Trabalhador

Cerca de 95 frases e pensamentos: Trabalhador

Assim como um trabalhador exausto
Anseia pelo leito de descanso
Anseio por aninhar-me em teu colo
E descansar no teu amor.

Fabricio Canalis

Redação do Trabalhador no ENEM

“A educação é fundamental, é a chave para que o Brasil se torne de fato um país desenvolvido” (ROUSSEFF, Dilma. 2010). Ideia atraente em palavras e, disto, decorre a falsificação da realidade, bem como o seu mau-uso nesta mesma realidade.
Falando em realidade, nos atentemos a ela. Sábado e domingo, fiscalizando o Enem, deparei-me com o seguinte paradoxo: o trabalhador quer mudar de vida através da educação (nada mais bonito de se constatar). Entretanto, como mudará de vida através dela – da educação - se no dia anterior trabalhou o dia ou a noite inteira e, naqueles dois dias, estava diante de uma prova de 90 questões por dia (além da redação no domingo)?
Com a licença de uma amiga a qual comentei isto, reproduzirei parte de nossas trocas de ideias. Ao comentar o caso, ela me disse que “a pessoa tem que estar focada, mas não tem como desistir. A superação é maior do que a realidade permite, a pessoa tem que se superar pra depois não se arrepender”. Pois bem, “focada”, o “foco do indivíduo”, “a força de vontade”. Isto é o que o Capitalismo auxiliado pelo pensamento Liberal faz alguns pensarem, pensar que só depende da pessoa e, desta maneira, se consegue, heroísmo e dotado de grande força de vontade, se não consegue, preguiçoso e sem falta de vontade própria, não se superou, fracassado. A amiga também disse da negociação entre trabalhador e patrão. Como haver negociação favorável ao trabalhador se o mesmo se encontra em desigualdade. Como esperar conciliação se há interesses divergentes? O governo não deve esperar negociação, ou melhor, não deve esperar “a falsificação de uma falsa negociação”, uma falsa conciliação. Meu pai é empresário, e pelo que lhe conheço, sei que liberaria – até orgulhosamente – seu funcionário caso ele pedisse folga no dia anterior à prova para “preparar-se melhor”. Porém, e se um dia lhe ocorrer de não “conciliar” o seu interesse com o de seu trabalhador? E se o seu trabalhador não tiver audácia – sim, pois para alguns empresários, tal pedido seria encarado assim – de pedir-lhe a liberação? Não há conciliação de interesses entre patrões e empregados. Não há conciliação entre capital e trabalho. Não se deve esperar a boa vontade do empresário. Desta boa vontade, o “inferno” está cheio. O governo, que se propõe ao lado do trabalhador, deve, de fato, defender seus interesses.
Fracassados? Voltando a realidade daqueles dois dias, percebi que as duas senhoras que declararam ser trabalhadoras – uma, inclusive, trabalhando à noite inteira numa cozinha porque não atendida pelo patrão quando pediu uma “folga” – não estavam em mínimas condições físicas e psicológicas de fazer a prova. Sentadas na cadeira, lutavam pra manter os olhos abertos e fixos nas questões. No insucesso, uma delas entregou-se aos cochilos por várias vezes e a outra suspirava fundo, andava um pouco no corredor, ia ao banheiro, lavava o rosto – inclusive, me perguntando se, em algum lugar, conseguiria café, o que respondi em poucas (e dolorosas) palavras, como me foi incumbido, que não tinha conhecimento uma vez que era a primeira vez trabalhando ali.
O que constatei observando as duas senhoras é que não, estas duas senhoras e mais milhares de outros trabalhadores não são fracassados, já são vencedores somente ao se proporem mudar socialmente pela educação, não podendo ser culpabilizados pelas condições que não lhes eram favoráveis, como foram a mim quando fiz a prova, descansado, sem ter trabalhado no dia anterior ou em quaisquer outros dias, ou seja, minhas condições - e a de vários “concorrentes” das duas senhoras naquele dia - era de preparo físico e psicológico, além de, é claro, teórico. (Estou aqui falando somente da preparação física – e, até certo ponto, psicológica - do trabalhador que é o imediato do exame. A preparação em outro sentido, qual seja nos conteúdos, é algo mais complexo pra caber neste pequeno texto, mas igualmente importante.)
Além disso, constatei também que não se pode restringir algo que se propõe – e deve ser de fato – universal: o acesso à educação. Não falo da igualmente ridícula “concorrência em igualdade de condições”. No acesso à educação que se pretende universal, não há concorrência, caso contrário e obviamente, não é universal. Falo, pelo menos neste pequeno texto e mais imediatamente, de um caso dentre as diversas condições desfavoráveis ao trabalhador no acesso à educação, condições estas, falsificadas por frases de efeito, ideais e raras histórias de “superação pessoal”.
Mais uma vez, voltando à realidade, a trabalhadora que tentou ficar acordada o tempo todo, por fim e vencida pelo cansaço, desiste de terminar a prova, desiste no meio de sua redação. Frustrada e cabisbaixa, desenha, cochila, desenha, cochila, desenha, coch... E o governo, que se diz preocupado tanto com a educação - encarando-a como indispensável pr’uma mudança social - quanto com os trabalhadores – haja vista que o Partido dos TRABALHADORES está à sua frente – nada faz nesta lamentável situação. Contraditório, não?

