Textos para Refletir

Cerca de 335 textos para Refletir

Minha reflexão e a seguinte , As estrelas mudam de lugar meu anjo , para ver o nosso amor mais perto
Para sentir o calor do nossos corpos , E não querem ir embora pois a cena mais linda e sublime é o nosso amor;
Mesmo com o nosso adormecer elas continuam ali , olhando paralisadas , hipnotizadas com o nosso carinho , afeto .. AMOR!
E o Sol , a O Sol , Ele espera atenciosamente o nosso amanhecer , pois , O brilho das estrelas e do propio sol são
Ofuscados pela GRANDEZA DO NOSSO SENTIMENTO , CUJO QUAL O NOME E .. AMOR! "

Pedro Furtado

Momento de Reflexão

De repente olhei pra traz
Vi que nada do que fiz me satisfez
Bebi, brinquei, agerdi, gastei o que não era meu;
Me agredi psco e fisicamente.
Quando tornei-me a mim
Vi uma figura ressaqueada,
Destruida e arrependida.
Voltei-me a mim
Conversei com o pai que está em mim
Como não tenho como voltar e desfazer o passado
Cabe-me retratar os erros.
Mesmo que sem jeito...
Tenho a obrigação de pagar as dívidas,
Pedir desculpas pelos desacatos que cometi.

Se cometi alguma injustiça essa é a minha hora de ser punido.
A minha consciência é a maior aliada na cobrança dos meus atos
Nada como um momento de reflexão para justificar-me diante de Deus e dos homens.
Pense nisso!

Eliane Batista Barbosa

Dia de reflexão, dia de organizar as ideias... Agradeço a Deus por tudo! Por acordar, ter a chance de levantar da cama, dar um beijo de bom dia na minha filha, ajuda-la a se arrumar para ir à escola. De sair correndo para chegar a tempo ao meu trabalho. Agradeço por ter a dadiva de ter braços, pernas e saúde para correr atras dos meus objetivos.
Já parou para pensar que enquanto você se queixa por ter que levantar da cama cedo, existem pessoas que se quer conseguem se mexer sem o auxilio de alguém? Enquanto você se queixa por ter que caminhar até o trabalho, existem pessoas que fariam qualquer coisa para dar um pequeno passo. Enquanto você reclama da mistura do seu almoço, tem alguém no mundo que sente fortes dores causadas pela fome, por não ter absolutamente nada oque comer... O mundo não gira em torno de nós não!
Na boa, não aguento ver nem ouvir pessoas saudáveis reclamando da vida, se lamentando e achando que a culpa é do mundo. Culpa de que? Acorda!
Estarei sempre pronta para seguir em frente, pois o tempo não para nem volta.
Que venham as tempestades e as tardes ensolaradas. Entre desafios e vitórias continuo intacta, firme e forte.

