Textos Reflexivos sobre Respeito

Cerca de 592 textos Reflexivos sobre Respeito

"E é só o que posso dizer a meu respeito? Ser "sincera"? Relativamente sou. Não minto para formar verdades falsas. Mas usei demais as verdades como pretexto. A verdade como pretexto para mentir? Eu poderia relatar a mim mesma o que me lisonjeasse, e também fazer o relato da sordidez."

Clarice Lispector

Mesmo que você pense : " Preciso pensar a respeito", o que no fundo esta dizendo é que "preciso me fazer perguntas a respeito, considerar o assunto por um momento". Ao considerar, começara a fazer perguntas. Precisamos compreender que a maior parte do que fazemos, dia após dia, é fazer e responder perguntas. Portanto, se queremos mudar a qualidade de nossas vidas, devemos mudar nossas perguntas habituais. Estas perguntas dirigem nosso foco, e assim como pensamos e sentimos

Anthony Robbins

"Tenho cabeça, coração e me respeito. Acredito em sonhos, não em utopia. Mas quando sonho, sonho alto. Estou aqui é pra viver, cair, aprender, levantar e seguir em frente. Sou isso hoje, amanhã já me reinventei. Sou complexa, sou mistura. Me perco, me procuro e me acho. E quando necessário, enlouqueço e deixo rolar. Não me doo pela metade, não sou tua meio amiga nem teu quase amor. Ou sou tudo ou sou nada. Não suporto meio termos."

Clarice Lispector

Não sei exatamente em que momento comecei a despertar. Só sei que comecei a compreender o respeito e a reverência que a experiência humana merece. A me dar conta de delícias que passaram despercebidas durante um sono inteiro. E a lembrar do que estou fazendo aqui. Ainda que eu não faça. Ainda que os vícios que o sono deixou costumem me atrapalhar. Ainda que, de vez em quando, finja continuar dormindo. Mas não tenho mais tanta pressa. Comecei a aprender a ser mais gentil com o meu passo. Afinal, não há lugar algum para chegar além de mim. Eu sou a viajante e a viagem.

Ana Jácomo

Quero fraternidade e amor de verdade não importando a intensidade, respeito e companheirismo, doçura, quero ser valorizado pelo que sou e não pelo que tenho, quero alguém que procura me entender, que sonhe junto comigo, que seja minha amiga pra todas as horas, que me ouça, que me ajude nas horas difíceis, uma pessoa que queira compartilhar momentos e memórias, que queira construir comigo uma história de felicidade, uma mulher que saiba valorizar meus sentimentos, que saiba valorizar cada segundo, quero paz e saúde, quero que me ajude com soluções, que goste de estudar e que deixe a ignorância de lado, que avalie e pense nas palavras que diz, que evita tomar decisões no calor das emoções, que seja consciente do que faz, uma pessoa eminente à mim, quero uma arquiteta para planejar o futuro comigo, que valorize o tempo, que valorize Deus, não importa a forma como o vê,que tenha fé em si própria, que saiba plantar e colher sentimentos,que durma abraçada e aconchegada comigo e que logo pela manhã conte seus sonhos...

Felipe Cordeiro

Estou tentando impedir que alguém repita a rematada tolice dita por muitos a seu respeito: "Estou disposto a aceitar Jesus como um grande mestre da moral, mas não aceito a sua afirmação de ser Deus." Essa é a única coisa que não devemos dizer. Um homem que fosse somente um homem e dissesse as coisas que Jesus disse não seria um grande mestre da moral. Seria um lunático - no mesmo grau de alguém que pretendesse ser um ovo cozido — ou então o diabo em pessoa. Faça a sua escolha. Ou esse homem era, e é, o Filho de Deus, ou não passa de um louco ou coisa pior. Você pode querer calá-lo por ser um louco, pode cuspir nele e matá-lo como a um demônio; ou pode prosternar-se a seus pés e chamá-lo de Senhor e Deus. Mas que ninguém venha, com paternal condescendência, dizer que ele não passava de um grande mestre humano. Ele não nos deixou essa opção, e não quis deixá-la.

