. Não deve ser diminuída a importância do sinal e do selo exterior; porém, jamais devemos descansar em um processo de limpeza exterior, mas devemos sempre buscar a resposta de uma boa consciência sem a qual a limpeza exterior não servirá para nada. Aquele que trabalha no nosso interior é o Espírito Santo de Deus; é a renovação dEle. Por Ele somos capazes de mortificar o pecado, cumprimos o nosso dever, andamos nos caminhos de Deus; toda a obra da vida divina é realizada em nós, e o fruto da justiça exterior é alcançado por meio deste Espírito bendito e Santo. O Espírito e os seus dons e graças salvadores vêm por meio de Jesus Cristo como Salvador, cuja disposição e obra é levar os homens à graça e à glória.
A justificação, no sentido do Evangelho, é o perdão gratuito do pecador; é aceitá-lo como justificado por meio da justiça de Cristo, recebida pela fé. Deus é bom para com o pecador quando o justifica conforme o Evangelho, e é justo para consigo mesmo e para com a sua lei. Como o perdão é concedido por meio da justiça perfeita, e Cristo satisfaz à justiça, esta não pode ser merecida pelo próprio pecador. A vida eterna é apresentada diante de nós por meio da promessa; o Espírito produz em nós a fé e a esperança desta vida; a fé e a esperança cercam-na e enchem-na de gozo por meio de sua expectativa.

Vv. 8-11. Quando se declara a graça de Deus a favor da humanidade, insiste-se na necessidade das boas obras. Aqueles que creem em Deus devem ter o cuidado de manter as boas obras, buscando oportunidades para realizá-las, sob a influência do amor e da gratidão.
Devemos evitar as questões néscias e vãs, as distinções sutis e as perguntas vãs; tampouco as pessoas devem desejar as novidades, mas amar a sã doutrina, que tem a maior tendência a edificar.
Mesmo que agora pensemos que alguns pecados sejam leves e pequenos, se o Senhor despertar a nossa consciência, sentiremos que até o menor deles pesará muito em nossa alma.

Vv. 12-15. O cristianismo não é uma profissão de fé infrutífera, e aqueles que o professam devem estar cheios dos frutos de justiça que são alcançados por meio de Jesus Cristo, para a glória e louvor a Deus. Devem fazer o bem e manterem-se afastados do mal. Que os nossos familiares tenham trabalhos e ocupações honestas, para que possam prover para si mesmos e para as suas famílias. O cristianismo obriga todos a buscarem algum trabalho e alguma vocação honesta, e nestes devem permanecer em Deus.
O apóstolo conclui a epístola com expressões de uma amável consideração, e com uma oração fervorosa. A graça seja com todos vós; o amor e o favor de Deus, com os seus frutos e efeitos, para os casos de necessidade. E sejam cada vez mais abundantes nestes em suas almas. Este é o desejo e a oração do apóstolo, que mostram o seu afeto por eles, e o seu desejo do bem em relação a eles. E quer que a oração seja o meio de obterem-no e trazerem-no sobre si mesmos, pedindo-o. A graça é a principal bênção que devemos desejar e pedir em oração, tanto para nós como para o nosso próximo; a graça é "todo o bem".

Matthew Henry

Amós 8 - Por Matthew Henry

Versículos 1- 3: A aproximação da ruína de Israel; 4-10: A opressão é reprovada; 11-14: A fome da Palavra de Deus.

Vv. 1-3. Amós viu um cesto de frutas, que florescem no estio, recolhidas e preparadas para serem comidas, significando que o povo estava pronto para ser destruído, e que o tempo da paciência de Deus estava chegando ao seu fim. As frutas de verão não duram até o inverno; devem ser consumidas imediatamente. Estes juízos não tirarão deles nenhum conhecimento, seja da justiça de Deus, seja da própria justiça deles. Os pecadores postergam o arrependimento a cada dia, porque, enganados, pensam que o Senhor é tardio em seus juízos.

Vv. 4-10. Os ricos e poderosos da terra eram os mais culpados pela opressão, e eram os principais em relação à idolatria. Estavam cansados das restrições impostas pelos dias de repouso e pelas luas novas, e desejavam que estas ordenanças tivessem fim, pois nestas ocasiões não se podia fazer nenhum trabalho. Este é o caráter de muitos que se intitulam cristãos. As ordenanças tais como as que se referem aos dias de repouso e às suas obras, são um peso para os corações carnais. Estes serão profanados ou considerados como dias pesados, porém, é possível gastarmos o nosso tempo em algo melhor do que em nossa comunhão com Deus? Quando estavam ocupados em seus serviços religiosos, estavam pensando em seus negócios. Estavam cansados dos deveres santos porque os seus negócios no mundo ainda tinham para eles um valor maior. Aqueles que amavam mais os dias em que trabalhavam em seu comércio e nos mercados, e aqueles que preferiam estar vendendo trigo ao invés de estar adorando a Deus, eram estranhos para Ele e inimigos de si mesmos.
Não têm consideração alguma para com o homem: aqueles que perderam o gosto pela piedade, não reterão por muito tempo o sentido da honestidade comum. Enganam aqueles com quem tratam. Aproveitam-se da ignorância ou da necessidade do próximo, em um comércio em que quase comprometem ao pobre que trabalha. Poderíamos testemunhar de fraudes e cobiças que, de formas tão numerosas, transformam o seu comércio em uma abominação para o Senhor, sem termos que nos assombrar ao vermos tantos comerciantes decadentes no serviço a Deus. Porém, aquele que despreza o pobre rejeita ao seu Criador; quanto a Ele, o rico e o pobre se encontram. As riquezas que são alcançadas por meio da ruína do pobre, trarão a ruína àqueles que as obtêm. Deus recordará o pecado que cometeram contra eles. Isto nos fala dos homens sem misericórdia e injustos, que são sem dúvida miseráveis, e miseráveis para sempre.
Haverá terror e desolação por todas as partes. Virá a eles quando menos esperarem. Assim, pois, todos os nossos consolos e gozos nas criaturas são incertos, e até mesmo a própria vida; em meio à vida, estamos sujeitos à morte. Como será o lamento no dia amargo, que vem logo depois dos prazeres pecaminosos e dos pecados sensuais!

Vv. 11-14. Aqui está um sinal do tremendo descontentamento de Deus. A qualquer momento, e mormente em tempos de problemas, ter fome da Palavra de Deus é o juízo mais pesado. Para muitos, isto não é aflição, porém alguns o sentirão muito, e viajarão para muito longe para ouvir um bom sermão; sentem a perda de misericórdias que outros nesciamente afastam de si, pecando. Porém, quando o Senhor Deus visita uma igreja desviada, os próprios planos e esforços de seus membros para encontrar um caminho de salvação não lhes servirão de nada. E o mais amigável e zeloso dentre eles perecerá por falta da água da vida, que somente o Senhor Jesus Cristo é capaz de dar. valorizemos as nossas vantagens, procuremos nos beneficiar delas e temamos afastá-las de nossa vida por causa de nossos pecados.

Matthew Henry

Amós 7 - Por Matthew Henry

Versículos 1-9: Visões dos juízos prestes a sobrevir a Israel; 10-17: Amazias ameaça Amós.

Vv. 1-9. Deus suporta muitas coisas, porém não suportará para sempre a um povo provocador, A lembrança das misericórdias que anteriormente recebemos como o produto da terra, da última colheita, deveria tornar-nos submissos à vontade de Deus quando nos deparamos com desenganos no crescimento posterior.
O Senhor tem muitas maneiras de humilhar uma nação pecadora. Qualquer que seja o problema que nos angustie, devemos ser mais fervorosos na presença de Deus e suplicar o perdão dos pecados. O pecado é capaz de reduzir imediatamente a um grande povo. O que será da nação de Israel, se a única mão que é capaz de levantá-la, se estender contra ela?
Observemos o poder da oração, Consideremos que grande bênção é para uma terra o povo que ora. Observemos quão rápido e quão disposto Deus é para mostrar misericórdia; quanto espera para ser bondoso, Israel era uma parede, uma parede firme, que o próprio Senhor levantou como defesa para o seu santuário, Parece que o Senhor está agora sobre esta parede. Ela é medida, e parece ser uma parede que se inclina. Assim Deus colocará à prova o povo de Israel e descobrirá a maldade deles; chegará o momento em que aqueles que vez por outra foram perdoados, já não serão desconsiderados.
O Senhor ainda continua chamando a Israel de seu povo. A oração repetida, e o êxito do profeta deveriam levar-nos a buscar ao salvador.

Vv. 10-17. Não é novidade que os acusadores de nossos irmãos procurem apresentá-los de modo mau, como inimigos do rei e do reino, como traidores de seu príncipe e alvoroçadores da terra, quando na verdade são os melhores amigos de ambos. Aqueles que tomam a piedade como fonte de ganho, e estão governados pelas esperanças de riqueza e prosperidade, são dados a pensar que estas são também as motivações mais fortes dos demais.
Porém, aqueles que, como Amós, têm uma garantia de Deus, não devem temer o semblante do homem. Se Deus, que o enviou, não o tivesse fortalecido, não teria sido capaz de endurecer o seu rosto como a pederneira. O Senhor costuma escolher o fraco e o néscio do mundo, para confundir o sábio e o poderoso, mas nenhuma oração fervorosa, nem qualquer trabalho abnegado, são capazes de levar os soberbos pecadores a suportar as fiéis repreensões e advertências. Todos aqueles que se opõem ou desprezam a Palavra divina devem esperar efeitos fatais para a sua alma, a menos que se arrependam.

Matthew Henry

1 Tessalonicenses 5 - Por Matthew Henry

Versículos 1-11: O apóstolo exorta-nos a estarmos sempre prontos para a vinda de Cristo, a qual será súbita e inesperada; 12-22: Dá instruções sobre diversos deveres; 23-28: Conclui com uma oração, saudações e uma bênção.

Vv. 1-5. É desnecessário e inútil perguntar a data específica da vinda de Cristo. Ele não a revelou nem mesmo aos apóstolos. Há tempos e épocas para que trabalhemos, e o nosso dever e preocupação é conhecê-los e observá-los. Porém, quanto ao tempo em que devamos prestar contas, não sabemos quando será.
A vinda de Cristo será uma grande surpresa para os homens. O nosso próprio Senhor o disse. Como a hora da morte de cada pessoa, assim será o juízo para a humanidade de modo geral, de modo que o mesmo comentário é válido para ambas situações. A vinda de Cristo será terrível para os ímpios. A destruição lhes sobrevirá enquanto sonham com a felicidade e se comprazem em entretenimentos vãos. Não haverá nenhum meio para enganar ou escapar do terror do castigo deste dia.
Este será um dia feliz para os justos. Eles não estarão em trevas; são filhos da luz. Esta é a feliz condição de todos os verdadeiros cristãos. Porém, quantos falam de paz e segurança, enquanto sobre as suas cabeças pende a destruição eterna! Despertemo-nos a nós mesmos e uns aos outros, e acautelemo-nos contra os nossos inimigos espirituais.