Ligia Venute

Uma pequena reflexão sobre POLÍTICA

Apôs ler e ver vários artigos sobre essas eleições e principalmente sobre como esta sendo todo esse processo desta eleição. A cada dia dá mais repulsa, e por que não dizer, nojo mesmo.
Vivemos mais uma eleição cheia de coisas ruins e por que não dizer sem qualquer duvida que isso na verdade não é fazer politica.
Hoje vejo que na maioria das vezes os pretensos candidatos (muitos sem qualquer condição de representar os eleitores) são muito ruins, sem qualquer qualidade ou por que não dizer, sem conhecimento do que realmente é o trabalho que esta pleiteando.
Vejo uma disputa de poder, uma verdadeira corrida por ser o melhor, o mais querido, o mais honesto, mas no fundo, para muitos não passa de uma ótima oportunidade de se dar bem.
Vejo muito despreparo, muita arrogância, muita falta de verdade naquilo que dizem e principalmente, prometem coisas que nem sequer tem condições de realizar em seu mandato.
Por que na verdade, para essas pessoas, o que importa é ser eleito, é o status do cargo.
Os que estão dentro não querem sair, os que estão de fora, querem entrar de qualquer maneira.
Alguns desses candidatos querem passar uma imagem de um politico preocupado com os problemas que afligem as pessoas. Mas, em alguns casos, fingem que o cargo a que aspiram é para beneficio da comunidade, da coletividade, mas deixam transparecer que é para seu benefício próprio.
Nesta época de eleição vale-se de tudo para conseguir seu intento, são tantas falcatruas, mesquinharias, mentira, promessas, falta de caráter e de respeito às pessoas. Há diversas maneiras absurdas de se conseguir ser eleito. E não poupam ninguém.
Quanta mentira e hipocrisia, quanta falta de caráter e honestidade, e depois de terem conseguido seu intento, simplesmente esquecem tudo que foi feito para chegar lá.
Acabam as promessas, acabam as ajudas, acaba a preocupação com o próximo. (isso só será importante na próxima eleição).
Quando vamos tomar vergonha na cara e acabar com essa maneira de fazer politica, com essa sujeira, com tanta demagogia, e falsos valores?
Quem não sabe escolher o bom candidato, quem não se importa com quem vai estar nesses cargos, quem só procura levar vantagem com esses candidatos, quem se deixa corromper com essa maneira de fazer politica. Quem vende seu voto por qualquer coisa, não merece cobrar nada. Não deve ter o direito de querer alguma coisa, quando aceitou uma situação dessas, se igualou a quem o corrompeu.
Por isso, penso eu que é por esses motivos que todos nós já estamos cheios dessa situação, com essa falta de honestidade, falta de respeito, falta de caráter, falta da verdade. Situação esta, que faz a gente ficar cada vez mais descrente e insatisfeito com tudo o que vemos a respeito de politica.
Para mim, isso não é politica, Isto é, politicagem.
Politica é necessária em todas as situações de nossa vida. É uma coisa boa, desde que seja feita com respeito ao próximo e com verdadeiros objetivos.
Vamos pedir ao maior politico que existiu neste mundo “JESUS CRISTO”, por que, JESUS usou de politica para atingir as pessoas, mas foi a politica da verdade, das palavras claras e objetivas, das palavras de amor e interesse do bem comum de todos, nada quis para Ele, que abra a cabeça de todos os eleitores, para que tenham a capacidade e vontade de colocar um basta nesta situação.
Mas também lembrando que mesmo pedindo a Deus, temos de fazer nossa parte para que esta situação seja consertada.
E também lembrando a esses candidatos, que mais cedo ou mais tarde a prestação de conta será com alguém que não vai conseguir corromper, e nem subornar.

Marcelo MArtins

Orelhas de Burro

Simples, porém, me trouxe a tona uma reflexão
que considero bem interessante a respeito de coisas diferentes,mas com uma semelhança puramente interpretativa. Vejo pessoas que se prendem a pessoas, momentos e acontecimentos,que deveras dão origem a diversos bloqueios os quais travam uma imensidão de processos futuros. Parece tolice, e pode ate ser, mas comparo o trato dos livros com a vida e nossas diversas formas de conduzi-la.repare que um livro mal lido e mal cuidado fica cheio de marcas e cheio das tao conhecidas "Orelhas de Burro" que marcas pra sempre ao objeto em questao, com as pessoas não e muito diferente,
ambas quando passam pela vida deixam uma sequencia de orelhas de burro
as quais serão sempre marcas as quais levarao para o resto da vida,gerando um bloqueio atras do outro,e consequentemente se privando de dar um seguimento saudavel e normal a vida. Manter um link com o passado
com certeza te desliga do presente e te mantem refem de um ciclo de auto-repetiçao que em sua constancia consumirá os anos de vida de forma lenta e altamente destrutiva.

Dihony Cardoso

Uma simples reflexão

Hoje ao sair de casa para o serviço, na parte da tarde, uma pessoa perguntou-me se eu já havia “feito algo”. Pensei e calei-me. Pois sinto já há algum tempo a necessidade de me silenciar.

Estamos passando por momentos de grandes mudanças, de batalhas e lutas interiores. Estamos a carregar preocupações exageradas, e não aceitamos nossos próprios limites.

Queremos e buscamos coisas que não nos pertence. Traçamos metas, fazemos planos e neles entramos de cabeça, sem ao menos nos preocupar se é bom ou não, ou até onde isso pode-nos levar.

Alimentamos nosso ego com egoísmo, prepotência, arrogância e superioridade. Cobramos de outros o que não somos capazes de fazer, mas até aí tudo bem, afinal de contas “Eu sou mais eu” e “tudo posso”, não importa de que modo.

Vivemos num mundo secularizado, onde vemos as pessoas cada vez mais tristes, solitárias, amargas, e sempre correndo na busca da satisfação pessoal, depositam seus valores em coisas materiais como: grana, casa, carro, posição social, ou ainda aqueles que colocam seus valores em: roupa, tênis, baladas, bebidas, etc.

Vivemos uma grande desordem mundial que ora se revela por meio de coisas naturais como: vendavais, terremotos, enchentes, seca, e outras de ordem moral como: falta de amor e respeito conosco e com nosso próximo, fome, doenças que não tem cura, pais que matam seus filhos (aborto), relação antinaturais (homossexualismo), pichações nas igrejas, falta de respeito com as imagens em nossas igrejas que nos são tão caras.