C.S.Lewis

Sabedoria, entendimento, compreensão, carinho, respeito, amor .. são requisitos muito importantes para um bom relacionamento em quaisquer circunstâncias, tanto na amizade quanto no amor, por exemplo, na amizade muitas vezes as pessoas por falta de sabedoria acabam magoando um amigo por um ato não pensado... magoando por não saber entender quando o amigo mais precisa... magoando por não compreender que nem tudo são rosas, e quando são pode haver espinhos... magoando por às vezes não notar que o amigo está sentindo falta de carinho.. magoando por não respeitar talvez algumas diferenças que com o tempo acabam surgindo.. magoando por não demonstrar amor, quando é o amor que sustenta tudo que já viveram.. Vale lembrar também que nenhum ser humano é perfeito, pois se não fossem os erros jamais teriam aprendido o que é errar...

Mônica Alves

Coisas que evito na vida, diante das pessoas que admiro, adoro, respeito e amo, são o maus tempos como nevoas, trovoadas, dilúvios, neblinas. Não sei quanto tempo de vida me resta, por este e outros motivos tento manter dias de sol, brisa fresca, noites de luar e muitas estrelas na companhia dos que dmiro e amo.

Morgana Magdalena

Mas o amor se baseia no respeito. Na troca. No dia bom e no dia ruim. Mas quer saber quando é amor mesmo? Quando você briga com o outro, discute por uma bobagem qualquer e mesmo assim tem a certeza que ama e que quer aquela vida pra você. A paixão usa máscaras, o amor vem de cara limpa. E ele é tranquilo, seguro. A paixão é queda livre, salve-se quem puder. O amor, não."

Clarissa Corrêa

Prefiro despertar o respeito, admiração e amor ao meu redor, com sutileza, porém, sem brincadeira, tendo a coragem e ousadia de ser verdadeira. Mesmo sendo incompreendida, tenho um ponto de partida.. humildade e amor no coração, então não me julge não, com seu falso sermão, que um dia não terá mais voz ativa não. Olhe ...pra dentro de si e verá que a evolução.. não é só mais uma palavra não!!!

Amanda Chakur

"..Afinidade é ficar longe pensando parecido a respeito dos mesmos fatos que impressionam, comovem ou mobilizam.
É ficar conversando sem trocar palavra.
É receber o que vem do outro com aceitação anterior ao entendimento.
É olhar e perceber.
É mais calar do que falar.
...Ou quando é falar, jamais explicar, apenas afirmar.."

Desconhecido

Tem gente tímida. E gente extrovertida.
Tem gente que fala pouco. E gente que fala muito.
Tem gente que possui diário trancado a sete chaves. E gente que monta um blog pra contar seu dia a dia.
Tem gente que não se abre. E gente que publica livro com sua história de vida.
Tem gente que não se expõe. E gente que se expõe.

No final das contas é tudo gente, do mesmo jeito.
Não existe certo e errado nesse caso: existem pessoas com temperamentos diferentes.

Respeite o que for diferente de você, ainda que não concorde. Não pense que você é padrão.

Você é apenas você.

Tainah Ferreira

Será que as pessoas que assistem e veem alguém famoso, ainda que este sendo superficial, percebem que são tão insignificantes seus comentários ao ponto de perceberem que a crítica de ninguém incomoda a quem brilha?

"Porque só quem nos conhece de verdade sabe o valor que temos. Porque isso tudo é essência e nada nos faz mudar se não somente os que não nos conhecem ou desaprenderam sobre nós, sabem ao nosso respeito. O famoso superficial, também tem essência."

Reflitam mais, senhores e senhoritas Universitários do Brasil. De suas bocas não saem mais do superficialidades das quais vocês tendem a viver e querer esconder.

E tenho dito. Douglas Melo, este que vos fala!

