Textos para um Professor de Matemática

Cerca de 112 textos para um Professor de Matemática

Matemática; é lindo o nome, é lindo os cálculos, é linda as expressões, é um embaixo do outro, é tudo misturado, tudo isso em busca de um só resultado.
Matemática uso agora,amanha, depois e sempre, graças aos nossos mestres que nos traz dos livros ao conhecimento todos os dias, posso brincar com os números ou não.
Matemática é como uma vida de qualquer um, tem sempre obstáculos a serem superados, tem sempre cálculos que nos deixam confuso, as vezes parece estarmos numa escuridão, em outro planeta solitário, mas quando voltamos pra terra, vemos que nada é difícil na matemática. Preste atenção nos ensinamentos para você ensinar ao próximo.

Ricardo Ralph

e na Matemática do amor...
é injusta demais essa matemática do amor... E quem sobra nas continhas de dividir ? Fica como ? Sem amor, carinho, proteção, atenção ? Eu exijo que todas as contas partam de números pares... É isso aí, PARES ! Cada um com o seu, sem números negativos, sem nada e nem ninguém sobrando. Tudo na medida certa. Nem a minha pior inimiga que é vulgar, brega e falsa merece sofrer por amor, dói demais, machuca demais, nos deixa amargurada demais. Eu peço, por favor, mais amor, mais doação, mais entrega... Mais perfeição nessas contas.

Layana Oliveira

"Matemática da Vida"

Em um relacionamento podemos usar as quatro operações matemáticas:
a favor ou contra:

Podemos somar: alegria, felicidade, amor e união.
Ou podemos subtrair: tristesa, ódio, desamor.

Podemos multiplicar: amargura, rancor, frieza e desalento.
Ou podemos dividir: amizades, familia, filhos, carinho.

Aqui só uma diferença:
A ordem dos fatores, altera o produto.
Depende de cada um de nós.

Qual a fórmula irá usar? Você decide.

Edmilton Pedroso

A Ação é um processo racional, lógico, matemático. Não é preciso planejar para planejar. Já a Reação é irracional, é instintivo, é impulso, é emocional, é ilógico.

Por isso é fácil controlar uma ação e difícil domar uma reação. Porque somos animais! E nossos instintos falam alto... Saber reagir é manter os resultados que a ação produziu. Reagir mal é derrubar o que a ação ergueu.

A ação pode construir um império e uma REAÇÃO pode destruí-lo!

Marcos França - ebooksdepoder.blogspot.com

Matemática

Eu queria me dividir em pelo menos mil pedaços
para que assim o amor ficasse tão pouco em mim
que seria desprezível

mas não é:

Nem que eu me divida em mil, milhões, trilhões
ou sei lá quantos zeros mais,
continua sobrando
e não há subtração que resolva

Quem dera eu pudesse fazer acabar,
nem que ficasse no negativo,
diminuir coisa pouca que fosse,
um pouquinho de nada, vá?

Na minha conta só faço multiplicação
Posso até dividir,
mas só se for pra somar todo esse amor de volta

Aline Mariz

Às vezes, somente às vezes, gostaria que a vida fosse tão certa, tão precisa quanto a matemática. A soma do quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa... Mas, (in)felizmente a vida não é assim. Sempre teremos de tomar decisões difíceis, que, às vezes podem nos custar mais do que esperávamos.
Mas há algo de bom nisso!
Talvez, o que nos diferencie de simples máquinas seja a nossa capacidade de tomar decisões fora de um raciocínio formal, um pensamento (i)lógico, talvez o que nos enobreça, o que nos faça -humanos-, seja justamente esse lado (ir)racional, onde um somado ao outro possa resultar em muito mais que dois.

Maércio Dias

MATEMÁTICA SENTIMENTAL

" Aprendi que o significado da força, mais o significado da coragem é igual ao significado do amor, amar é pura matemática sentimental, é a soma de sentimentos, é a multiplicação de momentos, é a divisão por dois das coisas boas e a subtração de beijos, tudo isso baseado na teoria dos conjuntos, onde a intersecção tem sempre como resultado eu e você em progressão geométrica..."

José Schmitsler Filho

A matemática da vida.