E nos comportamos como se tudo isso fosse normal, temos liberdade para fazer o que der na “telha”, não devemos ser reprimidos em nada, é nossa inteira liberdade para com os modismos que nos cerca.

Diante de todas essas situações, cabe algumas reflexões:

Será que nós consultamos a Palavra de Deus e estamos atentos a seus ensinamentos?
Será que Oramos e vivenciamos o Amor Misericordioso de Nosso Senhor Jesus Cristo?

Que em sua grande Misericórdia Ora e pede a Deus Pai por nós. Deus nos dará sempre a liberdade de escolha. Precisamos ser livres, independentes em Cristo, e o caminho para ser livre é a Verdade.

Jesus, Caminho, Verdade e Vida.

A minha reflexão sobre a vida

Sonia Souza

Momento de reflexão

Quem disse que essa ou aquela notícia é boa ou ruim?
Isso depende apenas da maneira que você encara os fatos que se apresentam e deixa-se ou não, levar-se pela situação.
Para muitos o bolor na comida é sinal de desgraça, de alimento que apodreceu, para outros é sinônimo de qualidade, no caso de alguns queijos famosos, o bolor é fundamental.
Para algumas pessoas a simples notícia de que haverá “corte na empresa” já é sinal de medo, apreensão e muitos até passam mal, já se imaginando a próxima vítima, para outros talvez seja a grande oportunidade do mundo ganhar novos empresários, novos administradores, ou apenas a chance de conhecer novas empresas.
Existem aqueles que se angustiam diante da simples possibilidade de estarem doentes, e assim começam buscar nomes para os sintomas que sentem, chegam ao ponto de até sentir o que não sentem, apenas por terem ouvido falar na doença tal, outros, mais práticos, vão ao médico e descobrem que tudo vai ser resolvido rapidamente por ter sido diagnosticado mais cedo o que no futuro poderia ser perigoso.
Há os que se lamentam por tudo, se o dia é de sol, reclamam do calor, se esfriar, o frio está demais, se chover, que droga de dia, se apenas garoar, ficam reclamando da indecisão do dia que nem chove, nem molha. Reclamam do que comem, do que vestem, dos que visitam a sua casa e dos que se ausentam. São solitários porque são insuportáveis para si mesmos.
Há os que choram quando encontram a escuridão, outros que aproveitam para criar um clima romântico.
Há os que se amarguram ao encerrar um relacionamento, e outros que se preparam de corpo e alma para viver um novo amor em breve.
Há os que choram pelos cantos, e os que recolhem as lágrimas dos infelizes nas ruas.
Há os que se dizem sem sorte, e os que continuam cavando em busca dos seus sonhos, e quando encontram, os outros chamarão de sorte.
Há os que falam de Deus, e os que agem em nome Dele, levam conforto aos necessitados, uma palavra aos aflitos, um pedaço de pão para quem tem fome, esperança para os que já desistiram até da própria vida, são como andorinhas que levam água nos bicos para apagar o incêndio na floresta, são poucos os que realmente vivem a vida plenamente, mas os que assim fazem, são faróis na noite escura dos tempos.
Seja você, pelo menos neste dia, a própria luz, o tesouro de Deus, a Graça em forma se ser humano, seja Gente, a pessoa que eu busco, que o próximo busca, seja reflexo do Pai. Deus te abençoe plenamente!

