Textos para Refletir

Cerca de 272 textos para Refletir

UMA REFLEXÃO SOBRE
HUMILHAÇÃO OU PERSEGUIÇÃO NO TRABALHO

Ele põe num lugar alto os abatidos; e os que choram são exaltados à segurança.
Jó 5:11

É praticamente impossível não passarmos por uma humilhação ou perseguição nesta vida, mas no ambiente de trabalho é um dos locais mais ocorre esta maléfica pratica.
Fico indignado como existem pessoas capazes de fazer qualquer coisa pra subir de cargo ou ser bem visto pelos superiores. Melhor dizendo, pelos maus superiores, pois líderes competentes abominam esse tipo de atitude.
Um verdadeiro líder analisa o potencial pelas atitudes e comportamento de seu subordinado sem se ater ao “disse me disse”.
Estes são profissionais desequilibrados, incompetentes e medrosos que praticam tais arbitrariedades, coagindo pessoas a situações incompreensíveis e muitas vezes descabidas.
Profissionais (se é que podemos chamar de profissionais estas pessoas), que vivem a caluniar,
difamar e menosprezar as pessoas em seu trabalho.
Esquecem que tudo passa nesta vida, seu tempo acaba seu cargo não é para sempre, suas artimanhas e mentiras se tornam sem efeito, e estas mesmas pessoas voltam ao seu ostracismo e sem importância perante os outros. Não entendem que como subiram, um dia vão descer, é a lei da vida, de Deus.
Muitos dos profissionais atacados permanecem no emprego porque realmente necessitam e temem o desemprego. E se já possuem uma baixa autoestima a tendência é produzir cada vez menos e instintivamente há reflexo em seus lares vida escolar ou acabam adoecendo.
Já sofri muitas humilhações na minha vida, isso me acarretou vários problemas na época, aprendi na marra a separar pessoas de “pessoas”.
Tem funcionário (a) que por medo da competência profissional do colega ou da sua desenvoltura ou carisma, se sente ameaçado e faz de tudo para destruir o seu “adversário”. Promovendo intrigas, inventando provas, forjando situações para prejudicar e humilhar.
Funcionário mais antigo se achando no direito de “pisar” nos mais novos. Chefes (a) que não possuem a menor competência pra chefiar subestimando seu subordinado.
Neste quadro que descrevo Vejo pessoas infelizes e desmotivadas, por que não dizer robotizadas.
Pessoas que não querem ir para seu trabalho, é um esforço tremendo ir trabalhar, sem brilho nos olhos, sem garra, sem espírito de equipe... Pessoas desvalorizadas e sem a menor motivação de produzir. Como se apertasse um botão e tudo sai no automático!
É assim que o funcionário perseguido trabalha, ele executa suas funções, mas sem interesse e sem comprometimento com o que esta fazendo. Sabe que por mais que faça, sempre vai ser desvalorizado.
Muitas vezes os créditos de seu trabalho bem feito e dados a quem menos fez e não fez por merecer.
É um absurdo essa relação desigual entre chefes (a) e funcionários, Quem veste uma camisa fedida e rasgada com prazer? Então, como podemos vestir a camisa de uma Empresa que não valoriza seus funcionários?
Se o funcionário não se adequar a vaga, treine-o, invista nele, mostre que ele é importante. Mas, não o maltrate! Ninguém tem esse direito.
Dê a seus subordinados, dignidade e valor, ai podem exigir excelência no trabalho. Nada mais do que justo.
As Pessoas e profissionais que estão passando por esta situação eu deixo uma simples reflexão:
Amigo (a), você batalhou pra chegar até onde está, porque vai parar por aí e deixar pessoas te pisarem?
Por medo de ficar desempregado?
Sinceramente, se não pode erguer sua cabeça agora e se impor neste trabalho, seja com colegas ou chefes (a), nunca mais o fará.
Pior será se adoecer. Sim adoecer, a submissão cotidiana adoece e faz cair a sua autoestima e seu trabalho.
Local de trabalho não é sua 2ª CASA e nem O MELHOR LUGAR DO MUNDO, ali você tem colegas de trabalho e não amigos DE CONFIANÇA! Com certeza irá surgir alguns amigos ao longo de sua vida, mas isso vem com o tempo. Ali o lema é TRABALHAR.
Lute! Busque seu espaço, e façam te respeitar. Procure ser sempre honesto e correto com em seu trabalho, não perca a tua razão nunca. Leia os teus direitos trabalhistas e teus deveres. Aconselhe-se com advogados trabalhistas, se for o caso.
Seja mais sério, mais equilibrado, feche a boca com relação a sua vida particular, seja o melhor profissional de sua área, estude e nunca se deixe abater. Você pode!
Quanto aos chefes (as), banana pra eles, muitos (as) não tem capacidade para estar onde estão. Por isso não se importe com eles, por mais que te prejudiquem, terão o que merecem mais cedo ou mais tarde.
E uma grande verdade é:
Se você não acredita em você mesmo e NO QUE PODE FAZER em seu TRABALHO quem acreditará?
Quanto mais penso sobre este assunto me vem o pensamento que esta em um de nossos blogs e procuro seguir em minha vida
“Acredite que: Coragem, honestidade, sinceridade, fé, esperança, são virtudes gratuitas que depende de seu esforço e comprometimento com sua honra e caráter. Não espere recompensas por estas virtudes, tenha-as por consciência de seu papel neste processo”.

