Textos para um Professor de Matemática

Cerca de 659 textos para um Professor de Matemática

A amizade intensifica as alegrias,

elevando ao quadrado, na matemática do coração.


A amizade esvazia o sofrimento

porque a simples lembrança do amigo

acalma com jeito de talco na ferida.


A amizade ameniza as tarefas difíceis

porque a gente não as realiza sozinho:

são dois cérebros pensando e quatro braços agindo.


A amizade diminui distâncias.

Embora longe, o amigo é alguém perto de nós.


A amizade enseja confidências redentoras;

problema partilhado, percalço amaciado,

felicidade repartida, ventura acrescida.



A amizade coloca música e

poesia na banalidade do cotidiano.



A amizade é a doce canção da vida

e a poesia da eternidade.


O amigo é a outra metade da gente; o lado claro e melhor.

Sempre que encontramos um amigo,

encontramos um pouco mais de nós mesmos.


O amigo revê, desvenda, conforta.

É uma porta sempre aberta em qualquer situação.


O amigo, na hora certa, é sol ao meio-dia,

estrela na escuridão.


O amigo é bússola e rota no oceano,

porto seguro na tribulação.


O amigo é o milagre do calor humano

que Deus opera num coração.

Desconhecido

O tal do amor

Você já imaginou se o amor seguisse as leis da física, matemática ou da química?
Que bastaria a resolução de uma simples equação, com algumas variáveis [(tipo de filmes x artistas favorito + comida favorita)² – (defeitos + time de futebol) = pessoa certa!] para que você soubesse que aquela pessoa, em que você tanto pensa, é, de fato, o tal amor da sua vida?!
Ou que fosse simples, como todo mundo diz:
- Um dia você vai encontrar uma pessoa ideal para você. A pessoa que te fará feliz, que te dará o devido valor que você merece. Pode levar tempo, mas você encontrará.
Isso parece ótimo. Porém assustador!
Já imaginou que essa tal pessoa pode morar em outra cidade? Em outro país? Caramba! Então, pode ser que você nunca a encontre realmente! Pior! Talvez você já a tenha encontrado e nem se deu conta! Acabou dando um fora nela.
Azar o seu. Acabou de perder a tal pessoa da sua vida. Terá que se contentar com as pessoas erradas. Aquelas que não darão o devido valor que você merece, que não estarão preocupadas em te fazer feliz, etc.
Mas calma! Calma! Não se desespere!
Porque, para sua sorte, ou melhor, para nossa sorte, o amor não esta preocupado com isso. Ele nem quer saber se vocês têm o mesmo tipo sangüíneo, se gostam do mesmo tipo de música, ou se você torce para flamengo e ela para Vasco.
Para ele, tanto faz se você adora heavy metal, e ela adora aquela banda que você tanto acha idiota! Que ela não dê risadas das suas piadas.
Porque só em ver o sorriso dela, você já se sentirá abençoado. Porque você passará horas no MSN esperando-a ficar online. E se irritará quando ela não ligar pra você, ou não atender seus telefonemas. Porque, quando ela aparecer na sua frente, com uma justificativa qualquer, você irá perdoá-la.
Por quê? Porque é isso que uma pessoa que esta amando faz. Perdoa sempre (ou quase sempre).
Talvez esteja ai a grande receita do tal do amor. Ame, simplesmente por amar. Sem querer nada em troca, simplesmente por amar. Ame!!

Ricardo Alexandrino

Se um cachorro fosse professor, você aprenderia coisas assim:

Quando alguém que você ama chega em casa, corra ao seu encontro.

Nunca perca uma oportunidade de ir passear.

Permita-se experimentar o ar fresco do vento no seu rosto.

Mostre aos outros que estão invadindo o seu território.

Tire uma sonequinha no meio do dia e espreguice antes de levantar.

Corra, pule e brinque todos os dias.

Tente se dar bem com o próximo e deixe as pessoas te tocarem.

Não morda quando um simples rosnado resolve a situação.

Em dias quentes, pare e role na grama, beba bastante líquidos e deite debaixo da sombra de uma árvore.

Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo.

Não importa quantas vezes o outro te magoa, não se sinta culpado...volte e faça as pazes novamente.

Aproveite o prazer de uma longa caminhada.

Se alimente com gosto e entusiasmo.

Coma só o suficiente.