A vida é um grande cálculo matemático.
Imagine uma conta que envolve uma quantidade quase infinita de números pra chegar em um resultado de apenas dois números por exemplo 10.
Agora oq vc acha que deveria ser necessário para mudar o resultado?
Isso mesmo, bastaria entre infinitos números vc modificar o valor de um, não importa em qual posição do cálculo vc modifique algum número o resultado sempre mudará.
Agora reflita, vc tem o poder de decidir o resultado do seu futuro, cuidado com os numeros que vc coloca na conta, eles representam suas escolhas.
Será que está sabendo fazer o cálculo ou esta agindo sem pensar. Se vc não souber resolver pessa ajuda ao professor, isso mesmo, Deus é o único capacitado de te ensinar esse tipo de liçao.

gabriel brandão

Você acredita na matemática?
Você acredita na física?
Você acredita na existência da lua?
O que voce sabe de Matemática?
O que voce sabe sobre física?
Você so acredita na existência da lua por que a vê, o que voce sabe sobre ela?
Então como é que voce pode afirmar que o oculto não existe?
Então como é que voce pode afirmar que extraterrestre não existe?
Então com é que voce pode afirmar espíritos existem?

Janicelio

Da matemática só me lembro do velho jargão: "a ordem dos fatores não altera o produto". Lembro pouco porque enveredei meu caminho para longe dos números e dos cálculos, pois não gosto da exatidão das coisas, mas da discussão proporcionada por pontos de vista distintos. E, por incrível que pareça, pouco gosto das regras gramaticais, apesar de ser graduado na área e tentar obedecê-las, mas elas não exigem argumentações; afinal, o "m" vem antes do "p" e do "b" porque assim se quis, e somente por isso, só para citar um exemplo.
Gosto do Direito, da Literatura e da Filosofia porque chego perto daquilo que sempre prezei enquanto estudante: o debate e a circulação de ideias. De sorte que, mesmo incauto na matemática, chego a pensar que a regra da ordem dos fatores que não altera o produto se faz totalmente presente no processo civil, uma vez que não importa como se deu o ato processual, desde que alcançado o seu fim devemos tê-lo como válido e existente.
Na seara da Literatura, penso que a ordem dos fatores altera sim o produto, pois basta ler as Memórias Póstumas de Brás Cubas para notar que uma vida narrada a partir da morte altera totalmente o ponto de vista do narrador-personagem sobre os seus atos em vida, a morte torna-o mais sensato, ou, pelo menos, deveria torná-lo, visto que defunto-autor e sem compromisso algum com a sociedade.
Já no campo da Filosofia, prefiro crer que se a ordem dos fatores não altera o produto, a soma deles o acresce. Por isso, na vida devemos procurar pessoas que somam, e não que nos subtraiam de nós mesmos.
Talvez tudo isso seja apenas parafernalha para o apaixonado por números e cálculos maçantes, mas são ideias que de repente brotam e pedem por palavras, sem esperar por algum resultado...

Hugo Pires

Caneta
Deixas no papel estampas do meu pensamento,
Acaba-se dignamente em matemática e versos.
Tens alma viva em sentenças proferidas e registradas.
Na força extrema ainda dá fé,
E ao morrer num poema,
A tinta trêmula busca a reticência...
Esforço final pra dizer que
O show sempre vai ter sequência.

Moacir LuÌs Araldi

Um + um

Aquele era quem se poderia amar
Era matemático
Dois completos incompletos
Dois jovens sedentos de amor
Mas, a equação estava errada...
Faltava somar
Desconhecia-se o como,
Achavam que seriam 1 número...
Mas, e não mais,
1 somado a 1 são 2
Não 11 ou 1.
A igualdade não se fez
Cansados de não entender
Se subtraíram.

Amanda

MATEMÁTICA DO ATENDIMENTO AO CLIENTE

O atendimento ao cliente é como uma conta de multiplicar.
Não adianta gerarmos diversos pontos positivos no atendimento, se basta um ponto negativo para nunca mais sermos vistos com qualidade, o resultado será sempre negativo, tudo, desde a empresa e quem a representa será visto com desconfiança.

Adriana Bacic

Aceitar uma solução na Matemática sem criticá-la é aceitar uma derrota, é aceitar a injustiça, é contentar se com facílidade, é aceitar o desprezo, é mostrar a capacidade psicologia dos seus processos mentais e em ultíma instância é crer na totalidade das coisas.

