Textos em Homenagem as Mães

Cerca de 182 textos em Homenagem as Mães

Flores no dia das mulheres...
Flores no dia dos namorados...
Flores no dia das mães...
Flores e flores...
Mais valem flores num dia qualquer, pois todo dia é dia de vocês mulheres, quer sejam mães, namoradas, amigas. Seres perfeitos mesmo nas suas imperfeições. Ser que gera a vida, eis que divino! Amo, admiro, respeito e considero as mulheres da minha vida...
Um carinhoso beijo e abraço apertado nelas!

Fernando Azeredo.

Dia das Mães
Mãe!É aquela pessoa que me faz feliz!
Mesmo que me dê broncas, me faz sorrir!
Seja de sangue ou não, está no meu coração!
Corro para seus braços quando preciso de ajuda!
Nos momentos difíceis é minha amiga e me escuta!
Seja ruiva ou morena ,dê muito carinho ou não...
Mãezinha querida eu te amo de montão!
Para todas mães do mundo!
Nós te amamos muito!
Feliz dia das mães todos os dias!

Giovana de Carvalho Florencio-Campo Grande MS-2012

Mães, mulhereres agraciadas com o dom da vida.. criaturas quase mágicas, sobrehumanas que todos os dias travam muitas novas batalhas em seus lares, seus trabalhos e dentro de si mesmas.
Ser Mãe é ser o princípío e o fim. O princípio pois são elas o mistério de Deus, tem a dádiva da vida. E o fim, pois sem elas nosso mundo parecem simplesmente não existir mais.
Mães são definitivamente, como dizem, tudo igual. Só muda o nome e o endereço. E não importa se ela não te deixou ir à aquela festa maneira, isso não diminui o amor dela por você. Não importa se ela não aceita as suas escolhas, mas sim se ela está ao teu lado quando você tomá-las.
Eu posso não ser mãe, e não ter dos melhores relacionamentos Mãe&Filho mas de uma coisa eu tenho certeza. Não há nada nesse mundo que substitua ou se compare a uma Mãe.

Philipe Sotte

Mãe é plural! Tem nome próprio, mas muito se parece com Maria. Mãe de Jesus, mãe das mães. Por isso plural! Mas tenho pra mim que a minha é única, porque eu sempre vivi o singular da vida, minha mãe.
Mãe é verbo! É AMOR divino. Mas na particularidade dos meus dias chamo ela de vida, que não é verbo, mas liga todas as minhas orações com Deus.
Mãe é adjetivo! Adjetivo é aquilo que a gente de forma especial esconde para não tê-la que chamar de santa. Mas por meguice, eu digo que ela é sujeito. Quando falo: "Com ela eu aprendi a ser forte". Onde está o sujeito? Mãe! Não dá pra contestar...
Mãe é passado! Construiu nosso caráter desde quando nos ensiou a dá os nossos primeiros passos, nessa simples tarefa quando ela nos ensina a ficar de pé é porque não merecemos estar no chão. Mas por ser opiniosa perfiro definir a minha como presente, presente que Deus me deu.
Mãe é quantitativa! O mundo precisa de milhões dela pra se manter instável. Não, pra mim, minha mãe é qualitativa... tem que viver a experiência diariamente, não apenas ser uma.
Mãe é origem! Ela descende de Maria, tem história perculiar no mundo. Mas na minha ingenuidade vejo a minha sendo história constante, ela escreve sobre minhas páginas em branco aquilo que a vida traduz como aprendizagem.
Mãe é teoria! Nos ensina e nos mostra os melhores caminhos a ser seguido. Não, não... pra mim, mãe é prática. Ela segura na nossa mãe e nos acompanha até o dias em que seus cabelos brancos resolvem parar de envelhecer.
Mãe é riso! É a alegria continua de um abraço apertado. Sou teimosa, ao meu ver mãe também é choro. É aquilo que a gente chama de saudade, e é sempre tão grande que se materializam em lágrimas.
Mãe é frio! Quando estamos nas temperatura altas da vida ela nos ameniza com sua frieza aconchegante. Mas a minha é calor... que me aquece, e trabalha todo dia arduamente deixando escorrer no seu rosto o suor da dignidade.
Mãe é mistério! Caixinha de surpresa que mesmo com o passar do tempo ainda esconde um saber que a ciência nunca vai conhecer. Às vezes, insisto em dizer que a minha é lógica, que eu já sei de có seus passos... biologicamente eu sei de todos seus traços fisícos, mas sou incapaz de saber a imensidão do seu coração.
Mãe é prevenção!Vive a intuição dilacerada de um cuidado exagerado. Mas a minha é impasse, é cautela, é permissão... mas tudo envolvido com os lenções maternais de preocupação.
Mãe é amor que eu não entendo... porque eu só conheço a experiência de filha. Mas sei o dever que ela exerce, sei das suas noites mal dormidas, dos seus anseios deixados de lado, da sua calmaria, do seu infinito prazer em cuidar da sua cria; e só por isso eu conheço, mas de verdade, esse amor só se sabe quem vive o ofício sagradro de ser uma.
E mais uma vez parafraseando: Mãe, quem dera se por um segundo de descuido, Deus te fizesse eterna.