Douglas Melo

As Crônicas Da Guerra - MORAL E ÉTICA

Sobre a moral, tem-se a seguinte definição no dicionário de língua portuguesa: MORAL; é um adjetivo (latim "morale") e quer dizer: relativo à moralidade, bons costumes e ética. Para a teologia a moral é tudo que parte dos costumes e atitudes praticadas para manter a ordem e deste, está ligada ao que se é praticado quando há consciência. É decente e pertinente a tudo que é educativo e de instrução. Era, antes de tudo um estado de espírito.

Se a moral está ligada ao que é de modo consciente. Então, quando inconsciente deve ser tido como abstrato, suposto que é relativo à algumas características exigidas pelo padrão e o comportamento de um grupo. O coletivo neste caso deve se sobressair o que parte para o bem comum. Mas, uma vez que nossas atitudes são em sua maioria inconscientes, a moral passa a ser também relativa.

A definição de ÉTICA no dicionário de língua portuguesa é; palavra de origem grega (ethiké), em português é literalmente ligada à moral e seus bons costumes. Então, ética é também a prática de manter em conformidade o bem estar coletivo e nada tem a ver com ter liberdade. Ética em grego é CASA. Lugar que mantém firme. É estar firme em algum proposito e ideal. Ética é ser leal consigo mesmo. Na teoria grega ser ético é ser livre em consciência, mesmo que se faça inconsciente, pois sabe-se que ainda que não dê certo, pode-se voltar para "Casa".

Na prática da Teologia e outras ciências a fim, incluindo a Filosofia Moderna a ética, nada mais é que seguir regras. E esperar que este, não seja mais um estado de espírito, como assim era no princípio. Tudo, claro, em nome da moral e dos bons costumes.

Com tudo isso, conclui-se sobre MORAL e ÉTICA que se é mais viável viver de hipocrisia que praticar a verdadeira ideia de seus significados.

Pessoas jugam mais pela ética. São mais condenadoras por causa da moral. Não se atêm a manter uma relação saudável com um alcoólatra por causa da moral, é melhor não ajudá-lo, e esquecem a ética.

Pessoas mais éticas "moralmente" são mais ameaçadoras, porque sempre tem razão e pela moral-ética interrompem vidas. Não são livres e não permitem que os outros sejam. E assim são éticas moralmente e não tem moral ética, para viver suas vidas. Assim, sufocam as vidas dos outros. E esquecem o valor da moral.

É percebível, neste momento que as duas se correlacionam em nossa cultura, mas são praticadas isoladamente, como se elas não se correlacionassem. E desta feita, tornam-se contrapostas. E é nesta contradição que se sabe se há ou não ética em quem se julga ser ou se há ou não moral para julgar quem é livre, e diferente destes, sabe viver.

As pessoas desistem de viver, preocupadas com a moral que sufocam-nas. É imoral dever e não pagar. É imoral homens e mulheres preferirem parceiros do mesmo sexo, para viverem juntos. É imoral dizer tudo o que pensa - sem moral para isso -, porque é moral ser exemplo. Mas quem tem moral, não é exemplo para ninguém. As pessoas estão cegas pela moral. E cheias de razão por serem "moralmente éticas".

Mas pessoas que tem muita luz, que transformam os lugares onde passam. Pessoas capazes de irradiar luz onde quer vá. E se por fim forem do tipo - queridas por todos - os livres claro, são estorvo para a moral e deste modo, não podem ficar. A Igreja não deixa, os Moralistas não deixam, as Pessoas com Razão, Moral e extremante Éticas - como a sociedade exige -, as Pessoas que seguem os Padrões Corretos da sociedade, não permitem que você que ilumina, brilhe. Elas não são, mas não deixam você ser.

O brilho que emana da alma de quem é livre e líder de si próprio, assim assumindo um papel de inteira autenticidade e "independência-coletiva" (porque ninguém vive sozinho), confunde quem diz conhecer o espírito. Pessoas que sabem bem o que é moral e bons costumes não admitem que o outro seja livremente ético porque com tanta liberdade e liderança nas suas ações, se eleva.

