Versiculo sobre MissÕes

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Você não é como um religioso superficial que escolhe o versículo conveniente pra tentar dar lição de moral, né?

Charles Canela

Esteva lendo um versiculo agorinha em Eclesiastes 3:4 e refleti no seguinte: Partindo de um principio básico de que há tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar...independente do que você esteja passando neste momento, é você quem escolhe como reagirá!!! então vai uma dica....Sorria e dance sozinho, mas se conseguir fazer isso sem se importar com quem esteja em sua volta Aaaah! (então você alcançou o ápice da real felicidade) Pense nisso!

Fernando Macedo

Quando ler um versículo da bíblia, leia como se tivesse lido a bíblia toda e, quando ler a bíblia toda, leia como tivesse lido apenas um versículo.

Paulo Ponce Leão

Vencer Oposições para Fazer a Vontade de Deus – Esdras 5

Nós vimos no último versículo do quarto capítulo, anterior a este quinto de Esdras, que estaremos comentando, que as obras do templo foram paralisadas por determinação do rei persa, por instigação dos samaritanos.
Neste quinto capítulo nós vemos os judeus sendo exortados pelos profetas Ageu e Zacarias a reiniciarem as obras que haviam sido paralisadas.
Há muitos princípios a serem aprendidos em relação a tudo isto, e nós estaremos analisando isto de modo detalhado nas linhas seguintes.
Primeiro, devemos considerar que os judeus estavam debaixo do governo e domínio da Pérsia, e seguiram a norma bíblica de obedecerem às autoridades, quando não tentaram se insurgir pelo uso das armas contra a Pérsia, ao serem impedidos de prosseguir na reconstrução do templo, e se sujeitaram à providência divina.
Alguns teriam pegado em armas em nome da fé, mas naquela situação, a fé demandava obediência ao poder governante, no caso a Pérsia, porque era pela permissão divina que os persas estavam dominando o mundo, tal como Babilônia, antes deles.
Isto explica porque Jesus nem os apóstolos proferiram uma só palavra contra a dominação romana, porque ela havia sido prevista nos conselhos de Deus, conforme revelado através do profeta Daniel.
Sobre este princípio de se estar sujeito à autoridade, pela vontade de Deus, ainda temos algumas coisas a falar; entretanto, é necessário enfocar que quando a autoridade terrena tenta impedir uma determinação específica provinda diretamente de Deus, como foi o caso da libertação dos judeus de Babilônia e da reconstrução do templo em Jerusalém, importa antes obedecer a Deus do que aos homens, tal como ocorreu nos dias dos apóstolos, quando as autoridades de Israel, na pessoa dos sacerdotes, tentaram impedi-los de pregar o evangelho.
A construção do templo, naquela ocasião, tal como o evangelho nos dias dos apóstolos e nos nossos próprios dias, configurava o testemunho do cumprimento da vontade de Deus perante todas as nações.
Não admira portanto, que o Senhor tivesse levantado os profetas Ageu e Zacarias, para exortarem os judeus a se lançarem à obra de reconstrução que havia sido paralisada.
Eles deveriam se entregar à execução da tarefa sem se insurgirem contra as autoridades constituídas da Pérsia, porque aos servos de Deus convém serem mansos para com todos, na expectativa que se arrependam e cheguem ao conhecimento da verdade.
Não lhes convém contenderem, especialmente com as autoridades que procedem de Deus.
Como bem se expressou D. M. Lloyd Jones a respeito de ser dever do cristão suportar ofensas sem protestar: “O cristão não deve se preocupar com as ofensas nem com as defesas pessoais. Porém quando é questão de honra, de justiça, da verdade, deve se preocupar e protestar. Quando não se honra a lei, quando ela é violada a olhos vistos, não por interesse pessoal, nem para se proteger a si mesmo, atua como cristão em Deus, como alguém que crê que em última instância toda lei procede de Deus.”.
Ele prossegue dizendo que “nosso Senhor condena todo ressentimento que possamos sentir contra o governo legítimo de nosso país. O governo que está no poder tem o direito de fazer estas coisas, e nosso dever é cumprir a lei. Devemos fazê-lo ainda que estejamos completamente em desacordo com o que se faz, mesmo que o consideremos injusto. Se possui autoridade legal e sanção legitima, nosso dever é fazê-lo.”.
Pedro diz em sua primeira carta:
“Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem.” (I Pe 2.13-14). “Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos Senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus.” (I Pe 2.18).
“Se você está fazendo algo e chega um policial e lhe diz que deve levar essa carga por uma milha, não somente deve fazê-lo com alegria, senão estar disposto a caminhar mais uma milha.
O resultado será que quando chegar o policial dirá: “Que pessoa é esta? Que há nele que o faz agir assim? O faz com alegria e mais do que se lhe pede.”. E chegará a esta conclusão: “Este homem é diferente, não parece preocupado por seus próprios interesses. Como cristãos, nosso estado mental e espiritual deveria ser tal, que nada poderia nos ofender.”. (Lloyd Jones)
Foi exatamente esta a atitude dos judeus, conforme podemos observar neste capítulo, quando foram interpelados por aqueles que se dirigiram a eles perguntando com que autoridade estavam desobedecendo o decreto do rei e reconstruindo o templo.
Foi com mansidão que responderam com verdade aos seus inimigos, que tinham aquele direito e que ele havia sido assegurado pelo próprio rei Ciro, quando saíram de Babilônia.
Isto fez com que pedissem para que fosse investigado na corte da Pérsia se era realmente verdade o que estavam dizendo, e isto daria oportunidade para que a defesa deles viesse pela mão dos seus próprios inimigos, porque foram os seus interlocutores junto ao rei Dario, ainda que não para defendê-los, mas para confirmar se era verdade o que haviam alegado, e isto daria ocasião para que fosse descoberto o decreto imperial de Ciro em favor dos judeus, conforme veremos no capítulo seguinte.
Aqueles judeus haviam agido de acordo com a norma bíblica de se estar sujeito à autoridade e puderam assim contar com a proteção de Deus, para levarem adiante o cumprimento da Sua santa vontade.
Os que estão no ministério devem combater segundo as regras, disse o apóstolo Paulo a Timóteo, e muitas coisas estão incluídas nisto, inclusive a que nos temos referido.
Quando os ministros atuam contra a Palavra revelada de Deus, mesmo naquelas coisas ordenadas por Ele, não podem esperar ser bem sucedidos no que fizerem, porque não podemos contar com a aprovação e a assistência do Senhor, quando agimos contra a Sua vontade.