Marcelo MArtins

Momento de reflexão!
O que quero pra mim hoje,
O que busco pra mim amanhã,
O que conquistei em toda minha vida com meus esforços,
O quanto fui ajudado para conseguir...

O que quer meu próximo hoje,
O que busca pra si amanhã,
O que conquistou em sua vida com seus esforços,
O quanto foi ajudado pra conseguir....
"O que faço para retribuir a ajuda que tive".

Juninhho

REFLEXÃO SOBRE AMIGO.....
Pra mim amigo é... pensar com o coração. Ser amigo é dizer o que pensa sem ofensa, sem rispidez. É também falar com a razão.Ser amigo é secar o pranto, é dar o ombro e jamais abandonar! É ser alguém com quem se pode contar. Ser amigo é ser leal... é ter paciência... Amigo é o que aprende a ver a nossa alma... É o ser que nos traz a calma... Que nos fala com o olhar... Que lê nas entrelinhas o que ficou por dizer. Amigo é o que leva a esperança... É quem crê em você... É presença constante, mesmo distante... É quem nos ajuda a crescer! Porque amigo de VERDADE é ser recíproco em suas palavras, é ter consideração! Amigo, é aquele que confia e sente responsável pelo seu bem estar. É luz que nos faz descobrir novos horizontes... São lápis coloridos que trazem alegria a nossa vida cinzenta. São estrelas que guiam a um porto seguro. Amigos de verdade são tatuados no coração, pois ficam para sempre na vida da gente!

Adriana Araujo Leal

Reflexão do Dia

Cada coisa no seu tempo...
(Eclesiastes 3)

Como é dificil esperar pelo tempo de Deus, ainda que a palavra nos fale que há um tempo, para cada coisa debaixo dos céus, que há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; aqui dentro no nosso coração existirá sempre uma imcompreensão, uma resistência em compreender e aceitar. Por isso quero elevar meus pensamentos a Deus nessa manhã e pedir com todas as minhas forças que Ele me ensine a esperar por esse tempo, que Ele me de paciência e sabedoria para compreender os propositos Dele para a minha vida e sobretudo que Ele abra minha mente e meus olhos para que eu possa ver, aceitar, compreender as boas novas.