Ser paciente virou - ser trouxa - é um fraco ser manso. A moral não permite isso. As pessoas que brilham, brilham muito mais por serem calmas e aparentemente passivas a tudo a sua volta. Não perdem a calma e isso incomoda mais. Esperam as coisas acontecerem, mas fazem, agem enquanto esperam os resultados do seu trabalho. Trabalham, planejam, inovam, simplesmente incomodam. Assim, conseguem tudo o que querem e ganham muitas vezes coisas que não esperavam. A esperança se mantém firme até o fim. A fé de dar certo é maior e assim ocupam, muitas vezes não os lugares de destaque, mas com certeza alcançam os melhores lugares.

Quem não tem paciência, quem não espera e não tem fé, não entendem porque "ele" (pessoa que brilha) consegue tudo o que quer. E pergunta: "Mas o que ele tem que eu não tenho?" Ele é passivo as adversidades, não se incomoda com a moral. Pessoas de sucesso, nunca ou pelo menos quase nunca levam em consideração as críticas sobre sua atuação. Simplesmente seguem firmes, esperando sua hora chegar. E para tortura geral de quem não sai do lugar, por causa da MORAL e dos bons costumes, conquistam o mundo.

O Moralista esqueceu do princípio ensinado por um homem comum e que abalou o mundo quando disse: "Bem-aventurados os mansos porque herdarão a terra"(Mateus 5:5). Veja que sábias palavras.

Traduzindo o que Jesus falou: "Todas as pessoas calmas e pacientes e que com isso sejam esperançosas, em outras palavras - que tenham fé - conquistarão a Terra. Porque depois disso serão bem vistas quando o sucesso chegar. E todas as portas lhe serão abertas."

O hipócrita, sabe onde está esta frase e pode lhe repetir mil vezes com deslumbre e "PERFEIÇÃO", mas não dirá com a verdadeira tradução. Esqueceu o outro princípio que diz: "Só Deus é bom" (Marcos 10:18).

Chega de hipocrisia, né? O "padre" ou "aspirante" a padre não consegue cumprir seu papel (como padre), desiste e quer manter a MORAL sobre os outros. Não é eticamente livre, nem tem moral para o ser - a sua 'MORAL' não permite, lembra? E deste jeito quer manter-se no direito de dizer que sabe sobre o ser humano, porque a teologia lhe ensinou o que tem no espírito, afinal de contas deve ter aprendido a expulsão de maus espíritos, só não conseguem se livrar dos seus. São mais humanos que os outros, porque se sabem sobre Deus, se julgam mais próximos de Deus e assim, são mais humanos. Na sua totalidade, na seu egoismo é mais HOMEM, sem ser 'HUMANO'. Falta-lhe fé, esperança em dias melhores, e isso também pode ser cultural, mas não é livre. Lhe falta luz e não quer que o outro ASCENDA."

Douglas Melo

Douglas Melo

Espiritualidade Aguçada

Tenho uma
tendência muito
forte para o espiritismo.
Pois tenho uma
espiritualidade aguçada.
No sentido de sentir
o que é melhor
para a humanidade…
Certo que muitas pessoas
me buscam para conselhos
e ou conversas a respeito.
Eu tenho uma paz, que transluz!!!

Dayse Sene

Se você mata a aranha e a cobra, e protege o cão e o gato, o que determina o teu respeito a vida é o teu MEDO e não a tua BONDADE.
O respeito a vida ultrapassa a sua forma física.E "enquanto" precisarmos nos alimentar de outra vida, (seja plantas ou animais no caso dos não vegetarianos) seguindo o movimento da cadeia alimentar na terra, devemos faz-lo com respeito e gratidão.