Agora, tal como Jesus elogiou o que devia ser elogiado nas sete Igrejas (Apocalipse 2 e 3), ao mesmo tempo que repreendeu o que deveria ser repreendido, de igual modo ressaltamos o que houve de bom no comportamento dos judeus dos dias de Zorobabel.
Mostraremos agora, no que eles haviam falhado e por isso se tornaram dignos da repreensão divina, através dos profetas Ageu e Zacarias.
Ageu e Zacarias começaram a profetizar no segundo ano do reinado de Dario, conforme se afirma nos primeiros versículos dos seus livros, respectivamente.
Umas poucas coisas tinha o Senhor contra eles, conforme nós vemos especialmente nas repreensões feitas através do profeta Ageu.
É dito que debaixo desta palavra de exortação de Ageu, se animaram e reiniciaram as obras de reconstrução a partir do quarto dia, do sexto mês, do segundo ano do rei Dario (Ag. 1.1).
Nós veremos no capítulo seguinte a este, em Esdras 6.15 que a obra foi concluída no terceiro dia do décimo segundo mês (Adar), no sexto ano do reinado de Dario, portanto, quatro anos após terem sido reiniciadas.
O motivo afirmado pelo Senhor como sendo a causa deles terem ficado paralisados naqueles dezesseis anos, não foi tanto o decreto imperial de Artaxerxes determinando a paralisação, mas o fato de não terem priorizado o reino de Deus e sua justiça.
E, nem mesmo com as manifestações do desagrado divino através das visitações na forma de produção de condições desfavoráveis que são descritas em Ag 1.6-11, por causa da sua indolência espiritual.
Mesmo debaixo de toda a forma de oposição que estavam sofrendo por parte dos samaritanos e que culminou com o decreto de Artaxerxes determinando a paralisação das obras.
Os judeus estavam se ocupando apenas de cuidar de suas vidas pessoais e de suas casas, ainda que estas necessitassem de ser construídas, porque haviam vindo de Babilônia, não somente para reconstruírem o templo como também suas casas.
Mas, como haviam mudado a ordem correta das prioridades, estavam fazendo pouco progresso em seus projetos, pois estavam cuidando primeiro das suas próprias necessidades, sem levarem em conta que importa em primeiro lugar cuidar dos interesses de Deus.
Este era o problema com os judeus nos dias de Zorobabel: Uma pequena fé que não lhes estava permitindo fazer a vontade de Deus em meio às oposições e a colocarem o Seu reino em primeiro lugar em suas vidas.
Uma grande fé nos levará a viver mais para Deus do que para nós mesmos; a amarmos a Sua vontade acima da nossa própria vontade, a nos regozijarmos nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições e nas angústias, por amor a Cristo (II Cor 12.10).
É fé que descansa no Senhor e faz a Sua vontade e não a própria, em toda e qualquer circunstância.
Tal é a intervenção de Deus, especialmente na vida do Seu povo, que nós vemos isto ilustrado no caso dos judeus dos dias de Zorobabel, que naqueles 16 anos de paralisação das obras de reconstrução do templo, não permitiu que prosperassem em seus projetos pessoais, como uma forma de alertá-los que algo não ia bem na relação deles com Ele, porque não haviam lhe obedecido quanto a que não deviam parar de construir o templo, a par de toda a oposição que estavam sofrendo.
Então, em vez do atendimento das necessidades materiais, no nível das suas expectativas, Deus fez exatamente o oposto do que esperavam, para que os seus olhos fossem abertos para o fato de que não deveriam viver com as mesmas expectativas que os gentios tinham em relação aos seus deuses, como se fossem meros instrumentos de realização dos seus desejos pessoais.
Deus quer ser conhecido, amado e servido. Não é propriamente a nossa vontade que devemos ver cumprida na nossa aproximação dEle, senão a Sua vontade.
Nossa visão fundamental da vida neste mundo irá determinar nossa forma de viver, e controlar toda a nossa conduta.
“Porque assim como é o homem em seu pensamento, em seu coração, tal ele é”.
Sempre se pode dizer qual é a filosofia de um homem pela maneira pela qual ele vive, e pela maneira pela qual ele reage diante das coisas que sucedem ao seu redor.
Por isso, os tempos de crise peneiram as pessoas.
Sempre revelamos exatamente nossa posição com o que dizemos, por isso Jesus disse que seremos julgados de acordo com as nossas palavras (Mt 12.36).
Fala-se em viver intensamente cada momento.
É o que estamos vendo ao nosso redor, e esta é a forma pela qual a maioria das pessoas parece viver hoje em dia.
Estas pessoas não dão muita atenção às consequências e não se preocupam com o seu destino eterno.
Jesus se referiu a isto com esta expressão: “os gentios buscam todas estas coisas”.
Esta palavra “buscar” é uma palavra muito forte, porque indica que isto é buscado com intenso desejo e constantemente. Isto é, a vida consiste nestas coisas que eles buscam.
E se estas coisas sucedem com um cristão, nas palavras de Jesus ele não está sendo melhor aos olhos de Deus do que um pagão. Porque estará vivendo como um pagão e não como um verdadeiro israelita, cuja vida e procedimento estão definidos na Bíblia.
Se como cristãos deixamos que estas coisas ocupem o primeiro lugar na nossa vida, e se monopolizam nossa vida e nosso pensamento, então somos como os pagãos, somos mundanos e com mentes mundanas.
É possível ser um cristão com ideias corretas acerca da salvação e ao mesmo tempo ter uma mente mundana, com uma filosofia pagã, que poderá ser revelada na sua conversação diária, preocupando-se sempre com comida e bebida, e sempre buscando riqueza, posição e possessões temporais.
Estas coisas os dominam. São elas que os tornam felizes ou infelizes. São elas que lhes dão prazer ou desgosto, e sempre estão pensando nelas e falando sobre elas.
Um cristão, conforme Jesus ensina, não deveria estar dominado por estas coisas.
Qualquer que seja a posição que assuma diante delas, não deve ser controlado por elas, e elas não deveriam na realidade fazê-lo feliz ou infeliz, porque esta é a situação típica do pagão.
A alegria do cristão deve estar centrada na sua vida devotada a Deus, e no uso que Deus faz dele no Seu serviço.
Especialmente vendo vidas sendo salvas e edificadas pelo evangelho.
Nós vimos que quando os judeus chegaram na Palestina vindos de Babilônia, logo se apressaram em construir o altar dos holocaustos, para apresentarem continuamente nele sacrifícios a Deus, e a motivação principal que os conduziu a isto é declarada no contexto imediato ao que cita a edificação do altar: eles estavam procurando a proteção de Deus em razão de temerem os seus inimigos.
Enquanto a obra de reconstrução do templo permaneceu paralisada, eles continuaram no entanto oferecendo holocaustos no altar que haviam edificado, e ao que tudo indica, parecia aos seus olhos que aquilo era suficiente para garantirem a provisão divina especialmente a relativa à segurança do seu futuro.
O temor daqueles judeus quanto ao seu futuro havia lhes paralisado, o que estava bem tipificado na paralisação da reconstrução do templo.
De igual modo, quando um cristão se permite dominar por este sentimento de temor do seu futuro, que o leva a se inquietar cada vez mais em fazer provisões relativas às coisas do mundo para a sua segurança, o resultado imediato disto é que ele paralisa o seu crescimento espiritual e a sua fé fica enfraquecida em vez de aumentar.
O problema dos judeus não era portanto o de simplesmente construírem o templo, mas de terem a sua confiança restaurada em Deus, a ponto de obedecê-lo, mesmo em meio às oposições que estavam sofrendo, e em face das condições de escassez material que o próprio Deus estava lhes impondo, em face da sua desobediência.
Seria neste contexto que teriam que se levantar, e restaurando a sua confiança e fé no Senhor, lançarem mãos à obra, tendo o cuidado de antes, santificarem suas vidas, conforme Deus lhes exigiu através dos profetas Ageu e Zacarias.
Então precisavam ser tratados na sua preocupação em relação ao futuro, que é o que se chama de ansiedade.
Deus tem um cuidado especial com os cristãos, especialmente pelo zelo pela nova natureza que Ele implantou neles na regeneração, que é completamente santa, assim como Ele é santo, e não permitirá por motivo da Sua própria honra e glória, que a nova natureza seja suplantada pela natureza terrena, decaída no pecado, que ainda permanece em seus filhos, enquanto estiverem neste mundo.
Esses que são novas criaturas em Cristo Jesus podem estar certos do permanente cuidado de Deus em relação a eles, de modo que não vivam a temer o que o futuro possa lhes reservar.
Eles estarão dando grande honra ao seu Pai, confiando inteiramente nas promessas que tem feito a respeito deles, quanto a que jamais lhes deixará ou desamparará.



“1 Ora, os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Judá e em Jerusalém; em nome do Deus de Israel lhes profetizaram.
2 Então se levantaram Zorobabel, filho de Sealtiel, e Josué, filho de Jozadaque, e começaram a edificar a casa de Deus, que está em Jerusalém; e com eles estavam os profetas de Deus, que os ajudavam.
3 Naquele tempo vieram ter com eles Tatenai, o governador da província a oeste do Rio, e Setar-Bozenai, e os seus companheiros, e assim lhes perguntaram: Quem vos deu ordem para edificar esta casa, e completar este muro?
4 Ainda lhes perguntaram: Quais são os nomes dos homens que constroem este edifício?
5 Os olhos do seu Deus, porém, estavam sobre os anciãos dos judeus, de modo que eles não os impediram, até que o negócio se comunicasse a Dario, e então chegasse resposta por carta sobre isso.
6 A cópia da carta que Tatenai, o governador da província a oeste do Rio, e Setar-Bozenai, e os seus companheiros, os governadores, que estavam deste lado do Rio, enviaram ao rei Dario;
7 enviaram-lhe um relatório, no qual estava escrito: Ao rei Dario toda a paz.
8 Saiba o rei que nós fomos à província de Judá, à casa do grande Deus, a qual se edifica com grandes pedras, e já a madeira está sendo posta nas paredes, e esta obra vai-se fazendo com diligência, e se adianta em suas mãos.
9 Então perguntamos àqueles anciãos, falando-lhes assim: Quem vos deu ordem para edificar esta casa, e completar este muro?
10 Além disso lhes perguntamos pelos seus nomes, para tos declararmos, isto é, para te escrevermos os nomes dos homens que entre eles são os chefes.
11 E esta é a resposta que nos deram: Nós somos servos do Deus do céu e da terra, e reedificamos a casa que há muitos anos foi edificada, a qual um grande rei de Israel edificou e acabou.
12 Mas depois que nossos pais provocaram à ira o Deus do céu, ele os entregou na mão de Nabucodonosor, o caldeu, rei de Babilônia, o qual destruiu esta casa, e transportou o povo para Babilônia.
13 Porém, no primeiro ano de Ciro, rei de Babilônia, o rei Ciro baixou decreto para que esta casa de Deus fosse reedificada.
14 E até os utensílios de ouro e de prata da casa de Deus, que Nabucodonosor tinha tomado do templo que estava em Jerusalém e levado para o templo de Babilônia, o rei Ciro os tirou do templo de Babilônia, e eles foram entregues a um homem cujo nome era Sesbazar, a quem ele tinha constituído governador;
15 e disse-lhe: Toma estes utensílios, vai, e leva-os para o templo que está em Jerusalém, e reedifique-se a casa de Deus no seu lugar.
16 Então veio o dito Sesbazar, e lançou os fundamentos da casa de Deus, que está em Jerusalém; de então para cá ela vem sendo edificada, não estando ainda concluída.
17 Agora, pois, se parece bem ao rei, busque-se nos arquivos reais, ali em Babilônia, para ver se é verdade haver um decreto do rei Ciro para se reedificar esta casa de Deus em Jerusalém, e sobre isto nos faça o rei saber a sua vontade.” (Ed 5.1-17).

Silvio Dutra

EZEQUIEL 40

O primeiro versículo deste capitulo apresenta duas datas distintas para o cativeiro dos judeus, porque a primeira relativa a 25 anos correspondia ao tempo da primeira leva de cativos para Babilônia, e a segunda data relativa a 14 anos, à segunda leva, depois da queda de Jerusalém no final do reinado de Zedequias, quando os babilônios entraram em Jerusalém, após tê-la cercado por dezoito meses.
Isto significa que Ezequiel encontrava-se em Babilônia há 25 anos, e os judeus que foram levados para lá depois da queda de Jerusalém, há 14 anos.
Foi nesta ocasião que ele teve a visão do templo restaurado pelo Senhor, que abrangerá todos os últimos capítulos do seu livro, a contar deste.
Esta é a porção mais difícil de ser interpretada em toda a Bíblia, então devemos ter todo o cuidado para não fazermos afirmações finais onde não seja seguro fazê-las.
Esta visão de um templo glorioso e purificado, com suas medidas e serviços designados para os sacerdotes, pelo próprio Deus, ainda que não seja compreendida em seus detalhes, e quanto a um possível tempo de aplicação real na terra, ou se se trata de uma representação de realidades espirituais e celestiais, certamente tinha o propósito de encorajar os judeus a purificarem o santuário e o culto deles de tudo o que fosse carnal e profano.
Contudo, é melhor entender todas estas visões como uma referência a realidades espirituais e não materiais, porque as dimensões do templo são maiores do que a própria Nova Jerusalém.
Certamente não foi este templo, com estas dimensões e quantidade imensa de portas, janelas, átrios e câmaras, que foi reconstruído pelos judeus quando retornaram de Babilônia, nem mesmo depois de ter sofrido os acréscimos que lhe foram feitos pelo rei Herodes.
Lembramos que Jesus disse que a casa de Seu Pai tem muitas moradas. O céu é uma casa. É a habitação de Deus e dos Seus servos. Sua casa é um templo com muitas câmaras, com instalações privativas para todos os Seus servos, sejam homens, anjos, arcanjos, querubins e serafins.
Então, como temos no capitulo 47 uma referência às águas vivas que procedem do templo de Deus, faríamos bem em aplicar todas estas visões às realidades celestiais, e não tentarmos fazer afirmações objetivas quanto ao significado de cada uma das descrições que encontramos no final do livro do profeta Ezequiel.