Priscilla Rodighiero

Quando você se sentir incapaz e inferiorizado, pare por um instante e faça um momento de reflexão.
Elenque o maior numero de situações difíceis que você já venceu e as coisas bem sucedidas que realizou, veja o que você fez para vencer e perceberás que uma história de vida, não se apaga por momentos ou situações de atropelos. Lembre-se: amanhã é um outro dia e o sol voltará a brilhar.

Prof Lourdes Duarte

Reflexão dos 35...

Penso hoje em tantas coisas que antes nunca passaria na minha cabeça.
Quero entender a vida, o mundo, a felicidade,a beleza e os mistérios.
Tenho pressa para o hoje.
Tanto tempo desperdiçado com bobagens, besteiras.
Hoje cada segundo é valioso como a mais bela pedra preciosa.
Amores que se foram, amigos que chegaram, papos e tagarelices
Como é bom viver, como é bom saber que nada é como antes e que nada será como hoje.
Cada dia é único e exclusivo.
Filhos, maridos fraudas, chupetas e mamadeiras ah...como é bom...
o tempo passa Hoje Freud, montanhas e churrasco quem diria...
Flores e espinhos numa harmonia estonteante
Outrora uma menina, hoje uma mulher.

Renata Quintas

O significado da FOFOCA... Perfeita reflexão!
(Quiroga)

Cuide para não emprestar seu ouvido e sua boca ao murmúrio cruel que vem maquiado pela fofoca inocente e inofensiva, pois nada há de inocente, quanto menos de inofensivo nessa, é uma onda cruel que circula à solta por nossa humanidade, sempre inclinada a fazer algum dano, mas também a esconder a mão com que provoca o dano, fingindo que dessa forma tudo passaria despercebido e ela continuaria ficando bem na foto.

Cuide para não se autorizar a falar de outrem como se você tivesse mais autoridade sobre essa pessoa do que ela mesma, autoridade que lhe permitiria julgá-la e questionar a moralidade dos atos.

Fofocar é um ato de simples e pura transferência, o dedo acusador que você aponta a outrem, o murmúrio cruel que você incentiva, tudo fala de você e somente e apenas de você, de mais ninguém.

Tampouco seria benéfico você tentar deter essa voragem, lhe permita passagem sem dessa participar, contemplando-a como um monstrengo que transita por aí, um corpo estranho de um sonho ainda mais estranho.

Preserve sua dignidade, fique fora dessa onda, e se por acaso sua alma for a vítima dessa onda, tenha compaixão pelas pessoas que dessa participarem, elas realmente não sabem o que fazem e não tem nada mais interessante para fazer com suas próprias vidas.

jeanrosana

Reflexão do Dia

Se você não puder ajudar o próximo, por favor, tenha compaixão e não atrapalhe. Quando você não puder fazer o bem ou se sentir incapaz para tal, o melhor a fazer é se
afastar, mas nunca cometer nenhuma açao que possa provocar mal estar ou que venha provocar arrependimentos mais tarde... Pois a lei do retorno funciona,e quando ela vem, é implacável.

Priscilla Rodighiero

Reflexão do Dia

Preste atençóo nas suas escolhas, sao elas que irão determinar sua história de vida. Elas irão delinear sua história, sua rotina, suas atitudes, estarão sempre com você e te acompanharão por toda a tua caminhada. Escolha com sabedoria, entregue para Deus e deixe ele tomar as redeas da situação, lembre-se que com Ele você tudo pode.

Priscilla Rodighiero

REFLEXÃO DO DIA: Inveja, calúnia e difamação

Quem nunca sofreu com calúnia, difamação, inveja?
Calúnia e difamação são frutos de mentes e corações distantes do amor e do bem. São as armas prediletas para atacar as pessoas de bem. Pessoas más inventam, aumentam, distorcem e fazem tudo para tentar sujar a imagem de seus desafetos.
Essa prática é mais comum do que imaginamos. A fofoca é um exemplo. Raramente uma fofoca é fiel à realidade, vem sempre associada à maldade e à inveja.