Mírian Leite

POEMA DO DIAS DAS MÃES, DA MINHA AUTORIA. :

Sempre me senti “grande” e eficiente
Sempre achei que eu ir enfrentar o mundo
Era o melhor pra gente

Mãe, essa minha mente jovem e teimosa
Decidiu voar para a “liberdade “desfrutar
Decisão que me fez aprender com obstáculos
Que a vida é só saudade sem você

Mãe, algumas palavras suas, juro não entendi
Lição que o tempo me fez discutir
Chegou a hora, hora de entender
Que você apenas me ensinou a viver

Posso não ter feito tudo que a senhora quis
Mas juro que sempre teve você em tudo que fiz
Só sei hoje eu cresci MÃE
Não só pelo meu esforço, mas também pelo seu
Para te retribuir tenho que agradecer a Deus
Por ter esse anjo que me deu o mundo
E hoje vou te proteger com o amor mais profundo, amor da minha vida

Mãe, com conquistas pretendo te orgulhar
Pois nas derrotas no seu colo sei que posso me acalmar
Abençoado sou eu, seu amor é o mais puro sentimento
Se hoje estou sorrindo é por tamanha riqueza, te quero a todo o momento
Saudades do seu colo, mãe, mulher que adoro.


Por que nem o maior sucesso, vai me dar a paz que encontro dentro dos seus abraços.

João Paulo Pereira

Para as Mães

Tem certas tempestades da vida de um ser humano que nos abala e nós deixa desacreditado parece que tudo deixa de existir e a beleza da natureza desaparece.Existe milhares de rostos frageis e fracos incapazes de resistir a essa tempestade.A tão falada dor nos faz refletir, voltar a amar e pedir humildemente a Deus que nos ensine a amar.Quantas saudades!e as dores nos pensamentos abrem feridas que o tempo não parece cicatrizar, mas ha vida nesse coração, e outros coraçoes precisam do seu amor para viver.Vc mãe é um coraçao vivo, forte e amigo,aquele sorriso, aquela alegria, parece despercebido no seu semblante, mas é assim que te vejo, é assim que te recordo.QUando a saudade tentara arrancar dos seus labios, essa virtude eleve o pensamento para o altissimo e sorria!Pois a natureza, as mais belas arvores estarão regendo essa sinfonia.Voce mãe,é uma das mulheres de rosto forte capaz de suportar uma grande tempestade.

Lusilãndia Maria Alves Pinto

Gratidão


Para as minhas mães, irmãs e filhas Dominicanas
e meus fraternos frades Maristas, Franciscanos e Beneditinos.
1979. Colégio Nossa Senhora das Dores. Uberaba-MG.


Deus me amou tanto que me fez poeta.
Quisera eu ser seu filho predileto:
poder multiplicar os pães de que o meu povo
tanto necessita, ter a sabedoria de Salomão
e as virtudes de Maria.

Quisera ser um Cristo e dar de graça a
salvação do mundo.

Mas não.

Pequenino como Marcelino,
guardo comigo a gratidão:
Deus me fez poeta:

Um homem comum
(pobre e feio),
como qualquer
um.