“1 No ano vinte e cinco do nosso cativeiro, no princípio do ano, no décimo dia do mês, no ano catorze depois que a cidade foi conquistada, naquele mesmo dia veio sobre mim a mão do Senhor,
2 e em visões de Deus me levou à terra de Israel, e me pôs sobre um monte muito alto, sobre o qual havia como que um edifício de cidade para a banda do sul.
3 Levou-me, pois, para lá; e eis um homem cuja aparência era como a do bronze, tendo na mão um cordel de linho e uma cana de medir; e ele estava em pé na porta.
4 E disse-me o homem: Filho do homem, vê com os teus olhos, e ouve com os teus ouvidos, e põe no teu coração tudo quanto eu te fizer ver; porque, para to mostrar foste tu aqui trazido. Anuncia pois à casa de Israel tudo quanto vires.
5 E havia um muro ao redor da casa do lado de fora, e na mão do homem uma cana de medir de seis côvados de comprimento, tendo cada côvado um palmo a mais; e ele mediu a largura do edifício, era uma cana; e a altura, uma cana.
6 Então veio à porta que olhava para o oriente, e subiu pelos seus degraus; mediu o limiar da porta, era uma cana de largo, e o outro limiar, uma cana de largo.
7 E cada câmara tinha uma cana de comprido, e uma cana de largo; e o espaço entre as câmaras era de cinco côvados; e o limiar da porta, ao pé do vestíbulo da porta, em direção da casa, tinha uma cana.
8 Também mediu o vestíbulo da porta em direção da casa, uma cana.
9 Então mediu o vestíbulo da porta, e tinha oito côvados; e os seus pilares, dois côvados; e o vestíbulo da porta olha para a casa.
10 E as câmaras da porta para o lado do oriente eram três dum lado, e três do outro; a mesma medida era a das três; também os umbrais dum lado e do outro tinham a mesma medida.
11 Mediu mais a largura da entrada da porta, que era de dez côvados; e o comprimento da porta, treze côvados.
12 E a margem em frente das câmaras dum lado era de um côvado, e de um côvado a margem do outro lado; e cada câmara tinha seis côvados de um lado, e seis côvados do outro.
13 Então mediu a porta desde o telhado de uma câmara até o telhado da outra, era vinte e cinco côvados de largo, estando porta defronte de porta.
14 Mediu também o vestíbulo, vinte côvados; e em torno do vestíbulo da porta estava o átrio.
15 E, desde a dianteira da porta da entrada até a dianteira do vestíbulo da porta interior, havia cinquenta côvados.
16 Havia também janelas de fechar nas câmaras e nos seus umbrais, dentro da porta ao redor, e da mesma sorte nos vestíbulos; e as janelas estavam à roda pela parte de dentro; e nos umbrais havia palmeiras.
17 Então ele me levou ao átrio exterior; e eis que havia câmaras e um pavimento feitos para o átrio em redor; trinta câmaras havia naquele pavimento.
18 E o pavimento, isto é, o pavimento inferior, corria junto às portas segundo o comprimento das portas.
19 A seguir ele mediu a largura desde a dianteira da porta inferior até a dianteira do átrio interior, por fora, cem côvados, tanto do oriente como do norte.
20 E, quanto à porta que olhava para o norte, no átrio exterior, ele mediu o seu comprimento e a sua largura.
21 As suas câmaras eram três dum lado, e três do outro; e os seus umbrais e os seus vestíbulos eram da medida da primeira porta: de cinquenta côvados era o seu comprimento, e a largura de vinte e cinco côvados.
22 As suas janelas, e o seu vestíbulo, e as suas palmeiras eram da medida da porta que olhava para o oriente; e subia-se para ela por sete degraus; e o seu vestíbulo estava diante dela.
23 Havia uma porta do átrio interior defronte da outra porta tanto do norte como do oriente; e mediu de porta a porta cem côvados.
24 Então ele me levou ao caminho do sul; e eis que havia ali uma porta que olhava para o sul; e mediu os seus umbrais e o seu vestíbulo conforme estas medidas.
25 E havia também janelas em redor do seu vestíbulo, como as outras janelas; cinquenta côvados era o comprimento, e a largura vinte e cinco côvados.
26 Subia-se a ela por sete degraus, e o seu vestíbulo era diante deles; e tinha palmeiras, uma de uma banda e outra da outra, nos seus umbrais.
27 Também havia uma porta para o átrio interior que olha para o sul; e mediu de porta a porta, para o sul, cem côvados.
28 Então me levou ao átrio interior pela porta do sul; e mediu a porta do sul conforme estas medidas.
29 E as suas câmaras, e os seus umbrais, e o seu vestíbulo eram conforme estas medidas; e nele havia janelas e no seu vestíbulo ao redor; o comprimento era de cinquenta côvados, e a largura de vinte e cinco côvados.
30 Havia um vestíbulo em redor; o comprimento era de vinte e cinco côvados e a largura de cinco côvados.
31 O seu vestíbulo olhava para o átrio exterior; e havia palmeiras nos seus umbrais; e subia-se a ele por oito degraus.
32 Depois me levou ao átrio interior, que olha para o oriente; e mediu a porta conforme estas medidas;
33 e também as suas câmaras, e os seus umbrais, e o seu vestíbulo, conforme estas medidas; também nele havia janelas e no seu vestíbulo ao redor; o comprimento era de cinquenta côvados, e a largura era de vinte e cinco côvados.
34 E o seu vestíbulo olhava para o átrio exterior; também havia palmeiras nos seus umbrais de uma e de outra banda; e subia-se a ele por oito degraus.
35 Então me levou à porta do norte; e mediu-a conforme estas medidas.
36 As suas câmaras, os seus umbrais, e o seu vestíbulo; também tinha janelas em redor; o comprimento era de cinquenta côvados, e a largura de vinte e cinco côvados.
37 E os seus umbrais olhavam para o átrio exterior; também havia palmeiras nos seus umbrais de uma e de outra banda; e subia-se a ela por oito degraus.
38 Havia uma câmara com a sua entrada junto aos umbrais perto das portas; aí se lavava o holocausto.
39 E no vestíbulo da porta havia duas mesas de uma banda, e duas da outra, em que se haviam de imolar o holocausto e a oferta pelo pecado e a oferta pela culpa.
40 Também duma banda, do lado de fora, junto da subida para a entrada da porta que olha para o norte, havia duas mesas; e da outra banda do vestíbulo da porta, havia duas mesas.
41 Havia quatro mesas de uma, e quatro mesas da outra banda, junto à porta; oito mesas, sobre as quais imolavam os sacrifícios.
42 E havia para o holocausto quatro mesas de pedras lavradas, sendo o comprimento de um côvado e meio, a largura de um côvado e meio, e a altura de um côvado; e sobre elas se punham os instrumentos com que imolavam o holocausto e o sacrifício.
43 E ganchos, de um palmo de comprido, estavam fixos por dentro ao redor; e sobre as mesas estava a carne da oferta.
44 Fora da porta interior estavam as câmaras para os cantores, no átrio interior, que estava ao lado da porta do norte; e elas olhavam para o sul; uma estava ao lado da porta do oriente, e olhava para o norte.
45 E ele me disse: Esta câmara que olha para o sul é para os sacerdotes que têm a guarda do templo.
46 Mas a câmara que olha para o norte é para os sacerdotes que têm a guarda do altar, a saber, os filhos de Zadoque, os quais dentre os filhos de Levi se chegam ao Senhor para o servirem.
47 E mediu o átrio; o comprimento era de cem côvados e a largura de cem côvados, um quadrado; e o altar estava diante do templo.
48 Então me levou ao vestíbulo do templo, e mediu cada umbral do vestíbulo, cinco côvados de um lado e cinco côvados do outro; e a largura da porta era de três côvados de um lado, e de três côvados do outro.
49 O comprimento do vestíbulo era de vinte côvados, e a largura de doze côvados; e era por dez degraus que se subia a ele; e havia colunas junto aos umbrais, uma de um lado e outra do outro.” (Ezequiel 40)

