Textos Reflexivos para Professores

Cerca de 51 textos Reflexivos para Professores

Os professores da minha escola

A professora de Matemática,
com suas contas complicadas,
falando em equações,
no Teorema de Pitágoras.

A professora de Português,
com seu modo indicativo,
falando em advérbios,
interjeições, substantivos.

A professora de Geografia,
com seus complexos regionais,
falando em sítios urbanos,
em pontos cardeais.

A professora de Ciências,
com seus ensinamentos ecológicos,
falando em evolução,
em estudos biológicos.

A professora de História,
com seus povos bizantinos,
falando na Idade Média,
no Imperador Constantino.

A professora de Inglês,
com seus don't, do e does,
falando em personal pronouns,
na diferença entre go e goes.

A professora de Artes,
com suas obras e seus artistas,
falando em artes ópticas,
em pintores surrealistas.

O professor de Educação Física,
com suas regras de voleibol,
falando sobre basquete,
em times de futebol.

Os professores da minha escola,
com suas matérias que às vezes não entendemos,
falando em todas as coisas,
que aos poucos vamos aprendendo.

Clarice Pacheco

“Fui criado com princípios morais comuns:
Quando eu era pequeno, mães, pais, professores, avós, tios, vizinhos, eram autoridades dignas de respeito e consideração. Quanto mais próximos ou mais velhos, mais afeto. Inimaginável responder de forma mal educada aos mais velhos, professores ou autoridades… Confiávamos nos adultos porque todos eram pais, mães ou familiares das crianças da nossa rua, do bairro, ou da cidade… Tínhamos medo apenas do escuro, dos sapos, dos filmes de terror… Hoje me deu uma tristeza infinita por tudo aquilo que perdemos. Por tudo o que meus netos um dia enfrentarão.
Pelo medo no olhar das crianças, dos jovens, dos velhos e dos adultos. Direitos humanos para criminosos, deveres ilimitados para cidadãos honestos. Não levar vantagem em tudo significa ser idiota. Pagar dívidas em dia é ser tonto… Anistia para corruptos e sonegadores… O que aconteceu conosco? Professores maltratados nas salas de aula, comerciantes ameaçados por traficantes, grades em nossas janelas e portas. Que valores são esses? Automóveis que valem mais que abraços, filhas querendo uma cirurgia como presente por passar de ano. Celulares nas mochilas de crianças. O que vais querer em troca de um abraço? A diversão vale mais que um diploma. Uma tela gigante vale mais que uma boa conversa. Mais vale uma maquiagem que um sorvete. Mais vale parecer do que ser… Quando foi que tudo desapareceu ou se tornou ridículo?
Quero arrancar as grades da minha janela para poder tocar as flores! Quero me sentar na varanda e dormir com a porta aberta nas noites de verão! Quero a honestidade como motivo de orgulho. Quero a vergonha na cara e a solidariedade. Quero a retidão de caráter, a cara limpa e o olhar olho-no-olho. Quero a esperança, a alegria, a confiança! Quero calar a boca de quem diz: “temos que estar ao nível de…”, ao falar de uma pessoa. Abaixo o “TER”, viva o “SER”. E viva o retorno da verdadeira vida, simples como a chuva, limpa como um céu de primavera, leve como a brisa da manhã!
E definitivamente bela, como cada amanhecer. Quero ter de volta o meu mundo simples e comum. Onde existam amor, solidariedade e fraternidade como bases. Vamos voltar a ser “gente”. Construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem as pessoas. Utopia? Quem sabe?… Precisamos tentar… Quem sabe comecemos a caminhar transmitindo essa mensagem… Nossos filhos merecem e nossos netos certamente nos agradecerão!”.

Arnaldo Jabor

Não faltam professores no Brasil.
O Brasil tem as melhores faculdades de educação, elas têm conceito bom perante os olhos do órgão que as avaliam. Transbordam especialistas. Se abrissem inscrições para ingresso de professores, em todo o território nacional, ao mesmo tempo, apareceria um milhão de mestres para serem contratados: mas e o salário? Ufa! Milhares de professores desistiriam das promessas centenárias de valorização da profissão e da carreira e virariam as costas para a política pública, iam preferir a privada.