Jodhi Segall

MUITAS mães educam seus filhos perpetuando o machismo, educam homens e mulheres de formas completamente diferente. O homem pode sair, pode variar de parceira, pode fazer sexo assim que conhece alguém, e não são educados para fazer o trabalho doméstico. A mulher, não, não podem fazer nada, e só é educada para o trabalho doméstico.
Parabénssss mamães que educam seus filhos assim; estão criando uma mulher que vai ser uma TONTA dependente de homem pra tudo na vida e vai acabar na mesma, só limpando a casa e cheia de filhos. E quanto aos filhos homens, vão criar homens FOLGADOS, MIMADOS, animalzinhos machistas que não vão ser amados por nenhuma mulher independente, ao menos que ele encontre uma mulher tonta que foi criada com machismo, caso ao contrário, mulher nenhuma vai aturar um ser deste! Machismo não deve mais existir, mulheres conquistaram seus lugares no mercado de trabalho, não temos mais que aturar atitudes machistas para sobreviver, então MAMÃES e futuras MAMÃES, repensem sobre a educação de seus filhos! =) por Thay!

Thayane

Saudades dos tempos em que criança era só criança e pronto!
Saudades dos tempos em que as mães se preocupavam em não deixar suas filhas usarem maquiagens e acessórios impróprios para a idade!
Saudades dos tempo em que uma mãe conseguia se impor na hora de vestir um filho; quando o mesmo dizia que não queria vestir tal roupa. Rsrsrs... A minha dizia assim: " - Você vai vestir a que eu quiser, porque quem lhe pariu foi eu, não foi você a mim!"
Saudades dos tempos em que criança não se equiparava a um adulto.
Saudades de quando os pais diziam não e não tínhamos pequenos "Hitles" dando shows de mau comportamento.
Saudades do tempo em que só de falar uma gíria; tipo: "- E ai, meu irmão?" Era coisa de malandro. Pense na repreensão! Rsrsrs...
Saudades dos pais de antigamente, da educação, da coerência, dos valores morais, das preocupações com a alimentação; em não comer salsichas sem escaldar até sair todo o corante, em não tomar refrigerantes, em só poder comer um único ovo por semana por conta do colesterol, em ser proibida de comer pastel de feira ou batata frita fora de casa porque o óleo era sujo, hambúrguer??? Nem pensar! Posso de olhos fechados ver e ouvir meu pai dizendo cada item; repetidamente, ininterruptamente.
Saudades dos tempos em que tirar foto de uma criança era só um registro para o futuro e não uma exposição de caras, bocas, gestos e posições ensinadas/ensaiadas/artificiais.
Saudades de tudo que criança não podia, e pronto; e ponto!
Saudade dos tempos em que os pais/responsáveis não transformavam suas Criações em criaturas.

Maísa Santana.

Mamãe, Mãe:AMOR

Mães são iguais a anjos
se vestem de branco a luz do luar
e fazem dos filhos o único lugar
que querem estar.

Mães deveriam ser apenas mamães
Não precisavam ter nomes
ou sobrenomes...

Mãe reflete a unica coisa refletiva e valiosa desse mundo
Mãe reflete o tudo; reflete tanto; reflete amor
Um único amor...

Se existe Deus, ele deve ser assim, revestido de branco
e quem sabe as pessoas o chamem de mamãe...
...

Minha mãe. Meu Deus. Meu tudo.

Daniell Brandt- eu mesmo...

Queria desejar FELIZ DIA DAS MÃES a mulher mais LINDA, DIVA e PERFEITA DO MUNDO: a minha mãe que...

1) me carregou durante 9 meses em seu ventre;
2) sofreu para me conceber a vida, mas mesmo assim sorriu aos prantos ao me ter em seus braços pela primeira vez;
3) ficou com medo de me sequestrarem na maternidade;
4) me viu andar e falar pela primeira vez;
5) com coração apertado, me levou para escola ainda bebê;
5) zelou pela minha saúde e educação até a fase adulta da minha vida;
6) quando choro, está ali para enxugar minhas lágrimas e dizer que tudo vai dá certo;
7) quando estou feliz é a primeira a compartilhar a minha felicidade;
8) me chama de bebê da mamãe mesmo sabendo que tenho mais de 20 anos;
9) sabe exatamente quando estou triste;
10) sabe exatamente quando estou mentindo, mas finge que acredita em mim;
11) se preocupa 24 h comigo, mesmo dizendo que não;
12) deseja minha felicidade acima de tudo;
13) sabe dos meus medos, defeitos, qualidades e traumas e ainda me AMA;
14) me acha linda, mesmo nos meus piores dias;
15) me atura;
16) me compreende;
17) cuida de mim quando estou doente, mesmo depois dos 20 anos;
18) me mima de tudo que é forma;
19) é minha conselheira no campo amoroso, do trabalho, de moda, de saúde;
20) é a minha única e MELHOR AMIGA.