Silvio Dutra

RUTE 2

Logo no primeiro versículo do segundo capítulo de Rute é dito que Boaz era rico e poderoso, e era parente de Elimeleque, marido de Noemi, que havia morrido em Moabe.
No comentário do capítulo anterior nós vimos que Boaz era Neto de Naassom, que era príncipe da tribo de Judá quando Israel peregrinou no deserto com Moisés.
E Boaz sendo filho de Raabe, aquela mulher de grande fé cujo nome se encontra na galeria dos heróis da fé de Hebreus, aprendeu com seu pai e mãe não apenas como preservar e aumentar a fortuna material de seus ancestrais, mas sobretudo a ser uma pessoa piedosa, de uma verdadeira fé genuína que se evidencia por um caráter justo e temente a Deus, e que portanto, ama e pratica os Seus mandamentos e vontade.
Esta é a fé bíblica que salva. Uma fé que transforma o caráter segundo o caráter de Deus, que está revelado na Sua Palavra.
A verdadeira fé nos torna semelhantes ao Filho de Deus, quanto a todas as virtudes que fazem parte da Sua pessoa divina e santa.
Uma fé meramente intelectual que não se evidencia em obras de justiça é a fé dos demônios e não a fé dos que foram justificados e regenerados, sendo feitos novas criaturas em Cristo Jesus.
A piedade de Boaz se comprova no relato que a Bíblia nos dá sobre o seu testemunho de vida, porque sendo um homem rico e poderoso relacionava-se com as pessoas pobres e se interessava pessoalmente pelo bem-estar delas, ainda que fossem estrangeiras, como no caso de Rute.
Ele era um patrão justo porque era temente a Deus e agia de acordo com a Sua vontade e Palavra. E não desdenhava e tratava com desprezo seus parentes pobres, pois nós vemos a manifestação da sua bondade para com Rute, pelo que soube do bem que ela havia feito à sua sogra.
E cabe destacar que não era propriamente Noemi que era parente de Boaz, mas Elimeleque, seu ex-marido, que havia morrido em Moabe.
Boaz não fazia portanto acepção de pessoas porque o nosso Deus também não faz tal tipo de acepção.
E na verdade Deus se inclina mais para o pobre, o necessitado, o desprezado, do que para os que se encontram em posições confortáveis e elevadas, como forma de corrigir as distorções e injustiças que são muito comuns entre os homens.
Por isso nós vemos em Rute uma atitude permanentemente humilde. Ela não protesta diante de Deus sobre nenhum direito que lhe era devido em razão da sua fé nEle e de ter deixado a sua própria terra para servi-lo.
Ela não fez nenhuma determinação em relação a si mesma e nem a Noemi, quanto a isto, como que se Deus fosse obrigado a fazer aquilo que ela julgasse necessário ou conveniente.
E não o fez tão somente diante de Deus, como também diante dos homens. Ela não disse que iria respigar e que ninguém poderia impedi-la de fazê-lo. Ela simplesmente se entregou ao cuidado e à direção de Deus sobre a sua vida, e isto se demonstra nas palavras que proferiu, as quais lemos no segundo versículo:
“Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo a apanhar espigas atrás daquele a cujos olhos eu achar graça.”.
Ela teria que se humilhar para obter o alimento necessário para si e para Noemi, submetendo-se ao que estava prescrito na lei para o sustento daqueles que se encontravam em condições de miséria, a saber, rebuscar as sobras da lavoura que deveriam ser deixadas para os pobres.
Ela não ficaria se lastimando em casa, ou esperando que Deus lhe enviasse alguém para matar a sua fome e de sua sogra. Não. Fortalecida pela graça ela se pôs sobre os seus pés e partiu para ação, ainda que isso representasse uma humilhação para ela.
Quando Boaz veio de Belém saudou seus segadores com a expressão:”O Senhor seja convosco” (v. 4), e já sabemos que no texto original a palavra traduzida por Senhor é Jeová.
E os segadores responderam: “O Senhor te abençoe.”.
E ao indagar àquele que supervisionava o serviço dos segadores quem era aquela desconhecida que estava respigando após os segadores, este lhe informou que se tratava da nora de Noemi, e que ela estava trabalhado desde a manhã sem descansar nem sequer um pouco (v. 7).
Pelo que se infere do contexto bíblico a norma legal do rebuscar era permitida somente aos pobres que também tivessem trabalhado na colheita. Eles trabalhariam assim, antes que pudessem pegar aquilo que havia ficado para trás, por alguma omissão na colheita, ou que tivesse caído ao solo, ou permanecido escondido entre os ramos e folhas.
Por isso Boaz recomendou a Rute que permanecesse trabalhando no seu campo e que se juntasse às moças israelitas que estavam trabalhando na colheita, de modo que não fosse molestada pelos homens que trabalhavam para Boaz, aos quais ele ordenou expressamente que não importunassem Rute em razão de ser pobre e estrangeira entre eles.
E tal foi a bondade de Boaz para com ela que lhes ordenou que a deixassem respigar até mesmo entre os molhos que já haviam sido colhidos, e que deixassem de colher espigas, propositalmente, num esquecimento voluntário, para que fossem respigadas por Rute.
E vale a pena destacar o cavalheirismo, bondade e atenção de Boaz, bem como a atitude humilde de Rute, que estão registradas nos versos oitavo a décimo sexto, onde lemos no verso 12 as seguintes palavras de Boaz dirigidas a Rute:
“O Senhor recompense o que fizeste, e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.”.
Isto é o que de fato sucede a todo o que confia inteiramente na graça de Jesus e que vem buscar refúgio debaixo das suas asas, pois o Senhor recompensará a todo que o fizer concedendo a plenitude da Sua graça. A uma entrega e confiança completa em Deus corresponde uma recompensa também completa.
Boaz orou para que o Senhor recompensasse Rute da forma referida, mas certamente ele o fez porque observou a grande diligência com que ela estava se empenhando em seu trabalho.
Assim devemos juntar à fé a ação e certamente o Senhor abençoará os nossos esforços, e devemos ser também diligentes para não perder o fruto do nosso trabalho, como somos exortados pela Palavra de Deus:
“Olhai por vós mesmos, para que não percais o fruto do nosso trabalho, antes recebeis plena recompensa.” (II Jo 8).
“mas o que tendes, retende-o até que eu venha. Ao que vencer, e ao que guardar as minhas obras até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações,” (Apo 2.25,26).
“ Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” (Apo 3.11).
Nos versos 17 a 23 nós temos o relatório que Rute fez a Noemi da bondade de Boaz para com ela.
E o relatório de Rute avivou a memória de Noemi, de modo que ela se lembrou que Boaz era um dos parentes de seu ex-marido, que poderia resgatar a hipoteca da propriedade que lhe pertencia como herança vitalícia, segundo a lei de Moisés, segundo a qual, quando a própria pessoa não tivesse recursos para reaver a sua antiga posse, um parente próximo abastado poderia fazê-lo no lugar dela.
E Noemi aconselhou Rute a continuar respigando somente nos campos de Boaz para que não parecesse a ele, em caso contrário, um desprezo da generosidade que ele havia lhe demonstrado.
Se elas esperavam uma generosidade ainda maior de Boaz, a ponto de se dispor a resgatar a propriedade hipotecada, haveria necessidade de se aproximar dele, de estar somente no campo dele e não em outro, e de igual modo aqueles que têm sido resgatados pelo Senhor Jesus ou que o estão esperando, não podem se envolver com os negócios deste mundo, eles devem permanecer na presença do Senhor, e trabalharem para ele, tornando-se familiares e apegados a Ele, e assim poderão ter a certeza de que receberão o Seu favor.
Aquele que busca agradar a Deus em tudo jamais será desamparado por Ele.



“1 Ora, tinha Noemi um parente de seu marido, homem poderoso e rico, da família de Elimeleque; e ele se chamava Boaz.
2 Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo a apanhar espigas atrás daquele a cujos olhos eu achar graça. E ela lhe respondeu: Vai, minha filha.
3 Foi, pois, e chegando ao campo respigava após os segadores; e caiu-lhe em sorte uma parte do campo de Boaz, que era da família de Elimeleque.
4 E eis que Boaz veio de Belém, e disse aos segadores: O Senhor seja convosco. Responderam-lhe eles: O Senhor te abençoe.
5 Depois perguntou Boaz ao moço que estava posto sobre os segadores: De quem é esta moça?
6 Respondeu-lhe o moço: Esta é a moça moabita que voltou com Noemi do país de Moabe.
7 Disse-me ela: Deixa-me colher e ajuntar espigas por entre os molhos após os segadores: Assim ela veio, e está aqui desde pela manhã até agora, sem descansar nem sequer um pouco.
8 Então disse Boaz a Rute: Escuta filha minha; não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui, mas ajunta-te às minhas moças.
9 Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas; não dei eu ordem aos moços, que não te molestem? Quando tiveres sede, vai aos vasos, e bebe do que os moços tiverem tirado.
10 Então ela, inclinando-se e prostrando-se com o rosto em terra, perguntou-lhe: Por que achei eu graça aos teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu estrangeira?
11 Ao que lhe respondeu Boaz: Bem se me contou tudo quanto tens feito para com tua sogra depois da morte de teu marido; como deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que dantes não conhecias.
12 O Senhor recompense o que fizeste, e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.
13 E disse ela: Ache eu graça aos teus olhos, senhor meu, pois me consolaste, e falaste bondosamente à tua serva, não sendo eu nem mesmo como uma das tuas criadas.
14 Também à hora de comer, disse-lhe Boaz: Achega-te, come do pão e molha o teu bocado no vinagre. E, sentando-se ela ao lado dos segadores, ele lhe ofereceu grão tostado, e ela comeu e ficou satisfeita, e ainda lhe sobejou.
15 Quando ela se levantou para respigar, Boaz deu ordem aos seus moços, dizendo: Até entre os molhos deixai-a respirar, e não a censureis.
16 Também, tirai dos molhos algumas espigas e deixai-as ficar, para que as colha, e não a repreendais.
17 Assim ela respigou naquele campo até a tarde; e debulhou o que havia apanhado e foi quase uma efa de cevada.
18 Então, carregando com a cevada, veio à cidade; e viu sua sogra o que ela havia apanhado. Também Rute tirou e deu-lhe o que lhe sobejara depois de fartar-se.
19 Ao que lhe perguntou sua sogra: Onde respigaste hoje, e onde trabalhaste? Bendito seja aquele que fez caso de ti. E ela relatou à sua sogra com quem tinha trabalhado, e disse: O nome do homem com quem hoje trabalhei é Boaz.
20 Disse Noemi a sua nora: Bendito seja ele do Senhor, que não tem deixado de misturar a sua beneficência nem para com os vivos nem para com os mortos. Disse-lhe mais Noemi: Esse homem é parente nosso, um dos nossos remidores.
21 Respondeu Rute, a moabita: Ele me disse ainda: Seguirás de perto os meus moços até que tenham acabado toda a minha sega.
22 Então disse Noemi a sua nora, Rute: Bom é, filha minha, que saias com as suas moças, e que não te encontrem noutro campo.
23 Assim se ajuntou com as moças de Boaz, para respigar até e fim da sega da cevada e do trigo; e morava com a sua sogra.”

