Textos Reflexivos para Adolescentes

Cerca de 32 textos Reflexivos para Adolescentes

Quando criança,pensamos: Quando eu irei crescer?
Quando adolescentes,pensamos: Com quantas meninas vou ficar?
Quando jovens,pensamos: Que carro vou conseguir comprar?
Quando adultos, pensamos: Até onde vou conseguir chegar nesta empresa?
Quando velhos, pensamos:Até quando irei viver?
Quando morrermos,pensaremos: Porque eu não me pensei somente em ser Feliz?

Evandro Svdri

Quando os adultos dizem: ‘Os adolescentes se acham invencíveis’, com aquele sorriso malicioso e idiota estampado na cara, eles não sabem quanto estão certos. Não devemos perder a esperança, pois jamais seremos irremediavelmente feridos. Pensamos que somos invencíveis porque realmente somos. Os adultos se esquecem disso quando envelhecem. Ficam com medo de perder e fracassar. Mas essa parte que é maior do que a soma das partes não tem começo e não tem fim, e, portanto, não pode falhar.

John Green

"O silêncio é um dos diálogos mais tocantes e reflexivos que existe. Nele é possível uma conversação com o nosso próprio "eu", é um mergulho que proporciona uma profundidade infinita.
Por isso, muitas vezes o "eu" se perde na tentativa de encontrar o sentido, o sentido do seu eu..."

Emilsen Lemes

Jovem, se você não busca a Deus enquanto solteiro, não pense que vai buscar depois que começar a namorar. Buscar a Deus não é ir ao culto de domingo e muito menos ouvir música gospel. Buscar a Deus é meditar na Palavra de Deus, é viver em santidade, é pensar 'nos seus passos, o que Jesus faria?'.

Adolescente, sua maior preocupação agora é obedecer a Deus e buscar conhecê-Lo. Não é tempo de querer relacionamento, é tempo de se fortalecer e crescer espiritualmente para que um dia você possa ter um relacionamento que agrade a Deus. Mas ainda não é hora disso.

Existe um mau muito grande invadindo a igreja atual. Um mau chamado "mundanização". Vamos entender uma coisa: NOSSA VIDA TEM QUE SER DIFERENTE DA VIDA DOS OUTROS JOVENS AI FORA; NÃO VIVEMOS PARA AGRADAR NOSSA CARNE, NOSSA VONTADE E MUITO MESMO PARA AGRADAR O OUTRO, VIVEMOS PARA A GLÓRIA DE DEUS!

É tempo de fazer diferença. É tempo de buscar a Deus e não um parceiro. É tempo de adoração, pois o fim está mais próximo do que pensamos. Reflitam!

Clinton Ramachotte - Jovens e Adolescentes

Vazio


Você chegou quando eu mais precisava,

Brigas de adolescentes e regras impraticáveis,

Ansiava te buscar e me tornei tão vulnerável que quase não pude me reconhecer,

Apenas queria te ter por perto, sentir seu cheiro, sua boca, meu rosto sobre a sua pele, seus afagos constantes,

Só pensava e a única coisa que importava, era estar junto de ti, pois comparado a você, tudo é tão nada, abraços, beijos, carinhos, são sentimentos tão sem vida !

Sinto a dor de não criar perspectivas com outras pessoas, de não conseguir enxergar alguém que suprirá a sua falta, a dor de pensar que tenho você tão perto, mas não posso alcançá-lo...

Fugimos, corremos e sempre nos encontramos, sentimento forte que insiste em passar por cima de mim para ficar ao seu lado... Fraquejei, fui tola, tola porque para mim, os momentos bons superavam as expectativas... ilusão de que um dia algo mudaria,

Mas não podemos esperar mudanças nos outros, a única pessoa que podemos mudar, somos nós mesmos, assim, alheia a minha vontade, resolvi virar as costas e seguir em frente!

Heveline Marques

A boa educação na vida de nossas crianças, adolescentes e jovens, possibilita estas riquezas, que no fim de tudo, nós é que acabamos ganhando.

Com efeito, a História que passaremos a contar anos após anos, será a de cada um dos nossos formandos, e não a de nossas crianças, dolescentes e jovens mortos na criminalidade por causa do descaso e negligência do Governo Brasileiro nas suas esferas Municipal, Estadual e Federal., porque, se esse descaso continuar, não adianta jogar a culpa nas vítimas acima citadas ou em seus pais.

Gil Nunes

Hoje em dia é comum você vê ou conhecer pessoas, principalmente adolescentes, que se cortam. Daí eu me pergunto o porquê disso e muita das vezes parei pra pensar e procurar entender.