Seja leal.

Nunca pretenda ser o que você não é.

E o MAIS importante de tudo....

Quando alguém estiver nervoso ou triste, fique em silêncio, fique por perto e mostre que você está ali para confortar.

A amizade verdadeira não aceita imitações!!!

E NÓS PRECISAMOS APRENDER ISTO COM UM ANIMAL QUE DIZEM SER IRRACIONAL!!!!

Ramiro Ros

Agradecimentos

Obrigado professor,
pela persistência,
pela vontade de querer nos fazer pessoas melhores,
pela transmissão do conhecimento,
pela dedicação,
pelo desempenho,
pelo profissionalismo,
pelo diferente,
pela mudança,
pelo puxões de orelha,
pelo divertimento,
pela educação,
pelo respeito,
pelo moderno,
pela competência,
pela capacidade,
pela as tentativas incansáveis de nos fazer refletir,
por nos fazer ouvir e entender estrelas,
por tudo,
por ter sido realmente PROFESSOR.
Com sua excelência,
conseguiu nos fazer descobrir um mundo novo,
fantástico, espetacular,
tirar as pedras do caminho, e continuar a retirá-las,
conseguiu nos fazer criar, recriar, começar, recomeçar,
seus ensinamentos ficarão para sempre guardados,
considero-o MESTRE,
MESTRE do saber, da busca incessantemente pelo conhecimento,
Nunca me esquecerei de suas parábolas,
de seus pensamentos,
de suas manifestações diante do que pensavam ser imutável,
de seu prazer pela mudança,
de seus poemas, tal como TIMIDEZ,
de suas piadas,
de sua garra,
de sua vontade incessante de ser
e cada vez mais querendo ser PROFESSOR.
Tu és e sempre será o grande maestro,
da música saber, aprender, apreender.
Tu és exemplo de determinação,
de coragem,
de luta,
de vontade férrea,
de vontade indomável,
Vossa Excelência,
nos diz em todos os poemas
- Quando estiver no PARAÍSO, não se esqueça de mim!
Eu agora direi:
- Porque buscas o PARAÍSO se ele se encontra na pessoa que tu és, no seu coração, no seu interior, nos seus atos. O PARAÍSO se encontra dentro de cada um de nós, só basta termos sensibilidade para entender.
A PASÁRGADA de Bandeira,
A Terra das Palmeiras de Gonçalves Dias,
O Último Andar de Cecília Meireles,
A Mudança, o Amor, o vôo de Lispector,
O som das Estrelas de Olavo Bilac,
A Tarde Azul de Drummond,
O Cimento da poesia de Vinicius Morais,
Os Lírios do Campo, as Aves de Érico Veríssimo,
O Olhar de Isaac Newton,
A Peça de Teatro de Chaplin,
A Luz de Victor Hugo,
A Riqueza de Kant,
É seu PARAÍSO.

- Ó! PROFESSOR Candido tu és Mestre na arte em que atua. A Língua Portuguesa é sua espada. Só seu nome fala por ti, brilhante, inocente é também seu significado. Gostaria de mais coisas escrever, entretanto parece que as palavras fogem, mais fogem tão rápido, parecem efêmeras, fogem do Norte para o SUL, da Direita para a Esquerda. E então terei que dizer um adeus, um adeus de um começo e de um fim.

Tu e o corpo dessa escola que constituem os grandes artistas me destes a asa necessária para que eu voasse para longe, tão longe que nem os maiores intelectuais verão, e agora, farei uso desse acessório que mais parece essencial, voarei, voarei para meu destino, mas não me esquecerei dos ensinamentos tidos aqui. Que servirão por toda minha vida.

E como em todas as aulas, tínhamos um pensamento para refletir, terminarei com um pensamento:

“Quando se ama não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós”. (Clarice Lispector)

Parabéns, Ó grande, excelente, mestre Candido!