Mãe, muito obrigada por fazer parte da minha vida. Saiba que meu amor por você é imensurável.

Ninah Alves

Chora Brasil

Nos solos do Brasil, choram mães e pais, procurando encontrar teus filhos que hoje são escravos das drogas, uma viagem que não se volta mais. Apadrinhados pelo crime,sonhadores movidos pela ilusão, falsas amizades, um grupo de perdição. Sim choram, choram marias e Antônias, Paulos e bernardos, tentando encontrar teus filhos, que talvez por força da fraqueza foram levados, ou simplesmente seduzidos. Filhos que hoje obedecem as vontades de traficantes, se dedicam ao crime que por falsas promessas, foram iludidos. Sim choram mães e pais, Chora esse país de coração bom, que se deixou tomar conta Pela impunidade, onde a lei faz de conta, que já não conhece o que bom ou ruim, o que é mentira ou verdade. Chora Brasil, pois as mães, ainda sente essa dor, uma dor que no peito ainda arde. Chora Brasil.

Reff Carvalho

Dueto Dia das Mães

O por que das Mães ?
Por que Deus permite que as mães vão embora ?
Mãe não tem limite, mãe não tem hora.
Por que minha mãe não tem coroa ?
Rainha verdadeira não precisa disso.
Por que Deus se lembra de leva-la um dia ?
Por que sabe que seus filhos estão em boa companhia.
Se um dia o sol parar de brilhar,
E o sol nunca mais aparecer e sinal que conseguir te esquecer
Mas se isso não acontecer e sinal que ainda amo vc

Carlos Erineu Rakowski Neto e Vinicius Moreira De Andrade

Como a maioria das mães,olho para você com a incógnita , quem é este ser ,dona de uma personalidade tão forte, de uma auto estima invejável, ao mesmo tempo se fazendo tão criança e instante depois ,se fazendo de adulta, precisando ser mais maleável consigo mesmo e com a vida.
Continuo enxergando a mesma Ana,dos grandes olhos pedindo tudo o que via pela frente,mimada e dengosa,(mimosa),mas o tempo passa, até para aquela princesa que queria o sapatinho de "cristal" ,que se vestia e se achava a própria, de coroa e cetro. Boa infância,cheia de sonhos ,e quero que, todos se realizem.
Amo você, como você é,lembre-se sempre disso.Feliz aniversário.

Rosália pinheiro

Já não aguento mais

Cansei de ver as crianças chorando
Pais e mães em hospitais reclamando
Velhinhos sofrendo e apanhando
Os pobres com fome sonhando
Os ricos cada vez mais enricando
O cidadão apenas trabalhando
Outros sem emprego, mendigando o que come
Recém-nascidos sem saber se vai ter nome
O povo aceitar que tudo vai mudar na eleição
E logo em seguida, nem ter o dinheiro do pão
É duro viver assim desse jeito
Ser filho de Deus
E achar que a salvação
Vem do prefeito.

Reff Carvalho

“Minha mãe

(Num “Dia das Mães”)

Senhora das mãos de leite

que me sustinham ao seio

para matar minha sede,

minha fome de viver…

Senhora das mãos de sonho

que, fechando o cortinado,

davam um céu ao meu berço,

povoado de anjos e fadas…

Senhora das mãos de benção

pousando na minha fronte

seu vôo de asa e de incenso…

Senhora das mãos de santa

que rezavam os meus dias

como contas de um rosário…

Senhora das mãos de adeus

que partiram, brancas, frias

e cruzadas sobre o peito

(por que partiram? por quê?)

sem ter fechado meus olhos…”

Guilherme de Almeida

Cida e Maria

Na falta da branca,
as mães-pretas.
E a presença das pretas
acalmava a da branca.

Na falta dos filhos,
o branco.
E a presença do branco
acalmava a dos filhos.

Mães-pretas,
me perdoem,
roubei de vocês
os filhinhos!