Uma das minhas linhas de pensamentos foi a de que esses adolescentes queriam ser importantes pra alguém e fazendo isso eles pensavam que conseguiam atrair de certa forma a atenção das pessoas para si.
Outra linha de pensamento foi a de que eles queriam “compensar” a dor de uma decepção, frustração, tristeza... Mas como? Provocando outra dor? Acredito que esse não é um meio viável.
Meu outro pensamento foi o de que esses adolescentes simplesmente queriam chocar as pessoas.
Mas independente disso, os cortes deixam marcas e o mais preocupante: essa maneira de lidar com os problemas pode se tornar um vício e um dia se esses adolescentes quiserem parar, não vão conseguir. Li uma frase certa vez que dizia o seguinte: "Vício é o que sempre estamos fazendo pela última vez". E é assim que acontece. “Não, só vou fazer isso essa vez.” Mas todos sabem que não é a ultima.
O que precisamos entender é que essas decepções, frustrações e tristezas vão permanecer na nossa vida (como na vida de todo ser humano) até o dia da nossa morte e nós devemos lidar com isso diariamente. Decepções vão existir, tristezas vão aparecer, frustrações vão surgir e não devemos nos entregar, mas sim “enfrentar de cara” por mais difícil que isso seja.
Como você quer que alguém te ame, se importe com você se nem ao menos você faz isso por si mesmo?

Jeozadaque Martins

O resgate da cidadania


Resgatar o conceito de cidadania nas crianças e adolescentes brasileiros é um desafio e, por isso mesmo, o principal objetivo do programa Mutirão da Cidadania - lançado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O objetivo é trazer à tona o sentimento de nação, de civismo, de solidariedade, de união e de amor aos valores dignificantes que têm sido cada vez menos apreendidos pelas novas gerações. O Mutirão será composto por diversas ações que visam ampliar nos estudantes da rede estadual de ensino a compreensão sobre questões essenciais à sua formação pessoal e profissional. A ética, a nobreza de caráter, o espírito de equipe, o respeito ao próximo e às suas diferenças de gênero, raça, credo e classe social, a preservação do meio ambiente - a começar pelo cuidado e valorização do espaço da própria escola -, o incentivo ao voluntariado e os estudos dos símbolos nacionais constituem as bases principais do programa. Uma das medidas que adotadas para a conquista desses objetivos é o hasteamento da Bandeira e a execução do Hino Nacional nas unidades de ensino, todas as segundas-feiras. A idéia é estimular a criação de espaços voltados ao resgate de valores ligados à vivência da cidadania, ao mesmo tempo em que a utilização da linguagem musical é otimizada como forma de expressão, comunicação e convivência. O programa será desenvolvido por meio de parcerias com as secretarias da Justiça, da Cultura, do Meio Ambiente e da Juventude, Esporte e Lazer, além de instituições como a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Procon e o Faça Parte. Juntas, essas entidades trabalharão a consciência cidadã dos alunos, incentivando a participação ativa dos jovens tanto na escola quanto na comunidade. Elas fornecerão orientações sobre a formação e administração de grêmios estudantis, a realização da coleta seletiva de lixo nas escolas - ressaltando a importância dessa ação para o ecossistema -, a criação de Bandas da Juventude nos estabelecimentos de ensino, a conscientização dos direitos e deveres do consumidor e o estímulo ao voluntariado, que se constituirá em exercício efetivo de solidariedade. Acreditamos que a prática dessas ações será fundamental para a formação de cidadãos críticos que possam ocupar, definitivamente, um lugar de destaque nos cenários político, econômico, social e cultural do Brasil. Vivemos numa sociedade mutante, diversa e repleta de peculiaridades. Independentemente disso, o mundo todo atravessa um período de mudanças radicais que alteram o comportamento das pessoas provocando fenômenos sem precedentes na história da humanidade. Basta lembrarmos o quanto a família se modificou adquirindo novos modelos de estruturação - o que não quer dizer que está mais presente na vida das crianças e jovens. Ao contrário, paralelo às mudanças na estrutura familiar, o mercado de trabalho tem exigido cada vez mais de todos, tornando o tempo que os pais dedicam aos filhos mais escasso quantitativa e qualitativamente. A carência afetiva é a porta de entrada para o recebimento de influências negativas do meio e da mídia - essas últimas por meio da exposição exagerada à televisão e ao computador, sem nenhum critério seletivo. O resultado desse processo é evidente quando observamos a inversão de valores fundamentais à vida em sociedade, favorecendo o consumismo exacerbado, o culto exagerado ao corpo, da superficialidade das relações e a ascensão acelerada da violência e das drogas. Com isso, o papel da escola hoje é muito mais amplo e complexo do que há algumas décadas. Cabe a ela não só ensinar, mas auxiliar a formar o cidadão. Outro fator importante de mudança está na universalização do ensino, que trouxe aos bancos escolares pessoas extremamente diferentes, muitas vezes provenientes de famílias desestruturadas e/ou com situação econômica precária. Essas crianças, até há pouco tempo excluídas do ambiente educacional, necessitam de cuidados e atenções redobradas dos professores. Com a política da escola pública para todos, a rede oficial precisou reestruturar a proposta pedagógica para acolher os mais variados perfis estudantis. Nesse sentido, O Mutirão de Cidadania é uma ferramenta mais do que importante para garantir aos alunos uma formação mais adequada aos desafios impostos pelo século XXI. Machado de Assis, o grande mestre da literatura brasileira, nos forneceu um alento para as adversidades quando disse: "Defeitos não fazem mal, quando há vontade e poder de os corrigir." Se depender de nossa vontade e de nosso esforço, a educação conseguirá, sim, cumprir sua função: ser a bússola para mostrar um norte, um caminho seguro em direção ao futuro.


