Textos Reflexivos sobre Respeito

Cerca de 537 textos Reflexivos sobre Respeito

Mesmo que você pense : " Preciso pensar a respeito", o que no fundo esta dizendo é que "preciso me fazer perguntas a respeito, considerar o assunto por um momento". Ao considerar, começara a fazer perguntas. Precisamos compreender que a maior parte do que fazemos, dia após dia, é fazer e responder perguntas. Portanto, se queremos mudar a qualidade de nossas vidas, devemos mudar nossas perguntas habituais. Estas perguntas dirigem nosso foco, e assim como pensamos e sentimos

Anthony Robbins

"E é só o que posso dizer a meu respeito? Ser "sincera"? Relativamente sou. Não minto para formar verdades falsas. Mas usei demais as verdades como pretexto. A verdade como pretexto para mentir? Eu poderia relatar a mim mesma o que me lisonjeasse, e também fazer o relato da sordidez."

Clarice Lispector

"Tenho cabeça, coração e me respeito. Acredito em sonhos, não em utopia. Mas quando sonho, sonho alto. Estou aqui é pra viver, cair, aprender, levantar e seguir em frente. Sou isso hoje, amanhã já me reinventei. Sou complexa, sou mistura. Me perco, me procuro e me acho. E quando necessário, enlouqueço e deixo rolar. Não me doo pela metade, não sou tua meio amiga nem teu quase amor. Ou sou tudo ou sou nada. Não suporto meio termos."

Clarice Lispector

Não sei exatamente em que momento comecei a despertar. Só sei que comecei a compreender o respeito e a reverência que a experiência humana merece. A me dar conta de delícias que passaram despercebidas durante um sono inteiro. E a lembrar do que estou fazendo aqui. Ainda que eu não faça. Ainda que os vícios que o sono deixou costumem me atrapalhar. Ainda que, de vez em quando, finja continuar dormindo. Mas não tenho mais tanta pressa. Comecei a aprender a ser mais gentil com o meu passo. Afinal, não há lugar algum para chegar além de mim. Eu sou a viajante e a viagem.

Ana Jácomo

Quero fraternidade e amor de verdade não importando a intensidade, respeito e companheirismo, doçura, quero ser valorizado pelo que sou e não pelo que tenho, quero alguém que procura me entender, que sonhe junto comigo, que seja minha amiga pra todas as horas, que me ouça, que me ajude nas horas difíceis, uma pessoa que queira compartilhar momentos e memórias, que queira construir comigo uma história de felicidade, uma mulher que saiba valorizar meus sentimentos, que saiba valorizar cada segundo, quero paz e saúde, quero que me ajude com soluções, que goste de estudar e que deixe a ignorância de lado, que avalie e pense nas palavras que diz, que evita tomar decisões no calor das emoções, que seja consciente do que faz, uma pessoa eminente à mim, quero uma arquiteta para planejar o futuro comigo, que valorize o tempo, que valorize Deus, não importa a forma como o vê,que tenha fé em si própria, que saiba plantar e colher sentimentos,que durma abraçada e aconchegada comigo e que logo pela manhã conte seus sonhos...

Felipe Cordeiro

Estou tentando impedir que alguém repita a rematada tolice dita por muitos a seu respeito: "Estou disposto a aceitar Jesus como um grande mestre da moral, mas não aceito a sua afirmação de ser Deus." Essa é a única coisa que não devemos dizer. Um homem que fosse somente um homem e dissesse as coisas que Jesus disse não seria um grande mestre da moral. Seria um lunático - no mesmo grau de alguém que pretendesse ser um ovo cozido — ou então o diabo em pessoa. Faça a sua escolha. Ou esse homem era, e é, o Filho de Deus, ou não passa de um louco ou coisa pior. Você pode querer calá-lo por ser um louco, pode cuspir nele e matá-lo como a um demônio; ou pode prosternar-se a seus pés e chamá-lo de Senhor e Deus. Mas que ninguém venha, com paternal condescendência, dizer que ele não passava de um grande mestre humano. Ele não nos deixou essa opção, e não quis deixá-la.

