Valores éticos

Cerca de 1449 frases e pensamentos: Valores éticos

Há um desamor nas pessoas, uma enorme falta de tudo; valores, princípios, atitudes, respeito, coerência, seriedade, responsabilidade, caráter, moral...Isto é muito triste!

Lilian Fianco

Educação e Respeito
Hoje fiquei a refletir em como certos valores estão mudados em nossa sociedade, em como já não mais se educa para o respeito. É o filho que não respeita e não deve obediência a seus pais, casais que não respeita o compromisso existente entre eles, empregado que não cumprem suas obrigações... (poderia citar vários exemplos).
Respeito sempre foi e sempre será o centro da moralidade. É muito complexo, pois, impulsiona todas as ações de relações entre os homens, todas “respeitosas”, mas em dimensões muito diferentes.
É comum associar respeito à ideia de submissão. Isso acontece quando se diz que alguma pessoa obedece incondicionalmente à outra. Não esqueçamos que tal submissão pode vir do medo.
Respeita-se o mais forte, o mais poderoso, não porque mereça, mas simplesmente porque detêm o poder.
Quem já não ouviu as seguintes expressões:
“Sabe com quem está falando?”
“Quem você pensa que é?”
“Eu sou mais que você, portanto, respeita-me.”

É claro que muitas vezes a dignidade humana é ferida porque não há reciprocidade. O ideal seria a igualdade. Se devo respeitá-lo, você também deve me respeitar; trata-se de respeito mútuo. Isso faz toda diferença!
A nossa sociedade ensina que “não devemos levar desaforo para casa”, ou ainda, “bateu levou”. E é assim que muitas pessoas agem. Há aqueles que esperam o momento certo para se vingar. Levam anos curtindo raiva, ódio e ressentimentos, gastando tempo e energia, buscando meios de destruir a vida de alguém. Que desperdício!
Há ainda aqueles que se destacam por divulgar a maldade. E, em tempos atuais isso se torna mais fácil, por intermédio das redes sociais. É de livre acesso esmiuçar a imagem alheia e fazer uso desta imagem para algo impróprio.
Há muitas inverdades e são tão bem colocadas, tão bem disfarçadas e por ser tão repetidas descaracteriza a verdade.
Devemos agir corretamente, sem ódio, sem vingança. Pagar o mal com o mal é desperdiçar o valioso tempo com “coisinhas” sem importância.
A maldade corrói a alma do maldoso. Quem comete injustiça e age com maldade já sofre pela ausência da bondade. Agem desta forma talvez por não ter sido educado adequadamente para o respeito.
Respeito! Como isso é importante. Respeitar o espaço do outro. Respeitar as ideias e a história de cada pessoa. Compreender que Deus nos fez único, e por isso somos completamente diferentes uns dos outros.
Precisamos nos reeducar no respeito. Com palavras, quando necessário; e com exemplos, isso sempre!
Pais precisam dar bons exemplos a seus filhos, caso contrário vão ensinando antivalores aos filhos (pais fofoqueiros ensina a criança fazer fofoca; pais mentirosos ensina a criança mentir).
Não se faz com que a pessoa respeite, maltratando-a. Não se ensina um filho com espancamentos e agressividade. Não se educa com berros e palavrões. Não se ama com agressões físicas e morais. A autoridade com simplicidade e respeito ganha muito mais significado.

Sonia Souza

Valor e respeito
Quem respeita ao próximo como a si mesmo, empresta seus valores às pessoas.
Muitos não se dão ao respeito, não reclamam seus direitos e ainda por cima recriminam àqueles que o fazem.
Essas pessoas certamente não tem grande valor, pouco exigem porque não contribuem substancialmente para o estabelecimento da lei, da ordem e do respeito mútuo.
Quando você estiver com quem nunca reclama, saiba que essa pessoa que pouco exige, também tem pouco para oferecer.

Marinho Guzman

Sou uma mulher simples coloco em minha bolsa meus valores, minha honestidade, muita sinceridade,bom humor e sigo em frente!