Mães-pretas,
me abençoem,
no corpo sou branco
na alma, neguinho!

Lucian Rodrigues Cardoso

PRECISA-SE DE MÃES

Demétrio ena, Magé - RJ.

Aprendi com a minha mãe, que todo o cuidado será pouco para um filho, e que por isso, as mães não relaxam. São felizes, podem viver bem, mas não relaxam. Natureza de mãe que tem mesmo natureza não obedece à lei da prática e da serenidade, porque para ela o mundo está sempre a um passo de ruir sobre os ombros do filho. Há sempre alguém muito próximo, e acima de qualquer suspeita, pronto a se revelar capaz de um gesto indigno, malicioso ou desmano contra esse filho.
Com as demais pessoas, aprendi que não é certo a mãe ser extremada, super protetora e desconfiada de todo o mundo. Até minha mãe reconheceu muitas vezes, com palavras, o quanto estava errada por ser assim. No entanto, sua natureza infalível, com gestos e vivências me fez ver definitivamente que alguma coisa está errada com a mãe que não erra nesse aspecto. Especialmente aquela mãe que se deixa sufocar pela mulher, sempre bem-vinda, mas não como substituta da mãe.
Foi com a minha mãe que aprendi a apostar minha vida no caráter do próximo, mas não a vida de um filho. E que a integridade física do meu rebento precisa depender de mim, dos meus cuidados, minha desconfiança, e não da sorte ou do acaso de outra pessoa ter ou não bom caráter, tanto quanto aprendi que o caráter não tem cara.
Finalmente aprendi, com suas poucas palavras e muitos exemplos, que mãe não tem meio termo. Se não pecar por excesso, pecará por falta de cuidados, e que nos tempos em que vivemos, toda falta será castigada em maior ou menor escala. E também aprendi, com a moderna escassez de mães iguais à minha, que os pais de agora têm que aprender a ser mães, pois são muitas as mães que se tornaram como aqueles pais meramente provedores que delegam totalmente seus filhos.

Demétrio Sena - Magé-RJ.

Ele merece uma família. Merece colorir cartões no Dia das Mães, brincar com os primos num final de tarde.
Merece que os pais o levem nas festinhas juninas, nos zoológicos, nos circos e em tudo o que possa fazê-lo sorrir.
Sorrir muito, muito, até a solidão estar completamente superada. Ele não merece chorar até dormir em algum berço frio. Não merece aprender as palavras vovó, tio, família, sem ter noção do que elas representam.
Merece colocar estrelas numa árvore de Natal, merece ser amado sem nenhuma distinção se veio da barriga ou de um abrigo.
Merece sorvetes e algodões doces, pipocas, estreia de filminho infantil no cinema, balões, animais de estimação.
Merece um bolo de chocolate saído do forno no final de um dia de muitas brincadeiras.
Merece beijos e mordidas. Balanços, escorregadores e rodas gigantes.
Conhecer a praia, brincar no mar e dormir de exaustão no colo da mãe com a cara suja de chocolate.
Merece tantas coisas e o que podemos fazer é rezar para que cada dia mais corações optem pela adoção e que a fila ande.
Assim ele conhecerá outras filas muito mais divertidas, segurando nas mãos de pessoas que o amam, protegem e que ele teve o poder de completar o que lhes faltava: UM FILHO

joana paes

Todas as mães são iguais. Elas sempre vão pedir para vocês levarem os guardas chuvas mesmo naqueles dias de sol, vão sair atrás de vocês com os casacos nas mãos dizendo que vocês esqueceram, quando na verdade não tinham a mínima intenção de levar. Elas sempre vão acordar bem cedinho só para preparar o café antes de saírem para trabalhar e logo depois de vocês irem, elas voltaram a dormir pois haviam acordado só para isso. Vão ligar no meio dia só para perguntarem se esta tudo bem e perguntar o que estão fazendo. Quantas foram as vezes que chegamos de madrugada em casa e lá estavam aqueles anjos dormindo no sofá esperando por nós. Quanto orgulho elas tem quando falam de nós para os outros. Sempre vão nos defender, ajudar, cuidar e orar por nós. E sinceramente eu acredito que Deus tem prazer em atender a oração delas que são sinceras quando falam com Ele a nosso respeito.

Benditas são as mães. Bendita é a minha!

Alessandra Gonçalves