Alunos não desistem de estudar, eles são empurrados para o lado de fora, porque ainda há escolas que não aprenderam a fazer um projeto pedagógico que implante o respeito às diferentes formas de aprender; não respeitam inteligências e caducaram a metodologia de “avaliar”. Confundiu-se currículo com cubículo, onde fazem uma fila desvairada à procura de um prato de sopa de letrinhas.

Não faltam livros, estão lá, impressos e distribuídos para quem quiser. Pior é que se os brasileirinhos e brasileirões quiserem ler um conto de José de Alencar, de Machado de Assis ou conhecer as poesias de Cecília Meirelles, de Augusto dos Anjos ou qualquer outro, vão ter que pesquisar nos brechós. É inegável que há escolas fazendo um belíssimo trabalho! Elas fazem, às próprias custas, o milagre da ressurreição do arquivo fantástico que esse Brasil possui.

As crianças não desistiram de brincar de roda, de jogar peteca, de pular amarelinha e nem rejeitam a história dos três porquinhos (tremenda aula de administração) do patinho feio (aula de socialização) ou da branca de neve (aula de tudo): elas precisam das histórias. A ficção educa tanto quanto a realidade. A criança passa a vida toda procurando o valor de x. Na verdade, o que ela quer mesmo é encontrar o valor dela, o valor da vida.

O Brasil não é um país pobre, é a 8ª economia do mundo. Dados indicam que o Brasil investe 4,3% do PIB em educação. E como ensinou D. João VI, o Brasil aplica 6,7 vezes mais no ensino superior do que em nível básico.
Segundo o Sing - Sistema Nacional de Informações Sobre o Gasto Social: Educação Infantil - 0,4%, Ensino Fundamental - 2,5%, Ensino Médio - 0,5% e Ensino Superior - 0,9%.

Avaliações internacionais de que o Brasil participa, como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), organizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), colocam o Brasil entre os últimos classificados em Leitura e Interpretação de Textos, Matemática e Ciências. Numa amostra de 57 países... O Brasil ficou em 53º lugar. Numa escala de zero a 6, a média obtida pelo País em 2009 equivale ao nível 2 em leitura, 1 em ciências e 1 em matemática.

Feliz Dia do professor! Não desista!

Ivone Boechat

"Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"

Gabriel Chalita

“Existem muitas coisas na vida que você acha que precisa como televisão, revistas, professores dizendo que você tem que ganhar dinheiro e ser bem-sucedido, mas se você tem algum tipo de esperança, algo em que se segurar, então tudo isso não vai mais importar. Se você consegue fazer com que seu próximo dia seja melhor do que o anterior, aí você vai ver que é o que realmente significa e não tudo aquilo que as pessoas acham que você precisa para sua vida.”

Billie Joe Armstrong

Não é possível formar professores sem fazer escolhas ideológicas. Conforme o modelo de sociedade e de ser humano que defendemos, não atribuiremos as mesmas finalidades à escola e, portanto não definiremos da mesma maneira o papel dos professores. Eventualmente, podemos formar químicos, contadores ou técnicos em informática abstraindo as finalidades das empresas que os contratarão. Podemos dizer, um pouco cinicamente, que um bom químico vai continuar sendo um bom químico tanto no caso de fabricar medicamentos ou drogas. Que um bom contador vai saber lavar dinheiro ou aumentar o capital de uma organização comunitária. Que um bom técnico em informática poderá servir tão eficazmente à máfia quanto à justiça. As finalidades do sistema educacional e as competências dos professores não podem ser dissociadas tão facilmente. Não privilegiamos a mesma figura do professor se desejamos uma escola que desenvolva a AUTONOMIA ou o conformismo, a ABERTURA DO MUNDO ou o nacionalismo, A TOLERÂNCIA ou o desprezo por outras culturas, o GOSTO PELO RISCO INTELECTUAL ou a busca de certezas, o ESPÍRITO DE PESQUISA ou o dogmatismo, o SENSO DE COOPERAÇÃO ou a competição, a SOLIDARIEDADE ou o individualismo.

(PERRENOUD. In As competências para ensinar no século XXI

“Professores nunca morrem. Vivem em sua memória para sempre. Eles estavam lá quando você chegou; eles ficaram lá quando você foi embora. Como acessórios. Às vezes lhe ensinavam alguma coisa. Mas nem sempre. E você nunca chegava a conhecê-los realmente nem eles a você. Ainda assim, por algum tempo, você acreditava neles. E, se tivesse sorte, talvez um deles acreditasse em você “.