Jefferson da Silva Divino

O que da vida não se descreve...
Eu me recordo daquele dia. O professor de redação me desafiou a descrever o sabor da laranja. Era dia de prova e o desafio valeria como avaliação final. Eu fiquei paralisado por um bom tempo, sem que nada fosse registrado no papel. Tudo o que eu sabia sobre o gosto da laranja não podia ser traduzido para o universo das palavras. Era um sabor sem saber, como se o aprimorado do gosto não pertencesse ao tortuoso discurso da epistemologia e suas definições tão exatas. Diante da página em branco eu visitava minhas lembranças felizes, quando na mais tenra infância eu via meu pai chegar em sua bicicleta Monark, trazendo na garupa um imenso saco de laranjas. A cena era tão concreta dentro de mim, que eu podia sentir a felicidade em seu odor cítrico e nuanças alaranjadas. A vida feliz, parte miúda de um tempo imenso; alegrias alojadas em gomos caudalosos, abraçados como se fossem grandes amigos, filhos gerados em movimento único de nascer. Tudo era meu; tudo já era sabido, porque já sentido. Mas como transpor esta distância entre o que sei, porque senti, para o que ainda não sei dizer do que já senti? Como falar do sabor da laranja, mas sem com ele ser injusto, tornando-o menor, esmagando-o, reduzindo-o ao bagaço de minha parca literatura?

Não hesitei. Na imensa folha em branco registrei uma única frase. "Sobre o sabor eu não sei dizer. Eu só sei sentir!"

Eu nunca mais pude esquecer aquele dia. A experiência foi reveladora. Eu gosto de laranja, mas até hoje ainda me sinto inapto para descrever o seu gosto. O que dele experimento pertence à ordem das coisas inatingíveis. Metafísica dos sabores? Pode ser...

O interessante é que a laranja se desdobra em inúmeras realidades. Vez em quando, eu me pego diante da vida sofrendo a mesma angústia daquele dia. O que posso falar sobre o que sinto? Qual é a palavra que pode alcançar, de maneira eficaz, a natureza metafísica dos meus afetos? O que posso responder ao terapeuta, no momento em que me pede para descrever o que estou sentindo? Há palavras que possam alcançar as raízes de nossas angústias?

Não sei. Prefiro permanecer no silêncio da contemplação. É sacral o que sinto, assim como também está revestido de sacralidade o sabor que experimento. Sabores e saberes são rimas preciosas, mas não são realidades que sobrevivem à superfície.

Querer a profundidade das coisas é um jeito sábio de resolver os conflitos. Muitos sofrimentos nascem e são alimentados a partir de perguntas idiotas.

Quero aprender a perguntar menos. Eu espero ansioso por este dia. Quero descobrir a graça de sorrir diante de tudo o que ainda não sei. Quero que a matriz de minhas alegrias seja o que da vida não se descreve...
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Pe. Fábio de Melo

"O grande professor indiano Nisargadatta Maharaj disse uma vez: “A sabedoria me diz que não sou nada. O amor me diz que sou tudo. Entre os dois, minha vida flui”. “Não sou nada” não significa que há uma árida terra de ninguém interior. Mas sim que, com estado desperto, estamos abertos para um espaço limpo, desimpedido, sem centro ou periferia — em nada separado.
Se somos nada, não há realmente nada para servir como barreira para nossa ilimitada expressão do amor. Sendo nada, assim, também somos, inevitavelmente, tudo. “Tudo” não significa auto-engrandecimento, mas um reconhecimento decisivo de interconexão; não somos separados.
Tanto o espaço limpo e aberto do “nada” quando a interdependência de “tudo” nos desperta para nossa verdadeira natureza. Essa é a verdade que tocamos quando meditamos, um sentido de unidade além do sofrimento. Está sempre presente; precisamos, meramente, ser capazes de acessá-lo."

Sharon Salzberg

Acorda cedo, sai às pressas
para chegar na hora certa,
ele é o professor.

Na escola ele ensina:
Geografia, Português,
Matemática, História, Inglês
e espera o resultado
em ver todos aprovados.

Ele é o professor.

Se dedica com amor
à profissão que abraçou,
pois desde cedo queria
ter um espaço na vida
e ser um grande professor.

Aqui fica o meu recado,
por tudo, muito obrigado,
pelo que foi ensinado
por você, meu professor.

thamirys

Professor de Guitarra ? ahm?? asuhashashsa

Isso não é ser do rock!! Rock é pegar uma guitarra e deixar os seus sentimentos fluirem, mostrar pra todo mundo que você existe, ta ali pro que der e viver e ta poco se lixando pro que acham de você , é acordar na praia com o sol nascendo e com um violão na mão e perceber que esqueceu de ir embora ontem. É saber que mesmo não sabendo que sabe, você sabe! (se é que me entende). Esse é o estilo rock de ser! Professor não encina tocar, só cria uma ilusão para os fracos que não tem coragem de acreditar em si mesmos.