C.S.Lewis

Sabedoria, entendimento, compreensão, carinho, respeito, amor .. são requisitos muito importantes para um bom relacionamento em quaisquer circunstâncias, tanto na amizade quanto no amor, por exemplo, na amizade muitas vezes as pessoas por falta de sabedoria acabam magoando um amigo por um ato não pensado... magoando por não saber entender quando o amigo mais precisa... magoando por não compreender que nem tudo são rosas, e quando são pode haver espinhos... magoando por às vezes não notar que o amigo está sentindo falta de carinho.. magoando por não respeitar talvez algumas diferenças que com o tempo acabam surgindo.. magoando por não demonstrar amor, quando é o amor que sustenta tudo que já viveram.. Vale lembrar também que nenhum ser humano é perfeito, pois se não fossem os erros jamais teriam aprendido o que é errar...

Mônica Alves

Mas o amor se baseia no respeito. Na troca. No dia bom e no dia ruim. Mas quer saber quando é amor mesmo? Quando você briga com o outro, discute por uma bobagem qualquer e mesmo assim tem a certeza que ama e que quer aquela vida pra você. A paixão usa máscaras, o amor vem de cara limpa. E ele é tranquilo, seguro. A paixão é queda livre, salve-se quem puder. O amor, não."

Clarissa Corrêa

Coisas que evito na vida, diante das pessoas que admiro, adoro, respeito e amo, são o maus tempos como nevoas, trovoadas, dilúvios, neblinas. Não sei quanto tempo de vida me resta, por este e outros motivos tento manter dias de sol, brisa fresca, noites de luar e muitas estrelas na companhia dos que dmiro e amo.

Morgana Magdalena

Prefiro despertar o respeito, admiração e amor ao meu redor, com sutileza, porém, sem brincadeira, tendo a coragem e ousadia de ser verdadeira. Mesmo sendo incompreendida, tenho um ponto de partida.. humildade e amor no coração, então não me julge não, com seu falso sermão, que um dia não terá mais voz ativa não. Olhe ...pra dentro de si e verá que a evolução.. não é só mais uma palavra não!!!

Amanda Chakur

"..Afinidade é ficar longe pensando parecido a respeito dos mesmos fatos que impressionam, comovem ou mobilizam.
É ficar conversando sem trocar palavra.
É receber o que vem do outro com aceitação anterior ao entendimento.
É olhar e perceber.
É mais calar do que falar.
...Ou quando é falar, jamais explicar, apenas afirmar.."

desconhecido

Espiritualidade Aguçada

Tenho uma
tendência muito
forte para o espiritismo.
Pois tenho uma
espiritualidade aguçada.
No sentido de sentir
o que é melhor
para a humanidade…
Certo que muitas pessoas
me buscam para conselhos
e ou conversas a respeito.
Eu tenho uma paz, que transluz!!!

Dayse Sene

Se você mata a aranha e a cobra, e protege o cão e o gato, o que determina o teu respeito a vida é o teu MEDO e não a tua BONDADE.
O respeito a vida ultrapassa a sua forma física.E "enquanto" precisarmos nos alimentar de outra vida, (seja plantas ou animais no caso dos não vegetarianos) seguindo o movimento da cadeia alimentar na terra, devemos faz-lo com respeito e gratidão.

( trecho do livro: Reconexão)

Edolesia Andreazza

Coisas importantes:
Respeitar nossas diferenças;
Respeitar o 'diferente';
Respeitar outras culturas;
Respeitar outras crenças;
Respeitar quem não acredita;
Respeitar quem acredita.
Se você não possui esta capacidade de RESPEITAR, reveja suas atitudes, deixe o julgamento a quem de direito deva fazer.
O respeito faz parte da formação do caráter de qualquer ser humano, o que diferencia pessoas de bom caráter e daquelas que não o possuem, é a quantidade de respeito que você costuma acumular durante a sua estada nesta terra!
Respeite e reflita!

Sérgio Paschoal

Tenho amigos: Católicos, Evangélicos, Espíritas, Mórmons, Protestantes, etc.
Aos não religiosos, respeito suas escolhas;
Aos religiosos, respeito as suas crenças.
Se você quer ser respeitado na sociedade, precisa dar o respeito. Se você busca o caminho da verdade, seja humilde e aprenda primeiro a RESPEITAR, este é o primeiro degrau para alcançar o respeito na sociedade e o caminho de Cristo.
O RESPEITO se cruza entre o seu mundo e o mundo espiritual.
Tenho certeza que sua religião e/ou sua educação familiar ensina desta forma!