Silvio Dutra

RUTE 1

A narrativa do livro de Rute pertence, como se afirma no primeiro versículo, ao período conturbado dos Juízes.
É bem provável que os fatos narrados tenham ocorrido logo no início do referido período, porque Boaz, que se casou com Rute, era filho de Salmom, um dos príncipes da tribo de Judá, que havia se casado com Raabe (Mt 1.5).
E este Salmom era filho de Naassom, príncipe de Judá que apresentou a oferta daquela tribo no dia da consagração do tabernáculo, nos dias de Moisés (Nm 7.12).
Boaz era portanto neto de Naassom, e não estava assim distante no tempo dos dias de Josué, depois do qual teve início o período dos Juízes, com Otniel, sobrinho de Calebe.
Tal era o caráter e a honra deste Naassom e de sua família, que foi com a sua irmã, Eliseba, que Arão casou, tendo com ela gerado a Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar (Êx 6.23).
E Deus mesmo indicou a Naassom para ser príncipe dos filhos de Judá (Nm 2.3), sendo ele também o general de todo o exército de Judá nos dias de Moisés (Nm 10,14), revelando-se com isto que era antes de tudo um homem de fé, dado ter sido escolhido pelo próprio Deus.
Salmom era filho deste homem, que foi honrado de tal forma pelo próprio Deus, e se enamorou de Raabe nos dias de Josué, depois da conquista de Jericó.
E podemos imaginar qual era o porte e o caráter santo desta mulher, para ter sido a preferida dentre todas as filhas de Israel, para se casar com o príncipe mais honrado, da tribo mais honrada dentre todas de Israel, da qual procederia o Salvador do mundo.
Certamente era a mão do Senhor que estava em tudo isto, conduzindo mentes e corações a se unirem, para que cumprisse o Seu propósito determinado desde antes que tivesse chamado todas as coisas à existência.
Glorificado seja pois não o homem, mas o Senhor, Criador dos céus e da terra, que evidencia nesta e em tantas outras coisas a beleza da Sua infinita majestade e poder.
E tendo casado com Rute, Boaz gerou a Obede, pai de Jessé, pai de Davi (Rt 4.21,22), sendo portanto Rute e Boaz bisavós do rei Davi.
Nós aprendemos portanto da história do livro de Rute qual era o caráter moral, a santidade e a fé das pessoas que foram os ancestrais do rei Davi, e podemos então entender em que princípios de fé e de temor a Deus ele fora educado.
A Providência divina, tendo um olho voltado para o futuro, para o Messias e Rei que deveria vir ao mundo, fez com que fossem incluídas na Sua genealogia duas mulheres de fé, gentias e de testemunho irretocável: Raabe, de Jericó, e Rute de Moabe.
Mostrando que a família do Messias é uma família que é unida não pelos laços de sangue, ou mesmo da nacionalidade, mas pelos laços da fé comum, tanto a judeus quanto a gentios.
Não foi pelos caminhos da glória terrena que Deus trouxe o Messias ao mundo, mas pelos caminhos da aflição e da humildade, pois para que Rute viesse a se casar com Boaz e se converter à religião e ao Deus de Israel, ela teve que experimentar do cálice de aflição do qual todos os que têm parte com o Messias são chamados a beber, na participação dos Seus sofrimentos e conformação com a Sua morte (Fp 3.10).
Por isso o caminho trilhado até à posição determinada para Rute por Deus, passou primeiro pela estrada da aflição e da humilhação, que ela experimentou inicialmente em sua própria terra natal, com a perda de seu marido, e da dor que compartilhou e dividiu com sua sogra Noemi, que perdeu em Moabe dois filhos e o marido, tendo ficado só, com suas duas noras, das quais, uma ficou em Moabe servindo aos seus deuses, e a outra, Rute decidiu com as belas palavras que até hoje fazem eco do símbolo da fidelidade tanto a Deus quanto àqueles que O amam, não somente na prosperidade, mas também na adversidade:
“Respondeu, porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada. Assim me faça o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” (1.16,17).
Quando havia escassez de alimento em Israel, Noemi, seu marido e dois filhos partiram de Belém, que no original é Beith-Lehem, significando casa do pão, e não havia pão certamente como uma forma de juízo do Senhor contra a idolatria dos israelitas, que como vimos, era comum em Israel nos dias dos Juízes, e com isto, Deus estava fazendo valer as ameaças de maldições previstas na Lei, como forma de convencer o povo do seu pecado, e conduzi-lo ao arrependimento.
O fato de ter sido escolhida uma família de Belém, para que através dela, uma mulher gentia de Moabe, mas cheia da verdadeira fé no Senhor, retornasse de lá para Belém, onde nasceria no futuro o Messias, não foi por puro acaso, mas o cumprimento do que Deus havia determinado em Sua Soberania.
E esta mulher de fé viria não casada com um dos israelitas que partiram para Moabe e que lá se casou com ela, mas viria como viúva, para casar com outro homem de fé e piedoso, de modo a formar mais um casal de pessoas de fé, participantes da genealogia do Messias, de modo a que se registrasse que a família de Deus, que é formada pelo Messias, é composta somente por pessoas de fé, tal como aquelas que o Senhor, em Sua providência, incluiu na genealogia de Jesus.
Isto não é maravilhoso aos nossos olhos?
Ainda que tenha sido uma perplexidade para Noemi, que julgou que a perda do marido e dos filhos em Moabe fosse uma forma de visitação dos juízos de Deus sobre ela, de modo que ao retornar pediu que não fosse mais chamada de Noemi, que no hebraico significa, agraciada, agradável, mas sim de Mara, que significa amargurada, como forma de declaração da amargura e aflição que haviam invadido a sua alma, pela sua consideração de que a mão do Senhor havia se abatido sobre a sua vida, tornando-a uma pessoa desventurada.
E mal sabia ela, que o seu testemunho de vida reta havia convertido de tal maneira a Rute, que ela veio a se tornar para ela como uma verdadeira mãe, que recusou abandoná-la, bem como ao Deus que Noemi servia.
Assim, na verdade, Deus estava dando uma alta honra a Noemi, permitindo que o seu nome fosse lembrado perpetuamente, por incluí-la na narrativa bíblica, como aquela cujo testemunho trouxe para Israel uma mulher gentia que Deus havia determinado incluir na genealogia de Seu filho amado.
Com isto, ela estava sendo mais do que agraciada, e bem fazia jus ao nome que lhe fora dado.
Tendo vivido cerca de dez anos em Moabe (v.4), e já sem marido e os dois filhos, Noemi decidiu retornar a Judá porque ouviu em Moabe que o Senhor havia se tornado de novo favorável à terra de Israel, provendo-a de pão (v.6).
Isto demonstra que apesar de estar em Moabe, o coração de Noemi estava em Israel, principalmente porque o culto a falsos deuses daquela terra devia pesar muito no seu espírito piedoso e temente, ao único e verdadeiro Deus.
Isto demonstra que a emigração que fizera com sua família no início indo para Moabe, não tinha por alvo deixar Israel e o Deus de Israel e se fixar numa terra estranha, mas senão, como Abraão fizera no passado, simplesmente buscar condições de sobrevivência, enquanto perdurasse a fome em Israel, motivada pelos juízos de Deus contra a idolatria do Seu povo.
Isto nos ensina que a necessidade pode nos conduzir a lugares ruins onde as pessoas não tenham o temor de Deus, como conviver com parentes não cristãos e que nos persigam por causa do nosso amor ao Senhor, mas nós não temos nenhum motivo para permanecer debaixo desta condição ruim que tivemos que suportar por motivo de necessidade, quando as coisas melhoram.
O cristão é um cidadão do céu, e assim, por melhores que sejam as condições e os lugares deste mundo, eles haverão de se tornar melancólicos para nós, com as perdas e experiências tristes que temos nesta vida, tal como a terra de Moabe se tornou para Noemi com a morte de seu marido e filhos, e criando nela o desejo de retornar ao seu povo de Israel; e de igual modo, as tristezas que temos neste mundo ajudam no propósito de Deus de nos levar a aspirar pela nossa verdadeira pátria, o céu.
Os dissabores desta vida são modos usados pelo Senhor para nos atrair àquele lugar onde já não há mais morte, nem tristeza, nem dor.
Afinal Noemi é cidadã de Israel e não de Moabe, uma terra estranha para ela.
E o cristão é cidadão do céu, e não é deste mundo, que é uma terra estranha para ele, na qual está apenas em peregrinação rumo à pátria celestial, onde todos da família de Deus, seus verdadeiros parentes, aguardam por ele com grande expectativa e alegria.
Noemi tentou dissuadir suas noras de seguirem juntamente com ela para Israel, para evitar que viessem a passar necessidades, porque a propriedade de seu marido não poderia ser resgatada para que elas nela morassem, reavendo-a de volta de seus atuais proprietários, porque não tinha lembrança de que houvesse algum parente próximo que estivesse disposto a fazê-lo por ela, e ela não tinha mais condição em sua idade, de se casar ou de gerar filhos com algum parente próximo, para que através deles, pela lei do levirato, voltasse a ter direito à sua herança nos territórios de Israel.
Mas ela não sabia o que Deus estava preparando, um caminho totalmente diferente de tudo que ela pudesse imaginar, porque Ele faz infinitamente mais do que tudo o que pensamos ou pedimos (Ef 3.20).
Uma de suas noras, Órfa, ao pesar as aflições que lhe aguardavam numa terra estranha voltou atrás no seu desejo de acompanhar Noemi (v. 15), mas Rute estava apegada a ela por obra do Espírito de Deus e não a deixaria de modo algum.
Assim são aqueles que são nascidos de novo do Espírito: eles jamais deixarão de seguir a Jesus Cristo, e mesmo que venham a cair da Sua presença, jamais cairão de uma forma definitiva, porque pela fé, passaram a formar um só espírito com Ele.
Noemi julgava por sua condição que estava debaixo da vara da correção de Deus, que o Senhor estava contrariado com ela, e lhe havia escolhido para ser objeto dos Seus juízos, porque lhe tirara o marido e filhos, deixando-a numa terra estranha, e sem posses em sua própria terra natal, de onde havia partido para Moabe, sem saber que passaria por toda aquela aflição que a havia alcançado.
E tal foi o impacto da aflição na vida de Noemi que ao chegar em Belém com Rute, vinda de Moabe, as pessoas da cidade se comoveram com o estado delas, e as mulheres ficaram perplexas quanto a Noemi, que estava muito diferente da pessoa que havia partido para Moabe.
As aflições fazem grandes e surpreendentes mudanças num pequeno espaço de tempo.
Nós temos visto como a doença e a velhice alteram as pessoas, mudam o semblante delas e o seu temperamento. Por isso Noemi, que significa agradável, pediu que a chamassem de Mara, porque tinha agora um espírito triste.
É preciso pois considerar que há aflições temporárias que não chegam a operar toda esta transformação que foi operada em Noemi, mas pode haver um tempo em que Deus permitirá e nos chamará a experimentar provas que transformarão profundamente o nosso caráter, gerando sobriedade, seriedade, consideração adequada dos problemas e realidades da vida, e muitas outras coisas que nos tornarão muito diferentes das pessoas que éramos antes de ter passado pelos vales de aflição profundos e contínuos, que nos farão valorizar o céu e perceber quão passageiras são todas as coisas deste mundo, incluída aí a nossa própria constituição física.
A plenitude das coisas terrenas passará um dia, por maior que possa ser o tempo que nos seja concedido para participarmos dela. Mas a plenitude espiritual em Cristo jamais passará. Ao contrário ela se renova e cresce a cada dia e adentra pela eternidade afora.
“e os que usam deste mundo, como se dele não usassem em absoluto, porque a aparência deste mundo passa.” (I Cor 7.31).
“Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia.” (II Cor 4.16).
Não é incomum que muitas vezes, muitos cristãos confundam as aflições pelas quais passarão inevitavelmente neste mundo, como falta de amor e de cuidado de Deus por eles, quando na verdade não é necessariamente o caso. Por isso Jesus nos alertou sobre as aflições que teríamos no mundo, a par de toda a nossa fidelidade a Ele e agrado de Deus em relação às nossas vidas.
Mas Rute não levou em conta nada disto e manteve a sua decisão de fazer do Deus de Noemi o seu Deus, e do povo dela o seu próprio povo.
E nisto fez a única coisa necessária da qual Jesus falou em seu diálogo com Marta. Ela fez a grande, melhor e sábia decisão que lhe daria a sua alma como despojo, na salvação que obteve pela fé.
As dificuldades que poderia enfrentar em Israel não poderiam separá-la do amor do Deus verdadeiro que ela havia conhecido.
Ofra, tendo escolhido evitar as dificuldades e permanecer com seus deuses em sua própria terra fez uma péssima escolha, apesar de para a carne e o mundo, parecer ter sido uma melhor decisão do que a de Rute.
Felizes são todos aqueles que decidem seguir a Deus independentemente das circunstâncias difíceis que terão que enfrentar por servi-lo, na sua luta contra os principados e potestades, e nas provações de fé que o Senhor certamente lhes submeterá, porque no fim, em sua perseverança, eles conquistarão o céu de glória.



