Textos de Aprendizado

Cerca de 225 textos de Aprendizado

Cada dia, um aprendizado. Nada passa nessa vida sem deixar a sua marca, positiva ou negativamente, há moral em todas as histórias. Há lição em todas as experiencias. É aquela típica frase: a gente aprende com a dor, o que a felicidade não pode ensinar. Esquecer? é uma necessidade, a vida é como uma lousa, onde o destino, para escrever um caso novo há de apagar o antigo primeiro. Memórias? Eu e você sabemos que memórias não desaparecem de uma hora para a outra, mas podem ser preenchidas com as novas, e vem aquela velha história da lousa mais uma vez. Hoje muitos choram por não saberem se desprender de algo do passado, por não terem ao menos a coragem de seguir em frente, a vida passa muito rápido. E ao chegar nesse ponto a beleza das coisas já ficou em preto e branco. Para que estragar seu dia, acabar com seu bom humor, limitar a sua felicidade, por algo que na essencia é só mero detalhe? O vizinho deixou a mangueira aberta em cima do seu jardim? Você foi enganado pelo cara do mercadinho que vendeu as laranjas azedas? O cachorro comeu seu jornal? Simples.. Sente em sua poltrona acochoada cor-de-creme e enquanto toma o seu delicioso suco de limão, ligue a televisão e assita às notícias. É claro, depois de deixar sua mangueira aberta em cima do jardim do vizinho, e porfavor não esqueça disso. Cada dia, um aprendizado. Para você, e para o seu vizinho [...] Acostume-se! Você sempre dará adeus às pessoas que ama. A sua melhor amiga vai te decepcionar. Seu namorado vai sair escondido. Você vai querer perdoar alguém que te fez muito mal e as pessoas vão te julgar demais por isso. E você vai perdoar. Porque um dia você vai precisar do mesmo perdão. Por isso ame, mas ame com todas as suas forças e com todo amor que você tiver ai dentro! Ame as coisas mas simples. Ame a sua escola, você vai sentir falta dela lá pra casa dos 30. Ame seus amigos, os programas de domingo, ame seu presente. E se valer a pena - só se valer a pena mesmo - ame o seu passado também, porque não? Afinal, serviu de experiência, e consequentemente, lição. Ame seu espelho, ame sua família, ame o seu vizinho. Quem sabe ele não ganhe na loteria um dia? E como em cada dia, há um aprendizado... na próxima vez, ensine alguém a amar você.

Janine Lamenha

Há algumas coisas que não se pode aprender rapidamente, e o tempo, que é só o de que dispomos, cobra um preço alto pela aquisição delas. São as coisas mais simples do mundo, e porque leva a vida inteira de um homem para conhecê-las, a pequena novidade que cada homem extrai da vida custa muito caro e é a única herança que ele poderá deixar. (Morte ao Entardecer)

Ernest Hemingway

APRENDIZADO PELA DOR

Não se cobra, não se exige qualquer tipo de sentimento.
A Vida já me vinha ministrando esse ensinamento.
Todavia, não fui bom discípulo,
Repeti a lição, mais que o triplo.
E a Mestra de todos os viventes
É especialista em didática,
Para cada discípulo, coloca um método em prática.
Para os discípulos várias vezes repetentes,
Ela usa o método “chorar e ranger os dentes.”
Nunca exigi amor de uma mulher
Ou de outra pessoa qualquer;
O mais nobre dos sentimentos
Não é para um Ser pobre de sentimentos.
Mas, quando, a alguém dedicava amizade,
Exigia retorno na mesma intensidade.
Tive de perder boas amizades,
Afastar de mim, pessoas especiais de verdade,
Para aprender que não se exige sentimentos,
Nenhum tipo de sentimento;
Eles são livres como o vento,
Que “sopra onde quer.”
Tão grande foi a dor que senti,
Na última lição que vivi:
Valeu-me como Exame Final;
Agora é Saber indelével em meu cabedal

MANOEL A. DE ALMEIDA ( Copyright 2010 - Direitos Autorais Biblioteca Nacional - Rio de Janeiro, RJ)

NATAL!
Natal é...
O aprendizado de dividir
Um pouco do que se tem
Com quem não tem nada.
É aprender a perdoar.

Natal é...
É o saborear da alegria permanente da vida
A confraternização entre os amigos
A harmonia da família
O respeitar as diferenças.

Natal acima de tudo é
Atribuir honra e gloria ao autor da vida.