Vinycius Maia

Hoje é, o dia do professor
Hoje é o dia do mestre do saber
Quem ensina jamais deixa de aprender
Ensinando com coragem e com amor
Esses mestres que demonstra seu valor
Ensinando todo mundo a toda hora
Todo mundo guarda o mestre na memória
Nunca esquece quando estuda ou quando ler
Recordando o conceito de aprender
Parabéns pelo dia desse mestre
Que alcancem o respeito que merecem
Parabéns para os mestres do saber.

Batista Alves

Alemanha - Inicio do século 20

Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta:
“Deus criou tudo o que existe?"

Um aluno respondeu com grande certeza:
-Sim, Ele criou!

-Deus criou tudo?
Perguntou novamente o professor.

-Sim senhor, respondeu o jovem.

O professor indagou:
-Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?

O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era uma perda de tempo.

Outro estudante levantou a mão e disse:
-Posso fazer uma pergunta, professor?
-Lógico, foi a resposta do professor.

O jovem ficou de pé e perguntou:
-Professor, o frio existe?
-Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?

Com uma certa imponência rapaz respondeu:
-De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor.

-E, existe a escuridão? Continuou o estudante.
O professor respondeu temendo a continuação do estudante: Existe!

O estudante respondeu:
-Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode-se estudar, a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não!

Continuou:
-Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.
Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?! Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente.

Finalmente, o jovem perguntou ao professor:
-Senhor, o mal existe?

Certo de que para esta questão o aluno não teria explicação, professor respondeu:
-Claro que sim! Lógico que existe. Como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal!

Com um sorriso no rosto o estudante respondeu:
-O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.

Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça
permanecendo calado… Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome?

E ele respondeu:
ALBERT EINSTEIN, senhor!

Albert Einstein

Adicionar à minha coleção Na coleção de 389 pessoasMais InformaçãoNada beneficiará tanto a saúde humana e aumentará as chances de sobrevivência da vida na terra quanto a evolução para uma dieta vegetariana.
A ordem de vida vegetariana, por seus efeitos físicos, influenciará o temperamento dos homens de uma tal maneira que melhorará em muito o destino da humanidade.

Albert Einstein

Adicionar à minha coleção Na coleção de 18 pessoasMais InformaçãoAlemanha - Inicio do século 20

Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta:
- Deus criou tudo o que existe?

Um aluno respondeu com grande certeza:
- Sim, Ele criou!

-Deus criou tudo? Perguntou novamente o professor.

-Sim senhor, respondeu o jovem.

O professor indagou:
- Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?

O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era uma perda de tempo.

Outro estudante levantou a mão e disse:
- Posso fazer uma pergunta, professor?
- Lógico, foi a resposta do professor.

O jovem ficou de pé e perguntou:
- Professor, o frio existe?
- Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?

Com uma certa imponência rapaz respondeu:
- De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor.

- E, existe a escuridão? Continuou o estudante.
O professor respondeu temendo a continuação do estudante: Existe!

O estudante respondeu:
- Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode-se estudar, a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não!

Continuou:
- Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.
Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?! Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente.

Finalmente, o jovem perguntou ao professor:
- Senhor, o mal existe?

Certo de que para esta questão o aluno não teria explicação, professor respondeu:
- Claro que sim! Lógico que existe. Como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal!

Com um sorriso no rosto o estudante respondeu:
- O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.

Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça permanecendo calado. Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome?

E ele respondeu:
Albert Einstein, senhor!

Albert Einstein

Adicionar à minha coleção Na coleção de 92 pessoasMais InformaçãoA mente que se abre a uma nova idéia
jamais voltará ao seu tamanho original.

Albert Einstein

Adicionar à minha coleção Na coleção de 36 pessoasMais Informação"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado."

Albert Einstein

Adicionar à minha coleção Na coleção de 9 pessoasMais InformaçãoSomente duas coisas são infinitas: o Universo e a estupidez humana. E não estou seguro quanto à primeira.

Albert Einstein

Adicionar à minha coleção Na coleção de 16 pessoasMais InformaçãoDeus não nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos.

