Textos Reflexivos sobre Respeito

Cerca de 618 textos Reflexivos sobre Respeito

"E é só o que posso dizer a meu respeito? Ser "sincera"? Relativamente sou. Não minto para formar verdades falsas. Mas usei demais as verdades como pretexto. A verdade como pretexto para mentir? Eu poderia relatar a mim mesma o que me lisonjeasse, e também fazer o relato da sordidez."

Clarice Lispector

"Tenho cabeça, coração e me respeito. Acredito em sonhos, não em utopia. Mas quando sonho, sonho alto. Estou aqui é pra viver, cair, aprender, levantar e seguir em frente. Sou isso hoje, amanhã já me reinventei. Sou complexa, sou mistura. Me perco, me procuro e me acho. E quando necessário, enlouqueço e deixo rolar. Não me doo pela metade, não sou tua meio amiga nem teu quase amor. Ou sou tudo ou sou nada. Não suporto meio termos."

Clarice Lispector

Não sei exatamente em que momento comecei a despertar. Só sei que comecei a compreender o respeito e a reverência que a experiência humana merece. A me dar conta de delícias que passaram despercebidas durante um sono inteiro. E a lembrar do que estou fazendo aqui. Ainda que eu não faça. Ainda que os vícios que o sono deixou costumem me atrapalhar. Ainda que, de vez em quando, finja continuar dormindo. Mas não tenho mais tanta pressa. Comecei a aprender a ser mais gentil com o meu passo. Afinal, não há lugar algum para chegar além de mim. Eu sou a viajante e a viagem.

Ana Jácomo

Estou tentando impedir que alguém repita a rematada tolice dita por muitos a seu respeito: "Estou disposto a aceitar Jesus como um grande mestre da moral, mas não aceito a sua afirmação de ser Deus." Essa é a única coisa que não devemos dizer. Um homem que fosse somente um homem e dissesse as coisas que Jesus disse não seria um grande mestre da moral. Seria um lunático - no mesmo grau de alguém que pretendesse ser um ovo cozido — ou então o diabo em pessoa. Faça a sua escolha. Ou esse homem era, e é, o Filho de Deus, ou não passa de um louco ou coisa pior. Você pode querer calá-lo por ser um louco, pode cuspir nele e matá-lo como a um demônio; ou pode prosternar-se a seus pés e chamá-lo de Senhor e Deus. Mas que ninguém venha, com paternal condescendência, dizer que ele não passava de um grande mestre humano. Ele não nos deixou essa opção, e não quis deixá-la.

C.S.Lewis

Quero fraternidade e amor de verdade não importando a intensidade, respeito e companheirismo, doçura, quero ser valorizado pelo que sou e não pelo que tenho, quero alguém que procura me entender, que sonhe junto comigo, que seja minha amiga pra todas as horas, que me ouça, que me ajude nas horas difíceis, uma pessoa que queira compartilhar momentos e memórias, que queira construir comigo uma história de felicidade, uma mulher que saiba valorizar meus sentimentos, que saiba valorizar cada segundo, quero paz e saúde, quero que me ajude com soluções, que goste de estudar e que deixe a ignorância de lado, que avalie e pense nas palavras que diz, que evita tomar decisões no calor das emoções, que seja consciente do que faz, uma pessoa eminente à mim, quero uma arquiteta para planejar o futuro comigo, que valorize o tempo, que valorize Deus, não importa a forma como o vê,que tenha fé em si própria, que saiba plantar e colher sentimentos,que durma abraçada e aconchegada comigo e que logo pela manhã conte seus sonhos...

Felipe Cordeiro

Sabedoria, entendimento, compreensão, carinho, respeito, amor .. são requisitos muito importantes para um bom relacionamento em quaisquer circunstâncias, tanto na amizade quanto no amor, por exemplo, na amizade muitas vezes as pessoas por falta de sabedoria acabam magoando um amigo por um ato não pensado... magoando por não saber entender quando o amigo mais precisa... magoando por não compreender que nem tudo são rosas, e quando são pode haver espinhos... magoando por às vezes não notar que o amigo está sentindo falta de carinho.. magoando por não respeitar talvez algumas diferenças que com o tempo acabam surgindo.. magoando por não demonstrar amor, quando é o amor que sustenta tudo que já viveram.. Vale lembrar também que nenhum ser humano é perfeito, pois se não fossem os erros jamais teriam aprendido o que é errar...

Mônica Alves

Coisas que evito na vida, diante das pessoas que admiro, adoro, respeito e amo, são o maus tempos como nevoas, trovoadas, dilúvios, neblinas. Não sei quanto tempo de vida me resta, por este e outros motivos tento manter dias de sol, brisa fresca, noites de luar e muitas estrelas na companhia dos que dmiro e amo.