Natal é...
É aceitar o sacrifício divino
E receber com renuncia e prazer
O maior presente de todos os tempos:
O Cristo que é o Senhor absoluto do Natal
Autoria: Leila dos Reis

Eu! Leilinha

nossa vida é um grande aprendizado em adamento, nisso vamos construindo o livro da nossa vida, os capitulos se concentram nas decisões e confianças que temos,
então nunca se deixe levar pelas forças dos seus sonhos, por que as vezes esse sonho é apenas uma ilusão na sua vida,pode realizar ou simplismente ser mudado com uma a decisão

josé de ribamar

Sobre o Mal e Aprendizado...

“Os Aprendizados que Realmente nos tornam mais Fortes e Experientes nesta Vida, vem dos Lobos, não dos Cordeiros...!
Portanto, quando um “Mal” instalar-se ao seu Lado, tente extirpá-lo com Prudência...
E Tenha Certeza! ...
Desse “Mal” não sofrerás Jamais...!”

Rick Jones Anderson

NINGUÉM

Quero ser ninguém no aprendizado
Da vida que começa com o meu choro
Quero passar alheio aos olhares
Também não quero ouvir comentários
Sobre quem olha pra outros lados incisivos
Desejo não sejam sobre mim aquele embuste
E meus olhos se aproximam da frente
Incontestável lugar que causei
E minha cara, falhos dos meus olhos
Marcam cortes profundos como veios
E me tornam o olhar pequeno e rude.

Naeno Rocha

Plenitude do Aprendizado

Lá no fundo, no centro de nosso ser, reside uma fonte inesgotável de amor, alegria, paz e sabedoria. Esses tesouros são acionados quando nos conectamos com o Universo, buscando equilíbrio e bem estar. A semente divina está presente em todos nós.O que precisamos é praticar o contato com esses tesouros íntimos, pois estamos ligados à Sabedoria Infinita. A chave para esta conexão é o autoconhecimento.
O ato de se conhecer promove equilíbrio que deve ser alcançado em três níveis: corpo, mente e espírito.Um corpo saudável, uma mente feliz e uma forte conexão espiritual são fatores primordiais para harmonia do ser. Viver é um processo de aprendizado.Não tenha pressa . Seja consciente da eternidade. Viva cada instante como se fosse o último, desfrutando de cada passo dado para a conquista de suas metas e objetivos. Não espere a felicidade no final da estrada.

Fatyma de Moraes

O sinal mais evidente de aprendizado é o conhecimento que foi adquirido sendo aplicado na vida diária. Mudanças não são fáceis e lidar muito menos. Não basta dizer - eu mudei. Para que haja uma mudança repentina, são passos lentos em direção ao que se crê com convicção, o primeiro passo é acreditar. Ter medo é humano, viver com ele é escolha. Sim, é questão de escolha, repare como quando pensamos positivamente em algo a se fazer, ainda que não aconteça exatamente da maneira que prevíamos no final o resultado é alcançado.
Alcançar objetivos tem seus divisores de águas: o pensar idealizando o que se quer, e como já foi dito antes o acreditar inicia o processo, onde sequência uma serie de fatores, que são formados pelas tentativas, algumas tentativas são certeiras, outras frustrantes. Daí vem o verdadeiro entendimento do acreditar como um divisor de águas, que está ali como base, quando se acredita que é possível, não importa as tentativas falhas, essa(s) servirá de lição para uma tentativa nova. Crer em si mesmo, aceitar que todo ser é feito de erros e acertos, é uma forma de viver sem a espera de próxima queda ou da vitória. Apenas acreditar que é possível sem se vangloriar ou sentir-se derrotado.
Liberdade de pensamento é a mesma que liberta o ser para torna-se quem quer ser, é também a mesma que abre os olhos para a verdadeira face refletida no espelho.

Liberta-te, pense "bem", queiro o bem.

Renata Alves

... A sabedoria popular nos ensina que há sempre um aprendizado a ser recolhido depois da dor. É verdade. As alegrias costumam ser preparadas no silêncio das duras esperas. Não é justo que o ser humano passe pelas experiências de calvários sem que delas nasçam experiências de ressurreições.

Por isso, depois do cativeiro, o aprendizado. Ao ser resgatado, o seqüestrado reencontra-se com seu mundo particular de modo diferente. A experiência da distância nos ajuda a mensurar o valor; e o seqüestrado, depois de livre, mergulha nesta verdade.

Antes da necessidade do pagamento do resgate, da vida livre, sem cativeiro, corria-se o risco da sensibilidade velada. A vida propicia a experiência do costume. O ser humano acostuma-se com o que tem, com o que ama, e somente a ruptura com o que se tem e com o que se ama abre-lhe os olhos para o real valor de tudo o que estava ao seu redor. As prisões podem nos fazer descobrir o valor da liberdade.

