Velhas Amizades

Cerca de 194 frases e pensamentos: Velhas Amizades

Observação de mais um dia de sol.

Bem que hoje pus-me a rir. Um velho amigo, após muitos anos de convivência, virou-se a mim e disse: “Você é estranha”. Na hora não entendi direito quais foram as três palavras pronunciadas por aqueles lábios carnudos, mas ele fez questão de repeti-las. – Eu sou estranha. – Estranho foi ele perceber isso depois de tanto tempo.
Lembro-me a primeira vez que acreditei ser estranha. Foi numa dessas visitas que nossas mães costumam receber de velhas amigas. No meio daquelas fofocas de comadres, elas sempre tem que falar dos ilhós e minha mãe sempre tem que me envergonhar diante as amigas. Porém, eu gostava de tudo aquilo, me deliciava gargalhando por dentro enquanto minha mãe reclamava de certas atitudes que tomava. Mas naquele dia, algo ingênuo e que por algum motivo ficou marcado em mim, foi dito por minha mãe: “Minha filha adora ler, mas ela só consegue ler ouvindo música. Acho muito estranho porque ela não consegue prestar atenção em duas coisas ao mesmo tempo, mas ler e ouvir música, ela consegue. Lembro de um dia que ela virou para mim e disse: “Mãe, não consigo ler a Bíblia, falta música...”. Realmente, às vezes minha filha tem atitudes estranhas”. – Acho que com o tempo perdi essa mania, embora ainda seja muito mais delicioso ler um livro tendo uma trilha sonora de acompanhamento. Talvez seja por isso que eu tenho um pouco de dificuldade de ler em público – “falta musica...”. Na época eu tinha nove anos, e desde então vivo por observar minhas manias e as manias alheias. Digo, “vivo” não. Não é algo que faço durante as vinte quatro horas do meu dia. Porque devo concordar com minha mãe que sou muito distraída e confessar que isso não mudou – nem por um momento – desde aquele dia.
Ora, que manias mais estranhas eu tenho? Falar sozinha – mas duvido se existe alguém nesse mundo que nunca falou sozinho, então, isso não é tão estranho.



• • •



Eu gosto de comer primeiro a parte branca da pipoca e depois a parte mais “amareladinha”. Gosto de escovar os dentes dançando ou andando pela casa. Gosto de lavar louça em ritmo organizado: Primeiro copos, depois talhares, depois pratos, depois panelas e por último, vasilhas gordurosas. Também gosto de lavá-las em ritmo lento para poder pensar na vida, ou lavá-las ao som de belas músicas para poder lembrar de momentos engraçados, e claro, começar a rir sozinha. Gosto de colocar o celular para despertar duas vezes de manhã – às cinco horas e ás dez para seis – até porque se despertar somente uma vez, eu não acordo, não tem jeito. E dez para seis, para poder chegar as sete em ponto no colégio, ou pelo menos cinco minutos atrasada e não as sete e quinze e então ficar para fora. Gosto de escrever, mas raramente irei ler as resenhas que escrevo, eu publico noventa e nove por cento dos textos, sem ler, Aí vêm os erros de ortografia, digitação, blá, blá, blá. Gosto de ficar reparando as expressões das pessoas – o jeito de sorrir, de piscar, de falar, de gritar, de passar a mão no cabelo, essas coisas. Gosto de colocar a comida separada no prato – arroz separado do feijão, carne separado dos dois, salada nem pensa em entrar em contato com o resto da comida. Gosto de desenhar nas aulas que não são de Educação Artística, e nas aulas de Educação Artística não leio, não desenho e nem faço nada que a professora manda, creio que nunca estou inspirada quando tenho essas aulas, talvez seja a cara da professora. Gosto de ouvir música antes de dormir. (...) Isso são apenas gostos, restam mais deles e se eu for falar das ações estranhas e involuntárias, perderei horas aqui.



• • •



Adoro começar a escrever algo e ter uma idéia de escrever outra coisa que não se encaixa, fico perdida no que estava escrevendo e acabo encerrando os textos de maneira vazia. – Meu pensamento é muito disperso mesmo, às vezes me acho um tanto quanto “mal educada” por sempre me perder no que as pessoas estão falando. E o mais estranho, foi que meu amigo de anos, só percebeu minha desatenção e alienação constante, neste dia ensolarado.