Morgana Magdalena

Mas o amor se baseia no respeito. Na troca. No dia bom e no dia ruim. Mas quer saber quando é amor mesmo? Quando você briga com o outro, discute por uma bobagem qualquer e mesmo assim tem a certeza que ama e que quer aquela vida pra você. A paixão usa máscaras, o amor vem de cara limpa. E ele é tranquilo, seguro. A paixão é queda livre, salve-se quem puder. O amor, não."

Clarissa Corrêa

Prefiro despertar o respeito, admiração e amor ao meu redor, com sutileza, porém, sem brincadeira, tendo a coragem e ousadia de ser verdadeira. Mesmo sendo incompreendida, tenho um ponto de partida.. humildade e amor no coração, então não me julge não, com seu falso sermão, que um dia não terá mais voz ativa não. Olhe ...pra dentro de si e verá que a evolução.. não é só mais uma palavra não!!!

Amanda Chakur

"Acredito qualquer relação só vai pra frente qdo existe respeito, confiança e consideração. Meça suas palavras e suas atitudes antes de usá-las se coloque no lugar do outro e pense se gostaria se fosse com vc. Não espere atitudes diferentes do outro, procure entender lembre-se ninguém e perfeito e todos comentem erros, só é preciso saber o qto vc gosta e esta disposto a perdoar. Não cobre a não ser q esteja disposto a aceitar o mesmo. Não seja egoísta, o amor em gestos se torna maior qdo é dividido, não teste as pessoas ninguém gosta de descobrir q esta sendo colocada a prova. Já há pessoas demais q torcem para q algumas coisas não dêem certo se vc juntar- se a elas, pode ser q faça a alegria de muitos, mas isso te faz FELIZ?!"

Desconhecido

"..Afinidade é ficar longe pensando parecido a respeito dos mesmos fatos que impressionam, comovem ou mobilizam.
É ficar conversando sem trocar palavra.
É receber o que vem do outro com aceitação anterior ao entendimento.
É olhar e perceber.
É mais calar do que falar.
...Ou quando é falar, jamais explicar, apenas afirmar.."

Desconhecido

Ser homem não é ser durão, ser bravo, ser homem, vai além disso, ser homem é, agir como homem, amando, respeitando, cuidando da sua mulher e, nunca, jamais, ouvir opiniões alheias, pois a felicidade de estar todas as noites nos braços dela, só você conhece e ninguém poderá compreender isso, mas você SIM.

SER HOMEM homem ser mulher respeito além nunca jamais

Você vai me olhar, me julgar, tirar conclusões precipitadas, ouvirá opiniões a meu respeito, dará a sua opinião. Ao me seguir em alguma rede social, ler meus posts, saber quem também me segue e ver minhas fotos irá achar que me conhece muito bem, mas mesmo assim não vai me conhecer. Não saberá das feridas da minha alma, dos meus medos, sonhos, conquistas.
Não terá me feito rir, muito menos secado minhas lágrimas. Não terá passado um dia ao meu lado e ter visto o sol se pôr e ao passar das horas nascer novamente no horizonte. Não terá provado do meu abraço, contemplado o brilho do meu olhar, tão pouco ouvir da minha boca "amo você", à menos que seja meu amigo, amigo de verdade.
Você continuará a falar, pensar e achar o que quiser de mim, continuará julgando alguém que na verdade você não conhece, não sabe nada além do nome, então pare de achar que me conhece, pare de julgar, afinal você não sabe meus motivos, na verdade você nem conhece seus melhores amigos.

Roger Stankewski

Não precisa ser vulgar pra despertar desejo.
Não precisa ser grosseiro pra impor respeito.
Não precisa ser fanático pra ter fé.
Não precisa ser ingênuo pra ser bondoso.
Não precisa ser arrogante pra ser sincero.
Não precisa ser falso pra ser aceito.#11;
Não precisa ser babaca pra ser engraçado.

Não precisa de nada disso, gente. Nada disso.

Tainah Ferreira

TÔ PASMA.

Não concordo com muita coisa. E... pasme! Eu respeito mesmo assim.

Não sou engajada em campanhas de amamentação, parto natural e coisas do gênero (isso não significa que não concorde, ok? eu concordo sim). E... pasme! Amo meus filhos.

Não sou vegetariana. E... pasme! Amo e respeito os animais.

Não posto mensagens cristãs e versículos bíblicos 24 horas por dia nas redes sociais. E... pasme! Eu acredito/confio em Deus e tenho fé.