Paulo Roberto Gaefke

Uma pequena reflexão

Minha vida não tem sido muito fácil, mas quanto mais vivo e passo por problemas, mais tenho certeza na presença de Deus em minha vida. Sei que ele esta comigo nas horas mais complicadas e difíceis, sinto sua presença e seu auxilio, sua ajuda em todos os sentidos. Não sei como explicar, mas vem uma certeza do que tenho que fazer e de que tudo vai dar certo, é uma confiança em mim mesmo e principalmente neste Deus que existe e é maravilhoso.
Por isso às vezes paro para pensar como a gente é ingrato com Deus. Não compreendemos muitas vezes as situações que estamos passando e o que mais fazemos é descontar Nele toda a raiva e a impotência diante do que estamos vivendo naquele momento. Falamos mal, maldizemos, ofendemos, fazemos acusações sem sequer sabermos o porquê de estar acontecendo aquilo conosco. Estou dizendo isto por que já fiz muito. Tenho consciência que ofendi muito a Deus com minhas palavras e atitudes, já fui muito ingrato, prepotente, arrogante, e mais algumas coisas que é bom nem falar. Quis ser o dono da verdade e dar ordens a Deus (coitadinho de mim), querendo que fosse feito a minha vontade e não a de Deus, como se eu soubesse o que é melhor para mim. Quanta ingenuidade de minha parte, mas até nessa situação Deus esta PRESENTE E É MISERICORDIOSO COM A GENTE, nos acompanha e nos protege, ainda mais nestas horas de dificuldades.
Agradeço a Deus por me dar a chance de ver o quanto sou pequeno e cheio de defeitos. O quanto sou dependente de sua graça e boa vontade. O quanto preciso dele para viver, mesmo que em algumas horas eu me ache o tal (quanta arrogância). Obrigado meu Deus por minha vida e meus problemas, só assim estou descobrindo o quanto o Senhor significa em minha vida. Que seja feita sua vontade e não a minha, que eu aprenda e entenda que é o Senhor que esta no comando de minha vida. Que eu compreenda, que se creio e estou disposto a segui-lo, também compreenda que Ele só quer meu bem e minha felicidade.
Como esse Deus que é amor vai querer outra coisa para quem é dele e crê em sua existência? Acredito e creio em Nosso Senhor Jesus Cristo, para isso fomos criados. Que vivamos esse amor para com Deus, por que Ele nos prova a cada dia que amanhece o milagre de nossa existência, o milagre da vida, que só Ele é capaz de nos dar.
Que eu entenda que para segui-lo terei que mudar minha vida, meus conceitos e minhas atitudes perante meu próximo e principalmente em relação ao que Ele significa.
Não é fácil abandonar um modo de vida que estamos acostumados a viver achando que esta tudo certo e correto.
Quando se começa a ouvir Jesus, a verdade é uma só. Começamos a abrir os olhos e ver que esse modo de vida muitas vezes não esta certo e nem leva a lugar algum. Aquilo que parecia correto e certo é muitas vezes motivo de sofrimento para a própria pessoa e os que vivem a sua volta.
Passamos a compreender o quanto aquele modo de vida esta errado perante Deus, o quanto estamos afastados Dele, quantas besteiras fazemos achando que estamos corretos.
Mas só conseguimos ver isso com clareza quando deixamos Ele nos falar, até nisso Deus é maravilhoso, ele nos respeita (coisa que muitas vezes nós não fazemos por Ele) e acata aquilo que queremos fazer, não nos força a nada, temos o direito de escolher o que queremos.
Como não acreditar e crer em sua existência?
Como nega-lo e achar que ele não existe?
Como duvidar deste Deus que é amor para com a humanidade?
Hoje em dia estamos nos afastando dos ensinamentos de Deus cada vez mais, estamos achando que tudo é normal e permitido. A inversão de muitos valores morais, conduta, tudo é liberado para ser feito e vivido.
Será que tudo podemos fazer mesmo? Será que realmente é do agrado de Deus este modo de vida desregrado e sem limites?
Para onde caminha nosso mundo e nossa fé neste Deus que criou tudo isso e nos deu de presente?
São perguntas que são muito difíceis de ser respondido, cada um de nós tem sua maneira de pensar sobre elas. Mas também é verdade, que se olhar para Deus e acatarmos seus ensinamentos, veremos que nada disso estaria acontecendo em nosso mundo.
Que Deus na sua imensa misericórdia e amor por nós nos proteja do que vem por ai. Que Ele nos ajude a fortalecer a fé e a confiança que é tão necessária para não nos perder neste mundo tão fora de suas leis e ensinamentos.