Kevin Arnold - Anos Incríveis

"O silêncio é um dos diálogos mais tocantes e reflexivos que existe. Nele é possível uma conversação com o nosso próprio "eu", é um mergulho que proporciona uma profundidade infinita.
Por isso, muitas vezes o "eu" se perde na tentativa de encontrar o sentido, o sentido do seu eu..."

Emilsen Lemes

15 DE OUTUBRO
Não quero lhe contar de sentimentos. Só quero lhe dizer o que aprendi.
Com você, aprendi a dizer sinceramente que amava significando isso. Antes, preferia fingir que não tinha nada acontecendo.
Vi que não sou inabalável, que tenho barreiras e muros que construí pra mim, mas que os mesmos não são intransponíveis ou impenetráveis.
Aprendi que mãos podem ser minha parte favorita de alguém...pra depois achar que são os lábios. Ou os olhos. E chegar à conclusão de que, talvez, era o todo o meu favorito. Contanto que seja da pessoa a quem seu coração dedique afeto extremado, descobri que absolutamente tudo e qualquer coisa pode ser a parte favorita.
Você me ensinou que lábios juntos não machucam e que eu não tenho nojo das abstrações que se concretizam entre bocas que se desejam. Porque eu achava que tamanha demonstração de afeto poderia me machucar ou me enojar completamente.
Você me mostrou que carinho começa no olhar e que dá pra esquecer o mundo inteiro quando eu olho pro seu.
Conheci o que era sentir calor intenso numa noite de inverno quando cheguei ao ponto de ter de tomar banho gelado enquanto aflita pensava em alguém que queria desesperadamente encontrar pessoalmente, pois não eram suficientes nossos encontros constantes no meu universo particular dos sonhos.
Descobri o que é querer a ponto de não sossegar, não conseguir dormir.
Aprendi o que é olhar de tão perto um par de olhos. Aprendi a respirar o ar alheio ao perder meu fôlego.
Aprendi o que é sentir falta de qualquer coisa física, a sentir falta de um perfume especifico ou de uma voz que me desmonta e desarma.
Aprendi um sentimento estranho de necessidade de proteger que nunca havia sentido antes.
Aprendi minhas fraquezas, meus medos. De repente, passei a entender a mente daqueles escritores do Romantismo quando têm surtos frequentes de inspiração providos de uma mesma fonte. Descobri e o que é ter a necessidade de escrever sobre uma obsessão.
Descobri o que é desenvolver laços fortes em período curto de tempo a ponto de descortinar minha vida e confiar nas boas intenções do outro quase que cegamente. Acho que nunca fui, ao mesmo tempo, tão ingenua e subversiva quanto quando estive com você. Nunca tão confusa e ousada. Nunca tão contraditória, tão... tão afastada de qualquer possível definição ou classificação.
É, acho que dá pra parar por aqui.
Feliz dia dos professores.

Anne Sophia

Em tese seria mais fácil ensinar do que educar.
Para ensinar basta ler textos e passar testes.
Para educar é preciso impor regras, cobrar atitudes e saber dizer não ...
Ensinar é papel da Escola. Educar é papel dos pais!
Mas quando crianças com pouca educação de casa vem para Escola,
ensinar se torna um verdadeiro sacrifício!
Parabéns a estes profissionais guerreiros não somente no dia 15
de novembro, mas em todos os dias letivos!

Gabriela Saad

Na minha opinião:
Quando um pai não pode mais disciplinar seu filho e educa-lo, impondo-lhe limites;
Quando a polícia não pode mais exercer a força equivalente sobre baderneiros;
Quando se estabelece leis onde você é obrigado a aceitar calado, com o que não concorda sobre pena de ser preso ou processado por discriminação e preconceito se tão somente se levantar e se retirar do local;
Quando professores, não podem reivindicar respeito dos alunos.
Acho que lá na frente uma outra geração vai arcar com o ônus amargo, desse tipo de postura adotada, e permissividade exacerbada.
A continuar assim, precisamos adicionar na Bandeira Nacional um "Des" Desordem e Progresso!

Ronei Porto da Rocha

Final do bimestre

Torturando-me estou,
me observando decair,
por meros conjuntos pontuais,
que toda manha são postas
ao que se nota, nada muda
e todos os alentos esmorecem dores
sempre iguais.