Albert Einstein

Adicionar à minha coleção Na coleção de 28 pessoasMais InformaçãoO único modo de escapar da corrupção causada pelo sucesso é continuar trabalhando.

Albert Einstein

Adicionar à minha coleção Na coleção de 24 pessoasMais InformaçãoSe um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor...Lembre-se.Se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor com ele você conquistará o mundo.

Albert Einstein

Adicionar à minha coleção Na coleção de 51 pessoasMais InformaçãoUma reuniao em que todos os presentes estao absulutamente de acordo, e uma reuniao perdida.

Albert Einstein

Adicionar à minha coleção Na coleção de 41 pessoasMais Informação"A vida não dá e nem empresta, não se comove e nem se apieda. Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos.

Albert Einstein

Adicionar à minha coleção Na coleção de 114 pessoasMais Informação"Há apenas duas maneiras de se ver a vida: Uma é pensar que não existem milagres e a outra é acreditar que tudo é um milagre."

Albert Einstein

Adicionar à minha coleção Na coleção de 8 pessoasMais Informação"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer."

Albert Einstein

Adicionar à minha coleção Na coleção de 15 pessoasMais InformaçãoHá duas formas para se viver a vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.

Albert Einstein

Adicionar à minha coleção Na coleção de 6 pessoasMais InformaçãoO primeiro dever da inteligência é desconfiar dela mesma.

Albert Einstein

Adicionar à minha coleção Na coleção de 95 pessoasMais InformaçãoComo se me apresentaria o mundo
se eu pudesse viajar em um raio de luz?

Albert Einstein

Adicionar à minha coleção Na coleção de 7 pessoasMais InformaçãoBasta de dizer a Deus o que ele deve fazer.

Albert Einstein

Adicionar à minha coleção Na coleção de 28 pessoasMais InformaçãoAlemanha - Inicio do século 20

Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta:
“Deus criou tudo o que existe?"

Um aluno respondeu com grande certeza:
-Sim, Ele criou!

-Deus criou tudo?
Perguntou novamente o professor.

-Sim senhor, respondeu o jovem.

O professor indagou:
-Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?

O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era uma perda de tempo.

Outro estudante levantou a mão e disse:
-Posso fazer uma pergunta, professor?
-Lógico, foi a resposta do professor.

O jovem ficou de pé e perguntou:
-Professor, o frio existe?
-Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?

Com uma certa imponência rapaz respondeu:
-De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor.

-E, existe a escuridão? Continuou o estudante.
O professor respondeu temendo a continuação do estudante: Existe!

O estudante respondeu:
-Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode-se estudar, a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não!

Continuou:
-Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.
Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?! Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente.

Finalmente, o jovem perguntou ao professor:
-Senhor, o mal existe?

Certo de que para esta questão o aluno não teria explicação, professor respondeu:
-Claro que sim! Lógico que existe. Como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal!

Com um sorriso no rosto o estudante respondeu:
-O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.

Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça
permanecendo calado… Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome?

E ele respondeu:
ALBERT EINSTEIN, senhor!

Albert Einstein

Adicionar à minha coleção Na coleção de 11 pessoasMais InformaçãoA ambição é o puro senso de dever pois a si só não produz frutos realmente importantes para a pessoa humana, pelo contrario os frutos verdadeiros derivam do amor e da dedicação para com as pessoas e as coisas.

Albert Einstein

Adicionar à minha coleção Na coleção de 11 pessoasMais InformaçãoPáginas: Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 PróximaCadastre-se já

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HOJE

O que menos quero pro meu dia
polidez,boas maneiras.
Por certo,
um Professor de Etiquetas
não presenciou o ato em que fui concebido.
Quando nasci, nasci nu,
ignaro da colocação correta dos dois pontos,
do ponto e vírgula,
e, principalmente, das reticências.
(Como toda gente, aliás...)

Hoje só quero ritmo.
Ritmo no falado e no escrito.
Ritmo, veio-central da mina.
Ritmo, espinha-dorsal do corpo e da mente.
Ritmo na espiral da fala e do poema.

Não está prevista a emissão
de nenhuma “Ordem do dia”.
Está prescrito o protocolo da diplomacia.
AGITPROP – Agitação e propaganda:
Ritmo é o que mais quero pro meu dia-a-dia.
Ápice do ápice.