Marcelo MArtins

Uma reflexão sobre a família
Aprendemos que a família sempre teve seu lugar, espaço, papel e missão fundamental na vida humana, na sociedade e na igreja. E é por excelência fonte de vida, porém vivemos num mundo vazio, materialista, egoísta e consumista, onde os valores cristãos se perdem.
É preciso ter fé e viver a fé em família. Ela foi e sempre será a fonte da vida e nossa rocha firme., Diante das mudanças nesses tempos atuais, à família deve se revitalizar em seu modo de ser, de viver, de existir e de agir. Mas como fonte de vida, foi, é, e sempre será a mesma, como instituição inquestionável da vida.
É muito triste nos depararmos com tantos ataques que a família está sofrendo, principalmente através de alguns meios de comunicação: novelas, filmes, programas, desenhos e até em letras de musicas onde há descaso, imoralidade, individualismo, relações anormais e relações extraconjugais e tantas outras coisas que são escancaradas. E seria melhor ainda se essas coisas não estivessem acontecendo no seio da família. É normal hoje em dia “as famílias” serem totalmente desestruturadas, ninguém tem respeito pelo outro, não existe normas, nem regras, sendo que o individualismo é muito bem destacado, definido e defendido.
Devemos nos lembrar de que o próprio Jesus nasceu numa família, teve obediência a seu pai adotivo, São José, e a sua mãe Maria Santíssima. Que grande exemplo Ele nos deixou honrando-os como reza o mandamento.
A família precisa resgatar seus valores e penso que isso será possível a partir do momento que abrirmos o coração para o amor de Deus em sua totalidade. Infelizmente na sua maioria a família passa por carência da partilha da vida, das qualidades e dos limites, gerando o individualismo e a solidão.
Quem nunca ouviu um diálogo assim:
“É meu carro”, “minha casa”, “meu dinheiro”, “minha vida” “eu sou”, “eu posso”, e por ai a fora. Quando “EU’ fala mais alto, o “NÓS” deixa de existir e tudo isso, em minha opinião, é a grande causa de tanta solidão em família”.
Diante desta situação cabem-nos alguns questionamentos:
Que atitude devemos tomar?
Será que é nosso papel continuar como que paralisados e deixar a anarquia tomar contar e dissipar o que ainda nos resta de valores?
Acho que acontecerão grandes transformações quando todos se deixarem envolver pelo amor que tem sua origem e fundamento em Deus. Criados todos que fomos por Deus para sermos felizes, realizados e plenos, porém isso jamais o será, enquanto estivermos distanciados de Deus, e enquanto sua Palavra e seu Projeto de Amor, não se tornarem o alicerce de nosso amor humano.

Sonia Souza

Reflexão sobre o Homem Perfeito:

“Príncipes, Deuses, Personagens? Nãooo... Irreais demais!!!
Príncipes viram sapos, Deuses podem ser atraídos somente pela sua própria imagem e personagens estão em novelas e filmes... Então, o que é um Homem Perfeito?
Um homem amigo, verdadeiro, leal, que saiba rezar o Pai Nosso, que saiba dizer: desculpa e te amo, mas entenda o sentido de cada palavra que estiver falando.
Um Homem que não saiba conquistar várias mulheres, mas que saiba me conquistar todos os dias e que não precise dizer nada apenas com um olhar.
Ah... Não precisa também ser perfeito, pois se for perfeito não será humano."

Renata Barbosa Oliveira

Reflexão do dia:
"Não, vá por favor!"
"Não vá, por favor!"
Em nossas vidas, muitas vezes interpretamos situações com impulsivamente, e reagimos de forma que nos arrependemos posteriormente, tudo por não de analisar tranquilamente o que, de fato, sucedeu-se.
Tomando como exemplo as 2 frases iniciais, vemos que uma única vírgula dá sentido absolutamente opostos ao que se é dito.
O entendimento ainda poderia ser diferente se, as mesmas frases, estivessem num contexto de uma frase, um texto, ou ainda dentro de uma história.
Isso ainda não é tudo, afinal, dizemos algo que, minutos ou anos mais tarde, contradizemos.
Sábio o ser que dá tempo do outro pensar no que fez. Permitir que o outro, caso volte atrás, seja possível o entendimento.
Caso contrário viveríamos numa guerra intermitente, numa selva, como animais, na qual o mais forte fisicamente levaria a melhor.
Da mesma forma que todos já passamos por situações nas quais gostaríamos muito de poder ser ouvidos mas, em razão de uma atitude anterior provocadas por nós mesmo, a pessoa ferida não nos dá ouvido. E assim o entendimento é jogado no lixo.
Sentimo-nos injustiçados, afinal, apesar de termos declarado qualquer que seja a afirmação, e ela foi entendida perfeitamente por quem a escutou, tal afirmação já não é mais verdade. O pensamento mudou.
No livro de nossa vida, então, escrevamos página por página, sem pressa ou impulso de chegar o fim. Afinal, podemos ser compreendidos, mal compreendidos ou ainda, podemos mudar de pensamento.
Mas, não há dúvidas de que: o final está em nossas mãos!

Italo Goulart de Oliveira

Deitado na cama com lápis e papel na mão,tentando fazer a reflexão de uma situação que fiz, partindo de um olhar, em um momento feliz. Momento de paz, capaz de provocar no coração de um nobre rapaz, o sentimento de doação, paixão e dedicação! Sem imaginar o estrago, de um simples afago, Capaz de arrepiar até a canela; Mais chega de chorumela;
O que me transborda, e acho que você concorda, É que Tudo na vida acontece só pra provar, Que vale a pena tentar e sempre estar no lugar, onde Deus nos coloca para aprender a AMAR!