Como lidar com estas situações?
- Se as pessoas para as quais forem ditas calúnias a seu respeito, conhecem bem você, não faça nada. O caluniador está passado seu próprio atestado de mau caráter.
- Quanto às pessoas que não conhecem você tão bem, explique-se somente àquelas que merecem sua consideração e estão diretamente envolvidas com você.
- No trabalho, justifique-se somente com as pessoas às quais você responde hierarquicamente e amigos verdadeiros. Esclareça as calúnias. Mantenha tudo na esfera profissional, trate dos fatos, não das pessoas caluniadoras.

E lembre-se:
1. Nada do que disserem a seu respeito poderá diminuir o seu real valor. Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem que você permita.
2. O tempo é o maior aliado da verdade. Nenhuma mentira, calúnia ou difamação resiste à ação do tempo!
3. Sua melhor resposta é sua história de vida. Pratique a virtude, faça o bem. Nada poderá destruir esse patrimônio!

Carlos Hilsdorf

Reflexão do Dia
Mais do que dar atenção, carinho, levar flores, ser amigo, semear campos e jardins, temos que ser HUMANOS. Não basta ter compaixão do próximo, é preciso estender a mão, é preciso construir pontes e ser na vida dessas pessoas “Balsamo”, que restaura, edifica, renova e cura.

Priscilla Rodighiero

Uma reflexão sobre o amor.
Amar ou não amar?
“Amar; talvez risco correr e na ilusão viver”
“Não Amar; Talvez na solidão morrer.”


 Para uns a solidão é uma escolha, para outros é a única opção, você pode escolher em caminhar sozinho ou não, e pode decidir quem caminhará contigo. A grande dádiva não é ter muitos a sua volta, mas ter os poucos e bons.
Mas se olhar a sua volta e não ver alguém para escolher, é porque a solidão é a sua única escolha.  Porém ainda é tempo, você não precisa estar só, a caminhada é longa, plante bons relacionamentos, mantenha o convívio com os outros seres, harmonioso e pacífico, você pode pensar que nunca precisará de alguém, mas um dia aqueles a quem não deu a devida atenção pode ser aquele vai estender a mão e lhe tirar do abismo que construiu a sua volta.

Há pessoas que constroem uma muralha em torno de si mesmas, impossibilitando que as outras pessoas cheguem perto, essas pessoas se denominam fortes, mas não são, ao contrário, são fracas, e temem que sentimentos de amizade e generosidade invadam sua alma, por medo de se entregarem e depois terem seus corações partidos, por ações não virtuosas praticadas por indivíduos que não tem a mínima noção do amor, e brincam com nossos sentimentos, estas que por sua vez não são más, só ainda não foram suficientemente  amadas por nós.
A grande questão é que você pode escolher se vai amar ou não. Se escolher o caminho do amor, tenha a certeza de quem nem sempre será correspondido e na maioria das vezes seu coração será partido. Por que amar, requer riscos, e também sacrifícios. O amor que digo, é um amor, universal, aquele que se tem a todas as criaturas deste mundo, e não aquele amor, que escolhe a quem vai dar o seu amor, este não te serve de nada, apenas para encher seu ego e te afastar do verdadeiro sentimento, no qual exige tolerância e respeito para com todos.
Se escolher não amar, tudo bem, é uma opção sua, porém tenha certeza de que a solidão vai invadir seus dias, e tornar suas noites mais longas e entediosas. Você pode optar em não amar, para evitar justamente correr riscos que julga desnecessários e não viver na ilusão. Então você se pergunta; Qual das opções me favorecem ou desfavorecem?
Você pode responder a si mesmo com uma outra pergunta:
Evitando correr riscos, não vou estar perdendo a chance de dar certo?

É como uma frase que diz um texto de Carlos Drumond de Andrade:

“A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos,na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade”.