Vv. 6-11. A maior parte da humanidade não considera as coisas do outro mundo porque está adormecida; ou não as consideram porque dormem e sonham. A nossa moderação quanto a todas as coisas desta terra deveria ser conhecida por todos os homens. Os cristãos, que possuem a luz do Evangelho bendito brilhando em seus rostos, poderiam despreocupar-se por suas almas e serem indolentes em relação ao outro mundo? Precisamos da armadura espiritual ou das três graças cristãs: fé, amor e esperança. Fé, pois cremos que os olhos de Deus estão sempre sobre nós, e que existe um outro mundo pelo qual devemos nos preocupar, e por isto vemos razão para estar alertas e sóbrios. O amor, verdadeiro e fervoroso em relação a Deus e às coisas de Deus, nos manterá alertas e sóbrios. Esperança; se temos a esperança da salvação, acautelemo-nos contra todas as coisas que possam fazer a nossa confiança no Senhor vacilar.
Temos a base sobre a qual podemos construir uma esperança inabalável, quando consideramos que a salvação é alcançada por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para fazer expiação por nossos pecados e para resgatar a nossa alma. Devemos unir-nos uns aos outros em orações e louvores. Devemos dar um bom exemplo uns aos outros, e este é o melhor meio para respondermos à finalidade da sociedade. Deste modo aprenderemos a viver para aquEle com quem esperamos viver para sempre.

Vv. 12-15. Os ministros do Evangelho estão descritos pela obra de seu ofício, que consiste em servir e honrar ao Senhor. O dever deles não é somente dar bons conselhos, mas também devem advertir o rebanho contra os perigos e reprovar aquilo que estiver mal. As pessoas devem honrar e amar aos seus ministros, porque a atividade deles é cuidar do bem-estar das almas dos homens.
As pessoas devem estar em paz consigo mesmas, fazendo todo o possível para guardarem-se contra toda a dissensão, mesmo que o amor e a paz não devam permitir que façamos vistas grossas em relação ao pecado. Os espíritos temerosos e pesarosos devem ser animados, e uma palavra amável é capaz de fazer muito bem. Devemos tolerar e suportar as outras pessoas. Devemos ser pacientes e capazes de controlar a ira, e isto em relação a todos os homens. Seja o que for que os homens nos façam, a nossa obrigação é fazer o bem ao próximo.

Vv. 16-22. Temos que nos regozijar nas bênçãos que são concedidas à criatura, de modo que demonstremos que estas não são as nossas maiores alegrias, pois a nossa esperança de viver no céu é infinitamente maior do que aquela que temos de viver na terra, e da mesma maneira o gozo no céu é infinitamente maior do que aquele que temos neste mundo. Porém, quando nos regozijamos em Deus, podemos fazê-lo para todo o sempre. Uma vida verdadeiramente religiosa é uma vida de gozo espiritual constante. Podemos nos alegrar ainda mais se orarmos mais. A oração nos ajudará a levarmos adiante todo o assunto lícito e toda a boa obra. Se orarmos sem cessar, não nos faltarão motivos pelos quais daremos graças ao Senhor pelas coisas relacionadas à nossa vida. Haverá razões para agradecermos por perdoarmos e prevenirmos, pela misericórdia que recebemos nas situações comuns e excepcionais, no passado e no presente, as espirituais e as temporais. Não somente por aquilo que é próspero. e agradável, mas também pelas aflições que enfrentamos, pelos castigos e pelas correções, porque Deus designa tudo para o nosso bem, ainda que, no momento, não sejamos capazes de compreender em que estas providências nos ajudarão.
Não apagueis o Espírito. A Bíblia diz que o Senhor Jesus batiza os cristãos com o Espírito Santo e com fogo. Ele trabalhou como o fogo, iluminando, avivando e purificando a alma dos homens. Como o fogo se apaga quando não tem mais o combustível, e é sufocado quando lança-se água sobre este, ou colocando muita terra por cima deste, assim devemos ter o cuidado de não apagar o Espírito Santo consentindo com os afetos e desejos carnais, preocupando-nos somente com as coisas terrenas. Os crentes costumam impedir o seu próprio crescimento na graça, por não se darem aos afetos espirituais que são produzidos em seus corações pelo Espírito Santo.
Por profecia pode também ser entendida aqui a pregação da Palavra, a interpretação e a aplicação das Escrituras. Jamais devemos desprezar alguma pregação mesmo que seja simples, e que não nos diga mais do que aquilo que já sabemos. Devemos esquadrinhar as Escrituras. Se provarmos todas as coisas, deveremos reter aquilo que for bom. Devemos nos abster de pecar, e de tudo aquilo que tenha aparência de pecado, que conduza ao pecado ou que se aproxime dele. Aquele que não se refreia da aparência do pecado, que não elimina as ocasiões de pecar, e que não evita as tentações nem a aproximação do pecado, não se manterá por muito tempo sem pecar.

Vv. 23-28. O apóstolo ora para que eles possam ser santificados com mais perfeição, porque os melhores são aqueles que estão santificados; porém, o estarão somente em parte, enquanto estiverem neste mundo. Portanto, devemos orar pela santificação completa enquanto prosseguimos adiante, em direção a esta. E estaríamos prontos para cair se Deus não continuasse realizando a sua boa obra em nossa alma; portanto, devemos orar pedindo que Deus aperfeiçoe a sua obra até que sejamos apresentados sem nenhuma falta diante do trono de sua glória.
Devemos orar uns pelos outros, e os irmãos devem assim expressar o seu amor fraternal.
Esta epístola seria lida para todos os irmãos. Não somente se permite às pessoas comuns dentre o povo que leiam as Escrituras, como é um dever de todos, indistintamente, e devem ser exortados a lê-las. A Palavra de Deus não deve ser mantida em um idioma desconhecido, mas deve ser traduzida, uma vez que todos os homens têm a obrigação de conhecer as Escrituras, e para que todos os homens possam lê-las. As Escrituras devem ser lidas em todas as reuniões públicas, especialmente para benefício daqueles que são indoutos.
Não necessitamos mais do que conhecer a graça de nosso Senhor Jesus Cristo para que tomemo-nos felizes. Ele é uma fonte de graça que sempre flui, e que transborda para suprir todas as nossas carências.

Matthew Henry

Colossenses 1 - Por Matthew Henry

Versículos 1-8: O apóstolo Paulo saúda os colossenses e bendiz a Deus pela fé, amor e esperança deles; 9-14: Ora para que tenham fruto no conhecimento espiritual; 15-23: Fornece uma visão gloriosa de Cristo: 24-29: Estabelece o seu próprio caráter como apóstolo dos gentios.

Vv. 1-8. Todos os verdadeiros cristãos são irmãos entre si. A fidelidade acompanha todos os aspectos e relações da vida cristã.
A fé, a esperança e o amor são as três principais virtudes da vida cristã, e o tema apropriado para orarmos e darmos graças ao Senhor. Quanto mais fixamos as nossas esperanças na recompensa que há no porvir, mais livres estaremos para fazer o bem por meio de nosso tesouro terrestre. Estava reservado para eles; nenhum inimigo poderia tirá-lo deles.
O Evangelho é a Pala;ra da verdade, e podemos edificar as nossas almas sobre esta base, tendo a certeza de um bom resultado. Todos aqueles que ouvem a Palavra do Evangelho deverão dar frutos que estejam de acordo com o Evangelho, deverão obedecê-lo e ter os seus princípios e vidas formados de conformidade com este.
O amor ao mundo surge de pontos de vista que trazem consigo interesses pessoais, ou de similaridade com os modos do mundo; o amor carnal surge dos apetites e prazeres. A estes sempre se apega algo corrupto, egoísta e baixo. Porém, o amor cristão surge do Espírito Santo e está repleto de santidade.

Vv. 9-14. O apóstolo era constante para orar pedindo que os crentes fossem cheios do conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria. As boas palavras não têm qualquer utilidade se não estiverem acompanhadas por boas obras. Aquele que empreende o fortalecimento de seu povo é um Deus de poder glorioso. O bendito Espírito Santo é o autor de boas dádivas. Ao orarmos pedindo poder espiritual, não somos pressionados e nem limitados nas promessas, e não devemos sê-lo em nossas esperanças e desejos. A graça de Deus nos corações dos crentes é o poder de Deus, e existe glória neste poder. A utilização especial desta força é para as ocasiões de sofrimento. Existe uma obra a realizar, mesmo que estejamos sofrendo.
Em meio a todas as suas tribulações eles davam graças a Deus Pai, cuja graça especial os preparava para participar da herança que está preparada para os santos. Para que esta transformação fosse realizada, aqueles que antes foram escravos de Satanás tornaram-se súditos de Cristo. Todos aqueles que estão desejosos de ir ao céu já estão preparados, ou estão se preparando para o céu. Aqueles que possuem a herança de filhos, são educados como filhos e têm a disposição de filhos. Por meio da fé em Cristo desfrutam esta redenção, como a compra que fez por meio de seu sangue expiatório, mediante a qual é concedido o perdão dos pecados e todas as demais bênçãos. certamente consideraremos como um favor ser libertos do reino de Satanás e levados ao reino de Cristo, sabendo que todas as tribulações logo terminarão, e que cada crente será contado entre aqueles que foram libertos da grande tribulação.

Vv. 15-23. Cristo, em sua natureza humana, é a revelação visível do Deus invisível, e todos aqueles que o viram contemplaram também o Pai. Amemos estes mistérios com uma fé humilde, e contemplemos a glória de Jeová em Cristo Jesus. Ele existe antes de toda a criação, antes que fosse feita a primeira criatura; este é o modo pelo qual as Escrituras representam a eternidade, e pelo qual a eternidade de Deus é representada para nós. Sendo todas as coisas criadas por Ele, foram criadas para Ele; sendo feitas por seu poder, foram feitas conforme o seu beneplácito e para o louvor de sua glória. Não somente criou a todas no princípio, mas as sustenta pela Palavra de seu poder.
Cristo, como Mediador, é a Cabeça do corpo, que é a Igreja. Toda a graça e força pertencem a Ele; e a Igreja é o seu corpo. Toda a plenitude habita nEle; a plenitude de mérito e justiça, de força e graça para nós. Deus mostrou a sua justiça ao requerer plena satisfação. Este modo de redimir a humanidade por meio da morte de Cristo foi o mais adequado. Aqui é apresentado diante de nós o método para que sejamos reconciliados. Devido ao ódio que Deus tem em relação ao pecado, aprouve a Deus reconciliar consigo mesmo o homem caído.
Se estamos convencidos de que éramos inimigos por causa das más obras, e que agora estamos reconciliados com Deus por meio do sacrifício e morte de Cristo segundo a nossa natureza, não procuraremos explicar nem compreender plenamente estes mistérios; porém, veremos a glória deste plano de redenção e nos regozijaremos na esperança que está posta diante de nós. Se o amor de Deus por nós é tão grande, o que podemos fazer agora por Deus? Orar com frequência e ser abundantes nos deveres santos, não viver mais para nós mesmos, e sim para Cristo, que morreu por nós. Mas para quê? Para que continuemos vivendo em pecado? Não, mas para que morramos para o pecado e vivamos, não para nós mesmos, mas para Ele.