Augusto Lizzardi

Medo, sentimento subjetivo que nos permite a reflexão.
Se não houvesse o medo, a vida nos seria mais curta, escorreria por nossas mãos imersas em coragem.

Medo é o termômetro dos nossos atos.

É com o medo que se ganha ou se perde "batalhas", quem de fato é ausente de medo, muitas vezes não consegue enxergar o próprio futuro, colocando-o nas mãos de outro sentimento incerto, ou seja, a sorte.

A vida e a morte, os realistas e os subjetivistas confundem-se quando trata do medo, a arte o materializa de tantas quantas inimagináveis formas.

A personificação do medo, muitas vezes ocorre por caras e bocas; gritos, gemidos, barulhos inerentes à escuridão, ao que não se vê e ao que não se entende.

Reprimir o medo é alimentá-lo; viver o medo é refletir sobre o que de fato lhe causa supracitado sentimento inerente a todos os seres vivos.

Nos momentos difíceis de sua vida, dê ouvidos ao medo, pense sobre ele e haja conforme se nunca tivesse sentido medo, tomar uma decisão é sempre necessário, desde que seja cautelosa, refletida, segura, sensata, só não deixe que o medo lhe impeça de agir, pois a ausência de atitude por medo é fracasso, lamento, decepção e arrependimento.

André de Paula Viana

O Conhecimento, a reflexão e o tempo.

Na busca do conhecimento, depois de algum tempo, percebe-se que o mesmo só é absorvido por meio da reflexão.

Entre o calar e o falar, existe toda a diferença de quem você é.

A simulação do saber depara-se com a simulação da ignorância e deste ponto em diante aqueles que tinham dúvida sobre sua ignorância passam a ter certeza.

O tempo é fator determinante para que o ser humano possa ter o entendimento da necessidade da reflexão, a tranquilidade e o equilibrio da busca incessante do saber.

Com o passar do tempo, somam-se em sua história, momentos bons, outros não tão bons assim; mais todos inerentes a lapidação do carater, moral, entendimento e do conhecimento do que se encontra ao seu redor.

Vejo o desespero dos que se enganam na busca do conhecimento, quando de fato dele necessitam.

Vejo o descaso com o conhecimento pela falta de reflexão e pela desidia com o passar do tempo.

André de Paula Viana

Deus  fez o Brasil 
Em Dubai encontrei um alemão que Me disse uma frase para reflexão pois foi assaltado :
-Deus fez o Brasil mas a maioria da população foi feita pelo diabo 
Retruquei, não ,não é a população é o  o exemplo da democracia , é a grande maioria dos políticos !!!!!
Que devem dar exemplo para uma democracia justa e honesta ...
-Se ele conhecesse a maioria dos nossos políticos !!!!!!!

Raimundo grossi

Que possamos fazer desse dia um dia de reflexão sobre nossos amigos.
Desculparmo-nos por momentos de imaturidade, por mágoas causadas involuntariamente.
Ser amigo não é viver apenas sorrindo para o outro. É também dividir angústias, compartilhar lágrimas... abraçar...
Fazer coisas não habituais, festejar aniversários, aconselhar...
Ser amigo não é entender o outro, não é atribuir-lhe conceitos. Afinal, quem se conhece por completo?
Basta dar apoio. Não só nos momentos de tristeza e solidão, mas naqueles momentos de alegria e felicidade, quando transbordamos o coração, quando nos enchemos de expectativas vitais.

Agradeço às pessoas que mantêm algum tipo de contato comigo, mesmo que com simples "oi", "bom dia", "boa tarde", "boa noite", "obrigado!". Vocês não imaginam o que simples palavras podem me causar...
Essa data é apenas uma convenção. Todavia, que façamos dos nossos dias - todos os dias - o dia de valorizar essas relações vitais... afinal, ninguém vive sozinho.
Todo dia é dia de humanizar-se.

Kélisson Gondim

UM HOMEM FEMININO

Hoje decidi ter um breve momento de reflexão a respeito de quem de fato sou. Foi então que percebi que distante tocava uma música, a qual mal se podia ouvir, e nela Pepeu Gomes catava:

"...ser um homem feminino não fere o meu lado masculino..."

Analisando por esse prisma descobri mais um pouco de mim. Descobri que dentre tantos que posso ser...

Sou um pouco da irreverência de Dona Dora,
Com uma expressiva dose da arrogância de Raquel,
E por que não com um pouco, ou muito, da inconsequência de Aline...