Respeito! Simples, curto e objetivo.

Você não precisa concordar com aquilo que não acredita, mas deve respeitar aqueles que acreditam!

Sérgio Paschoal

ESPERO QUE NÃO SE OFENDA

Dias atrás passei por uma situação curiosa. Confesso que foi algo meio banal e que até já tinha acontecido outras vezes (e com outras pessoas). Mas sei lá... dessa vez eu parei pra 'pensar' a respeito.

Estava no meio de um projeto com dois amigos/sócios e trocávamos e-mails sobre um texto desenvolvido para uma campanha publicitária. Um desses caras fez o tal texto e depois me enviou, para que eu pudesse dar meus 'pitacos' de redatora. Acabei dando mais que simples 'pitacos' rsrs... desenvolvi uma outra linha criativa e alterei boa parte do texto. Horas depois recebi a resposta: um email 'extenso', dizendo que ele particularmente não havia gostado das alterações que fiz e apresentando suas justificativas técnicas. E no final, escreveu: "Não é nada pessoal. Espero que não se ofenda".

Fiquei alguns segundos olhando para a tela do computador. 'Espero que não se ofenda'. Reli o email, tentando achar algo nele que pudesse de fato me ofender ou magoar. Pelo contrário, as palavras que meu amigo usou foram muito gentis. Aliás, vale dizer: ele é um cara muito gente boa e nos damos bem. Então porque ele se preocupou em achar que poderia ter me ofendido? Simplesmente porque não gostou do meu texto?

Opinião pessoal virou ofensa? Virou. E não é de hoje. Já perceberam que a maioria de nós diz "preferir a verdade a todo custo, ainda que machuque", mas no fundo não consegue conviver com ela quando machuca - especialmente o ego?

Veja bem: não estou me referindo a grosseria e sarcasmo recheado de maldade - estou falando da "verdade de cada um". A opinião pura, sincera e 'gentil', mas que vai contra a sua. Inevitavelmente nos sentiremos ofendidos? Isso é intrínseco do ser humano? Vou achar que você, por 'não gostar do meu texto', também não gosta de mim?

Curioso isso, não? Fico aqui nas minhas 'pensações' e humildemente concluo que tudo é uma questão de controle de vaidade e busca pela maturidade. E admito: não é fácil e tampouco eu alcancei esse 'equilíbrio'. Nos primeiros segundos ao ler a resposta do meu amigo, confesso que instintivamente fiquei chateada. Ok, isso é normal, isso é auto proteção, isso é ser humano! Mas logo em seguida, tratei de ponderar: "Essa é a opinião dele, posso não concordar, mas tenho que respeitar. Não significa que não goste de mim. Somos amigos. Podemos conviver com isso".

Sei lá... talvez um dos caminhos seja esse. Não conseguimos controlar as primeiras emoções, os primeiros pensamentos. Mas acho que devemos tomar as rédeas no segundo, não deixando que nos domine. E mostrar 'quem é que manda nessa parada'.

Caso não concorde com algo que escrevi aqui, saiba que não é nada pessoal. Espero que não se ofenda.

Tainah Ferreira

"Desejo a cada amigo, colega ou fake um 2014 maravilhoso onde o McDonald's custe R$ 1,00, que o salário mínimo suba pra R$ 2.561,00 afinal odeio quando não me sobra 1 puto. Desejo que todo brasileiro tenha passe livre para os jogos e que todo jovem tenha o bolsa balada. Desejo que a mortalidade diminua, o respeito aumente, que solidariedade seja mais que uma palavra, que amores sejam eternos e sonhos sejam possíveis, MAS se nada disso acontecer desejo a cada um a força para lutar e a fé para continuar."

FELIZ ANO NOVO!

Joseh Silva

Por um mundo em que...

As pessoas sejam menos descartáveis;
A novidade não deixe para trás o que tem valor;
Não seja preciso voltar atrás daquilo que nos era essencial;
As nossas escolhas sejam precisas e sem arrependimentos;
Optar não seja o mesmo que destruir o que tínhamos de bom;
A verdade seja sempre fundamental em tudo;
A vida diga mais SIM do que NÃO;

Por um mundo que defina...