Vv. 24-29. Os sofrimentos da cabeça e dos membros são chamados de sofrimentos de Cristo, e como se fossem um só corpo de sofrimentos. Porém, Ele sofreu pela redenção da igreja; nós sofremos por outras coisas porque saboreamos ligeiramente este cálice de aflições, do qual Cristo bebeu primeiramente e bebeu-o até o final. Podemos dizer que o cristão cumpre a sua parte nos sofrimentos de Cristo quando toma a sua cruz, e conforme a vontade de Cristo sofre pacientemente as aflições que Deus lhe designa.
Sejamos agradecidos pelo fato de Deus nos ter dado a conhecer os mistérios ocultos durante séculos e gerações, e tenha mostrado as riquezas de sua glória entre nós. Ao pregarmos a Cristo entre nós, perguntemos honestamente se Ele habita e reina em nós; somente isto é capaz de garantir a esperança que temos de sua glória. Devemos ser fiéis até a morte em meio a todas as provas, para que recebamos a coroa da vida e alcancemos a meta de nossa fé: a salvação de nossa alma.

Matthew Henry

Amós 5 - Por Matthew Henry

Versículos 1-6. Israel é chamado a buscar ao Senhor. 7-17: Fervorosas exortações ao arrependimento; 18-27: Ameaças acerca da idolatria.

Vv. 1-6. A Palavra que acusa, mas também vivifica, deve ser ouvida e obedecida, bem como as Palavras de consolo e paz; quer ouçamos, quer não, a Palavra de Deus terá o seu efeito. O Senhor ainda proclama misericórdia aos homens, mas estes vez por outra esperam receber livramentos por meio das formas que eles mesmos inventaram, e que tomam certa a sua condenação. Enquanto se recusarem a buscar misericórdia em Cristo e por meio dEle, para que possam viver, o fogo da ira divina cairá sobre eles. Os homens podem fazer do mundo um ídolo, mas perceberão que este não é capaz de protegê-los.

Vv. 7-17. A mesma onipotência, para os pecadores arrependidos, é capaz de transformar a aflição e o sofrimento em prosperidade e gozo, e com igual facilidade transformar a prosperidade dos pecadores insolentes em profundas trevas. Os maus tempos não produzirão um tratamento claro; isto é, não para os homens maus. sem dúvida estes homens eram maus, quando os sábios e bons consideraram até mesmo falar-lhes como sendo uma atitude vã.
Aqueles que buscarem e amarem aquilo que é bom, serão capazes de ajudar a salvar a terra da ruína. É nosso dever suplicar a Deus que nos conceda as suas promessas espirituais, pedir-lhe que crie em nós um coração limpo e que renove dentro de nós um espírito reto. O Senhor está sempre pronto para ser bondoso para com as almas que o buscam; elas serão atendidas com piedade. Porém, quanto ao Israel pecador, os juízos de Deus, que haviam passado por eles vez por outra, agora passarão através deles.

Vv. 18-27. Ai daqueles que desejam os juízos do dia de Jeová, que desejam tempos de guerra e confusão, como alguns que almejam por transformações e esperam progredir pisando nas ruínas de seu país! Porém, esta devastação será tão grande que ninguém poderá sair ganhando por meio dela, O dia de Jeová será um dia sombrio, que faz desfalecer, e tenebroso para todos os pecadores impenitentes. Quando Deus faz um dia tenebroso, nem o inundo inteiro é capaz de torná-lo resplandecente.
Aqueles que não forem mudados pelos juízos de Deus, serão perseguidos por eles; se escaparem de um deles, haverá logo outro pronto para agarrá-los, Uma pretensão de piedade é uma iniqüidade dupla, e assim será considerada. O povo de Israel copiou os mesmos crimes que os seus antepassados haviam cometido anteriormente. A lei que nos manda adorar ao Senhor nosso Deus, diz que devemos adorar somente a Ele. Às vezes os religiosos professos florescem pouco, porque têm pouca ou nenhuma comunhão com Deus em seus deveres. Foram levados cativos por Satanás à idolatria; portanto, Deus fez com que fossem ao cativeiro em meio aos idólatras.

Matthew Henry

Amós 6 - Por Matthew Henry

Versículos 1-7: O perigo do luxo e da falsa segurança; 8-14: Castigos por causa de pecados.

Vv. 1-7. Considera-se que aqueles que cuidam de seus corpos fazem o bem a si mesmos, mas aqui nos é falado a respeito de sua intranqüilidade, e dos seus "ais". Aqui se descreve o orgulho, a segurança e a sensualidade, pelos quais Deus pedirá contas. Os pecadores que não consideram estas coisas correm perigos de todos os lados, mas os que estão vivendo de modo confortável em sião, que são néscios, que possuem uma confiança vã e abusam dos seus privilégios, correm o maior perigo. Muitos imaginam ser povo de Deus vivendo em pecado e conforme o mundo; entretanto, o exemplo da ruína dos demais nos proíbem ter esta certeza. Aqueles que se estabelecem em seus prazeres costumam ser indiferentes aos problemas dos demais, uma grande ofensa para com Deus.
Aqueles que depositaram a sua felicidade no prazer dos sentidos, e colocam o seu coração nestes, serão despojados destes prazeres. Aqueles que procuram afastar de si mesmos o dia mau, sem buscar ao Senhor, encontrarão aquilo que temem bem próximo a si.

Vv. 8-14. Quão terrível e desgraçado é o caso daqueles que tiveram a sua ruína eterna decretada pelo Senhor; Ele é capaz de executar o seu propósito e ninguém é capaz de mudá-lo! Há corações que estão desgraçadamente endurecidos, aqueles que não são levados a mencionar o Nome de Deus, nem o adoram quando a própria mão do Senhor Deus se coloca contra eles, quando a enfermidade e a morte entram em suas famílias. Aqueles que não forem arados como os campos, serão lançados fora, como se faz com as pedras, Quando os nossos serviços a Deus tornam-se amargos por meio do pecado, as suas providências serão, de modo justo, amargas para nós. Os homens devem prevenir-se para que não endureçam os seus corações, porque Deus destruirá todos aqueles que andam em soberba.

Matthew Henry

Amós 4 - Por Matthew Henry

Versículos 1-5: Israel é reprovado; 6-13: A demonstração de sua impenitência.

Vv. 1-5. Aquilo que é alcançado por meio da extorsão, costuma ser utilizado para prover a carne e satisfazer as suas concupiscências. Aquilo que é alcançado por meio da opressão não pode ser desfrutado com satisfação. Quão miseráveis são aqueles, cuja confiança na obediência às atitudes contrárias à orientação bíblica, somente vêm a provar que crêem em mentiras! Tomemos todo o cuidado para que a nossa fé, esperança e adoração estejam respaldados pela Palavra divina.

Vv. 6-13. Observemos o quão néscios são os corações carnais: andam errantes, indo de uma criatura a outra, procurando algo em que possam se satisfazer, e esforçam-se por aquilo que não satisfaz; porém, depois de tudo, não inclinarão os seus ouvidos àquEle em quem podem encontrar tudo o que desejam. Pregar o Evangelho é como fornecer a chuva; e onde falta a chuva, tudo se murcha. Bom seria se as pessoas fossem tão sábias com as suas almas, como o são com os seus corpos; e, quando não tivessem esta chuva perto de si, fossem procurá-la para que pudessem tê-la.
Como os israelitas persistiram em rebeldia e idolatria, o Senhor veio contra eles como um adversário, Em breve, cada um deve se encontrar com o Senhor em juízo, e ninguém será capaz de manter-se diante dEle se nos tratar conforme as nossas obras, se desejarmos nos preparar para termos um encontro tranqüilo com o Senhor nosso Deus no período aterrador de sua vinda, deveremos agora encontrá-lo em Cristo Jesus, o eterno Filho de Deus Pai, que veio salvar os pecadores. Devemos buscá-lo enquanto pode ser achado.

Matthew Henry

Gálatas 5 – Por Matthew Henry

Versículos 1-12: Uma fervorosa exortação a estarem firmes na liberdade do Evangelho; 13-15: Uma fervorosa exortação a terem o cuidado de não consentirem com um temperamento pecador; 16-26. Urna fervorosa exortação a caminharem no Espírito, e não darem lugar às luxúrias da carne: as obras de ambos são descritas.

Vv. 1-6. Cristo não será o Salvador de alguém que não o receba e confie nEle como o seu único Salvador. Demos ouvidos às advertências e às exortações do apóstolo, a estarmos firmes na doutrina e na liberdade do Evangelho. Todos os verdadeiros cristãos, que são ensinados pelo Espírito Santo, esperam pela vida eterna, pela recompensa da justiça, e pelo objeto de sua esperança, como dádiva de Deus por meio de sua fé em Jesus Cristo, e não por amor às suas próprias obras.
O judeu convertido pode observar as cerimônias ou afirmar a sua liberdade; o gentio pode desprezá-las ou tomar parte nelas, sempre e quando não dependa destas. Nenhum privilégio ou profissão exterior de fé, servirão para que sejam aceitos por Deus, sem que tenham a fé sincera em nosso Senhor Jesus Cristo. A verdadeira fé é uma graça que age, trabalha por amor a Deus e aos nossos irmãos. Que estejamos entre aqueles que, pelo Espírito Santo, aguardam a esperança da justiça pela fé.
O perigo anterior não estava em coisas sem importância em si mesmas, como agora o são em muitas formas e observâncias. Porém, sem a fé que trabalha por meio do amor, tudo mais carece de valor, e comparado a isto, todas as demais coisas são de escasso valor.

Vv. 7-12. A vida do cristão é uma carreira na qual ele deve correr e manter-se, se desejar alcançar o prêmio. Não basta que professemos o cristianismo; devemos correr bem, vivendo conforme esta confissão. Muitos que começam bem na religião são prejudicados em seu avanço ou desviam-se pelo caminho. Aqueles que começaram a desviar-se do caminho e a mostrarem-se cansados, deveriam perguntar a si mesmos, de modo sério, o que é que lhes está atrapalhando.
A opinião ou a persuasão (v. 8) era sem dúvida a de mesclar as obras da lei com a fé em Cristo quanto à justificação. O apóstolo deixa que eles mesmos julguem de onde surgiu o problema, e mostra o suficiente para indicar que esta situação deve-se a Satanás, e a mais ninguém.
Para as igrejas cristãs, é perigoso dar ânimo àqueles que seguem a erros destruidores, e especialmente àqueles que os difundem. Ao repreender o pecado e o erro, devemos sempre distinguir entre os líderes e os liderados. Os judeus se ofendiam por ser pregado que Cristo é a única salvação para os pecadores. se Paulo e os demais tivessem aceito que a observância da lei de Moisés deveria unir-se à fé em Cristo, como necessária para a salvação, então os crentes poderiam evitar muitos dos sofrimentos que tiveram. Deve-se resistir aos primeiros indícios deste fermento. Certamente aqueles que persistem em perturbar a Igreja de Cristo, devem suportar o seu juízo.

Vv. 13-15. O Evangelho é uma doutrina que está de acordo com a piedade (1 Tm 6.3), e está longe de consentir com o menor pecado que seja, e vem nos submeter à obrigação mais forte de evitá-lo e vencê-lo. O apóstolo insiste em que toda a lei se cumpre em uma só palavra: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Se os cristãos, que devem ajudar-se uns aos outros e regozijarem-se uns nos outros, brigam entre si, o que se pode esperar senão que o Deus de amor negue a sua graça, e que o Espírito de amor se retire, e prevaleça o espírito maligno que procura destruí-los?
Bom seria que os crentes se posicionassem contra o pecado em si mesmos e nos lugares aonde vivem, ao invés de morderem-se e devorarem-se uns aos outros, sob o pretexto de terem diferentes opiniões.