“1 Nos dias em que os juízes governavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar no país de Moabe, ele, sua mulher, e seus dois filhos.
2 Chamava-se este homem Elimeleque, e sua mulher Noemi, e seus dois filhos se chamavam Malom e Quiliom; eram efrateus, de Belém de Judá. Tendo entrado no país de Moabe, ficaram ali.
3 E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,
4 os quais se casaram com mulheres moabitas; uma destas se chamava Orfa, e a outra Rute; e moraram ali quase dez anos.
5 E morreram também os dois, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido.
6 Então se levantou ela com as suas noras, para voltar do país de Moabe, porquanto nessa terra tinha ouvido que o Senhor havia visitado o seu povo, dando-lhe pão.
7 Pelo que saiu do lugar onde estava, e com ela as duas noras. Indo elas caminhando para voltarem para a terra de Judá,
8 disse Noemi às suas noras: Ide, voltai, cada uma para a casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós o fizestes com os falecidos e comigo.
9 O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. Quando as beijou, porém, levantaram a voz e choraram.
10 E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo para o teu povo.
11 Noemi, porém, respondeu: Voltai, minhas filhas; porque ireis comigo? Tenho eu ainda filhos no meu ventre, para que vos viessem a ser maridos?
12 Voltai, filhas minhas; ide-vos, porque já sou velha demais para me casar. Ainda quando eu dissesse: Tenho esperança; ainda que esta noite tivesse marido e ainda viesse a ter filhos,
13 esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, porque mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim.
14 Então levantaram a voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
15 Pelo que disse Noemi: Eis que tua concunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses; volta também tu após a tua concunhada.
16 Respondeu, porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus.
17 Onde quer que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada. Assim me faça o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
18 Vendo Noemi que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar nisso.
19 Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém. E sucedeu que, ao entrarem em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e as mulheres perguntavam: É esta, porventura, Noemi?
20 Ela, porém, lhes respondeu: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque o Todo-Poderoso me encheu de amargura.
21 Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar. Por que, pois, me chamais Noemi, visto que o Senhor testemunhou contra mim, e o Todo-Poderoso me afligiu?
22 Assim Noemi voltou, e com ela Rute, a moabita, sua nora, que veio do país de Moabe; e chegaram a Belém no principio da sega da cevada.”

Silvio Dutra

O Segredo para se Vencer o Mal – Jó 32

Nós lemos no primeiro versículo deste capítulo 32º que os três amigos de Jó cessaram de lhe responder porque Jó era justo aos seus próprios olhos.
Ou seja, era este o entendimento deles quanto ao que haviam entendido das palavras de Jó, apesar dele ter deixado muito claro que não era no que possuía e nem no que ele era, que estavam a sua esperança e confiança, senão no Senhor.
Então não poderia ser acusado de ser justo por sua própria capacidade e poder.
O que ele estava fazendo indevidamente, em sua ignorância, era o fato de confiar simplesmente no fato de ser justo para ser livrado da sua aflição, e também, pensar que Deus estava deixando que ele fosse afligido injustamente, no que indiretamente, condenava o próprio Deus enquanto se justificava.
Entre eles, havia uma quinta pessoa que até então estava acompanhando em silêncio todos os debates dos três amigos de Jó com ele.
Ele se chamava Eliú, e declara que havia permanecido calado por julgar que por serem mais idosos do que ele, a sabedoria estaria com os três amigos de Jó, mas como vira que eles haviam se dado por vencidos no debate que vinham mantendo com ele, animara-se então a também falar o que pensava.
A Eliú, tal como aos três amigos de Jó, também foi muito desconfortável e penoso, ter que suportar ouvir Jó declarar o seu testemunho de homem justo e santo.
Só que no caso deste Eliú, ele seria muito útil a Jó, para a virada do seu cativeiro, tanto que o Senhor não se declarou irado em relação ao que ele havia falado, diferentemente do que declarara em relação aos três amigos de Jó.
Eliú queria ajudar sinceramente a Jó, como veremos adiante de suas próprias palavras, e nisto havia algo bom e diferente nele em relação aos demais.
Também, o motivo de estar desagrado com o fato de Jó se declarar justo, não era propriamente pela declaração em si mesma, que era verdadeira, mas porque enquanto mantivesse aquela posição, em nada poderia ser ajudado por Deus.
Jó queria ser livrado confiando apenas na sua justiça, e na justiça divina, que o livraria por ser justo e santo.
No entanto, Eliú conhecia algo a mais do que Jó, quanto a isto, porque sabia que enquanto Jó não se humilhasse perante o Senhor, e lutasse contra o mal (o diabo) que estava lhe afligindo, as coisas não poderiam mudar de rumo.
É muito comum que cristãos piedosos julguem erroneamente que Deus está obrigado a livrá-los de todas as investidas do diabo, baseando-se apenas no fato de serem filhos de Deus.
Caso eles não vistam a armadura de Deus, e repreendam o Inimigo que os ataca, é bem possível que o Senhor não se levantará para livrá-los.
Deus não nos tem chamado à passividade, ou seja, cruzarmos os braços enquanto somos afligidos pelo inferno, esperando que o Senhor venha nos livrar porque somos pessoas piedosas.
Este era o problema com Jó, não porque fosse justo, porque isto não é problema, mas solução, mas por estar confiando apenas na sua própria justiça para ser livrado do mal que lhe havia atingido.
É preciso clamar, orar, buscar por socorro em Deus, pedir-Lhe livramento, que repreenda o diabo que nos oprime, para que Ele possa operar com base na nossa fé, e não propriamente na nossa justiça.
Eliú estivera calado, e Jó não pôde ser ajudado em nada com os discursos condenatórios de seus três amigos.
Mas incontido com a visão que traria solução para Jó em seu peito, Eliú teve coragem o bastante para silenciar ainda mais os três amigos de Jó e para se fazer ouvido por ele.
Ele não teria que abandonar a sua justiça, mas teria que confiar em algo mais elevado para ser livrado da sua aflição, a saber, na justiça e poder do próprio Deus.



“1 E aqueles três homens cessaram de responder a Jó; porque era justo aos seus próprios olhos.
2 Então se acendeu a ira de Eliú, filho de Baraquel, o buzita, da família de Rão; acendeu-se a sua ira contra Jó, porque este se justificava a si mesmo, e não a Deus.
3 Também contra os seus três amigos se acendeu a sua ira, porque não tinham achado o que responder, e contudo tinham condenado a Jó.
4 Ora, Eliú havia esperado para falar a Jó, porque eles eram mais idosos do que ele.
5 Quando, pois, Eliú viu que não havia resposta na boca daqueles três homens, acendeu-se-lhe a ira.
6 Então respondeu Eliú, filho de Baraquel, o buzita, dizendo: Eu sou de pouca idade, e vós sois, idosos; arreceei-me e temi de vos declarar a minha opinião.
7 Dizia eu: Falem os dias, e a multidão dos anos ensine a sabedoria.
8 Há, porém, um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz entendido.
9 Não são os velhos que são os sábios, nem os anciãos que entendem o que é reto.
10 Pelo que digo: Ouvi-me, e também eu declararei a minha opinião.
11 Eis que aguardei as vossas palavras, escutei as vossas considerações, enquanto buscáveis o que dizer.
12 Eu, pois, vos prestava toda a minha atenção, e eis que não houve entre vós quem convencesse a Jó, nem quem respondesse às suas palavras;
13 pelo que não digais: Achamos a sabedoria; Deus é que pode derrubá-lo, e não o homem.
14 Ora ele não dirigiu contra mim palavra alguma, nem lhe responderei com as vossas palavras.
15 Estão pasmados, não respondem mais; faltam-lhes as palavras.
16 Hei de eu esperar, porque eles não falam, porque já pararam, e não respondem mais?
17 Eu também darei a minha resposta; eu também declararei a minha opinião.
18 Pois estou cheio de palavras; o espírito dentro de mim me constrange.
19 Eis que o meu peito é como o mosto, sem respiradouro, como odres novos que estão para arrebentar.
20 Falarei, para que ache alívio; abrirei os meus lábios e responderei:
21 Que não faça eu acepção de pessoas, nem use de lisonjas para com o homem.
22 Porque não sei usar de lisonjas; do contrário, em breve me levaria o meu Criador.” (Jó 32)

Silvio Dutra

Pedro diz no sétimo versículo que essas coisas aconteceram — essas "várias tentações" — para que "a prova da Vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo". Como isso é importante — o precioso caráter da fé! Ele ressalta isso em sua comparação com o ouro. "Olhem para o ouro", ele diz. "O ouro é precioso, mas não tão precioso quanto a fé". Como ele estabelece isso? Ele mostra que o ouro é algo que um dia vai desaparecer. É apenas temporário, não há nada de permanente nele, ainda que seja maravilhoso e de muito valor. Mas a fé é eterna. O ouro vai perecer, mas a fé permanecerá. A fé é algo que é duradouro e eterno. Aquilo através do que vivemos, diz o apóstolo, é o que é responsável por estarmos na vida cristã. Vocês estão nesta posição de fé, ele diz, e não percebem como isto é maravilhoso e admirável. Andamos pela fé, toda a nossa vida é uma questão de fé, e aos olhos de Deus isso é tão precioso, tão maravilhoso, que Deus quer que seja absolutamente puro. Purificamos o ouro através do fogo. Eliminamos todas as impurezas ao colocar o ouro no crisol, ou na fundição, submetendo-o a um alto grau de calor; assim tudo que é impuro é removido, permanecendo apenas o ouro. Seu argumento, então, é que se fazemos isso com o ouro que perece, quanto mais precisa ser feito com a fé. Fé é esse princípio extraordinário que liga o homem a Deus; é o que livra o homem do inferno e o leva para o céu; é a conexão entre este mundo e o mundo por vir; a fé é esse elemento místico e admirável que pode tomar um homem morto em delitos e pecados, e fazer dele uma nova criatura, um novo homem em Cristo Jesus. É por isso que é tão preciosa. É tão preciosa que Deus quer que seja absolutamente perfeita. Esse é o argumento do apóstolo. Então, enfrentamos essas várias tentações e provações por causa do caráter da fé.

Martin Lloyd-Jones

Acho incrível o universo de palavras, que surge em minha mente, ao ler um simples versículo...

Jose Carlos Alves

Um versículo abre a razão de um capítulo mais moderado no amor do livro em um livro maior: A Bíblia.

Anderson Carmona Domingues de Oliveira

2 Co 3:1 – 4:18
VERSÍCULO CHAVE

2Co 4:18 “Assim, fixamos os nossos olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.

CONCORDÂNCIA

2Co 4:16 “Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia.