Tal uniformidade, se dá apenas
por tenebrosas situações,
que se apegam as mais complexas obras
e mais impetuosas ,dificilmente
incorrigíveis questões

Até que em parte sei agradecer,
por ser de meu o mal esforço que atina
na consciência,pois com ausência desse amigo
me pego sem palavras a escrever.

Como disse uma vez:
Não passo de libertino,
um mero vagabundo,
perambulando pelas classes
e corredores,
um mero simplório aluno,
um mero simplório aluno,
um mero simplório aluno,
vagando de vez em outro mundo.

Gabriel Silva Corrêa Lima

Gabriel SIlva Corrêa Lima

Professores

O que falar de alguém que não parece existir
Só podem ser anjos ganhando dinheiro
que nos mostram pequenas coisas do mundo inteiro
Ensinam a persistir e a nunca desistir

E com tantas dificuldades na carreira
Tentam sempre colocar alunos na carteira
Trabalham preparando aulas, as vezes sem dormir
Na sala os alunos nem sequer querem assistir
Eles não mudam o mundo,mas tentam te melhorar
Que pena!alguns não sabem os valorizar

Maria C.A.M

A palavra que expressa a admiração, respeito e carinho por meus professores é AGRADECIMENTO. Agradecer pela paciência, pela partilha de conhecimento, pelos ensinamentos para a vida, professor não somente ensina matérias, professor disciplina alunos, aconselha, gerencia atividades, planeja o futuro e principalmente é formador de opinião, professor nos faz pensar, refletir, colocar as ideias no lugar. O que seria de nós sem os professores que aliado aos pais nos formam personalidades do bem. Professores não são esquecidos, são lembrados com carinho e ternura, o saudosismo sempre é válido em se tratando de professores.
Quem não se lembra dos professores que marcaram a sua vida, daquela aula cuja matéria muito interessa, daquela bronca não bem recebida pela imaturidade, quem não se lembra dos jeitos particulares e únicos de cada um lecionar, quem não se lembra da rigidez cobrada para cumprimento do respeito mútuo.
Aos mestres uma luta diária, a motivação não monetária para exercer o profissionalismo da melhor forma.
Os professores nos apresentaram matérias que muito usaremos na vida e outras lições que não estavam incluídas nos livros.
Sou grata e honrada pelos professores que tive, pelos ensinamentos que colhi e pela certeza da contribuição árdua desses profissionais para mudanças significativas e cumprimento da frase tatuada na nossa bandeira: Ordem e Progresso.

Arcise Câmara

Aos professoras

Ahh, os professores..
Todos nós fingimos não gostar,
Mas no fundo os adoramos,
Adoramos todos eles,
Os engraçados e os calados,
Os esquisitos e os companheiros,
Os que falam muito e os de pouca conversa,
Os calmos e até os estressados.
Sabemos que o que fazem é para o nosso bem,
Que deixam seus filhos, sua casa e seu conforto para nos ensinar,
Que às vezes não têm a recompensa que merecem,
E que a maioria dos alunos não valoriza esse esforço,
Mas se às vezes agimos errado com vocês, nos desculpem,
É que ainda estamos aprendendo.
E obrigada por acreditarem em um país melhor e em nós.

Mariana Fialho

Dia dos Professores

Nesse dia gostaria de agradecer a vocês que estiveram ou estão na minha vida,se não fossem vocês eu não teria um motivo para lutar por algo chamado:SONHO.
Agradeço também pois em todos os momentos que já vivi e que ainda vou viver com vocês,sempre tive e sempre terei a certeza de que posso realiza meus sonhos,pois você me fizeram acreditar nisso.E pode ter certeza de que jamais me esquecerei de vocês,não importa o tempo,pois não há como esquecer aqueles que foram predestinados a estar sempre no seu coração.Vocês sempre serão meus MESTRES!

Cynthya Dias

Só Para Refletir

Quando os pais, professores e até mesmo vizinhos, das gerações passadas corrigiam e disciplinavam as crianças e os jovens, havia o mesmo nível de vícios, homicídios, furtos, violência, adultérios, rebeldias, desrespeito, insolência, e tudo o mais que nos faz mal e agride?
Terá sido uma boa opção, a título de se dar liberdade e amor, abrir mão da boa educação, e consentir com quase todo tipo de comportamento inconveniente na nossa sociedade?
Ninguém tem o direito de reclamar do fruto que está colhendo da má semente que plantou.