Vv. 16-26. Se fôssemos cuidadosos para agir sob a direção e poder do bendito Espírito Santo, mesmo que não fôssemos libertos dos estímulos e da oposição da natureza corrupta que procura permanecer em nós, esta não nos dominaria. Os crentes estão envolvidos em um conflito, onde desejam esta graça capaz de alcançar a vitória plena e rápida. Aqueles que desejam entregar-se à direção do Espírito Santo, não estão sob a lei como pacto de obras, nem expostos à sua espantosa maldição. O ódio que possuem contra o pecado e a sua busca pela santidade mostram que possuem uma parte na salvação que é trazida pelo Evangelho.
As obras da carne são muitas, e são manifestas. Estes pecados excluíram os homens do céu. Porém, quantas pessoas que se dizem cristãs vivem desta maneira, e declaram que estão à espera do céu! Os frutos do Espírito, ou da natureza renovada que devemos ter, são enumerados. Assim, o apóstolo os nomeia, bem como as obras da carne, que são daninhas não somente para os próprios homens, mas tendem a torná-los mutuamente nocivos. Deste modo o apóstolo observa aqui o fruto do Espírito, que tende a tornar os cristãos mutuamente agradáveis e felizes. O fruto do Espírito mostra a evidência de que eles são dirigidos pelo Espírito.
A descrição das obras da carne e do fruto do Espírito nos diz o que devemos evitar e resistir, e o que devemos desejar e cultivar; este é o anelo e a obra sincera de todos os verdadeiros cristãos. O pecado já não reina agora em seus corpos mortais, de modo que o obedeçam (Rm 6.12), pois eles procuram destruí-lo. O Senhor Jesus Cristo jamais reconhecerá aqueles que se rendem para serem servos do pecado. E não basta que cessemos de fazer o mal, mas devemos aprender a fazer o bem. A nossa conversação deverá estar de acordo com o princípio que nos dirige e nos governa (Rm 8.5). Devemos mortificar as obras da carne, e caminhar na nova vida sem desejar a vanglória, nem de modo indevido a estima e o aplauso dos homens; não provoquemo-nos nem invejemo-nos mutuamente, mas buscando dar estes bons frutos com maior abundância, que são, por meio de Jesus Cristo, para o louvor e a glória de Deus.

Matthew Henry

Tiago 2 - Por Matthew Henry

Versículos 1-13: Todas as profissões de fé serão más se não produzirem amor e justiça para os demais; 14-26. As boas obras são necessárias para demonstrar a sinceridade da fé que de outro modo, não será mais vantajosa que a fé dos demônios.

Vv. 1-13. Os que professam fé em Cristo como o Senhor da glória não devem fazer acepção de pessoas pelas circunstâncias ou aparências externas, de uma maneira que não concorde com sua profissão de ser discípulos do humilde Jesus. Aqui Tiago não incentiva à rudeza nem à desordem; deve dar-se o respeito civil, mas nunca de modo que influencie nos procedimentos dos cristãos para dispor dos ofícios da Igreja de Cristo ou para passar as censuras da Igreja ou em alguma questão da religião. O questionamento a si mesmo é algo de muita utilidade em todos os aspectos da vida santa. Façamo-lo com mais freqüência e aproveitemos todas as ocasiões para discorrer com as nossas almas.
Como os lugares de adoração não podem ser edificados nem mantidos sem gastos, pode ser apropriado que os que contribuem sejam acomodados de maneira concordante; porém, se todos fossem pessoas de maior orientação espiritual, os pobres seriam tratados com mais atenção do que costuma acontecer nas congregações.
O estado humilde é mais favorável à paz interior e ao crescimento na santidade. Deus daria riquezas e honra deste mundo a todos os crentes se lhes fizesse bem, considerando que Ele os tem escolhido para que sejam ricos em fé, e os tem feito herdeiros de seu reino, prometido a todos que o amam. Considere quão frequentemente as riquezas conduzem ao vício e à maldade, e que grandes censuras são feitas a Deus e à religião por parte dos homens ricos, poderosos e grandes no mundo; isso fará que este pecado pareça muito grave e néscio.
A Escritura estabelece como lei amar ao próximo como a si mesmo. Esta lei é uma lei real, que vem do Rei dos reis, e se os cristãos agirem de modo injusto, serão convictos de transgressão pela lei.
Pensar que as nossas boas obras expiarão as nossas más obras, é algo que claramente nos leva a buscar outra expiação. Conforme o pacto de obras, transgredir qualquer mandamento coloca o homem sob a condenação, da qual nenhuma obediência o pode livrar, seja passada, presente, ou futura.
Isto nos mostra a felicidade dos que estão em Cristo. Podemos servi-lo sem medo. Porém, Deus considera que é sua glória e alegria perdoar e abençoar aqueles que poderiam ser condenados com justiça em seu tribunal; e sua graça ensina que os que participam de sua misericórdia, devem imitá-lo em sua conduta.

Vv. 14-26. Equivocam-se aqueles que tomam a crença de somente algumas noções do Evangelho pelo todo da religião evangélica, como muitos fazem hoje. Não há dúvida de que somente a fé verdadeira, pela qual os homens participam da justiça, expiação e graça de Cristo, salva as suas almas; porém, produz frutos santos e se mostra verdadeira por seus efeitos nas obras deles, enquanto o consentimento a qualquer forma de doutrina ou crença histórica de fatos difere totalmente da fé salvadora.
A profissão de fé sozinha pode obter a boa opinião de pessoas piedosas e, em alguns casos, pode procurar coisas mundanas boas; porém, de que aproveita a alguém se ganhar o mundo todo e perder a sua alma? Essa fé pode salvá-lo? Todas as coisas devem ser contadas como proveitosas ou prejudiciais para nós, segundo tenham a tendência de promover ou atrapalhar a salvação de nossas almas. Este ponto das Escrituras mostra evidentemente que uma opinião ou consentimento ao Evangelho, sem obras não é fé.
Não há maneira de mostrar que cremos realmente em Cristo, senão sendo diligentes em boas obras por causa do Evangelho e para os propósitos do Evangelho. Os homens podem vangloriar-se uns aos outros e se orgulharem falsamente de algo que na realidade não possuem. Não se trata somente de conformar-se à fé, mas consentir com ela; não só de concordar com a verdade da Palavra, mas de concordar em receber a Cristo. Crer verdadeiramente não é só um ato de entendimento, mas uma obra de todo o coração.
Por dois exemplos se demonstra que a fé que justifica não pode existir sem obras: Abraão e Raabe. Abraão creu em Deus e isto lhe foi imputado por justiça. A fé que produz tais obras, conduziu-o a favores peculiares. Então vemos, no verso 24, como o homem é justificado pelas obras; não somente pela opinião ou declaração, ou por crer sem obedecer, mas tendo a fé que produz boas obras. Ter que negar a sua própria razão, afetos ou interesses, é uma ação ideal para provar um crente.
Observe aqui o maravilhoso poder da fé para transformar os pecadores. A conduta de Raabe provou que a fé dela era viva e tinha poder; demonstrou que ela cria com o seu coração e não só por consentimento intelectual.
Então, tenhamos em mente que as boas obras sem fé são obras mortas, carentes de raiz e princípio. Tudo o que fazemos por fé é realmente bom, porque se faz em obediência a Deus e para a sua aceitação: quando não há fruto é como se a raiz estivesse morta. A fé é a raiz, as boas obras são os frutos, e devemos nos ocupar em ter ambos. Esta é a graça de Deus pela qual resistimos, e a qual devemos defender. Não existe estado intermediário. Cada um deve viver como amigo de Deus ou como seu inimigo. viver para Deus, que é consequência da fé que justifica e salvará, nos obriga a não fazer nada contra Ele, mas a fazer tudo por Ele e para Ele.

Matthew Henry

Tiago 4 - Por Mattew Henry

Versículos 1-10: Advertências contra os afetos corruptos, e o amor deste mundo que é inimizade contra Deus; 11-17: Exortações a não empreender nenhum assunto na vida sem a consideração constante da vontade e da providência de Deus.

Vv. 1-10. Posto que todas as guerras e pelejas vêm das corrupções de nossos próprios corações, é bom mortificar as concupiscências que lutam em nossos membros. Elas são males que não permitem a alegria nem a satisfação. Os desejos e os afetos pecaminosos impedem a oração e a obra de nossos desejos para com Deus. vigiemos para não abusar ou usar mal as misericórdias que alcançamos através das orações respondidas, por causa da disposição de nossos corações.
Quando os homens pedem prosperidade a Deus, costumam pedir com más intenções e finalidades ruins. Se assim buscamos as coisas deste mundo, é justo que Deus as negue. Aqueles que oram com desejos incrédulos e frios não são atendidos; podemos ter toda a certeza de que nossas orações voltarão vazias quando corresponderem mais à linguagem das concupiscências do que à linguagem das virtudes.
Aqui há uma clara advertência a evitar todas as amizades criminais com este mundo. A orientação do mundo é inimizade contra Deus. Um inimigo pode ser reconciliado, porém a ““inimizade”, nunca. O homem pode ter muitas coisas nesta vida e ser, não obstante, mantido no amor de Deus; porém, o que coloca o seu coração no mundo ao qual se conformará, ao invés de abandonar a sua amizade, é um inimigo para Deus. Assim pois, qualquer pessoa que resolva em todos os aspectos estar de acordo com o mundo, se fará inimigo de Deus.
Os judeus ou os professos relaxados do cristianismo pensam que a Escritura fala em vão contra esta orientação em relação ao mundo. O Espírito Santo, que habita em todos os cristãos ou na nova natureza que Ele cria, não produz este tipo de fruto.
A corrupção natural é mostrada na inveja. O espírito do mundo nos ensina a acumular e amontoar para nós, conforme as nossas próprias fantasias; o Deus Espírito Santo nos ensina a estar dispostos a fazer o bem a todos os que nos rodeiam, de acordo com as nossas possibilidades. A graça de Deus corrigirá e curará nosso espírito natural; e onde Ele dá graça, dá outro espírito que não é do mundo.
O orgulhoso resiste a Deus, às verdades de Deus e às leis de Deus; em suas paixões resiste à providência de Deus; portanto, não é estranho que Deus resista ao soberbo. Que desgraçado é o estado daqueles que fazem de Deus o seu inimigo! Deus dará mais graça ao humilde porque eles veem sua necessidade dela, oram por ela, são agradecidos por ela e a terão.
Submetam-se a Deus conforme o verso 7. Submeta o seu entendimento à verdade de Deus; submeta a sua vontade à vontade de seu preceito, à vontade de sua providência.
Submetamo-nos a Deus, porque Ele está disposto a fazer-nos o bem. Se nos rendermos às tentações, o Diabo nos seguirá continuamente; porém, se nos vestimos de toda a armadura de Deus, e resistirmos, ele nos deixará. Que os pecadores submetam-se a Deus, e busquem a sua graça e favor resistindo ao Diabo. Todo o pecado será lamentado aqui com tristeza santa, e no além, com miséria eterna. O Senhor não negará o consolo àquele que verdadeiramente lamenta-se pelo pecado, e exaltará aquele que se humilha diante dEle.