Publicado no Diário do Grande ABC

Gabriel Chalita

Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo. Todos educam-se entre si, mediatizados pelo mundo".

Sobre construir o país, de Paulo Freire

Paulo Freire

Quando nascemos, somos o sonho de alguem,
Quando adolescentes, queremos fazer parte dos nossos sonhos,
Quando adultos, somos escravos das nossas obrigações e dos sonhos não realizados,
Quando velhos, nos tornamos o pesadelo daqueles que são obrigados a cuidar de nós,
Quando morremos, seremos esquecidos nas lembranças de quem sonhou com a gente, de quem tornou-se nossos sonhos, mais por alguns momentos seremos o alivio dos pesadelos daquele que por alguma obrigação cuidou de nós.
Nascemos para morrer e morremos para ser esquecidos.

Diego Ap. Stos. Oliver. Mello (Don Crazy)

“Deus quer restaurar a ação do sobrenatural e a glória entre os adolescentes e jovens. E isto vai nos abrir as portas pra alcançarmos pessoas em todo o mundo que estão morrendo, perdidas e sem salvação.”

Vamos adorar ao único Rei, ao único digno! Vamos criar um ambiente que atraia o Céu aqui para a Terra.

Deyson Veloso

A arte o Tempo e o Vento

Quando nós éramos crianças, queríamos ser adolescentes
Quando éramos adolescentes, queríamos ser adulto
Quando somos adultos, queremos ser o que deixávamos de ser
Por medo de perder não conseguíamos vencer
Depois de alguns anos, temos pouca ou muita idade
Vivendo momentos de mais e outros de menos felicidade
O tempo sempre nos ensina, que precisamos viver a própria vida

Todos seguem caminhos diferentes
Talvez se encontremos lá na frente
Não podemos deixar de sonhar
Ter esperança, quando quiser mudar
Ontem já se passou, e hoje ainda não sei quem sou
O amanhã só Deus sabe, qual será a nova arte
A missão dos artistas é representar a vida
Para que todos possam ser, ler, ver, ouvir e sentir

E pouco a pouco ir, desvendando os mistérios do tempo
Tempo, que suave como o vento, vai passando, várias fases
Começando um drama de outono, depois um romance de primavera
Seguindo para uma triste tragédia em noites frias de inferno
Até virar uma comédia musical em dias quentes de verão

Todos podem fazer parte de alguma arte, perceber o tempo, sentir o vento.
Que juntos vão nós levando, para onde quisermos ir e a vida permitir
A dramaturgia e as musicas, mostram histórias vivenciadas
Para tentarmos compreender, quem somos e seremos ou deixaremos de ser

Roberto Fabricio

Engana-se quem pensa que só os adolescentes de hoje são precoces em relação a um monte de coisas. A coisa apenas passou de muito ruim pra pior ainda.
Quando eu era adolescente os demais da minha idade já namoravam, as meninas já engravidavam aos 12, as roupas já eram microscópicas... enquanto isso eu escrevia poemas sobre meus amores platônicos e brincava de amarelinha.

Luciene Nascimento

ABRACC está profundamente com a decisão de transformar a vida de crianças e adolescentes com câncer. Isso significa que a melhoria da saúde por meio do atendimento às necessidades básicas da família cadastrada é nossa principal base. Esta é a força que move a organização na certeza de que está no caminho para a humanização, solidariedade, busca da cura e acesso aos direitos. Defende a ética, a transparência, honestidade e o respeito aos pacientes e seus familiares. É ações como esta que contribui para mudar a realidade de vida desses pacientes. Entraremos em contato através da central de doações. Desde já agradecemos a sua contribuição.
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ABRACC ASSOCIAÇÃO BRA. AJUDA CRIANÇA COM CÂNCER

As mulheres que me seduz,podem ser novinhas,adolescentes ou maduras.
As mulheres que me seduz tem que ser inteligente.
As mulheres que me seduz tem que ser amiga.
As mulheres que me seduz tem que ser humilde.
As mulheres que me seduz tem que ter uma boa alma.
As mulheres que me seduz tem que ser mas que um corpo bonito.
As mulheres que me seduz tem que ser verdadeiramente mulher,com garra pra enfrentar as boas e ruins coisas da vida.