Alguém acha que ritmo jorra fácil,
pronto rebento do espontaneísmo?
Meu ritmo só é ritmo
quando temperado com ironia.
Respingos de modernidade tardia?
E os pingos d’água
dão saltos bruscos do cano da torneira
e
passam de um ritmo regular
para uma turbulência
aleatória.

Hoje...

Waly Salomão

Ah, o amor, essa raposa. Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas uma equação matemática: eu linda + você inteligente = dois apaixonados. Não funciona assim. Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC. Ama-se justamente pelo que o amor tem de indefinível. Honestos existem aos milhares, generosos tem às pencas, bons motoristas e bons pais de família, tá assim, ó! Mas ninguém consegue ser do jeito do amor da sua vida.

Martha Medeiros

"Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"

Gabriel Chalita

ENVELHECER OU AMADURECER?

No primeiro dia na Universidade nosso professor
se apresentou e nos pediu que procurássemos
conhecer alguém que não conhecíamos ainda.
Fiquei de pé e olhei ao meu redor,
quando uma mão me tocou suavemente no ombro.
Era uma velhinha enrugada cujo sorriso lhe iluminava todo seu ser.
- Oi gato, meu nome é Rose.
Tenho oitenta e sete anos.
Posso te dar um abraço?
Ri e lhe respondi com entusiasmo:
- Claro que pode!
Ela me deu um abraço muito forte.
- Por que a senhora está na Universidade numa idade tão jovem,
tão inocente?
Perguntei-lhe.
Rindo, respondeu:
- Estou aqui para encontrar um marido rico,
casar-me, ter uns oito filhos,
e logo me aposentar e viajar.
- Eu falo sério - disse-lhe.
Queria saber o que a tinha motivado
a afrontar esse desafio na sua idade.
E ela disse:
- Sempre sonhei em ter uma educação universitária
e agora vou ter!
Depois da aula caminhamos ao edifício da associação de estudantes
e compartilhamos uma batida de chocolate.
Nós nos fizemos amigos em seguida.
Todos os dias durante os três meses seguintes
saímos juntos da classe e falamos sem parar.
Fascinava-me escutar esta "máquina do tempo".
Ela compartilhava sua sabedoria e experiência comigo.
Durante esse ano Rose se fez muito popular na Universidade,
fazia amizades aonde ia.
Gostava de vestir-se bem e se deleitava com a atenção que
recebia dos outros estudantes.
Desfrutava muito.
Ao terminar o semestre convidamos Rose
para falar no nosso banquete de futebol.
Não esquecerei nunca o que ela nos ensinou nessa oportunidade.
Logo que chamaram seu nome ela subiu ao palco e,
quando começou a pronunciar o discurso que tinha
preparado de antemão,
caíram no chão os cartões onde tinha os apontamentos .
Frustrada e um pouco envergonhada se inclinou sobre
o microfone e disse simplesmente:
- Desculpem que eu esteja tão nervosa.
Deixei de tomar cerveja pela
quaresma e este whisky está me matando!
Não vou poder voltar a
colocar meu discurso em ordem, assim, se me permitem,
simplesmente vou dizer-lhes o que sei.
Enquanto nós ríamos, ela aclarou a garganta e começou:
- Não deixamos de brincar só porque estamos velhos;
ficamos velhos porque deixamos de brincar.
Há só quatro segredos para manter-se jovem,
ser feliz e triunfar.
Temos que rir e encontrar o bom humor todos os dias.
Temos que ter um ideal.
Quando perdemos de vista nosso ideal, começamos a morrer.
Há tantas pessoas caminhando por aí que estão mortas
e nem sequer sabem!
Respirou profundamente e começou:
- Há uma grande diferença entre estar velho e amadurecer.
Se vocês tem dezenove anos e ficam na cama um ano inteiro
sem fazer nada produtivo, se converterão em pessoas de vinte anos.
Se eu tenho oitenta e sete anos
e fico na cama por um ano sem fazer nada
terei oitenta e oito anos. Todos podemos envelhecer.
Não requer talento nem habilidade para isso.
O importante é amadurecermos encontrando sempre
a oportunidade na mudança.
Não me arrependo de nada. Os velhos geralmente
não se arrependem do que fizeram, senão do que não fizeram.
Os únicos que temem a morte são os que têm remorso.
Terminou seu discurso cantando "A Rosa".
Nos pediu que estudássemos a letra da canção
e a colocássemos em prática em nossa vida diária.
Rose terminou seus estudos. Uma semana depois da
formatura, Rose morreu, tranqüilamente enquanto dormia.
Mais de dois mil estudantes universitários
assistiram às honras fúnebres para render
tributo à maravilhosa mulher que lhes ensinou com
seu exemplo que nunca é demasiadamente
tarde para chegar a ser tudo o que se pode ser.