Sou um pouco da beleza discreta de Alessandra,
Que em simbiose funde-se a feiúra indiscreta de Daiane,
E, lá no fundo, talvez eu seja apenas a falsa timidez de Maria...

Sinto-me pequeno e delicado como Katiane,
No entanto sou grande e rude como Marlise,
Perseguindo a perfeição de Patrícia...

Sou os devaneios de Vera,
Com a seriedade lúcida de Letícia,
Na imensidão azul do olhar de Daniely...

Sou muito da exigência de Luciane,
Mas, também sou a displicência de Zélia diante da vida,
Entretanto, sempre buscando a elegância de Cláudia em minhas atitudes...

Sou o caráter inquestionável de Marina,
Mas, há em mim também a imoralidade de Fabíola,
Nunca deixando de lado o recato característico de Carol...

Sou as certezas de Rejane,
E muito das dúvidas de Ana,
Sempre ostentando o acalentador e eterno sorriso de Andréa...

Sou muito de Michele, pois, não sei se sou:
Uma criança já adulta ou um adulto meio criança.
Apenas sei que facilmente posso chorar ou sorrir...

Em mim tenho parte de todas as tristezas de Mônica,
Que dia-a-dia é regada com a amargura de Renata,
Mas, que se tornam insignificantes, pois, sou sobretudo à força de Auria...

Horas sou a falsidade repugnante de Elisandra,
E horas sou a sinceridade divertida de Bruna,
Mas, falso ou sincero sempre com humor de Vanessa...

Sou generoso como o sorriso de Fabi,
Tão egoísta quanto o semblante de Jheny,
E em minha vida há tantas manchinhas quanto há no corpo de Glê...

Sou o grande amor que Carla sente por mim,
Mas, também sou todo o amor do mundo que sinto por Angélica,
Mas, eu queria ser apenas o amor de Karen,
Pois, é necessário dar novo sentido à vida!

Sou essas mulheres especiais. Suas qualidades e defeitos são as minhas qualidades e meus defeitos e as levarei comigo para onde for com muito carinho, pois:

"...ser um homem feminino não fere o meu lado masculino..."


29/11/2011

Alessandro Borba

Mais um ano que se passa, e o maior barato disso é a reflexão que sempre fazemos no fim de cada período. É como um balanço dos ganhos e perdas que tivemos numa empresa.Mas nesta empresa da vida, os ganhos são aprendizados, amizades, sorrisos, tudo e todos que de alguma forma nos acrescentaram. Aprendi umas coisas, reforcei outras que já sabia e compartilho que:
- bons momentos e boas pessoas aparecem de onde menos se espera e vêm para somar
- amigos serão com você independente de estar todos os dias perto ou não
- não tem que se ter medo de ser feliz e isso envolve riscos que temos que correr
- confiança e respeito são a base de todo relacionamento, quando um desses se abala, tudo se torna mais difícil
- ainda tenho que aprender muito sobre a vida, muito mesmo
- os que se importam estarão sempre ao seu lado.
- palavras sem atitudes não valem de nada
- sem Deus não é possível ser plenamente feliz
- não vale a pena guardar e remoer ressentimentos. Isso é um lento suicídio.
- se eu jogasse na loto, provavelmente ganharia, nestes últimos dias acertei tudo que falei...kkk
- O medo de demostrar nossos sentimentos muitas vezes nos impede de ser feliz

Mas em resumo, valeu a pena, 2011!

Priscila S Marques

Reflexão sobre o trecho: “O poeta, nunca esquece seu primeiro amor. Pois o poeta ama apenas uma vez”. Tirado de O Poeta, de Rafael Venturin Piacentini

Maldita memória celular. Nossas células têm guardado dentro delas todas as sensações que já sentimos, inclusive a de estar apaixonado. Todas as reações químicas que ocorrem dentro de nós quando nos apaixonamos acabam nos viciando de uma maneira, que não conseguimos mais viver sem isso. O poeta, assim como todos nós, ama apenas uma vez. E é a lembrança dessa sensação que nos prega as maiores peças, quando nos apaixonamos por uma pessoa que sequer conhecemos, ou que vimos apenas uma vez, talvez seja só um rostinho bonito e nada mais. Então porque se apaixonar a todo momento? Nosso corpo, louco para sentir aquela sensação única novamente, nos faz pensar que determinada pessoa é o novo amor de nossas vidas. Mas nosso verdadeiro amor sempre sabemos quem é, a pessoa que nos faz agir de maneira irracional as vezes, e que realmente nos faz falta. E se caso “se apaixonar” por um novo alguém, sinto lhe dizer mas, é só uma tentativa desesperada de seu corpo em querer sentir novamente a sensação que você sentia quando estava com o amor de sua vida, o verdadeiro, o único. Maldita memória celular.