Silvio Dutra

FOMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Poucos têm coragem de investir em ações que demandam tempo e paciência para que as sementes lançadas frutifiquem, mesmo sabendo que educação é processo. O governador Geraldo Alckmin é um desses visionários. De 2001 a 2005, o governo estadual empregou R$ 470 milhões em programas de formação continuada de professores. Acreditamos que quem não estuda envelhece em sua habilidade cognitiva - independentemente da área de atuação. Médicos, advogados, engenheiros, artistas, dentistas, físicos, etc. Não há quem possa se dizer atualizado apenas com o curso universitário ou até mesmo com uma pós-graduação concluída. O conhecimento não pode ficar estacionado. O professor tem de se atualizar sempre. Nossa política de formação continuada de professores contempla as modalidades presencial e a distância. O que se pretende é utilizar o que há de mais atual e eficaz em termos de videoconferência, teleconferência, intranet, internet e outras tecnologias. Além disso, há cursos oferecidos em sistema de parceria. Uma delas, formada com o Santander Banespa, proporciona aos professores uma experiência inédita na Universidade de Salamanca, na Espanha. Graças a esse acordo, cerca de 100 educadores da rede estudaram durante um mês em uma das mais respeitadas universidades do mundo. No último mês de novembro, um grupo de 50 professores iniciou curso de mestrado na Universidade de Londres. No Brasil, quase 2 mil educadores da rede pública estadual paulista estão cursando mestrado. Alguns optam por uma diminuição da carga horária, mantendo o mesmo salário. Outros escolhem fazer o curso preservando o número de horas trabalhadas e recebem um acréscimo de R$ 720 mensais aos vencimentos - destinados ao pagamento do curso. Essa é a primeira experiência no Brasil em que um governo estadual financia cursos de pós-graduação stricto senso para seus professores. Já o Programa Letra e Vida capacitou aproximadamente 33 mil professores alfabetizadores. Seu objetivo é qualificá-los para que possibilitem aos seus alunos uma educação de maior qualidade nas fases iniciais do ensino fundamental. O Lien ch'i e meditação - técnica proveniente da medicina tradicional chinesa - capacitou cerca de 11 mil professores de educação física, de modo que transmitam aos alunos práticas que visam à diminuição do estresse e ao aumento da serenidade e da auto-estima. Capacitação em filosofia foi aplicada para 1.300 professores. A Formação de Magistério Superior Indígena foi propiciada a 81 professores indígenas de 5 etnias. O Programa Caminho das Artes beneficiou em torno de 86 mil docentes e o Programa São Paulo Educando pela Diferença para a Igualdade já foi ministrado a cerca de 7 mil professores. Projeto também pioneiro e bem-sucedido foi o da Inclusão Digital dos docentes. E, além de equiparmos nossas escolas com laboratórios de informática, garantimos ao professor a aquisição do próprio computador, de modo que tivesse o equipamento em casa. O Estado arcou com metade dos custos e a outra parte foi financiada pela Nossa Caixa. Cremos que esse investimento maciço no que é essencial - o professor - vai fazer com que nossos alunos, frutos colhidos dessa semeadura, tenham envergadura suficiente para viver plenamente, exercitar a cidadania e entrar com dignidade para o mercado de trabalho.