2Co 4:8-11 “De todo lado somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo. Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal.”
STRONGS


COMENTÁRIO NVI

As experiências e circunstâncias desta vida, muitas vezes dolorosas e desconcertantes, são o que o crente tem de visível diante de si; mas não passam de fenômenos no cortejo passageiro da nossa era caída, sendo por isso mesmo, temporárias e fugazes. Fixar os olhos nessas coisas visíveis nos levaria a perder o ânimo (v.1,16). Em contrapartida, as realidades invisíveis, não menos reais por ser invisíveis (cf. Hb 11:1,7,26,27), são eternas e imperecíveis. Por isso, olhamos para o alto, não para as aparências transitórias do cenário deste nosso mundo (v. Fp 3:20; Hb 12:2)

Bíblico

João 11:35
Sabe esse pequeno versiculo, eu acho que é o menor e o maior ao mesmo tempo.
Quando o verbo se tornou carne, ele nao quis ser o SUPER HOMEM, mesmo que antes dessa passagem ele diz ""Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá" JOAO 11:25. Ele nao falou essa frase com o IRON MAN, tanto é que dez versiculos mais tarde, Ele chora.
Isso me conforta por saber que por ser Cristão, minha vida não seria um mar de rosas obrigatório, sabe?
Mas junto com essas tais rosas, viriam os espinhos, que iriam machucar. Mas me alegro, pois a Palavra diz "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã" Salmos 30:5

Júlio.M

TODOS possuem um enorme potencial, pena que nem sempre este potencial é explorado. E uma das missões de um líder, é sim, explorar o potencial das pessoas e mostrar a elas mesmas a força que SEMPRE tiveram, mas, por algum motivo estavam escondidas.

Roger Stankewski

Na vida se tem três missões muito importantes
Amar alguém, fazer com que alguém nos ame, e
Fazer com que isso aconteça...
Amar é prato que dá gosto, de comer, o amor é
Uma sobremesa que nunca acaba mais que tem um sabor
Inexplicável que chega á dar alegria a quem o prova...

E provar desse delicioso prato é um elogio
A quem faz, esse prato só pode ser feito por pessoas
Especiais como você... Sabe por que, porque é um privilégio
Amar você e porque a felicidade de quem ama, não vem da
Alma vem do coração... E isso eu digo por que “Eu te amo”.
E porque só quem sente tudo isso pode dizer o que é o Amor...

Lucas Risso Guedes

Minimizando a Bíblia? Pastores que Buscam Quantidade e Contextualização Radical em Missões

Por John Piper

Venho considerando uma possível relação entre a minimização da Bíblia nas famosas igrejas que buscam quantidade e em algumas das formas radicais de contextualização que têm emergido nas missões. Talvez não haja nenhuma conexão, mas fico pensando. O denominador comum que considero é a perda da confiança que declarar o que a Bíblia diz no poder do Espírito Santo pode criar e sustentar a igreja de Cristo.

Essa manhã eu li João 2:11, "Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele". Curvei-me e orei, "Ó Senhor, é assim que a fé acontece. Às pessoas foram dados olhos para ver Tua glória em Tua pessoa e em Tuas ações. Por favor não me deixe abandonar o ministério que põe toda a ênfase no "evangelho da glória de Cristo que é a imagem de Deus" (2 Coríntios 4:4).

Então eu fui lembrado de outro texto em João que conecta a revelação da glória de Cristo com a palavra escrita de Deus. João 20:30-31, "Jesus, pois, operou também, em presença de seus discípulos, muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome". Os sinais que revelam a glória de Cristo que incita a fé não são, sobretudo, novos sinais dados nos dias de hoje, mas os sinais que estão escritos nos evangelhos. Eles foram escritos "para que creiais". Ele "manifestou Sua glória. E Seus discípulos creram nEle". É assim que a fé surge. Jesus disse: quando o Espírito Santo vier "Ele me glorificará!" (João 16:14). Assim declaramos a plenitude da gloriosa Pessoa e Trabalho de Cristo na história. É assim que a igreja é criada e mantida.

Parece-me que um número crescente de pastores e missionários tem perdido a confiança nessa verdade. Eles têm concluído que a lacuna entre a glória de Cristo e as necessidades sentidas pelos seus próximos, ou entre a glória de Cristo e a religião do público, é simplesmente grande demais para que a plenitude da palavra de Deus preencha. O resultado final parece ser a minimização da Palavra de Deus em sua robusta e gloriosa plenitude.

Isso está na minha linha de frente agora porque, nas últimas semanas, tenho recebido um fluxo constante de depoimentos de santos aflitos que dizem em tantas palavras, "Nosso pastor não proclama para nós o que a Bíblia diz e significa. As mensagens não são revelações da glória de Cristo, elas são conselhos com um toque de religiosidade". E tenho lido sobre certos tipos de contextualização do evangelho em missões que parecem minimizar a plenitude da revelação bíblica, que os convertidos devem compartilhar com os outros. Então venho considerando se há conexões.

Não desejo ingenuamente equiparar o conglomerado cultural do Cristianismo ocidental com o verdadeiro e espiritual corpo de Cristo. Eu consigo apreciar o evitar da palavra "Cristã" em um contexto de missões onde isso signifique: religião ocidental degenerada, materialista, desonesta. E eu percebo que a maioria das formas que "fazemos igreja" são especificadas mais pela cultura do que ordenadas biblicamente. Mas existem outras questões que me incomodam:

1) Estão os novos convertidos a Cristo aceitando o essencial da fé bíblica, e eles os anunciam por amor aos outros? Por exemplo, eles aceitam e anunciam que a Bíblia é a única, inspirada e infalível, revelação escrita de Deus, e que Cristo é Deus e foi crucificado pelo pecado e ressuscitado dos mortos sobre toda autoridade?

2) Os costumes religiosos antigos dos convertidos a Cristo, os quais eles podem estar mantendo, estão comunicando regularmente uma falsidade sobre o que o convertido pretende e crê?

3) As palavras sendo usadas pelos convertidos estão enganando as pessoas em vez de tornar a verdade mais clara? Os missionários e convertidos estão seguindo o compromisso de Paulo com a integridade: "Antes, rejeitamos as coisas que, por vergonha, se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade" (2 Coríntios 4:2)?

Posso estar errado sobre essa conexão de minimização da Bíblia entre os pastores que buscam quantidade e os missionários de contextualização radical, mas é difícil não ver uma perda de fé no poder da Palavra de Deus quando eu ouço que a Bíblia não é pregada em casa, e quando eu leio das fronteiras: "Nós temos poucas esperanças em nosso tempo de vida para crer que uma mudança cultural, política e religiosa grande o suficiente possa ocorrer em nosso contexto de forma que muçulmanos possam se tornar abertos a aderir ao Cristianismo em larga escala".

Vamos orar para que o Espírito Santo venha com poder em nossos dias com o objetivo de mostrar poderosamente a glória de Cristo na declaração da Palavra de Deus onde estas glórias são reveladas com autoridade infalível e convertedora.

Pastor John

John Piper

Uma visão geral da História das Missões

Por John Piper

Fase Um: Ano 1-400 - Os Romanos

Possivelmente, o trabalho de Paulo na Galácia estabeleceu contatos com os Gauleses no Ocidente e com outros povos no noroeste da Europa.

A mais precoce missão composta irlandesa seguiu um plano derivado dos centros cristãos do Egito, não dos centros romanos com sua capela central. E a primeira linguagem dos cristãos na Gália foi grego, não latim. Portanto, a propagação do cristianismo não ocorreu somente por uma expansão formal, sistemática de uma Roma cristianizada, mas espontaneamente através de conexões naturais, por exemplo, de famílias grandes.

Por volta de 312 existiam cristãos suficientes no Império Romano (apesar das longas e terríveis perseguições) para que fosse politicamente possível e sensato para Constantino reverter suas próprias obrigações e a política do estado. Ele se declara um cristão.

Havia uma necessidade de coesão no Império e somente o cristianismo dentre todas as religiões não tinha o nacionalismo como raiz. Ele não tinha um centro geográfico. Ele não era racialmente específico.

Em 375 o cristianismo era a religião oficial do Império Romano.

Mas não havia um grande impulto para evangelizar as porções ao norte da Europa, apesar deles saberem que estes povos não tinham o evangelho.

Fase Dois - Anos 400-800 - os Bárbaros

Durante os 100 anos de paz para o cristianismo (310 a 410), existia pouco esforço oficial da igreja em evangelizar as nações bárbaras do norte. Em vez disso, o nominalismo e o conforto do cristianismo oficial fez pouco para conter a onda de corrupção interna em Roma, e o Império deu forma à decadência e à invasão dos visigodos, dos ostrogodos, dos vândalos, etc.

Mas o desfecho disso foi que os romanos perderam a metade oeste do Império enquanto os bárbaros, no sentido real, ganharam a fé cristã.

Durante os 400 anos após a queda de Roma, a ordem Cristã Beneditina estabeleceu 1.000 missões compostas por todo o Império Oeste. Evangelistas viajantes como Colomban (irlandês) e Boniface (alemão) não deveriam ser necessariamente julgados juntamente com os monges mundanos e legalistas dos dias de Lutero.

Na direção do fim deste período, Carlos Magno surgiu como um tipo de segundo Constantino. Ele expôs ideais cristãos, mas não levou os diligentes esforços missionários às fronteiras do norte - os escandinavos, os vikings.

Fase Três: Vikings

Os povos não evangelizados do norte invadiram o confortável, mas não evangelizador Império do sul. Eles eram vikings navegadores e tomaram muitas ilhas e centros cristãos litorâneos. Diferente dos bárbaros parcialmente evangelizados que invadiram Roma, esses invasores não foram alcançados e destruíram igrejas, bibliotecas e crentes.

Os povos do norte não cessaram de assassinar e tornar cativos os povos cristãos, destruir as igrejas e queimar as cidades. Em todo lugar não havia nada além de corpos mortos - clero e leigos, nobres e pessoas comuns, mulheres e crianças. Não havia estrada ou lugar onde o chão não estivesse coberto de cadáveres. Vivemos em aflição e angústia diante deste espetáculo da destruição do povo cristão. (Christopher Dawson, Religion and the Rise of Western Culture, p. 87)

Mas novamente o poder do cristianismo se mostrou. Os conquistadores foram conquistados. Freqüentemente, eram os monges vendidos como escravos, ou as meninas cristãs forçadas a serem suas esposas e amantes quem eventualmente ganhava esses selvagens do norte. "Aos olhos de Deus, sua redenção deve ter sido mais importante que a tragédia angustiante desta nova invasão de violência bárbara e perversa que caiu sobre o próprio povo de Deus, a quem ele amava." (Winter, p. 148)

As igrejas e monastérios se tornaram ricas na segunda fase, e este é o motivo porque os Vikings foram tão atraídos por elas. Então houve um refinamento que veio sobre as igrejas enquanto a devastação se espalhava.

A fé se alastrou de volta à Escandinávia.