Não gosto de muita coisa. E... pasme! Isso não significa que seja por inveja.

Não me visto bem, falo gírias, sou irônica, imatura para alguns e gosto de zoeira. E... pasme! Tenho responsabilidade, valores e honro meus compromissos.

Não sou de ficar de abracinho, beijinho e amorzinho. E... pasme! Eu amo.

Não te ligo todo dia, às vezes esqueço do teu aniversário, fico meses sem falar contigo pela correria, pela distância, por sei lá mais o que. E... pasme! Eu me importo.

Na verdade quem tá pasma sou eu.
Pasma com esse mundinho acostumado a rotular as pessoas e criar os seus pré-conceitos.

Ainda assim... pasme! Eu não vou mudar por ninguém.

Tainah Ferreira

Há tempos não consigo enxergar honestidade, bondade, respeito.
Aonde foram parar?
Será que eu estou cega? Ou é o resto do mundo quem está?
O que eu vejo, me fere.
Terei que fechar os olhos pra seguir, mas meus ouvidos ficarão atentos.
É difícil encontrar o caminho. Mas uma vez nele, cada passo à frente te dará uma nova visão, de um novo mundo.
Quem quiser verá.
As pessoas não conseguem mais distinguir o bem do mal.
O errado virou certo, o certo virou errado.
Mas toda a beleza, a alegria , os prazeres, obtidos atravéz de maldade, mentira, traição, se transformarão em dor.
E quem esteve caminhando pra longe de tudo isso, será recompensado. Alcançará a verdade, o amor, felicidade, a paz...

Nanaro

Educação e Respeito
Hoje fiquei a refletir em como certos valores estão mudados em nossa sociedade, em como já não mais se educa para o respeito. É o filho que não respeita e não deve obediência a seus pais, casais que não respeita o compromisso existente entre eles, empregado que não cumprem suas obrigações... (poderia citar vários exemplos).
Respeito sempre foi e sempre será o centro da moralidade. É muito complexo, pois, impulsiona todas as ações de relações entre os homens, todas “respeitosas”, mas em dimensões muito diferentes.
É comum associar respeito à ideia de submissão. Isso acontece quando se diz que alguma pessoa obedece incondicionalmente à outra. Não esqueçamos que tal submissão pode vir do medo.
Respeita-se o mais forte, o mais poderoso, não porque mereça, mas simplesmente porque detêm o poder.
Quem já não ouviu as seguintes expressões:
“Sabe com quem está falando?”
“Quem você pensa que é?”
“Eu sou mais que você, portanto, respeita-me.”

É claro que muitas vezes a dignidade humana é ferida porque não há reciprocidade. O ideal seria a igualdade. Se devo respeitá-lo, você também deve me respeitar; trata-se de respeito mútuo. Isso faz toda diferença!
A nossa sociedade ensina que “não devemos levar desaforo para casa”, ou ainda, “bateu levou”. E é assim que muitas pessoas agem. Há aqueles que esperam o momento certo para se vingar. Levam anos curtindo raiva, ódio e ressentimentos, gastando tempo e energia, buscando meios de destruir a vida de alguém. Que desperdício!
Há ainda aqueles que se destacam por divulgar a maldade. E, em tempos atuais isso se torna mais fácil, por intermédio das redes sociais. É de livre acesso esmiuçar a imagem alheia e fazer uso desta imagem para algo impróprio.
Há muitas inverdades e são tão bem colocadas, tão bem disfarçadas e por ser tão repetidas descaracteriza a verdade.
Devemos agir corretamente, sem ódio, sem vingança. Pagar o mal com o mal é desperdiçar o valioso tempo com “coisinhas” sem importância.
A maldade corrói a alma do maldoso. Quem comete injustiça e age com maldade já sofre pela ausência da bondade. Agem desta forma talvez por não ter sido educado adequadamente para o respeito.
Respeito! Como isso é importante. Respeitar o espaço do outro. Respeitar as ideias e a história de cada pessoa. Compreender que Deus nos fez único, e por isso somos completamente diferentes uns dos outros.
Precisamos nos reeducar no respeito. Com palavras, quando necessário; e com exemplos, isso sempre!
Pais precisam dar bons exemplos a seus filhos, caso contrário vão ensinando antivalores aos filhos (pais fofoqueiros ensina a criança fazer fofoca; pais mentirosos ensina a criança mentir).
Não se faz com que a pessoa respeite, maltratando-a. Não se ensina um filho com espancamentos e agressividade. Não se educa com berros e palavrões. Não se ama com agressões físicas e morais. A autoridade com simplicidade e respeito ganha muito mais significado.