Publicado no Jornal da Tarde e no Correio Popular

Gabriel Chalita

HOMENAGEM AO PROFESSOR:A ORIGEM DOS DIAMANTES

Professores são arautos. Portadores que se ocupam em levar mensagens diversas aos receptores que, ao fim, simbolizam a esperança que depositamos em novos e melhores tempos. Movidos por um altruísmo comum aos grandes personagens da História - que comumente mesclam em sua jornada um misto de idealismo e capacidade de realização -, nosso exército de mestres desbrava fronteiras e adentra aldeias indígenas, comunidades quilombolas, bairros movimentados das metrópoles. Seja nos cursos mais elementares de alfabetização, seja nas universidades mais renomadas do País, sempre há a figura desse lapidador. Desses homens e mulheres que, cuidadosamente, permitem que pedras brutas se transformem em jóias cujo brilho é capaz de iluminar o futuro. Hoje é Dia do Professor. Data que demanda reflexões sobre o que é realmente essencial no vaivém contínuo do processo ensino-aprendizagem. Momento de observar que, nas últimas décadas, o papel da escola foi ganhando novos contornos. Novas alterações provenientes de métodos educacionais mais modernos. Resultantes tanto da troca ininterrupta de experiências no setor quanto da consciência social em torno da importância da educação. Do ensino de excelência nesta que é a Era da Informação e do Conhecimento. São mudanças que ampliaram sobremaneira os horizontes. Renovações que tiveram início com passos importantes rumo à democratização da aquisição de conhecimento. Hoje, muitas escolas já estão informatizadas e, portanto, conectadas ao mundo. Exigência de uma época que requer habilidades e talentos cada vez mais diversos, como a fluência em mais de um idioma. É fato que o mercado de trabalho não tolera amadores. E também é fato que a cobrança sobre a capacidade dos aprendizes recai sobre o professor. Profissional de quem a sociedade exige aprimoramento ininterrupto. Por esse motivo, é importante que os educadores relembrem os modelos referenciais do ensino de qualidade muitas vezes empregado ao longo da História. É o caso do método utilizado por Aristóteles em seu desejo de formar uma geração de jovens éticos e, portanto, felizes. O liceu do estagirita era um espaço privilegiado em que a virtude e a busca pelo meio termo permeavam as discussões filosóficas entre o educador e seus jovens aprendizes. No mesmo diapasão, o filósofo Pedro Abelardo, nas escolas francesas, desafiava os estudantes a colocar em prática o potencial gigante, mas ainda adormecido, que habitava em cada um. Mais recentemente, temos o modelo de Dom Bosco, mestre dos salesianos. Verdadeiro professor que exaltava o amor como o único caminho para a educação verdadeiramente completa. Mário Quintana, em outra seara, poetizava: "E no dia em que tratardes um dragão por Joli, ele te seguirá por toda a parte como se fosse um cachorrinho". Por meio dessa metáfora tão bela quanto inusitada, o poeta nos ensina que é possível modificar para melhor os seres considerados mais amedrontadores. Para isso, basta que recebam carinho e atenção como tratamento. Em outros termos: se até um dragão pode ficar dócil, carinhoso, o que dizer de um aluno? Já Paulo Bonfim, outro artesão da palavra - considerado o príncipe dos poetas brasileiros - diz que a juventude precisa de um tema. Um tema que a torne protagonista. Um tema que a instigue a viver. É como na arte: uma vez sem bons temas, as peças ficam sem sentido, os textos empobrecem, as danças perdem a magia. Eis aqui nossa homenagem àqueles que são leais à missão de educar. Sábios que não servem a um partido ou a um governo, mas sim à causa nobre da educação. Servem a um sonho. Talvez o mesmo vivenciado por Aristóteles, Abelardo, Dom Bosco: o sonho de lapidar diamantes. Mestres que neste, e em todos os outros dias, acreditam que o esforço do trabalho será recompensado pela magnitude do resultado. Pela beleza rara da jóia que começa a tomar forma, sempre, em suas mãos.


Publicado nos jornais Jornal da Tarde Tarde, Diário do Grande ABC, A Tribuna, Correio Popular e Vale Paraibano

Gabriel Chalita

HOMENAGEM AOS PROFESSORES

A arte de dar asas
Repassando o não visível
Que em intrínseco guardas
Tornando concebível

Quem um dia dirá
Que tu não cometes mágica?
Se prepara-os ao Será
Desta caminhada trágica

Que és bela só
Àqueles que traçam caminhos
E tu? Aperta o nó
Para que encarem espinhos

Torna-os fortes
Em dons de opinião
Quem um dia dirá
Que tu não cometes emoção?

Senhor dos Saberes
Da língua à exatidão
Quem um dia falará
Que tu não és paixão?

E é mais que Mestre
Do que olhares supõem
É o que a vida lhe ensina
E tu a outros dispõe

E é mais que Pedestre
Em sua jornada
É o que entende as neblinas
Da vida, em estrada

Quem um dia cometerá
Um erro, e não saberá
Concertar :por advertir-se
Com um dos teus ensinamentos?

E as gratidões vão em vida
A tu, que tanto nos marca :dívida
Que torna dom de previnir-se
E nos dão incitamento

E quem um dia dirá
Que a culpa não é tua
Se houver um ser que brilhará
Ao enfrentar Rua?

Onde só houve coragem
Por ter ensinamento teu
Senhor da Aterrissagem
Foi tu que nos cresceu!

Vanessa Brunt