“E então concluo, a dor é inevitável. O sofrimento é natural da vida, já manter-se no sofrimento é opcional”

Wesley Diniz

Idas e vindas de uma lista

Momentos de reflexão são os dias
que nos encontramos com o desconhecido,
que nos chega através de uma tela
e que aceitamos com carinho e de braços abertos.
Que chegam com um pedido "me aceita"
e partem sem sequer dizer adeus
ou uma explicação plausível.
As vindas são momentos de participação
e união entre palavras e gestos de amizade,
muitas vezes jurados para sempre.

As idas são despedidas sem palavras
muitas vezes deixando saudades
e a pergunta "em que falhamos?"
Seria muito mais fácil chegar e dizer a que veio.
Seria muito mais digno partir com a certeza do adeus.
pois nesta Lista de idas e vindas do desconhecido
nos resta a pergunta da mente
que almeja por uma resposta.

O que queremos ou a que viemos?
Uma amizade? Talvez quem sabe fugir da solidão
que nós mesmo criamos.
Tive tantos amigos, tantos partiram
e tantos permanecem.
Aos que ficaram junto a mim agradeço a Deus
pela escolha que Ele fez,
pois os que partiram, amigos jamais foram
neste mundo virtual.

_Eliani Borges_
28/07/2013.

Eliani Borges

Reflexão (tardia)

Entre a insanidade e a lucidez
A sobriedade e a embriaguez
Eu pego apenas mais um copo
Se for pra apostar agora, topo

Crescemos e envelhecemos
Desaprendendo a usufruir
Trabalhamos e perdemos
A experiência de curtir

Entre o fim do dia e o de tudo
Algumas letras, alfabeto mudo
Eu mantenho-me em silêncio
Um disparo pro alto, inexato

Nos alimentamos da carne
De algum animal sacrificado
A reflexão chega sempre tarde
Depois do jovem ser assassinado

País, sociedade, razão e religião
Porre, porrada, falta de opção
A continuidade é um erro fatal
Em um amanhã de pleno temporal.

Allan Caetano Zanetti

Uma reflexão, ou um desabafo ?!

Andava por uma longa avenida, na cidade do Porto, parei na banca do jornaleiro e pedi uma revista de carros, gosto muito de ler sobre os carros, mas depois que o jornaleiro entregou-me a revista vi que tinha um papel amassado no canto da banca do jornaleiro, vocês sabem, sou um idoso e curioso... e li bem devagar, pensei comigo mesmo, é uma “reflexão” ou será um “desabafo”, tirem as suas conclusões, transcrevo o que li: “... a casa que “temos” para “morar” deverá ser mantida em “harmonia”, as vezes o “silêncio” fala mais que as “palavras”. Onde moramos, atualmente é provisório, mas a casa com seus defeitos tem uma “coisa” de bom...”podemos ouvir tudo”...mas, sentir “tristeza” é um dos “estágios” emocionais do “ser” dito “humano”, o “pedir” desculpas por ser “ruim”, não saber “administrar” e não saber “educar” é outro “estágio”... O “perdão” só a “Deus” pertence, para “aqueles” que “acreditam” num “ser” superior e onde um “dia” iremos todos prestar contas. Escrever é uma “maneira” de “descansar” o “pensamento”... essas “palavras” não deverão ser “guardadas” pensando que contém “magoas”, mas para serem “lidas” e “entendidas”, apenas “tristeza” é o que “elas” representam, principalmente por não ter sido “nada” de bom na vida das “pessoas” que “vivem” perto por que “querem”... Autor Desconhecido e datado de 08 de junho de 2011, confesso que fiquei intrigado, será uma “reflexão”?, será um “desabafo”? ou o que? .Gostaria de ter conhecido pessoalmente o “autor” pois me pareceu uma pessoa que estava passando por um momento não muito agradável. No Lar dos meus pais havia uma “tabuleta” onde continha as seguintes palavras e que me marcaram e orientaram até os dias de hoje e espero que os “meus” também pensem assim e por que não dizer vocês também, meus queridos colegas: “Cristo é o Chefe dessa Casa, Hóspede invisível em cada refeição e Ouvinte silencioso em cada Conversação”. Que durmam em Paz e que a noite o descansar seja recuperador.