Gabriella Beth Invitti

Uma vez, um velho amigo meu me disse, ingenuamente:
''Quando chego perto desta linda menina, minhas mãos tremem. Você poderia me dizer o que isso significa? Não compreendo.''
E eu respondi, subitamente: ''É amor, meu amigo. Isso se chama amor.''
Ele apenas sorriu e foi abraçá-la.

Bárbara Quinta

Como é possível estar rodeado de velhos colegas e se sentir sozinho? De tanto tentar ser amigo de todos acabei só. Não tenho quem se preocupe comigo quando eu preciso, sinto que a qualquer momento qualquer um pode tentar pisar em mim, rasgando uma “amizade” apenas para conseguir aquilo que deseja, ou em muitas vezes me procuram apenas quando precisam de algo como se eu fosse um misero empregado ou um objeto. Sinto desejo em ter alguém que me ame, que faça por mim o que eu faço pelos outros, mas meu medo de ser feliz é maior que eu e toda vez que tento me aproximar de alguém acabo enfraquecendo meu eu e me sinto fraco e incapaz, fazendo com que eu perca uma oportunidade única de ser feliz. A solidão é algo muito ruim, nos faz cair em nossos pensamentos e nos rebaixa ao mínimo que nossa auto-estima pode chegar, mas a solução para isso é simples, basta ter a coragem e achar a pessoa certa, é preciso paciência, mesmo que demore muito tempo, mas antes de tudo é preciso ter coragem para enfrentar seus próprios medos, retirar cada pedra no seu caminho, se mostrar superior ao que te impede de ser feliz, e quando alguém conseguir fazer isso me diga como. Sinto-me agora em um momento triste, estou derrotado, em minha carreira profissional sou um campeão, consegui chegar ao auge de tudo o que desejei, materialmente tenho tudo o que preciso para uma vida de qualidade, mas espiritualmente estou enfraquecido sem animo de sair com amigos, sem vontade de conversar, meu desejo é sumir, fugir de meus problemas joga tudo pro alto e dizer adeus. Não faço isso, pois tenho esperança e fé que um dia isso tudo vai mudar e eu vou me encontrar meu eu e tudo vai se encaixar e quem sabe assim vou poder ser feliz e ter a vida que sempre sonhei, sem medo de fracassar, pois o fracasso vem do medo de arriscar, da falta de autoconfiança. Eu sou meu inimigo e ao mesmo tempo a solução para meus problemas, basta eu tentar me encontrar para corrigir minhas deficiências e seguir minha vida de um jeito consciente e feliz.

Lucas Beltrame

Poeminha cheio de saudade!

Grande palito,
Velho amigo,
Aquele que me fez sorrir apenas com seu grito.
Palito, amigo,
Mestre das gargalhadas,
Das crianças recebeu as melhores risadas.
Mauricio; Palito,
Um ser único,
Um ser impar,
Um mestre,
Sábio rapaz,
Ágil, fugaz,
Inteligente...
Mauricio: Pessoa... Vivia sempre sorrindo e distribuindo alegria aos seus!
Palito: Personagem... Sempre sorrindo e continuando distribuindo alegrias aos seus!

Hoje, ainda com lembranças de você,
Sorrimos e nos divertimos com o que outrora nos contou,
Choramos de saudade e de inconformidade,
Por ter-te ido tão cedo.

Palito,
Velho amigo,
Grande personagem,
Ainda lhe tenho comigo,

Saudades de você amigo,
Vim por meio de todos que te ama,
Tomei a liberdade de escrever...
E dizer,
Que pra nós, você sempre será eterno: PALITO!

Wallace Neres

A política hipocrisia nojo de ver amizade jogada fora por interesses entre velhos inimigos que por um bem comum o dinheiro passa por cima desse nobre sentimento.