Ingrid Ribeiro

Sombras mal projetadas de pessoas e valores desta sociedade podre, Hipocrita, As vezes quase me convecem que meus valores são velhos, Inadequados romanticos demais pra hoje em dia. Sò que depois vejo que o problema não são meus valores ou eu em si, Mas são tais pessoas que nao merecem meus valores.

Luy Davis

Valores como cavalheirismo, sinceridade, hombridade, sensibilidade, honestidade, jamais deveriam sair de moda... Creio que uma visão do futuro somada a valores cultivados no passado seria a química perfeita para um mundo mais justo.

Hermes C. Fernandes

Algumas pessoas vivem nas profundezas de sua superficialidade e quando encontram alguém com valores e princípios genuínos fogem de maneira covarde e egoísta... isso me dá mais pena do que raiva...

Cáren Bell - Conselho de Amigos Queridos

Estar com quem amamos é somar alegrias, subtrair dores, dividir valores e multiplicar a possibilidade de sermos felizes.

Nadja Matoso

É mais fácil fazer uma revolução do que conservar os valores pelos quais ela foi feita.

Golda Meir

Um ser humano sem sonho e valores é apenas um monstro vestido de pele humana...

Charles de S. Maia

A preciosidade humana se revela no olhar, nos valores, nos pensamentos, nos sentimentos, no caráter.

Eduardo Marinho

Um sistema que deturpa os verdadeiros valores humanos, só pode gerar uma sociedade moralmente doente.

Pedro Licio

"Repense de vez em quando suas amizades, seus amores, seus valores... nem sempre temos o mesmo peso na balança das pessoas, e até mesmo na nossa. Repense: quanto me vale? Quanto valho? Não é uma troca, é questão de sintonia, afinidade, lealdade, parceria... com os outros e com você mesmo. E a ordem do dia é essa: repensar."

Virgínia Mello

Meus valores pessoais são a Disciplina, Bom Humor, Caridade, Trabalho, Humildade, Empatia e “Ser para Ter".

Sr. Gentileza

Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores. Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos freqüentemente...

Fuxx

O sucesso da geração do amanhã
esta no resgate dos
valores da família de hoje.

Pastor Adelino J. Santos

O que somos NÓS???? Somos o acúmulo de coisas que fomos vivendo, escolhas que fomos fazendo, valores que fomos mantendo, pessoas que fomos conhecendo,detalhes que fomos aprendendo. Somos o ontem melhorado ,o hoje em transformação e o amanhã que ainda não ...conhecemos. Somos os sonhos que carregamos, o AMOR que distribuimos, a generosidade que semeamos, as causas que defendemos, os fragmentos de coisas que fomos compreendendo. Somos o medo ja vivido, as barreiras ja enfrentadas, o orgulho esquecido, o perdão dado, as mãos que estendemos e também as que agarramos. Somos a aceitação do hoje, a interrogação do amanhã e o questionamento do agora. E cada dia é um RECOMEÇAR ..é uma nova chance..é a oportunidade de melhorar e evoluir..de repensar em nós e no mundo...é a hora de fazer diferente..é o momento de agradecer por tudo de bom e ruim que lhe foi dado, tirado e compartilhado. Gosto muito dessa frase:"Perder com CLASSE e vencer com ousadia..Pq a vida pertence a quem se atreve".. Nada mais somos que a descoberta de nossa pequenez, a aceitação de nossas falhas, a coragem de seguir enfrente, a tentativa no hoje, a humildade em reconhecer que toda e qualquer pessoa sempre pode nos ensinar algo...e a mágica sensação de que a cada momento podemos ser Maiores não como profissionais, como acadêmicos, muito menos financeiramente ,mas sim como SERES HUMANOS! E SERES HUMANOS são todos que se permitem cair ,levantar,ter medo, pedir perdão, rever valores, enfrentar barreiras,derramar lágrimas, espalhar sorrisos,assumir responsabilidades, aguentar consequências não como um heroí e sim como um ETERNO APRENDIZ!

Andresa Martins Vicentini

Porque muitas vezes não damos certos valores para o que realmente nos importa? temos que pensar 2 vezes antes de qualquer coisas que fazemos, assim não deixaríamos tantas coisas que valem a pena pra trás, por coisas que não fazem nenhum sentido.

Daay