DANIEL PERATO FURUCUTO-2015

Daniel P. Furucuto

Matemática...
Nada como estudar a matemática. A matemática do olhar, álgebras que resultam em palpitações cardíacas que justificam o porquê da teoria das funções lineares.
Um sorriso entre lábios que equaciona uma incógnita, ou frações de segundos que multiplicam uma risada.
Na nossa matemática, nada complicada, é tão bom poder fatorar. Dividimos as tristezas e alegrias, mas multiplicamos a vontade de vencer todos os dias.
É como estudar a velocidade dos seus gestos e calcular o peso do seu toque nas folhas brancas rabiscadas de azul. Números que se misturam e se envolvem em progressões aritméticas.
Como não ser viciado em estudar? Em estudar o seu sorriso, o seu olhar, o seu falar...
Ah, a matemática...

Teodoro

Emoções do segundo grau a 3 incógnitas- a matemática e os amores

VECEstou trivido no amor, uma quer,duas querem e três não terão, simplesmente uma,é sem dúvida uma inequação, são variáveis que vão somando e posteriormente realizam todo tipo de operações que a matemática desconhece... uma tem diligência,altruísmo direccionado,beleza interior e exterior e até um pouco de suspense mas falta-lhe números ou se calhar nada, outra tem números( e até demais), tem beleza exterior e interior, atenção carinho e preocupação na sua medida, e ainda outra já teve tudo de bom, que perdeu-se pela divisão, não entendi por que a matemática até que é compreensível, liberal( por que permite chegar a um mesmo fim usando vários métodos), é confiável e está sempre aí para nós! Mas infelizmente tentou enganar a matemática e levou um zero...agora a matemática passou para o método de redução e simplificou o problema, e o Euler foi eliminado! Ainda assim a matemática constitui um problema para "muitas" querendo ou não, por que ela atrai mesmo que alguns discordem disso!

Etelvino Domingos

Matemáticas da vida

Sei que parti
Parti pra bem longe daqui.
Mas voltei como voltam as ondas do mar.
Aprendi as contas da vida.
Quem quer demais
Acaba com menos
Dividido em pensamentos
Multiplicado a sua dor.
Viver em dois amores
É sofrer dobrado
A saudade é ao quadrado
E a entrega é sem valor.
A geometria de uma vida
Te mostra duas retas
Se escolher trilhar as duas
No final elas se cruzam
E o que dói é a descoberta.
Quem deseja ser feliz
Nunca deve se esquecer
Que um mais um não será igual a três.
A vida não se vive
Nas pontas de um triângulo.
E quem assim o desejar
Só na ponta do compasso viverá
Onde os extremos de uma vida
Um dia vão se encontrar.
Do passado levo muitas lições
Decifrei a raiz
A raiz de um amor
Dividido por dois corações.
A história sempre acaba igual
O resultado é um
E suas dores elevadas no final.
Uma dor
Uma mágoa
Uma saudade
Um rancor
Um sofrer
Um penar
Uma infelicidade
Uma desilusão
E muita solidão.

Carlos Shirata

O amor transcende a lógica lúdica matemática... Um, número solitário, as vezes dramático, as vezes equivocado; se mal aplicado, põe sobre o presente uma película frenática, fosca e insípida que faz do passado um presente intangível, que torna turva e cinzenta as cores do prisma do brilhante diamante do amor... Portanto, faço minha as palavras do nosso grande poeta Vinícius de Moraes:
“Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.”

Lenilton Silva

Oh! Matemática, doce Matemática que me envolveu em tuas funções
Cadê a explicação, a demonstração de como fez isso comigo?
Meu amor por ti só cresce, grandiosa disciplina.
Muito mais que fórmulas, muito mais que questões
Você doce matemática, é Vida!
É minha vida agora!
Quero aprender a te dominar
Aprender a ser transmissora de teus mistérios,
Aprender a ser paciente o suficiente para te compreender,
Aprender a ser digna de teus significados...
Te tenho em minha pele, não como um símbolo qualquer
mas como demonstração do meu amor por ti!
Por ti, faria mil vezes vestibular
Viraria noites estudando a tua Vida

Por ti, faço uma promessa:
Até o último minuto antes de minha morte
Vou te honrar!
Querida e doce matemática!

Clarissa Fernandes Peralvo Vergara

eu+tu
tu+eu
somas somas somas
escrevo, não sei matemática
como procedo?
amor+amor
felicidade+felicidade
carinho+carinho
atenção+atenção
qual o resultado, qual o resultado?
1+1 são dois
mas nós dois então, quem somos? quantos somos?
soms tantos, somos muitos
somos nada, somos tudo
somos um único
um somente
um sempre
um totalmente
eterno -
SOMOS UM
(Nós)

Alana Driziê