Rildo lemes

AQUELAS VELHAS AMIZADES


Eu já tive milhares de companheiros e colegas
Dentre eles, fiz centenas de bons amigos.
Mas nem todas as amizades duraram.
Algumas pareciam sólidas como rochas, mas
não resistiram ao tempo e às circunstâncias . . .
Assim, sobraram poucos amigos de infância,
pouquíssimos amigos de escola, poucos amigos
de adolescência, poucos amigos de juventude. . .
E pensar que a gente brincava todos os dias, via-se
todos os dias e não saíamos da casa um do outro . . .
De repente, outros afetos, outros amigos, outros
interesses,outro tipo de vida, longos anos de
distância e mil preocupações da vida nos afastaram
totalmente. . .
Agora não sei onde andam e os que vejo aqui e acolá
são amigos de " Bom Dia " . . .
Mas nada acontece. A gente se respeita e se admira,
mas a amizade de infância, de juventude não volta . . .
Mudaram eles ou mudei eu ???
Ou foi a vida que nos mudou a todos ???
Restam algumas poucas amizades fiéis que resistem a
tudo . . .
O que sei é que fiz muitos amigos e não conservei
aquelas amizades . . .
De bons amigos que éramos, somos hoje bons
conhecidos que se saúdam de passagem e se respeitam.
Às vezes nem isso .
Crescemos e nossa amizade ficou lá no passado.
E eu digo a mim mesmo: " Feliz o homem que sabe cultivar
sua roseira. . .Roseiras velhas também produzem rosas
lindas e viçosas. . .
Talvez não seja tarde, basta recultivá-las . . .

Padre Zezinho

Como já dizia, meu velho caro amigo e conselheiro Freud: Vemos no outro nada mais nada menos do que nossas projeções, ou seja, se vemos o bem, ou o mal...Estamos sim, a falar de nós mesmos. Alcione Alípio

Alcione Alípio

"E hoje quando sai pela porta da frente de casa, passei do portão, vi meus velhos amigos jogando bola no meio da rua. Como costumavam brincar nos velhos tempos. De repente fiquei animado e logo entrei na brincadeira. Isso me deixou contente, vendo nós voltamos no tempo, tempo que a felicidade pousava sobre nossos ombros. E quando peguei a bola e fui cruza-la eu olhei em volta e vi por um minuto a felicidade voltando, vi a saudade do passado morrendo e a felicidade se aproximando. Eu realmente agora acredito que voltarei a ser feliz, isso é só questão de tempo."

Luca Toni Duarte

Eles disseram que me chamariam. Eu ainda espero vocês aqui, meus velhos amigos...

Sabrina Niehues

Amigo...

Amigo não tem idade. Pode ser jovens, adultos, velhos e crianças.
Amigo pode ser aquele de anos, pode ser aquele de horas...
Amigo é aquele da escola, aquele do futebol, aquele da rua, aquele da casa, aquele da vida...
Amigo é pai, é irmão, é família...
Amigo, como dizem por aí, é alicerce...
Amigo é mais que alicerce... Amigo é alicerce, é parede, é teto...
Amigo te constrói e quando alguém te derruba ele te reconstrói...
Amigo é porta. Abre quando você está no caminho certo e se fecha quando está no caminho errado.
Amigo é janela. Quando você se sente sufocado se abre, mas se fecha quando você se sente desprotegido.
Amigo erra, mas não falha. Perde uma batalha, mas nunca entrega uma guerra.
Amigo luta pela paz. Amigo é perdão.
Amigo não morre, apenas adormece.
Amigo aparece nas horas boa ou nas horas ruins, mas sempre aparece.
Amigo não se esconde.
Amigo é jóia, mas não é diamante. Diamantes são duros, mas se quebram facilmente.
Amizade é jóia, mas não é um cristal. Cristais quebrados não reatam jamais. Amizade se reata com o perdão.
Amigo não necessita de ouvir palavras... Amigo lê os olhos.
Amigo ri da suas vitórias, chora suas derrotas...
Amigo ganha com você, perde por você...
Amigo está sempre junto, mesmo que quilômetros de distância.
Amigo é a pura essência da palavra: AMIGO...

Amigo, sempre estarei aqui!...Porque sou seu AMIGO...


Jorge Guida

Jorge Guida

Ontem tive um sonho triste
Já tinham ido todos meus amigos
E ficará eu só, com meu velho coração apertado

Ontem tive um sonho bom
Onde estávamos nós, eu e meu amor
Velhinhos sentados a beira da porta

Hoje acordei feliz
Pois tive um sonho, meu melhor sonho
Onde tinha vivido toda minha vida ao lado daqueles que amo.