Indireta como ferramenta de covarde;
Inveja como atitude de derrotado;
Hipocrisia como falta de caráter;
Preconceito como atestado de burrice humana;
Racismo como falta de amor pelo seu semelhante;
Mentira como o mal sem cura dos fracassados;
Orgulho inútil como falta de sabedoria;

Por um mundo onde...

A internet não sirva de ferramenta para maldade;
As pessoas sejam mais diretas e claras naquilo que pensam;
As palavras sejam ditas sem medo e sem exposição do próximo;
A amizade ande sem pressa de chegar, mas chegue;
A vida seja mais valorizada hoje, do que amanhã;
As ideias surjam junto à coragem de seguir;
A alegria aconteça sem o medo de ser feliz;

Por mundo que condene...

A falta de caráter;
As leis infundadas;
As regras que o poder não cumpre;
A falta de educação e respeito;
O descaso junto aos seres humanos;
O ódio por coisas banais;
A briga e a guerra que nos tira a paz


Por um mundo sem...

Indiretas nas redes sociais;
Falsidades junto aqueles que nos amam;
Palavras ofensivas como arma de defesa;
Agressividade como resposta para nossas fraquezas;
Ironias e descaso com os sentimentos alheios;
Mentira como resposta daquilo que não queremos dizer;
Sarcasmo e deboche na dificuldade que não é nossa;

Por um mundo de...

Respeito ao próximo e amor incondicional;
Humildade sem limites;
Verdades acima de tudo e atitudes que confirmem;
Paz para entender o mundo e suas guerras inúteis;
Menos hipocrisia, racismo, preconceito e maldade;
Mais atitude, companheirismo e lealdade;
Mais arte, música, livros e cultura em nossos dias;

Laene Ribeiro (LLR)

Viajantes

Andando pelo caminho
Encontro três viajantes
Cada qual com seu destino.

Vez por vez se apresentam
Diante de meu indagar
Atentos me cumprimentam.

Eu me chamo respeito
Sou cidadão do mundo
Mas não me encontro em qualquer leito.

Eu me chamo justiça
Não sou gêmeo da igualdade
Nem sempre ando com a polícia.

Eu me chamo amor
Não dependo destes dois amigos
Estendo a mão independente de quem for.

Angela Natel

Preconceito gera preconceito

Bloqueio pessoal, aversão, intolerância e falta de respeito são alguns dos muitos resultados desprezíveis gerados pelo preconceito.
O juízo preconcebido sempre fora existente no mundo em que vivemos, todavia muitos homens, mesmo com o passar de dias, semanas, meses, anos, décadas e séculos, não conseguiram se libertar desse mal que mancha a sociedade. Fatores como a falta do saber, a ausência da convivência, o padrão de belo e certo imposto pela sociedade, a escassez de pensamento crítico e a alienação desencadeiam nos homens atitudes preconceituosas. O assunto é tão amplo e delicado que mesmo quando um homem julga o preconceito do outro, de certo modo, ele também está cometendo preconceito. O homem que aponta o preconceituoso está agindo também com preconceito, ele não fora capaz de perceber que o preconceituoso não está preparado, não está apto ou não possui condições psicológicas adequadas para entender determinado tipo de assunto. É preciso entender que muitos não estão prontos e/ou não conseguem entender. É preciso entender que muitos se encontram em condições incapazes de entender.
Apontar os erros dos preconceituosos não é a melhor coisa a se fazer, por mais que, muito deles, cometam barbaridades tremendas, desumanas e inadmissíveis.
A melhor maneira de destruir com o preconceito é mostrar o contrário, o lado benéfico do caso, ao preconceituoso. A mente quando é treinada e alimentada com falsas concepções, por um longo espaço de tempo, encontra dificuldades para processar coisas novas, desconhecidas ou tratadas por toda vida como incomuns.
Cor, raça, etnia, sexualidade, poder aquisitivo ou qualquer outro que se diz respeito à diversidade humana não classifica o homem como superior ou inferior. Todos os homens são iguais, todos possuem erros e acertos e necessitam ter mesmos direitos, independentemente de quaisquer motivos que possam diferenciá-los.

Dhieferson Lopes