Vv. 11-17. Nossos lábios devem ser governados pela lei da bondade, da verdade e da justiça. Os cristãos são irmãos. Quebrantar os mandamentos de Deus é falar mal deles e julgá-los como se eles nos pusessem uma restrição grande demais. Temos a lei de Deus, que é a nossa regra para tudo; não presumamos em colocar as nossas próprias noções e opiniões como regra para aqueles que nos rodeiam, e tenhamos o cuidado de não sermos condenados pelo Senhor. "Eia agora" é um chamado a todo aquele que considera que a sua conduta é má. Quão dados os homens mundanos e astutos são para deixar Deus fora de seus planos! Quão vão é buscar algo bom sem a bênção e a direção de Deus! A fragilidade, a brevidade e a incerteza da vida devem frear a confiança vã e presunçosa de todos os projetos para o futuro. Podemos estabelecer a hora e o minuto do nascer e do por do sol pela manhã, mas não podemos precisar a que horas a névoa se dissipará. Tão curta, tão irreal e dada a murchar é a vida humana, e toda a prosperidade e o prazer que a acompanham; porém, a benção ou o "ai" serão para sempre, conforme a nossa conduta neste momento passageiro.
Devemos depender sempre da vontade de Deus. Nossos tempos não estão em nossas mãos, mas à disposição de Deus. Nossa mente pode estar cheia de preocupações e pensamentos por nós mesmos, por nossos familiares ou amigos, mas a providência muitas vezes confunde nossos planos. Tudo o que pensamos e tudo o que fazemos deve depender de Deus de modo submisso. Néscio e daninho é ensoberbecer-se de coisas mundanas e projetos futuros, pois produzirá grande desengano e será destrutivo ao final.
Os pecados de omissão e os de comissão serão levados a juízo. Será condenado tanto aquele que não faz o bem que sabe que deve fazer, quanto aquele que faz o mal sabendo que não o deve fazer. Ó, que sejamos tão cuidadosos para não omitir a oração e não descuidar da meditação e do exame de nossas consciências, posto que não devemos cometer grosseiros erros contra a luz!

Matthew Henry

Gálatas 3 - Por Matthew Henry

Versículos 1- 5: Os gálatas são repreendidos por desviarem-se da grande doutrina da justificação, que somente acontece pela fé em Cristo; 6-9: Esta doutrina é afirmada a partir do exemplo de Abraão; 10-14: O teor da lei e a gravidade de sua maldição; 15-18: O pacto da promessa que a lei não podia anular; 19-25: A lei foi um aio para guiar-nos a Cristo; 26-29: No Evangelho todos os crentes são um em Cristo Jesus.

Vv. 1-5. Vários fatores contribuíam para que o estado néscio dos cristãos gálatas se tornasse ainda mais grave. A doutrina da cruz lhes fora pregada, e a ceia do Senhor lhes era ministrada. Em ambas, Cristo crucificado e a natureza de seus sofrimentos lhes haviam sido expostos de modo pleno e claro.
Eles foram feitos participantes do Espírito Santo pela ministração da lei ou por conta de algumas obras que fizeram em obediência a ela? Não foi por terem ouvido e abraçado a doutrina da fé exclusivamente em Cristo, que sozinha é suficiente para a justificação? Não foi por meio do primeiro, mas deste último. Não são sábios aqueles que toleram ser desviados do ministério e da doutrina em que foram abençoados para o seu próprio proveito espiritual.
Ah! Que os homens não se desviem da doutrina de Cristo crucificado, que é uma doutrina de importância absoluta, para ouvirem distinções inúteis, pregações puramente morais ou loucas imaginações! O deus deste mundo cegou o entendimento dos homens usando diversos homens e meios, para que aprendessem a não confiar no Salvador crucificado. Podemos perguntar de modo direto: Onde há o fruto do Espírito Santo de modo mais evidente? Naqueles que pregam a justificação por meio das obras da lei, ou naqueles que pregam a doutrina da fé? Com toda a segurança, nestes últimos.

Vv. 6-14. O apóstolo prova a doutrina, de cuja rejeição havia culpado os gálatas. A saber, a da justificação pela fé, sem as obras da lei. Ele o faz a partir do exemplo de Abraão, cuja fé se firmou na Palavra e na promessa de Deus, e por crer foi reconhecido e aceito por Deus como sendo um homem justo. É dito que as Escrituras preveem, porque aquEle que previu foi o Espírito Santo, que inspirou as Escrituras. Abraão foi abençoado por causa da fé que possuía na promessa de Deus; e esta é a única forma pela qual os demais obtêm este privilégio. Então, estudemos o assunto, a natureza e os efeitos da fé de Abraão, porque quem pode escapar da maldição da santa lei de alguma outra maneira? A maldição é contrária a todos os pecadores; portanto, é contrária a todos os homens, porque todos pecaram, e todos se fizeram culpáveis diante de Deus; e como transgressores da lei, estamos debaixo de sua maldição, e em vão buscaremos a justificação por meio dela. Os justos ou retos são somente aqueles que são libertos da morte e da ira, e que são restaurados a um estado de vida no favor de Deus: somente através da fé é que as pessoas chegam a ser justas.
Assim vemos, pois, que a justificação por meio da fé não é uma doutrina nova, mas foi ensinada na Igreja de Deus muito antes dos tempos em que o Evangelho foi introduzido. Na verdade, é a única maneira pela qual os pecadores foram ou podem ser justificados.
Mesmo não tendo sentido esperar a libertação por meio da lei, existe um caminho aberto para que o homem escape da maldição, e recupere o favor de Deus, a saber, por meio da fé em Cristo. Cristo nos redimiu da maldição da lei; foi feito pecado, ou uma oferta pelo pecado por nós; não separado de Deus, mas por certo tempo sujeito ao castigo divino. Os intensos sofrimentos do Filho de Deus advertem os pecadores aos gritos, para que fujam da ira vindoura, mais do que de todas as maldições da lei, porque, como é que Deus poderia salvar a um homem que permanece sob o pecado, tendo em vista que não poupou o seu próprio Filho, quando os nossos pecados foram carregados sobre Ele? Porém, ao mesmo tempo, Cristo, da cruz, convida os pecadores a que de modo livre e de graça, refugiem-se nEle.

Vv. 15-18. O pacto que Deus fez com Abraão não foi cancelado por meio da entrega da lei a Moisés. O pacto foi estabelecido com Abraão e com a sua semente. Ele ainda está em vigor. Cristo permanece para sempre em pessoa e na semente espiritual de Abraão, que são seus por meio da fé. Por esta razão conhecemos a diferença entre as promessas da lei e as promessas do Evangelho. As promessas da lei são feitas à pessoa de cada ser humano; as promessas do Evangelho são feitas primeiramente a Cristo, e depois feitas por meio dEle aos que pela fé são enxertados nEle.
Para dividir corretamente a Palavra da verdade, deve ser estabelecida uma grande diferença entre a promessa e a lei quanto aos efeitos interiores e a toda a prática da vida. Quando a promessa se mescla com a lei, anula-se e converte-se em lei. Que Cristo esteja sempre diante de nossos olhos como argumento seguro para a defesa da fé, contra a dependência da justiça humana.

Vv. 19-22. Se esta promessa foi suficiente para a salvação, então para que serviu a lei? Os israelitas, mesmo tendo sido escolhidos para serem o povo peculiar de Deus, eram pecadores como os demais. A lei não foi concebida para descobrir uma maneira de justificar, diferente daquela que fora dada pela promessa, mas para conduzir os homens a enxergarem a necessidade que tinham da promessa, mostrando-lhes a gravidade do pecado, e para dirigi-los somente a Cristo, por meio de quem poderiam ser perdoados e justificados.
A lei foi dada pelo ministério dos anjos e pela mão de um mediador, Moisés; porém, a promessa foi feita pelo próprio Deus. Daí temos que a lei não poderia ser projetada para revogar a promessa. Como o próprio vocábulo indica, o mediador é um amigo que se interpõe entre duas partes e que não age somente em relação a uma, ou a favor de uma das partes. A grande intenção da lei era que a promessa por fé em Jesus Cristo fosse dada àqueles que creem; àqueles que, estando convictos de sua culpa, e da insuficiência da lei para efetuar a justiça por si mesmos, pudessem ser persuadidos a crer em Cristo, e, assim, alcançarem o benefício da promessa. Não é possível que a santa, justa e boa lei de Deus, a norma do dever para todos, seja contrária ao Evangelho de Cristo. A lei empreende todos os esforços para promover o Evangelho.

Vv. 23-25. A lei não ensinava um conhecimento vivo e Salvador, porém, por meio de seus ritos e cerimônias, especialmente por seus sacrifícios, apontava para Cristo, para que eles fossem justificados pela fé nEle. Deste modo, a palavra "aio" significava um servo que tinha a incumbência de levá-los a Cristo, como as crianças eram levadas à escola pelos servos encarregados de atendê-los; para que fossem mais plenamente ensinados por Ele, que é o verdadeiro caminho de justificação e salvação, o qual existe unicamente pela fé em Cristo.
Destaca-se a grande vantagem do estado do Evangelho, no qual desfrutamos a revelação da graça e da misericórdia divina, mais claramente do que os judeus de antigamente. A maioria dos homens continua presa como se estivesse em um calabouço escuro, apaixonados por seus pecados, cegos e adormecidos por Satanás, por meio dos prazeres, preocupações e esforços mundanos. Porém, o pecador despertado descobre o seu terrível estado, e sente que a misericórdia e a graça de Deus são a sua única esperança. Os terrores da lei costumam ser utilizados pelo Espírito Santo, que produz a convicção, para mostrar ao pecador que este precisa de Cristo, para levá-lo a confiar em seus sofrimentos e méritos e possa ser justificado pela fé. Então, a lei, pelo ensino do Espírito Santo chega a ser a sua amada norma do dever e a sua norma para o exame diário de si mesmo. Utilizando-a deste modo, aprende a confiar mais claramente no Salvador.

Vv. 26-29. Os verdadeiros cristãos desfrutam de grandes privilégios sujeitos ao Evangelho, e já não são mais contados como servos, mas como filhos; agora não são mantidos a determinada distância e sujeitos a certas restrições como os judeus na Antiga Aliança. Tendo aceito a Cristo Jesus como o seu Senhor e Salvador, e confiando somente nEle para a justificação e a salvação, eles chegam a ser filhos de Deus. Porém, nenhuma forma exterior ou confissão é capaz de garantir estas bênçãos, porque se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Ele.
No batismo nós nos revestimos de Cristo; por meio deste professamos que somos seus discípulos. sendo batizados em Cristo, somos batizados em sua morte, porque assim como Ele morreu e ressuscitou, nós morremos para o pecado e andamos em uma vida nova e santa. Revestir-se de Cristo, de acordo com o Evangelho, não consiste na imitação daquilo que é exterior, mas em ter um novo nascimento, uma completa transformação.
Aquele que faz com que os crentes sejam herdeiros proverá o necessário para eles. Portanto, o nosso afã deve ser o de cumprir os deveres que são de nossa responsabilidade, e devemos lançar sobre Deus todas as nossas outras ansiedades. Devemos ter um interesse especial pelo céu; as coisas desta vida não passam de ninharias. A cidade de Deus no céu é a porção ou a parte de seus filhos. Procuremos nos assegurar de ser participantes destas promessas, acima de todas as outras coisas nesta vida.