A fase terminou com outro homem cristão muito poderoso, Inocêncio III, mas não houve impulso por missões para os povos além da Europa.

Fase Quatro: Anos 1200-1600 - Cruzadas

Os frades foram uma nova força evangelística, mas a tragédia foram os repetidos esforços para tomar a Terra Santa à força - as Cruzadas. Isso foi uma herança do espírito Viking para a igreja - todas as cruzadas foram lideradas por descendentes Vikings.

Francisco de Assis e Raymond Lull foram claras exceções ao espírito das Cruzadas.

O julgamento veio desta vez sobre o império não por invasores humanos, mas em 1346 pela Peste Bubônica, que durou quarenta anos. De um terço a metade da população da Europa morreu, e os mais atingidos foram os melhores (120.000 Franciscanos somente na Alemanha), mas não os participantes das Cruzadas. Winter sugere que a razão é que o julgamento foi a remoção dos melhores mensageiros da verdade. Este foi um julgamento maior sobre aqueles deixados para trás do que sobre os bons que morreram (p. 152.1)!

A recuperação levou à Reforma e à fase final, que enviou o evangelho ao redor do mundo com os navios de comércio e conquista.

Veja a p. 151 para um bom resumo de como as quatro fases de expansão foram julgadas no final, por causa da acomodação em suas bênçãos e o não compartilhamento destas com os povos não alcançados do mundo.

Fase Cinco: Anos 1600-2000 - Até os confins da terra
John Piper

John Piper

Missões que não produzem resultados eficientes devem ser abortadas antes que o desgaste físico e emocional a levem para rumos não desejados.

Elizandra Arboit

Não Há Satisfação Maior

Motivação Centrada em Deus para Missões Globais
Por John Piper
Dever é bom, mas prazer é melhor. Imagine-me trazendo uma dúzia de rosas para minha esposa em nosso aniversário de casamento. Ao segurá-las para ela à porta, ela sorri e diz: "Oh, Johnny, elas são lindas, por que fez isso?" Suponha que eu levante minha mão de uma maneira modesta e diga "é minha obrigação."
Então qual é o problema? É o dever uma coisa ruim? Não, não é ruim. Mas só te leva até um lugar. Se você quiser romance, a obrigação não o alcança. A resposta certa para a pergunta de minha esposa seria: "Não pude resistir. Minha felicidade ficou fora de controle. Na verdade, para tornar o meu dia perfeito, eu realmente gostaria de sair com você esta noite."
A coisa maravilhosa desta resposta é que faz duas coisas que muitas pessoas acham que não combinam. Expressa minha alegria e faz com que ela se sinta honrada. Muita gente acha que se eu fizer uma coisa porque me deixa feliz, não posso honrar a outra pessoa. Mas pode sim! Por que? Porque se alegrar em uma pessoa é um elogio muito grande. Se puderes desfrutar de alguém, duas coisas assombrosas acontecem: Recebes alegria; e eles recebem a glória. O prazer é a medida de seu tesouro.
Uma Descoberta Que Mudou a Minha Vida
Este é um pensamento revolucionário em relação a Deus. Isto é o que quero dizer: Deus é mais glorificado em você quanto mais você estiver satisfeito dele. Esta é uma descoberta que muda tudo. Quer dizer que a busca da glória de Deus e busca da sua alegria não estão em desacordo. São, de fato, uma só.
A meta principal do homem é glorificar a Deus AO desfrutar dele para sempre. Não ao desfrutar dinheiro e conforto e prestígio e poder e sucesso, mas ao desfrutar DELE, Deus! E todas as outras coisas por causa dele. Santo Agostinho orou "Ama a você muito pouco quem ama a qualquer outra coisa com você, o qual ele ama não por sua causa." O mandamento bíblico, "Deleita-te no Senhor," (Salmos 37:4) é outra maneira de dizer, "Façam tudo para a glória de Deus" (1 Coríntios 10:31). Deus é mais glorificado em você quanto mais você for satisfeito dele.
E a emoção maior no coração de Deus é ser glorificado. Ele nos criou para a Sua glória (Isaías 43:7); chamou a Israel para ser Seu povo para a Sua glória (Isaías 49:3); Jesus viveu (João 17:4) e morreu (João 12:27-28; Romanos 3:25-26) e ressuscitou (Romanos 6:4) e reina (Filipenses 2:11) para a glória de Deus; ele nos escolheu antes da fundação do mundo para a Sua glória (Efésios 1:4-6); Ele nos perdoa para a Sua glória (Salmos 25:11; Isaías 43:25); Ele trabalha em nós para a Sua glória (1 Pedro 4:11); Ele nos chama para fazer de tudo para a Sua glória (1 Coríntios 10:31); e seu objetivo é que tudo neste mundo se encha com o conhecimento de Sua glória assim como as águas cobrem o mar (Habacuque 2:14), e que, no porvir, a glória do SENHOR seja a maravilhosa luz dos dias eternos (Apocalipse 21:23).
Se a glória de Deus é o maior desejo de seu coração, então deveria ser o maior desejo dos nossos. E se Deus é mais glorificado quanto mais estamos satisfeitos nele, então não devemos economizar em nada para maximizar nossa alegria nele. Mas onde esta alegria máxima pode ser encontrada? Bem, nós já dissemos: em Deus! Sim, mas aqui podemos cometer um erro sutil e devastador. Seja cauteloso.
Como Funciona a Alegria?
Existe algo sobre a natureza da alegria que é incansável. Ela é expansiva por natureza. Ela quer se expressar. Imagine-me no campeonato de futebol de meu filho e alguém dizendo pra mim "A você é permitido ter toda a alegria que quiser na atuação de seu filho, mas você não pode expressá-la verbal ou fisicamente." Seria minha alegria completa? Não. Existe algo na alegria que se completa apenas quando é expressada. A alegria cresce por expansão. Ela cresce ao se estender a outros. Minha felicidade aumenta quando se torna sua felicidade.
Isso quer dizer que a busca humana por alegria vai em direção ao coração missionário de Deus. Você já pode ver isto. Mas deixe-me explicar: Deus é a fonte de alegria porque Ele é ofuscantemente glorioso, e infinitamente digno, e lindo de tirar o fôlego, e incrível em poder, e inescrutável em sabedoria, e ilimitado em conhecimento, e tenro em misericórdia, e terrível em ira, e a fonte e fundação de toda verdade e bondade e beleza. Quando nós o vemos pelo que Ele realmente é, e nos afastamos das cisternas rotas do mundo que não nos podem satisfazer (Jeremias 2:13), encontramos "alegria inefável e gloriosa" (1 Pedro 1:8).
Mas esta alegria, como toda alegria, quer ser expressada. Quer expandir. Se não se estender e alargar, começa a estagnar. Existe algo sobre Deus que não pode ser contido. E conter a alegria que temos em Deus é perder a alegria em Deus. Mas perder alegria em Deus é desonrá-lo — assim como minha esposa ficaria desonrada se eu dissesse "É minha obrigação", em vez de "É meu prazer." Deus é mais glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos nele.
Então, nossa alegria tem que ser expressada — por causa de Deus e por nós mesmos. Deus deseja que a glória dele seja refletida na alegria do povo redimido de toda tribo, língua e nação (Apocalipse 7:9). Ele deseja louvor universal. Portanto, evangelismo global é o caminho para a máxima alegria e o máximo louvor.
Missões e a Glória de Deus
As missões não são a meta principal da igreja. A glória de Deus é a meta principal da igreja — porque é a meta principal de Deus. A meta final de todas as coisas é que Deus possa ser exaltado com afeição profunda por uma comunidade redimida de incontáveis pessoas de toda tribo e língua e gente e nação (Apocalipse 5:9; 7:9).
Missões existe porque louvor não existe. Quando o reino finalmente chegar em glória, missões cessará. Missões vem em segundo; louvor em primeiro. Se esquecermos disto e invertermos seus papéis, a paixão e o poder para ambos diminuirá.
Alguns Testemunhos Finais
J. Campbell White, secretário do Movimento Missionário Laymen escreveu em 1909,
A maioria dos homens não está satisfeita com o rendimento permanente de suas vidas. Nada pode satisfazer completamente a vida de Cristo em seus seguidores exceto a adoção do propósito de Cristo para o mundo que ele veio redimir. Fama, prazer e riqueza são só lascas e cinzas em contraste com a alegria ilimitada e duradoura de trabalhar com Deus para o cumprimento de Seus planos eternos. Os homens que tem posto tudo a cargo de Cristo estão recebendo desta vida as mais doces e inestimáveis recompensas.
Este é o testemunho de praticamente todos os grandes missionários na história da igreja. Entregar suas vidas trouxe vida de volta a eles. Eles provaram de novo e de novo as palavra do Senhor: "Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, salva-la-á." (Marcos 8:35). Em outras palavras, a alegria em Deus cresce ao se expandir para outros. Jesus disse a Pedro: "Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais já no tempo presente casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna" (Marcos 10:29-30). Você não pode dar mais do que Deus.
Em 4 de dezembro, 1857, David Livingstone, o missionário pioneiro na África, fez uma apelo comovente aos estudantes da Universidade de Cambridge, mostrando o que tinha aprendido destas palavras de Jesus ao longo dos anos:
De minha parte, nunca deixei de me regozijar no fato de que Deus me nomeou a tal ofício. As pessoas comentam do sacrifício que tenho feito em passar tanto tempo de minha vida na África... É sacrifício fazer aquilo que traz a melhor recompensa em atividade saudável, consciência de fazer o bem, paz de espírito, e uma esperança brilhante de um destino glorioso depois desta vida? Isso não é, enfaticamente, um sacrifício. Eu diria mais, é um privilégio. Ansiedade, doença, sofrimento ou perigo, agora e naquela época, o renunciar das conveniências comuns e benefícios desta vida, podem nos fazer pausar e levar nosso espírito a titubear e nossa alma a se abater, mas deixe que seja apenas por um momento. Todos estes são nada em comparação com a glória que há de ser revelada em e por nós. Eu nunca fiz um sacrifício.
E dizendo isto, Livingstone pagou a Deus o tributo mais elevado. Não era somente obrigação. Era alegria profunda — além da que este mundo pode prover. Deus foi glorificado nele porque ele estava satisfeito em Deus. E sua satisfação veio não com os confortos de uma vida confortável na Inglaterra, mas com a visão expansiva de dar sua vida e sua alegria nas fronteiras.
É isso. Isso é a motivação mais profunda e mais centrada em Deus. Pensar novamente nisso faz meu coração bater mais rápido. Ó, que Deus nos conceda olhos para ver onde a verdadeira satisfação pode ser encontrada — para a glória de Deus!

John Piper

Aos grandes homens é que são dadas as grandes missões.

Guibson Medeiros