Neilton Silva Nogueira

Ótimo!, Ela gritou. Quando eu decidi ter filhos, NÂO concordei em ser escrava de uma coleção de objetos pretos inanimados e de um bando de VICIADOS EM TECNOLOGIA que se recusam a fazer qualquer coisa além de olhar para uma tela e mexer os polegares, enquanto exigem que eu OS Sirva, como se fosse uma mistura de técnico de computador e recepcionista de hotel cinco estrelas. Quando eu ainda não tinha tido vocês, todo mundo dizia o tempo todo que ia mudar de ideia. E quer saber? Eu tive vocês. Criei vocês e MUDEI DE IDEIA.
Trecho do livro Bridget Jones Louca pelo garoto

Helen Fielding

Amor sólido

É comum ouvirmos a citação do belíssimo texto do capítulo 13 da primeira carta aos coríntios em cerimônias de casamento. Todavia, esse texto foi originalmente endereçado a uma igreja. Por isso, podemos dizer que esse escrito paulino carrega a referência sobre a necessidade de caminharmos amorosamente em qualquer tipo de relacionamento. Segundo o apóstolo, o caminho do amor é "sobremaneira excelente." (I Co 12. 31)

Contudo, esse caminho parece ter sido esquecido pelo ser humano contemporâneo. Vivemos em um mundo "capitalcêntrico" que nos julga num piscar de olhos pelo que temos e não pelo que somos. Afinal, a engrenagem de ouro que faz a sociedade funcionar é o consumo. Todos os anos somos convencidos de que o celular que possuímos já não serve, de que nossas roupas já estão fora de moda, de que nosso computador está obsoleto, e de que para fazer a engrenagem girar devemos consumir ainda mais. Entretanto, um grande problema causado por esse "modus vivendi" é que esse tipo de lógica migra para nossas relações e gera o que o sociólogo Zygmunt Bauman chamou de amor líquido. As pessoas vivem relacionamentos sem solidez e que não perduram pelo fato de, mesmo sem saber, estarem consumindo o outro.

Se quisermos fugir dessa liquidez, devemos relembrar as orientações de Paulo sobre o amor. Para ele "o amor não busca os próprios interesses", "tudo crê, tudo espera e tudo suporta". Por isso, o outro não é consumível e descartável, mas imprescindível. Como escreveu Erich Fromm em A arte de amar: "O amor imaturo diz: eu te amo porque preciso de ti. O amor maduro diz: preciso de ti porque eu te amo." Ou seja, nunca construiremos relações consistentes e maduras se ao primeiro sinal de insatisfação com o outro simplesmente o descartarmos.

Portanto, que "emanemo-nos amor", como diz uma canção popular e percebamos a importância de construir relacionamentos sólidos e profundos que perdurarão para a eternidade como nosso maior legado.

Pr. Marcio Cappelli - Ministro de Adolescentes e Jovens

O que fazemos hoje, pode se repetir no futuro assim como erramos no passado e estamos errando no presente.. Dizem que saudade com o tempo não existe mas, que com o passar dos anos você vai esquecendo tudo o que te deixou pra trás, tudo de bom ou ruim!! O tempo cura tudo, mas as lembranças ficam sejam la qual forem elas, boas ou ruins. Viva de momentos, sem se limitar, vida com limites não é vida. Se tem algo pra dizer a alguém, fale sem medo e sem pensar no que essa pessoa possa responder, as vezes ela pode te surpreender e você ficar sem palavras pra responder pelo impacto recebido. Palavras o tempo leva, mas as atitudes ficam marcadas pro resto da vida. Viva sua vida sem olhar a quem!

Petter Brendel

Não sei onde foram parar aquelas minhas fantasias adolescentes sobre o amor. Acho que elas foram se despedaçando e indo embora junto com cada uma das pessoas que partiram meu coração. E o mais ridículo é que mesmo sabendo que elas não passavam de fantasias adolescentes, no fundo eu ainda espero que alguém apareça e me diga: "Ei, olha o que eu achei na rua, suas fantasias adolescentes; quer de volta?"

Vanessa Pimentel

Essa coisa de "não deixe o seu sonho morrer" é cliché hollywoodiano para adolescentes apaixonados. Sonhos são como pedras brutas, que com a maturidade (que nesta analogia é comparável à pressão exercida sobre a pedra), se torna um diamante, e este é o entendimento de que o necessário é o necessário, "o extraordinário é que é o demais".

Renan Nascimento