Reflexão:
Não esqueçam que ENVELHECER É OBRIGATÓRIO;

AMADURECER É OPCIONAL.

Desconhecido

Não sei o que é o amor
Muito menos o que é paixão
só sei que o que sinto por você
vem do coração.

Você é a luz
Que ilumina meu dia
Pois sem você
Meu dia não existiria.

Calculo os números
Calculo as expresssões
Só não consigo calcular
A força de dois corações.

Corações distintos
Que se uniram com o tempo
O amor que sinto por você
É mais que esplêndido.

Esses humildes versos
Te entrego
Pois quero que fique sabendo
Que sempre te espero meu Amor.

Principe da Matemática

Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros... Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números do que provavelmente vou ter. - Hazel Grace

A Culpa é das Estrelas

“Eu nunca gostei da matemática, das contas. Contas são exatas e os números se bastam por si só. Não há dúvidas, não há erro. O que é certo é certo, o que não está certo, é errado. A matemática e suas exatidões me cansam. Eu prefiro o mistério das letras, a incerteza das palavras e a beleza das poesias. Palavras não se somam, se completam.”

Thamíres Araújo

"(...) Ângela é doida. Mas tem uma lógica matemática na sua doidice aparente. E se diverte muito a escandalosa. Aguça-se demais e depois não sabe o que fazer de si. Que se dane. Entre o "sim" e o "não" só há um caminho. Escolher. Ângela escolheu "sim". Ela é tão livre que um dia será presa. "Presa por quê?" "Por excesso de liberdade." "Mas essa liberdade é inocente?" "É." "Até mesmo ingênua." "Então por que a prisão?" "Porque a liberdade ofende." (...)

Clarice Lispector

VENCER!
É uma aspiração que palpita no coração de qualquer ser humano.
Muitos desistemou se acorvadam por medo do sacrifício ou por falta de autoconfiança. Sem persistência não há vitória. Sem destemor, decisão e esforço ninguém supera a mediocridade.
Aquele que não crê em si, está esmagando o germe que poderia se transformar em árvore gigantesca. Não há tarefa que o homem não possa realizar com êxito, desde que encarada com otimismo e vontade de vencer.
Muitas empressas foram à falência antes de nascer.
Muitas batalhas foram perdidas por indecisão ou falta de determinação.
Pensamentos grandes constroem homens grandes. Não pense que haverá de morrer, mas que haverá de ressuscitar.
è com muita luta e persistência que a batalha da vida será ganha.
É triste falhar na marcha da existência e isso acontece, não por fraqueza, mas porque não se vai em frente firme e decididamente.
Conduz o próprio destino àquele que planeja e sai a campo para realizar, àquele que tem uma proposta, uma direção. Sem objetivos, gira-se em torno do nada.
Há frentes que jamais ancontram suficiente número de pioneiros.
Há causas que merecem mártires... Podem ser coisas pequenas, não importa, os grandes empreendimentos partiram quase sempre de pequenas oportunidades ou tentativas.
Quem é grande nas pequenas coisas, nas lutas que ninguém vê, tem tudo para superar obstáculos e dificuldades.
O ser humano faria coisas maiores se jogasse fora o rótulo do impossível e não fizesse pouco caso das horas.

Professor MSc Rildo Dias da Silva

Quem sou eu, professor de matemática?

Não sou o cara que vai mudar o ensino;
Não sou quem vai fazer eles gostarem de matemática;
Não sou eu, também, que vou revolucionar a escola;
Não sei se vou entrar para a história.

Sou eu que abrirei seus olhos;
Mostrarei o caminho dos números;
Ensinarei o número de ouro;
Riscarei as linhas da geometria;
Montarei os cálculos da vida.

Vou ensinar a álgebra das letras;
A progressão de seus passos;
A fórmula do conhecimento;
A função do seu viver.

Paulo César Linck