( trecho do livro: Reconexão)

Edolesia Andreazza

Coisas importantes:
Respeitar nossas diferenças;
Respeitar o 'diferente';
Respeitar outras culturas;
Respeitar outras crenças;
Respeitar quem não acredita;
Respeitar quem acredita.
Se você não possui esta capacidade de RESPEITAR, reveja suas atitudes, deixe o julgamento a quem de direito deva fazer.
O respeito faz parte da formação do caráter de qualquer ser humano, o que diferencia pessoas de bom caráter e daquelas que não o possuem, é a quantidade de respeito que você costuma acumular durante a sua estada nesta terra!
Respeite e reflita!

Sérgio Paschoal

Imoral é pagar dezenas, centenas de impostos e não ter nenhum serviço público de qualidade.
Imoral é ver que as crianças desse país estão crescendo sem escolas, sem educação, com seus pais longe de casa.
Imoral é ver que a Justiça nesse país só funciona para quem tem dinheiro. Que tá cheio de gente safada roubando o Brasil há décadas e continuam impunes.
Imoral é o sujeito passar a vida inteira fazendo um monte de M e prejudicando um monte de gente e depois se converte sob a benção de um picareta e acha que está tudo certo.
Imoral é ter uma parte grande desse território onde pessoas ainda morrem de fome.
Imoral é ainda ter seca no nordeste.
Imoral é o trabalhador desse país que tem que acordar cedo e pegar transporte público lotado todos os dias para trabalhar e ganhar um salário ridículo.
Imoral é você não se lembrar em quem votou na última eleição.
Tem tanta coisa imoral que prejudica a todos nós e ninguém se importa.
Mas, dá trabalho demais se preocupar com estas questões, então fica mais fácil defender a "Família Brasileira" e a MORAL, demonstrando preconceito por orientação sexual.
Não somos só TERCEIRO MUNDO...
Somos um país de grande maioria distraída demais com o que os outros fazem de suas vidas.
Se alguém aqui estivesse realmente preocupado com o que é IMORAL, o Brasil já teria tomado jeito de verdade.

Tico Santa Cruz

Eu vou viver e morrer sem entender alguns fatos da vida em sociedade. Dá uma lida aqui e me diz o que você acha disso...

Primeiro ponto: Não sei por que 'cargas d'água' algumas pessoas tem o hábito de valorizar mais quem está longe, tem pouco contato, quase nada de intimidade, do que quem está sempre por perto, fazendo parte da sua vida de forma mais presente. Já repararam nisso ou é só no meu mundinho que acontece?

Sabe como é... você, aquele 'coitado' que se doa no dia a dia e demonstra amor, se torna um objeto descartável e sem valor diante do 'gente boa' que chegou há poucas horas. E o pior: ainda acaba sofrendo pequenas humilhações quando tenta (em vão) competir por atenção. O fato é que o outro de certo tem cheiro de carro novo e você, meu amigo, fica ali jogado na concessionária, em meio a tantos outros 'usados', torcendo intimamente pelo menor sinal de atenção da outra parte.

Segundo ponto: aquela velha história, né... você é gentil, educado, paciente, simpático e 'montam em cima de você'. Em contrapartida, o fulano que é um grosso, besta, arrogante e babaca é respeitado e 'obedecido' - talvez por medo, mas não importa, na 'prática' tem mais valor que você.

E aí? Vamos concluir aqui que nos falta morarmos longe, sermos superficiais e estúpidos?

Não. O que nos falta é amor próprio.
Se ame mais.

Tainah Ferreira

SOMOS NECESSÁRIOS

Todos nós somos necessários,
somos verdadeiros responsáveis,
por cumprirmos com os nossos
deveres.
Somos necessários...
no amor, família, no trabalho
e em todos os lugares,
que nos dizem respeito.
Somos necessários...
no mundo, para cumprirmos
com a nossa parte.
Zelar de toda a natureza
e dos nossos semelhantes,
com o devido respeito
e consideração...
somos necessários
para praticar ao que é bom...

Autor: Antonio Cícero da Silva(Águia)

Antonio Cícero da Silva(Águia)