Matthew Henry

1 Pedro 4 - Por Matthew Henry

Versículos 1-6. Se insta a considerar os sofrimentos de Cristo para a pureza e a santidade; 7-11: O final próximo do estado judeu como razão para sobriedade, para a vigilância e a oração; 12-19: Exorta-se os crentes a regozijarem-se e gloriarem-se nas reprovações e nos sofrimentos por Cristo, e a encomendarem as suas almas aos cuidados do Deus fiel.

Vv. 1-6. Os melhores e mais firmes argumentos contra o pecado são tomados dos sofrimentos de Cristo. Ele morreu para destruir o pecado; e ainda que tenha se submetido jubilosamente aos piores sofrimentos, nunca deu lugar ao menor pecado. As tentações não poderiam dominar o homem se não fosse por sua própria corrupção; os verdadeiros cristãos devem fazer a vontade de Deus, e não seus próprios desejos, nem luxúrias, a regra de suas vidas e ações. A verdadeira conversão faz uma maravilhosa mudança no coração e na vida. Altera a mente, o juízo, os afetos e a conduta. Quando o homem converte-se realmente, para ele torna-se muito triste pensar como viveu o tempo passado de sua vida.
Um pecado traz outro. Aqui são mencionados seis pecados que dependem de outros. O dever do cristão não é somente guardar-se da maldade grosseira, mas também das coisas que conduzem ao pecado ou que têm a aparência do mal. O Evangelho fora pregado aos que desde então estavam mortos, que pelo juízo carnal e orgulhoso dos homens ímpios foram condenados como malfeitores, alguns sofrendo até a morte. Porém, sendo vivificados para a vida divina pelo Espírito Santo, viveram para Deus como seus servos devotos. Os crentes não devem temer ainda que o mundo zombe deles e lhes reprove.

Vv. 7-11. A destruição da nação e da congregação judaica anunciada por nosso Salvador estava muito próxima. A rápida aproximação da morte e do juízo diz respeito a todos nós, aos quais as nossas mentes são levadas naturalmente por estas palavras. O fato de nosso fim estar próximo é um poderoso argumento para nos tornar sóbrios em todos os assuntos mundanos, e fervorosos na religião.
Há tantas coisas más em todos nós que Satanás prevalecerá para incitar divisões e discórdias se o amor não cobrir, escusar e perdoar os erros e as faltas dos outros, pelas quais cada um necessita da tolerância do próximo. Não devemos imaginar que o amor cobrirá ou corrigirá os pecados daqueles que os praticam, com a intenção de induzir Deus a perdoá-los.
A natureza da obra cristã, a bondade do Senhor e a excelência da recompensa requerem que os nossos esforços sejam sérios e fervorosos. Em todos os deveres e serviços desta vida devemos ter a glória de Deus como nossa principal finalidade. Miserável e instável é aquele que se apega a si mesmo e esquece-se de Deus; está confundido por seus méritos, ganhos e fins mesquinhos, que muitas vezes são frustrados, e quando os alcança perecerão juntos em pouco tempo. Porém, aquele que entrega-se totalmente a Deus pode dizer confiantemente que o Senhor é a sua porção, e que nada senão a glória por Jesus Cristo é sólida e verdadeira: esta dura para sempre.

Vv. 12-19. O Espírito Santo é glorificado pela paciência e pela fortaleza no sofrimento, com a dependência das promessas de Deus e por guardar a palavra que Ele tem revelado; porém, é insultado e blasfemado pelo desprezo e pelas reprovações que são dirigidos aos crentes. Alguém pensaria que as precauções são desnecessárias para os cristãos, mas seus inimigos os acusam falsamente de crimes horríveis. Até o melhor dos homens precisa se prevenir contra o peso dos pecados. Não há consolo nos sofrimentos quando os acarretamos por nossos próprios pecados e conduta néscia. Um tempo de calamidade universal se aproxima, como predisse nosso Salvador (Mt 24.9, 10). Se tais coisas acontecem nesta vida, quão horrível será o dia do juízo!
A verdade é que apenas os justos serão salvos, aqueles que se propõem a andar retamente nos caminhos de Deus. Isto não significa que o propósito e a obra de Deus sejam incertos, mas só alude às grandes dificuldades, aos duros encontros no caminho e muitas tentações e tribulações que os crentes passam, além das lutas internas e temores externos. Porém, todas as dificuldades exteriores seriam como nada se não fosse pela luxúria e pela corrupção interior. Estes são os piores impedimentos e dificuldades. Se o caminho do justo é tão duro, então quão duro será o fim do pecador ímpio que se compraz no pecado, e pensa que o justo é néscio por causa de todas as suas dores! A única maneira de manter a alma bem é encomendá-la a Deus pela oração e pela paciente perseverança em fazer o bem. Ele vencerá tudo para o benefício definitivo do crente.

Matthew Henry

Mateus 18 - Por Matthew Henry

Versículos 1-6: A importância da humildade; 7-14: Advertência contra as ofensas; 15-20: A remoção das ofensas; 21-35: A conduta para com os irmãos – A parábola do servo sem misericórdia.

Vv. 1-6. Cristo falou muitas palavras sobre os seus sofrimentos, e somente uma sobre a sua glória; todavia, os discípulos se firmaram nesta e esqueceram-se das outras. Muitos dos que gostam de ouvir falar de privilégios e glória estão dispostos a desviar-se dos pensamentos acerca de trabalhos e problemas. Nosso Senhor colocou diante deles uma criancinha, assegurando-lhes solenemente que não poderiam entrar em seu reino se não fossem convertidos e se tornassem como os pequeninos.
Quando as crianças são muito pequenas, não desejam autoridade, nem consideram as distinções exteriores, estão livres de maldade, são aprendizes e estão dispostas a confiar em seus pais. É verdade que assim que começam a mostrar outras disposições e chega a juventude, lhes são ensinadas outras idéias, mas são as características da infância que as convertem em exemplos adequados de mente humilde e de cristãos Mateus (Comentário Bíblico de Matthew) 63 verdadeiros. Certamente necessitamos ser renovados sempre no espírito de nossa mente, para que cheguemos a ser simples e humildes como os pequeninos, e dispostos a sermos o menor de todos. Estudemos diariamente este tema e examinemos o nosso espírito.

Vv. 7-14. Considerando a astúcia e a maldade de Satanás, e a fraqueza e depravação dos corações dos homens, não é possível que haja algo além de ofensas. Deus as permite para fins sábios e santos, para que sejam dados a conhecer os que são sinceros e os que não o são. Tendo-nos dito anteriormente que haveriam sedutores, tentadores, perseguidores e maus exemplos, permaneçamos em guarda. Apartemo-nos tão breve quanto possamos daquilo que pode nos levar ao pecado. Evitemos dar ocasião ao pecado.
Se vivermos segundo a carne, morreremos. Se através do Espírito mortificamos as obras da carne, viveremos. Cristo veio ao mundo para salvar almas e tratará severamente aos que atrapalham o progresso de outros que estão voltando o seu rosto ao céu! E algum de nós recusará atender aqueles que o Filho de Deus veio buscar e salvar? Um pai cuida de todos os seus filhos, mas é particularmente terno com os pequenos.

Vv. 15-20. Se alguém faz algum mal a um cristão confesso, este não deve queixar-se aos demais, como costumam fazer, mas ir de maneira privada a quem lhe ofendeu, tratar o assunto com amabilidade e repreender sua conduta. Isto terá no cristão verdadeiro, de modo geral, o efeito desejado e as partes se reconciliarão. Os princípios destas regras podem ser praticados em todas as partes e em todas as circunstâncias, mesmo sendo demasiadamente renegados por todos. Quão poucos são os que provam os métodos que Cristo ordenou expressamente a todos os seus discípulos.
Em todos os nossos procedimentos, devemos buscar a direção orando; nunca devemos apreciar de modo indigno as promessas de Deus. Em qualquer tempo ou lugar que nos encontremos no nome de Cristo, devemos considerar que Ele está presente em nosso meio.

Vv. 21-35. Ainda que vivamos totalmente pela misericórdia e perdão, somos demorados para perdoar as ofensas de nossos irmãos. Esta parábola anuncia quanta provocação Deus vê em sua família na terra, e quão indóceis somos nós, os seus servos.
Há três pontos a destacar nesta parábola:
1. A maravilhosa clemência do Senhor. A dívida do pecado é tão grande que não somos capazes de pagá-la. observe aqui o que todo pecado merece; este é o pagamento do pecado: ser vendido como escravo. Muitos que estão fortemente convictos de seus pecados agem de forma néscia, quando fantasiam poder dar satisfação a Deus pelo mal que têm feito.
2. A severidade irracional do servo para com o seu conservo, apesar da clemência de seu Senhor para com ele. Não se trata de que ignoremos que não devamos fazer o mal ao nosso próximo, já que isto também é pecado diante de Deus, mas que não devemos aumentar o mal que nosso próximo nos faz, nem pensar em vingança. Que nossas queixas, tanto da maldade de alguém mau, quanto das aflições daquele que é afligido, sejam levadas diante de Deus e deixadas com Ele.
3. O Senhor reprovou a crueldade de seu servo. A magnitude do pecado acrescenta as riquezas da misericórdia que perdoa, e o sentido consolador da misericórdia que perdoa, faz muito para dispor nossos corações a perdoar nossos irmãos. Não devemos supor que Deus perdoa aos homens, mas posteriormente reconhece suas culpas para condená-los. A última parte desta parábola mostra as conclusões falsas a que muitos chegam quanto ao assunto do perdão dos seus pecados, mesmo que a sua conduta posterior demonstre que nunca entraram no espírito do Evangelho, nem demonstraram com a sua vivência a graça que santifica.
Não perdoamos corretamente a nosso irmão ofensor se não o perdoarmos de todo coração. Porém, isto não basta. Devemos buscar o bem estar até mesmo daqueles que nos ofendem. Com quanta justiça serão condenados os que, mesmo levando o nome de cristãos, persistem em tratar a seus irmãos sem misericórdia! o pecador humilhado confia somente na misericórdia abundante e gratuita através do resgate da morte de Cristo. Busquemos mais e mais a graça de Deus que renova, para que nos ensine a perdoar ao próximo, assim como esperamos o perdão dEle.

Matthew Henry

Deuteronômio 11 - Por Matthew Henry

Versículos 1-7: A grande obra de Deus por Israel; 8-17: Promessas e ameaças; 18-25: Estudo cuidadoso das exigências da Palavra de Deus; 26-32: Bênçãos e maldições.