ManoelJustino

Reflexão do Dia

As portas se fecharam? Não temas! Ora e segue adiante, porque quando Deus fecha uma porta, Ele abre duas janelas... Só que as vezes estamos tão abatidos, tristes, envolvidos com o nosso sofrimento e com nossas lamúrias, que não vemos a nova possibilidade que esta ali, bem embaixo dos nossos olhos. Lembre-mos que Deus não tira nada dos seus filhos e quando tira é porque Ele tem algo maior e melhor para as nossas vidas. (Priscilla Rodighiero)

Priscilla Rodighiero

Pegue tudo o que eu falei e faça agora um processo de reflexão o que você está precisando nesse momento para seguir na sua vida: Vencer o desafio da vida!Pular como em um jogo de tabuleiro, mais uma casa. Vencer o jogo, vencer o desafio da vida! Você pode você é capaz de conseguir o que quiser capaz de fazer uma escolha que possam dar frutos. Existiram pessoas antes de você que venceram. Hoje, estão descansando colhendo dos frutos que plantaram bons ou ruins. Você pode fazer essa escolha, acreditando ou não porque a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória!
-Trecho do livro: O Secreto Jardim da Alma.

Samuel Ranner

Reflexão...

Tem um ditado que diz assim: Use a razão e não emoção.
Mas se eu usar sempre a razão perderei momentos unicos que somente a emoção pode oferecer. A vida é isso, um equilibrio entre as duas partes, a razão é o ponto de equilibro entre o certo e o errado e a emoção é aquela que te humaniza, que tem mantém em harmonia com os valores da vida, é aquela que te conduz pelo caminho da alegria, dos sorrisos, das lágrimas descontroladas e te faz experimentar sentidos que as vezes não conseguimos explicar, mas ela também te faz agir por IMPULSO. Viver em harmonia com o mundo exterior, exige de nós esse "equilibrio" nem racional e nem emocional, mas na medida certa! Reflita nas suas práticas e atitudes e procure encontrar esse ponto de equilibrio, talvez o segredo do seu sucesso esteja ali, nesse pequeno intervalo entre a sua razão e a sua emoção. Priscilla Rodighiero

Priscilla Rodighiero

"Do amor já foi tristeza,
Da tristeza a desilusão,
Do florido jardim,
Agora a reflexão.
Chorar por tudo que tem,
O passado já não importa,
A menina mal amada,
Agora só é grossa.
Não á julgue errada,
Se iludio por quem não presta,
Agora indignada,
Quer fazer jus a sua promessa;
Gostar de quem mim ama, amar a mim mesma."
-A menina revoltada virou sua própria presa.

Itamara Sillva

É impossível ser ateu!
Para essa reflexão vou me ater apenas no universo humano.
Existe sete bilhões de seres humanos na superficie da terra, todos iguais e ao mesmo tempo únicos.
Segundo a teoria da evolução, todo ser vivo evoluiu de micro organismos unicelulares que viviam nas aguas do planeta que por sua vez foram criados por uma reação química.
Entre esses zilhões de organismo apenas um evoluiu o suficiente para tomar conciência de sua existência e dominar os demais.
Apenas um pode diferenciar o bem do mal e optar por um ou outro.
Apenas um sabe diferenciar e reproduzir, cores, odores, sabores e texturas.
Apenas um tem a pretenção de explicar sua própria existência e achar que por seus próprios méritos evoluiu e se tornou o ser mais poderoso desse planeta.
Porque só um?
Enquanto não respondermos a essa simples pergunta será impossível ser ateu.

Eli PerAnd