Lucian Rodrigues Cardoso

Para cada trabalhador que a delinquência assedia, há duzentos preguiçosos que ela já seduziu!

Reinaldo Ribeiro - O Poeta do Amor

No céu vi brilho uma estrela que brilha.
Sol do trabalhador.
Homem,

Sofredor que levanta antes do amanhecer.
Pois o machado é seu instrumento musical.
Enfada seu microfone.
Ela canta está canção todos os dias.
Quando chega o final da semana não tem o pão.
Nas mãos os calos dos seus instrumento musical.
Ainda vive alegre,
Nesse sertão.

Adriano Oliveira

Algumas coisas nesta vida que eu não entendo como: no dia do Trabalhador ninguem trabalha, Agente trabalha tanto para pouco lucro...

Entre outras duvidas

Raul Lafayett

Devaneios do trabalhador dedicado

Dou um tapa em quem denegrir a imagem do senhor
Sem o senhor não teria emprego, minha família estaria na miséria
Não sei o que seria!
Eu agradeço a compaixão do senhor
O meu deus, não me imagino sem a ajuda do Sr patrão de cada dia
Sem ele, para ajudar não comeria
Sem ele para me proteger não teria teto nem telhado
Não teria restos para engrossar o caldo
Sou grato eternamente pelo suor de cada dia
O senhor me proporcionou a leitura, a luxúria do copo de vinho
Deu- me anos a mais de vida... Tenho 25
Em tempos de escravidão, seria avô de senzala
Uma vida farta dessa e alguns jogam fora, que pena
Prefiro trabalhar de sol a sol a me aventurar pela vida
Fartura pra que? Pra mim está muito bom!
Faço até bico nos dias de folga, uma horinha extra
Lá... Na vila dos pássaros escuros
Eu chamo assim, outros chamam de lixão
Vê se pode? Povo grosseiro é assim mesmo!
Bem, aqui na vila tem de tudo, até lanche de rico. Reclamar de que?
Comemos vegetais, cereais, até iogurte eu já comi por aqui.
Bom demais da conta, sô!

João Vitor Rocha

Trabalhar arduamente, isto é, ser um grande trabalhador, é o caminho mais fácil e rápido para alcançar-se a riqueza... e o cemitério!

Rogério Silvério de Farias

Pode um preguiçoso trabalhar, assim como pode um trabalhador descansar. Afinal as aparências das coisas não expressam a realidade.