Areto Claris Lisk

AMIGOS MAIS QUE SAPATOS VELHOS

Que maravilha...
Você descobriu na internet,
Uma loja virtual...
Especializada em vendas de sapatos...
Seu sonho de consumo...
Lindos modelos, cores variadas, tudo que voce sempre quiz...Então você se encanta...calça um...calça outro...
e mais outro e decide...Escolhe muitos...
Mas quando os calça, descobre um em especial... Este é perfeito, confortável...Quanta suavidade! Você anda entre pedras e espinhos...Deleita-se... Quantas qualidades...alguns de seus amigos até te invejam...Parece que foi feito pela mão de Deus, especialmente para teus pés...Mas...Passado algum tempo...Já não tem o mesmo encanto, ja não tem o mesmo brilho... A sola começa soltar-se...reformar? não... não vale a pena, o custo e alto...melhor comprar novo...você o joga no fundo de um armário...Pobre sapato Velho...Agora já é um transtorno...jogar fora? nem pensar... polui a natureza...demora pra se decompor... foi rejeitado...Mas...È apenas um sapato velho não vai sofrer.
Parecido com ele so tem um ser no mundo.
"OS AMIGOS MAIS QUE SAPATOS VELHOS"
Estes sim sofrem muito...Tal qual o primeiro...Também serão descartados...Mas estes tem coração...tem sentimentos e quando lhes dizem " VALEU!VOCÊ FOI UM ANJO BOM QUE DEUS COLOCOU NA MINHA VIDA,AGORA VOU ANDAR SOZINHO"... Seus corações desnorteiam, choram, por que são bobos, são imbecis,Acreditam que tem amigos de verdade...Não entendem porque...Se tudo que fizeram foi dar conforto quando a caminhada era muito difícil...
Estes também vão se decompor...Lentamente...sofridamente...
sentir-se-ão mortos vivos...È duro ser AMIGO MAIS QUE SAPATO VELHO.
A grande diferença é que estes sim...
Foram feitos por Deus....
Na medida certa para seus pés...Você não entendeu...
Mas ele já te perdoou...
E por incrivel que pareça...
AINDA CONTA CONTIGO!

Eraldo Pinheiro

A amizade é como uma velha carroça; apesar de tão velha, ainda sim se torna muito util

Samantha Rauber

"Velhos amigos tornam-se inimigos amargos subitamente por bobagens e pequenas ofensas."

Robert Burton

SOLIDÃO
Vejo você aqui novamente, minha velha companheira,
Somos tão amigos quanto o céu é do mar.
Minha solidão mensageira, contigo aprendi a cantar,
São versos da noite, são medos e fantasmas,
Você me acompanha enquanto grito meu solo de amor.
As estrelas brincam de adivinhar nossas conversas,
Falam da lua e minha promessa de viver um amanhã,
Outro dia sem que você me diga que tenho que chorar.
O sol é um chato despertador e o vento um inconveniente,
Não entendem essa paixão verdadeira, porque no silêncio,
Ouço o som do sorriso que imagino existir em minha alma.
Ontem eu vi a multidão calada, vi correr pelos dedos um “sim”, senti que o perdão corria pelos rostos e se perdia na imaginação, havia tantos corações, e de verdade, apenas uma grande mentira, está tão impiedosamente só em meio ao silêncio de uma gritaria.Minha velha amante solidão, não é nem mesmo um passado,vieste tão rasteira quanto a idade que me deu razão, somos então uma música de estações.O calor nos separa por instantes, o inverno nos une pela força, o outono nos ensina a brincar de se esconder,e a primavera, nos enfeita de amores que nunca virão.Um dia haverá nossa despedida, um horizonte se abrirá como uma eterna caminhada, somente um seguirá os
passos da eternidade.Vai você na frente pois preciso entender o que o amor pretende.

José Carlos Cavalcante

O problema é seu único amigo
E ele está voltando ...
Não só deixa o seu corpo mais velho
Mais também o seu coração mais fraco

Liniker Timberlake

Velho Amigo Pirata

Olhares voltados para um só lugar
Lugar que não se vê, mas existe
Que quando sonhado
Inspira menosprezar o próprio mar

E quanto encontrar tal Perola e toca-la
Momento se tornará musica, sem nota ou cifra!.
Contudo, velho amigo pirata
Já sinto as cordas frouxas e velas enfraquecidas

Espero desacordado, anestesiado pelas ondas
Desesperadamente calmo não conto mais os dias
Minha pele está ferida, rala e branca
E em minha mente, são raras tais lembranças...

O sentido de respirar que me hesitava já não existia
A derivação do espaço, era por algo que já não entendia
E eram tantos os dias, que simplesmente sorri, por algo que realmente sabia
Morri em busca da minha própria morte.

“Os ventos que atingem o foco do olhar,
São os mesmos que dizem quando parar.”

Filipe Barbosa Cândido