Vv. 1-7. Observe a conexão entre estes dois textos: "Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, e guardarás os seus mandamentos". O amor opera em obediência, e a única obediência aceitável é a que flui do princípio do amor (1 Jo 5.3). Moisés relata algumas das terríveis e grandes obras de Deus, vistas por seus próprios olhos. Tudo o que os nossos olhos já viram, especialmente nos primeiros dias de nossa fé, deveria ter um importante impacto sobre nós, a fim de fazer-nos melhores com o passar do tempo.

Vv. 8-17. Moisés lhes mostra o futuro, a vida e a morte, a bênção e a maldição, conforme a atitude deles, se guardassem ou não os mandamentos de Deus. O pecado tende a encurtar os dias dos homens, e a diminuir os dias de prosperidade de um povo.
Deus os abençoará com abundância em todas as coisas boas, se eles o amarem e o servirem. A piedade tem promessas nesta vida presente; porém, o favor de Deus colocará alegria no coração, mais do que os ganhos do milho, do vinho e do azeite. Apartar-se de Deus para aderir aos ídolos seria a ruína deles. Cuidemos para não enganarmos o nosso coração. Todos os que abandonam a Deus para dedicarem o seu afeto a qualquer outra criatura, se encontrarão em desgraça e enganos, para a sua própria destruição; e o que torna a situação ainda pior é que isto acontece por descuido.
Vv. 18-25. Que todos sejamos dirigidos pelas três regras que aqui nos são fornecidas:
1. Que os nossos corações estejam repletos da Palavra de Deus. Não podem haver bons costumes na vida, se não houver bons pensamentos, bons afetos e bons princípios no coração.
2. Que os nossos olhos estejam fixos na Palavra de Deus, e que a tenhamos sempre em conta como guia de nosso caminho, como regra para o nosso trabalho (SI 119.30).
3. Que a nossa língua seja utilizada no que se refere à Palavra de Deus. Nada será capaz de fazer mais pela prosperidade e pela conservação da religião em uma nação, do que a boa educação dos filhos.

Vv. 26-32. Moisés resume todos os argumentos da obediência em duas palavras: a bênção e a maldição. Deixa que o povo faça a escolha. Em seguida, Moisés convoca a todos para uma proclamação pública e solene da bênção e da maldição, que deveria ser realizada nos montes Gerizim e Ebal. Infringimos a lei e estamos sob a sua maldição, sem remédio de nossa parte.
Por misericórdia, o Evangelho volta a colocar-nos diante da escolha da bênção ou da maldição. Bênção, se obedecermos o chamado ao arrependimento, à fé em Cristo, à novidade de coração e à vida por meio dEle. Porém, uma maldição espantosa, se dispensarmos pouca consideração a uma tão grande salvação. Recebamos com gratidão as boas novas de grande gozo, e não endureçamos o nosso coração, mas escutemos a voz de Deus enquanto o dia se chama hoje, e enquanto Ele nos convida a aproximarmo-nos do trono da graça. Procuremos sempre fazer firme a nossa vocação e eleição.

Matthew Henry

Marcos 13 - Por Matthew Henry

Versículos 1-4: O anúncio da destruição do templo; 5-13: O discurso profético de Cristo; 14-23: A profecia de Cristo; 24-27: Declarações proféticas; 28-37: Exortação para vigiar.

Vv. 1-4. Observemos quão pouco o Senhor Jesus Cristo valoriza a pompa exterior, onde não existe a verdadeira pureza de coração. Contempla com compaixão a ruína das almas preciosas, e chora por elas, porém, não o encontramos contemplando com tristeza a ruína de uma casa formosa. Então, lembremo-nos do quão necessário é que tenhamos uma morada mais duradoura no céu, e que estejamos preparados para ela por meio da obra do Espírito Santo, e que esta morada seja buscada por meio da fervorosa utilização de todos os meios da graça.

Vv. 5-13. O nosso Senhor Jesus, ao responder a pergunta dos discípulos, não o faz tanto para satisfazer a curiosidade destes, mas para dirigir-lhes a consciência. Quando muitos são enganados, devemos por esta razão ser despertados para que examinemos a nós mesmos. os discípulos de Cristo, senão fosse pelas próprias faltas deles, poderiam desfrutar da santa segurança e da paz mental, mesmo quando tudo ao seu redor estivesse desordenado. Eles devem ter o cuidado de não serem afastados de Cristo, e nem de seu dever para com Ele, pelos sofrimentos com que se encontrarão por amor a Ele. Serão odiados por todos os homens: problema mais do que suficiente! Porém, a obra a que foram chamados deve seguir avante e prosperar. Ainda que eles sejam esmagados e derribados, o Evangelho não o pode ser. A salvação prometida é maior do que a libertação de todo o mal, é uma bênção eterna.

Vv. 14-23. Os judeus apressaram o ritmo de sua ruína ao rebelarem-se contra os romanos, e ao perseguirem os cristãos. Aqui temos uma profecia sobre a destruição que lhes sobreveio cerca de quarenta anos mais tarde; uma destruição e um estrago como jamais sofreram em toda a sua história. As promessas de poder para perseverar, e as advertências contra um afastamento, concordam entre si. Porém, quanto mais considerarmos estas coisas, veremos motivos mais abundantes para fugir sem demora a nos refugiarmos em Cristo, e a renunciarmos a todo objeto terrestre pela salvação de nossas almas.

Vv. 24-27. Os discípulos haviam confundido a destruição de Jerusalém com o final do mundo. O Senhor Jesus Cristo corrigiu este erro, e demonstrou que o dia de sua vinda e o dia do juízo seriam posteriores àquela tribulação. Aqui anuncia a dissolução final do quadro e da trama do mundo presente. Além disto, é prevista a aparição visível do Senhor Jesus vindo nas nuvens, e a reunião de todos os eleitos com Ele.

Vv. 28-37. Temos a aplicação do sermão profético. Quanto à destruição de Jerusalém, é preciso esperar, pois virá dentro de pouquíssimo tempo. Quanto ao final do mundo, não pergunteis quando virá, porque o dia e a hora não são do conhecimento de nenhum homem. Cristo, como Deus, não poderia ignorar nada, porque a sabedoria divina, que habitava em nosso Senhor, era comunicada à sua alma humana conforme o beneplácito divino. o nosso dever em relação aos dois casos é estar alertas e orarmos. Quando o Senhor Jesus ascendeu ao alto, deixou algo para que todos os seus servos façam. Devemos estar sempre vigilantes esperando o seu regresso. Isto se aplica tanto à vinda de Cristo a nós em nossa morte, como também ao juízo geral.
Não sabemos se o nosso Senhor virá nos dias de nossa juventude, na idade madura ou em nossa velhice, porém, assim que nascemos começamos a morrer e, portanto, devemos esperar pela morte. O nosso grande esforço deve ser no sentido de que, quando o Senhor vier, não nos encontre confiados, agradando à nossa concupiscência em conforto e preguiça, despreocupados em relação à nossa obra e dever. O Senhor diz a todos que vigiem, para que sejam encontrados em paz, sem manchas e irrepreensíveis.

Matthew Henry

Marcos 8 - Por Matthew Henry

Versículos 1-10: O milagre da alimentação dos quatro mil; 11-21: A advertência de Cristo contra os fariseus e herodianos; 22-26. A cura de um cego; 27-33: O testemunho de Pedro a respeito do Senhor Jesus Cristo; 34-38: O Senhor Jesus Cristo deve ser seguido.

Vv. 1-10. O Senhor Jesus encorajou os mais vis, que foram a Ele em busca de vida e graça. Cristo conhece e considera o nosso estado de ânimo. A generosidade de Cristo está sempre preparada; para mostrar isto, repete este milagre. os seus favores se renovam, como ocorre com as nossas carências e necessidades. Aquele que tem a Cristo, e vive por fé, não deve temer a escassez, e deve viver pela fé com ação de graças.

Vv. 11-21. A incredulidade obstinada terá algo a dizer, mesmo que seja muito irracional. O Senhor Jesus Cristo recusou-se a dar resposta à demanda daqueles homens. Se não sentirem a convicção do pecado, jamais se convencerão. Ah! Que razão temos para lamentar por aqueles que nos rodeiam, e destroem a si mesmos e aos demais por meio de sua incredulidade perversa e obcecada, e por sua inimizade contra o Evangelho! Quando nos esquecemos das obras de Deus e não confiamos nEle, devemos nos repreender severamente, assim como Cristo repreende aqui os seus discípulos. Como é que por tantas vezes nos equivocamos com o significado daquilo que Ele nos diz, desprezamos as suas advertências, e não confiamos em seus cuidados para conosco?

Vv. 22-26. Aqui está o caso de um cego que foi levado a Cristo por seus amigos. Aqui fica demonstrada a fé daqueles que o trouxeram. Se aqueles que estão espiritualmente cegos não orarem por si mesmos, em todo o caso os seus amigos e parentes devem orar por eles, para que o Senhor Jesus Cristo os toque. A cura foi realizada de forma gradual, o que não era comum nos milagres de nosso Senhor. Cristo demonstra o seu método comum para curar, por sua graça, àqueles que por natureza estão espiritualmente cegos. Em primeiro lugar, o conhecimento que estas pessoas possuem é confuso. Porém, quando encontram-se com Cristo e buscam conhecê-lo, o seu conhecimento se torna como a luz da aurora, que vai aumentando até que seja dia perfeito e, então, eles vêm claramente todas as coisas. Não prestar a devida atenção aos favores do Senhor Jesus Cristo é renunciar a eles; e aqueles que o fazem, conhecerão o valor dos seus benefícios por meio da necessidade.

Vv. 27-33. Estas coisas estão escritas para que creiamos que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus. Os milagres de nosso Senhor nos asseguram que Ele não foi vencido, mas que foi vencedor. Agora, os discípulos estão convencidos de que Jesus é o Cristo; estão em condições de suportar o conhecimento dos sofrimentos que o Senhor Jesus enfrentará, os quais o Senhor começa aqui a lhes revelar.
Ele vê os erros naquilo que dizemos ou fazemos, dos quais nem sequer nós mesmos temos consciência, e sabe de que espírito somos, mesmo que não o soubéssemos. A sabedoria humana se toma algo néscio quando tem a pretensão de limitar as intenções de Deus. Pedro não compreendia corretamente a natureza do reino de Cristo.

Vv. 34-38. É freqüentemente informada a grande aglomeração de pessoas em volta do Senhor Jesus Cristo, para que ajudasse a multidão em diversos casos. Todos têm a obrigação de saber disto, se esperam que cure as suas almas. Eles não devem ser indulgentes para com o conforto de sua carne. Como a felicidade do céu com Cristo é suficiente para compensar a perda da própria vida por amor a Ele, assim, ganhar o mundo inteiro por meio do pecado não compensa o sofrimento da alma que é destruída pelo pecado. Chegará o dia em que a causa do Senhor Jesus Cristo aparecerá gloriosa, mesmo que alguns agora a considerem algo pequeno e desprezível. Pensemos nesta época e vejamos hoje tudo o que pertence a esta terra, do modo que o veremos naquele grande dia.

Matthew Henry

Salmo - 91 Por Matthew Henry

Versículos 1-8: A segurança dos que têm a Deus como refúgio; 9-16: O favor deles perante o Senhor.