Fernando Eing Gonçalves

Reflexão

Outro dia estava pensando numa coisa. Estava pensando em quanto as
pessoas tem estado desumanas, desprocupadas com a dor dos outros.
Sempre que possível busco sempre ajudar as pessoas pelo msn, ou até
pessoalmente, se vejo de cara triste eu pergunto o que houve, se tem
um subnick que parece não muito feliz eu já pergunto, e sempre que falo
com alguém, mas sempre mesmo eu pergunto se está tudo bem, e se a resposta
não for positiva sempre pergunto o porque, se quer conversar e etc.

Mas tenho visto que hoje em dia isso acontece cada vez menos, as pessoas
ironizam as outras, arrumam um jeito de diminui-las e querem sempre ver
sua infelicidade, ninguém se preocupa com nada além de si mesmo, chega até
a ser patético presenciar algumas atitudes. Todos acham que as pessoas
devem ser de tal jeito, sempre buscam enaltecer os defeitos dos outros e
camuflar seus próprios defeitos para se sentirem superiores, bonitas ou o
que quer que seja. Não vou falar que sou um exemplo, que priorizo enaltecer
as qualidades dos outros, não, não passo nem perto disso. Porém eu garanto
uma coisa que nunca sou é preconceituoso, falo mal sim, mas falo mal das
pessoas que "merecem" que não são esclarecidas, como dizem mais popularmente
as pessoas que "se acham" e mesmo assim não é sempre, busco sempre citar ao
menos alguns dos meus defeitos antes de comentar dos defeitos alheios, afinal
todos temos defeitos, somos bonitos, temos qualidades e habilidades. E é tão
sublime reconhecer tais qualidades, se todos pensassem assim seria tudo tão
melhor, mas não as pessoas preferem rir dos deficientes, preferem impor um
padrão de beleza, e jeito de se vistir, elas apoiam o capitalismo de modo
ingenuo e se sentindo superiores por isso, e isso é lastimável porque sim,
a ignorancia é uma justificativa mas ser ignorante e se julgar superior é
simplesmente patético, estúpido. Imagina se todos fossem atros de tv, ou
então tivessem a mesma habilidade que o pelé ? Quem iria ser fã ? quem iria
ser o rei do futebol ? fica dificil, né, então vamos imaginar algo mais comum,
um julgamento que as pessoas fazem mais rotineiramente. Roupa de marca, imagina
se todos usassem Boné da Volcom, óculos da Oakley, blusa da Quiksilver, bermuda
da Billabong, meia da lost e de reef no pé ? já imaginou o quanto seria patético?
Sim pode ser patética sim uma atitude ou outra, pode ser incomum o jeito de
um grupo se vestir ou não, mas pense em algumas coisas.
Pense que você não é perfeito, que tem inumeras imperfeições e que algumas são
gritantes, pensa que se você é bonito aqui em um lugar com latitude e longitude
diferente deste você pode ser considerado feio, pensa que se você está na moda
pra um grupo de pessoas para outras o seu jeito de se vestir possa parecer imaturo,
pensa que se você sabe fazer esportes hoje alguém mais antigo que você pode ter
feito esse esporte com muito mais habilidade e você hoje se julga o bom, pensa que
uma pessoa pode ter uma perna a menos ou um defeito que você pode achar ridiculo hoje
mas que você ainda tem o dia de amanhã, e se hoje é ele amanhã pode ser você, pensa
que o velho que fica em pé no ônibus ou que não consegue atravessar a rua pode ser
você daqui a anos, pensa nisso e reveja o que está fazendo.
Você iria gostar de que te julgassem antes mesmo de te conhecer ? iria gostar que
pessoas zombasse de você por conta de um defeito ? você ia gostar de receber essas
criticas e outras um dia ? Não né? Imagina o quanto deve ser dificil sofrer assim,
e você tem feito o que ? Pense, reflita e veja que se não fosse o julgamento precipitado
das pessoas o mundo poderia estar bem melhor, e que se começar a melhorar desde hoje
você pode continuar sonhando, ou apenas ver o sonho de seu filho se realizando. Então
tente mudar, invés de se sentir feliz com a infelicidade dos outros busque ajuda-los,
e se preocupe com seus defeitos e problemas antes de condenar os outros.

Vitor Vieira