Sonia Souza

A palavra que expressa a admiração, respeito e carinho por meus professores é AGRADECIMENTO. Agradecer pela paciência, pela partilha de conhecimento, pelos ensinamentos para a vida, professor não somente ensina matérias, professor disciplina alunos, aconselha, gerencia atividades, planeja o futuro e principalmente é formador de opinião, professor nos faz pensar, refletir, colocar as ideias no lugar. O que seria de nós sem os professores que aliado aos pais nos formam personalidades do bem. Professores não são esquecidos, são lembrados com carinho e ternura, o saudosismo sempre é válido em se tratando de professores.
Quem não se lembra dos professores que marcaram a sua vida, daquela aula cuja matéria muito interessa, daquela bronca não bem recebida pela imaturidade, quem não se lembra dos jeitos particulares e únicos de cada um lecionar, quem não se lembra da rigidez cobrada para cumprimento do respeito mútuo.
Aos mestres uma luta diária, a motivação não monetária para exercer o profissionalismo da melhor forma.
Os professores nos apresentaram matérias que muito usaremos na vida e outras lições que não estavam incluídas nos livros.
Sou grata e honrada pelos professores que tive, pelos ensinamentos que colhi e pela certeza da contribuição árdua desses profissionais para mudanças significativas e cumprimento da frase tatuada na nossa bandeira: Ordem e Progresso.

Arcise Câmara

Ao que se diz respeito à Felicidade
A vida é feita de momentos, sonhos, encontros e desencontros, saudades e emoções. Nem sempre esses momentos nos proporcionam felicidade, mas ultimamente tenho buscado a felicidade em mim mesmo, que só eu sei onde está dessa maneira sofro menos. Não espere encontrar a felicidade nas outras pessoas, isso é mais difícil do que encontrar agulha em palheiro! A felicidade está nos mínimos detalhes! A minha hoje se encontra no brilho do sol, no barulho das ondas ou no assovio dos ventos. A felicidade anda junto com o significado de bem-estar espiritual ou paz interior, ou seja, de acordo com o estado de espírito do ser humano é que definimos o quanto ele é feliz. Segundo Sócrates o "conhece-te a ti mesmo" é a porta de entrada para a felicidade. Para Platão a felicidade é relativa à situação do homem no mundo, e aos deveres que aqui lhe cabe. A felicidade na maioria das vezes age em silêncio, somos felizes e não sabemos, essa é a graça da história, ser feliz e não saber. Abaixo segue um texto do filósofo Theodore Adorno, que em minha concepção faz uma clara alusão ao que se diz respeito em "Ser feliz".
"Com a felicidade acontece o mesmo que com a verdade: não se possui, mas está-se nela. Sim, a felicidade não é mais do que o estar envolvido, reflexo da segurança do seio materno. Por isso, nenhum ser feliz pode saber que o é. Para ver a felicidade, teria de dela sair: seria então como um recém-nascido. Quem diz que é feliz mente, na medida em que jura, e peca assim contra a felicidade. Só lhe é fiel quem diz: fui feliz. A única relação da consciência com a felicidade é o agradecimento: tal constitui a sua incomparável dignidade. (Theodore Adorno, Paradoxo da Felicidade)

Adilson Cabral Junior

Existem mil e uma idéias errôneas a respeito da meditação, predominantes em todo o mundo. A meditação é muito simples: nada mais é do que consciência. Ela não é entoar salmos, não é usar um mantra ou rosário. Esses são métodos hipnóticos; eles podem lhe dar um tipo de repouso – e nada há de errado com esse repouso; tudo bem, se estivermos simplesmente tentando relaxar. Qualquer método hipnótico pode ajudar, mas, se você desejar conhecer a verdade, então ele não será suficiente.

Meditação simplesmente significa transformar sua inconsciência em consciência. Normalmente, apenas um décimo de nossa mente está consciente, e nove décimos estão inconscientes. Apenas uma pequena parte de nossa mente tem luz, uma fina camada; fora essa parte, toda a casa está imersa na escuridão. E o desafio é ampliar tanto essa pequena luz que toda a casa fique repleta de luz, sem deixar um único recanto no escuro.

Quando toda a casa está repleta de luz, a vida é um milagre, tem a qualidade da magia. Então, ela não mais é comum – tudo se torna extraordinário. O mundano é transformado no sagrado e pequenas coisas começam a ter um imenso significado, jamais imaginado. Pedras comuns parecem tão belas quanto diamantes... toda a existência se torna iluminada. No momento que você se ilumina, toda a existência se ilumina. Se você estiver na escuridão, toda a existência estará na escuridão. Tudo depende de você.

Osho