Vv. 1-8. Os que pela fé escolhem a Deus como o seu protetor, encontrarão nEle tudo o que precisem ou desejem. Os que têm encontrado o consolo de fazer do Senhor o seu refúgio não podem desejar senão que os demais façam o mesmo.
A vida espiritual está protegida pela graça divina contra as tentações do Diabo, que são como os laços do caçador, e do contágio do pecado, essa peste destruidora. É prometida uma grande segurança aos crentes em meio às situações de perigo que enfrentam. A sabedoria impedirá que eles se assustem sem causa, e a fé impedirá que se assustem indevidamente. A vontade de nosso Pai celestial deve ser feita, e não temos razões para temer. O povo de Deus verá o cumprimento não somente das promessas de Deus, como também de suas ameaças. Então, que os pecadores apressem-se a buscar ao Senhor, diante do trono da graça, em o nome do Redentor, e exortem a outros a também confiarem nEle.

Vv. 9-16. Aconteça o que acontecer, nada causará danos ao crente; mesmo que venham problemas e aflições, não serão para causar-lhe dano, mas para o seu bem, ainda que no momento não sejam motivos de gozo, e sim de tristeza. Os que conhecem a Deus corretamente depositarão nEle o seu amor. Ao orar, invocam-no constantemente. A promessa do Senhor é que, em seu devido tempo, Ele livrará o crente das dificuldades e, enquanto isto, estará com ele na tribulação. O Senhor administrará todas as preocupações mundanas do crente fiel, e preservará a sua vida na terra, tanto quanto for para seu benefício. Para animarmo-nos nesta verdade, olhemos para Jesus. O crente fiel viverá o tempo suficiente, até que tenha concluído a obra para a qual foi enviado a este mundo, e até que esteja pronto para ir ao céu. Quem é que desejaria viver sequer um dia além do tempo que Deus estabelecera para fazer alguma obra, seja por Ele ou nEle? Um homem pode morrer jovem, mas satisfeito com a sua vida. Porém, o ímpio não está satisfeito nem sequer com uma vida longa. O conflito do crente termina a longo prazo, e será concluído para sempre quando Deus colocar um fim aos problemas, ao pecado e à tentação.

Matthew Henry

Josué 7 - Por Matthew Henry

Versículos 1-5: Derrota dos Israelitas em Ai; 6-9: Abominação e oração de Josué; 10-15: Deus ordena a Josué o que deve fazer. 16-26. Acã é descoberto; é destruído.

Vv. 1-5. Acã tomou algo do despojo de Jericó, o amor pelo mundo é a raiz de amargura mais difícil de se arrancar. Tomemos cuidado com o pecado, para que não aconteça que por ele muitos sejam presos e contaminados (Hb 12.15); e devemos ter cuidado de não nos confraternizarmos com os pecadores na prática da iniquidade, para que não participemos de sua culpa. É nosso dever cuidar uns dos outros para impedir o pecado, porque as transgressões alheias podem ser para o nosso mal. A fácil conquista de Jericó suscitou desprezo para com o inimigo, e uma disposição a esperar que o Senhor fizesse tudo por eles, sem que utilizassem os meios corretos. Desta maneira, os homens abusam da graça divina e das promessas de Deus, e as utilizam como desculpa para seus caprichos. Devemos nos ocupar com nossa salvação, mesmo cientes que é Deus quem a realiza em nós.
Foi uma vitória custosa para os cananeus, porque, devido a ela, Israel despertou, fez reformas e reconciliou-se com seu Deus, e o povo de Canaã endureceu-se para sua própria ruína.

Vv. 6-9. O interesse de Josué pela honra de Deus, mais que pelo destino de Israel, era a linguagem do Espírito Santo. Josué suplica a Deus. Lamenta a derrota, porque teme que o fracasso denigra a sabedoria e o poder de Deus, sua bondade e fidelidade. Em nenhum momento podemos apresentar uma alegação melhor que esta: " Senhor que farás por teu grande nome?" Que Deus seja glorificado em tudo, e então recebamos toda a sua vontade.

Vv. 10-15. Deus desperta a Josué para que faça uma investigação, e diz-lhe que, quando o anátema for tirado, tudo estará bem, os tempos de perigo e tribulação devem ser momentos de reforma. Devemos examinar nosso coração, nossas casas, e fazer uma diligente busca para descobrir se não existe um anátema que Deus vê e aborrece; uma luxúria secreta, um ganho ilícito, algum segredo indevido para com Deus ou outras pessoas. Não podemos prosperar até que o anátema seja destruído, arrancado de nosso coração e tirado de nossas habitações, de nossa família e eliminado de nossa vida. Quando o erro dos pecadores é descoberto, deve ser dado a Deus o seu reconhecimento. Com juízo seguro e sem falha, o Deus justo discerne e fará distinção entre o inocente e o culpado; ainda que os justos sejam da mesma tribo, família e lugar que os maus, nunca serão tratados como o ímpio.

Vv. 16-26. Observe quão néscios são os que prometem guardar segredo ao pecar. Deus tem muitas maneiras de trazer à luz as obras ocultas das trevas. observe também até que ponto é nosso dever buscar a causa de nossa tribulação, quando Deus contende contra nós. Devemos orar como Jó: "Senhor faz-me entender porque contendes comigo".
O pecado de Acã começou pelos olhos, viu todas aquelas coisas formosas, como Eva observou o fruto proibido. Observe no que resulta tolerar que o coração ande conforme a concupiscência dos olhos, e a necessidade que temos de fazer pacto com nossos olhos, que chorarão se vaguearem. os que querem evitar as ações pecaminosas devem mortificar e controlar dentro de si os desejos pecaminosos, particularmente, a cobiça das riquezas mundanas. Se Acã tivesse olhado essas coisas com os olhos da fé, as teria visto como anátema e as desprezaria com temor; porém, ao olhá-las unicamente com os olhos dos sentidos, as enxergou como coisas valiosas e as cobiçou. E quando cometeu o pecado, procurou ocultá-lo. Assim que conseguiu o despojo desejado, este se transformou em um peso, e não se atreveu a utilizar o tesouro que foi conseguido ilicitamente. Quão diferentemente se veem à distância os objetos da tentação, de quando são alcançados, observe aqui o engano do pecado: o que é agradável ao cometer, é amargo em sua consequência, observe como se enganam os que roubam a Deus, o pecado é algo mui perturbador, não só para o próprio pecador, mas também para todos os que o rodeiam. Deus certamente recompensará com tribulação os que transtornam o seu povo.
Acã não pereceu sozinho em seu pecado. os que abraçam mais do que lhes pertence perdem os seus. os filhos de Acã morreram com ele. Provavelmente, ajudaram-lhe a esconder os objetos cobiçados.
Que consequências fatais seguem ainda neste mundo o pecador e a tudo que pertence a ele. Um pecador destrói muito do que é bom. Então como será a ira vindoura?
Fujamos dela em direção a Cristo, o amigo do pecador. Há circunstâncias na confissão de Acã que marcam o progresso do pecado, desde a sua entrada no coração até que seja posto em prática, o que pode servir como a história de quase todas as ofensas cometidas contra a lei de Deus, e o sacrifício de Jesus Cristo.

Matthew Henry

Josué 24 - Por Matthew Henry

Versículos 1-14: Os benefícios de Deus para os antepassados; 15-28: Josué renova o pacto entre o povo e Deus; 29-33: A morte de Josué; o enterro dos ossos de José; o Estado de Israel.

Vv. 1-14. Nunca devemos dar por terminada a nossa obra para Deus, até que a nossa vida tenha terminado. Se nos forem acrescentados mais dias do que o esperado, assim como a Josué, é porque Deus tem mais serviços para realizarmos, o que quer ter o mesmo sentimento que também houve em Cristo Jesus, gloriar-se-á em dar o último testemunho da bondade de seu Salvador, e em proclamar aos quatro ventos as obrigações com a qual o tem enlaçado a imerecida bondade que Deus lhe tem mostrado.
A assembleia se reuniu em solene atitude religiosa. Josué falou-lhes em o nome e da parte de Deus. O seu sermão foi sobre doutrinas e suas aplicações. A parte doutrinária fala da história das grandes coisas que Deus fizera por seu povo e pelos antepassados. A aplicação da história das misericórdias de Deus para com eles é uma exortação a temer e a servir a Deus como gratidão por seu favor, e que possa continuar.

Vv. 15-28. É essencial que o serviço do povo de Deus seja feito voluntariamente, porque o amor é o único princípio genuíno do qual pode ser proveniente todo serviço aceitável a Deus. O Pai busca os adoradores que assim o adorem, em espírito e em verdade, os desígnios da carne são inimizade contra Deus; portanto, o homem carnal é incapaz de dar adoração espiritual. Daí a necessidade de se nascer de novo. Porém, uma boa quantidade de pessoas fica somente nas formalidades quando as tarefas lhes são impostas.
Josué lhes deu a escolha; porém, não como se fosse indiferente que eles servissem ou não a Deus. "Escolhei hoje a quem sirvais"; agora, as coisas estão bem claras diante dos israelitas. Josué resolve servir a Deus, não importa o que seja que os demais façam, os que resolvem servir a Deus não devem importar-se em ficar sozinhos dali por diante, os que vão ao céu devem estar dispostos a nadar contra a maré. Não devem fazer como a maioria, mas sim como os melhores. Ninguém pode comportar-se corretamente em qualquer situação, sem considerar profundamente os seus deveres religiosos nas relações familiares.
Os israelitas concordaram com Josué, influenciados pelo exemplo do homem que fora uma bênção tão grande para eles; "Também nós serviremos ao Senhor". observe quanto bem fazem os grandes homens por sua influência, se forem zelosos com a religião. Josué os leva a expressar o pleno propósito do coração de serem fiéis ao Senhor. Devem despojar-se de toda confiança em sua própria suficiência ou, caso contrário, os seus propósitos serão vãos. Quando decidiram deliberadamente servir a Deus, Josué os comprometeu mediante um pacto solene e construiu um monumento para memória. Desta maneira emotiva, Josué se despediu deles; se perecerem, o sangue deles seria sobre as suas próprias cabeças.
A casa de Deus, a mesa do Senhor, e até os muros e árvores diante dos quais expressamos os nossos propósitos solenes de servi-lo, darão testemunho contra nós se o negarmos; de qualquer maneira, podemos confiar que Ele porá temor em nosso coração, para que não nos apartemos de sua presença. Somente Deus pode dar graça; contudo, abençoa os nossos esforços por fazermos com que os homens se comprometam em seu serviço.

Vv. 29-33. José morreu no Egito; porém, deu ordens no tocante aos seus ossos, para que não permanecessem em sua tumba, até que Israel descansasse na terra prometida.
Observe ainda a morte e sepultura de José e Eleazar, o sumo sacerdote. os homens mais úteis, após servir à sua geração conforme a vontade de Deus, um após outro, caem adormecidos e enfrentam a corrupção do seu corpo físico. Porém, Jesus, após passar e concluir a sua vida na terra, de uma forma mais efetiva do que José e Josué, ressuscitou dentre os mortos e não viu a corrupção.
Os redimidos do Senhor herdarão o reino que lhes foi preparado desde a fundação do mundo. Admirados, eles falarão a respeito da graça de Jesus: "Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e Seu Pai, a Ele, glória e poder para todo o sempre. Amém!" (Ap 1.5).

Matthew Henry