Francis Cirino

A dignidade do trabalho...
E o salário do trabalhador? O salário é um direito.. Não basta ter salário, é importante ter salário justo e só será quando a remuneração possibilitar fundar e manter dignamente uma família e assegurar seu futuro. É bom lembrar que as necessidades de uma família não se limitam à alimentação, devem abranger toda a vida: a educação, a saúde, a moradia e até o lazer. Numa palavra: tudo aquilo que cria um ambiente familiar sereno para a felicidade de todos.
Então... Valorizemos o trabalho e o realizemos com amor, cumprindo nossos deveres. Seja também um alerta para a importância da organização dos trabalhadores na luta pelos seus direitos e por fim, um apelo a quantos detêm o poder, para que saibam que a construção da justiça passa pelo valor ético e humano do trabalho.

Maria Zenith Andrade Brandão

Que o sol se ponha docemente
Que o trabalhador descanse o suficiente
Que nossa noite seja serena
Que a paz permaneça plena...

BOA NOITE BONS AMIGOS!

mel ((*_*))

Melania Ludwig

Eu fui roceiro, já preguei dormentes em trilhos de trem, já fui servente de Pedreiro e trabalhador braçal, e nunca tive tempo pra ficar deprimido. Minha mente sempre esteve ocupada com coisas boas.

Dinarte Alves Portela, autor e escritor

João de Barro

Sujeito da cor marrom,
Simpático e trabalhador,
Pra conquistar sua companheira
Dedica-se com fervor.

Arquiteto e engenheiro
Trabalha o dia inteiro
Não perde de vista seu afeto
Nem seu objeto.

Sua maior riqueza e aquisição
Vem de baixo, do chão.
E é transformada em casa
Seu lar de coração.

Agora com sua amada
Juntinhos na sacada...
Felizes estão.

E esse é só mais um pássaro,
Seu sobrenome é barro
Mas todos lhe chamam de João..

ROGERIO HELMER

O escritor não precisa saber fazer nada igual ao trabalhador. Ele já fáz tudo diferente que o trabalhador não sabe fazer por não ser um pensador.

RENÉ SANFERR

POVO BRASILEIRO

O povo brasileiro é:
Gente boa, honesto, trabalhador,
receptivo, alegre...
Mas, dev ido aos péssimos exemplos que estão
vindo de cima, está se transformando em:
Sem caráter, desonestos, vagabundos
Interesseiros e revoltados.
BRASIL ATUAL - VALE A PENA SER BANDIDO

Marcos Marques

Eu sou Homem Trabalhador,
Tô aqui como cidadão de caráter,
Para sustentar minha família...

Lucas Clementino Carneiro

Coitado o cara era trabalhador, profissão bandido...Mas ele ia se regularizar, nas próximas eleições ia sair candidato a algum cargo público...Mas essa policial com seu despreparo acabou com o futuro de mais um brilhante político brasileiro...

Luiz carlos mathias

Que democracia maravilhosa, o povo honesto e trabalhador proibido de falar, pagando impostos extorsivos apenas para sustentar a corrupção, os bandidos, vagabundos e corruptos dominando o brasil, e depois o governo Militar que era ruim....

Luiz carlos mathias

Reconhecemos o bom trabalhador por suas obras, e não pelo seu trabalho.

Gabriel Alaf

O que brota das mãos de um trabalhador do bem, que exerce o amor próprio e o próprio amor ao próximo, é o que o mundo em sociedade espera de cada um de nós.

Daniel Polcaro

Sinto-me como um batalhador, trabalhador, um guerreiro. Sinto-me tendo rasgado gargantas, explodido muros, abrigos e derrubado portões. Sinto-me vitorioso aguerrido ao erguer a bandeira dos ideiais que representei, pelos quais lutei, respirando aliviado após esmagar a tirania despota. Paradoxalmente, ao redor, sinto-me comum, entre comuns. Sinto-me ofegante, mas sem batalha, esperando pelo onibus que me entregará para a rotina sem grandes custos. Sinto-me, apenas, um animal estranho, parte do rebanho.

Bruno Sagghi