As restrições são prenhes de ensinamentos. Basta saber parturiar, fazer vir à luz o que nelas está escondido.

A ausência ainda é uma forma interessante de mensurar o que amamos e o que queremos bem. Passar pela experiência do cativeiro, local da negação absoluta de tudo o que para nós tem significado, conduz-nos ao cerne dos valores que nos constituem.

O resgate, o pagamento que nos dá o direito de voltar ao que é nosso, condensa um significado interessante. Ele é devolução. É como se fôssemos afastados de nossa propriedade, e de longe alguém nos mostrasse a beleza do nosso lugar, dizendo: “Já foi seu; mas não é mais. Se quiser voltar, terá que comprar de novo!” Compramos de novo o que sempre foi nosso. Estranho, mas esse é o significado do resgate.

Distantes do que antes era tão próximo, recobramos de um jeito novo. Redescobrimos os detalhes, as belezas silenciosas que, com o tempo, desaprendemos a perceber. A visão ao longe é reveladora. Vemos mais perto, mesmo estando tão longe. Olhamos e não conseguimos entender como não éramos capazes de reconhecer a beleza que sempre esteve ali, e que nem sempre fomos capazes de perceber.

No momento da ameaça de perder tudo isso, o que mais desejamos é a nova oportunidade de refazer a nossa vida, nosso desejo é voltar, reencontrar o que havíamos esquecido reintegrar o que antes perdido ignorado, abandonado. O que desejamos é a possibilidade de um retorno que nos possibilite ver as mesmas coisas de antes, mas de um jeito novo, aperfeiçoado pela ausência e pela e pela restrição.


Depois do resgate, o desejo de deitar a toalha branca sobre a mesa, colocar os talheres de ocasião sobre mesa farta. Fartura de sabores e pessoas que nos fazem ser o que somos!

Refeição é devolução! Da mesma forma como o alimento devolve ao corpo os nutrientes perdidos, a presença dos que amamos nos devolve a nós mesmoss. Sentar à mesa é isso. Nós nos servimos de alimentos e de olhares. Comungamos uns aos outros, assim como o corpo se incorpora da vida que o alimento lhe devolve. A mesa é o lugar onde as fomes se manifestam e são curadas. Fome de pão, fome de amor!


Depois do cativeiro, a festa de retorno, assim como na parábola bíblica que conta a história do filho que retornou depois de longo tempo de exílio. Distante dos nossos significados, não há possibilidade de felicidade. Quem já foi seqüestrado sabe disso. Por isso, depois do seqüestro, a vida nunca mais poderá ser a mesmaaaa.

Pe. Fábio de Melo

Casamento é um aprendizado diário de como as divergências entre as pessoas acabam quando a libído aumenta.
Mas casamento, também, é uma lição diária de como a Libído tem limite, igualzinho a Paciência!
E nada melhor que alguém pra te encher o saco e cuidar de você quando mais precisa.
Enfim, o casamento sempre será uma "Guerra dos Mundos", conheço alguém que vende uma bazuca, vai ai?

Carlos César Silva Franco

...:: Aprendizado ::...

Somos criados com total capacidade e voltados para evolução
Mas é preciso aceitar nossas limitações para evoluirmos
Mas sabendo respeitar que tudo tem sua hora e uma razão para acontecer
Não há méritos sem sacrifícios
Algumas pessoas possuem a chamada sorte na vida por ter algumas coisas de fácil acesso
Mas pra isso essa pessoa teve méritos por aquilo ou alguém teve que se sacrificar para alcançar seus objetivos
Não se lamente pelo o que não conquistou, mas agradeça pelo o que tem, e o que ainda virá conquistar.

W. Iazzetta

Ler é uma terapia...
É imaginação, cultura, aprendizado.
Emocionar-se, rir, chorar, sentir.
É viver um conto de fadas, ficção, aventura, guerra, drama, romance...
Tem coisa melhor que ler e não querer mais parar?
As horas passam e você nem sente e o que você mais quer é descobrir o final da história...
Tem até sabor e cheiro!
Ler... que delícia que é!

Camila Terciani

Sempre haverá espaço para aprendizado, mudança e crescimento em nossas vidas. E, por mais que uma situação seja de completo desgosto, sempre haverá os dois lados desta mesma historia, e algum destes lados, com certeza, acabará nos ensinando pelo menos o que não fazer.

Inimigo oculto- Foco, Força e Fé",

Darléa zacharias

Professor

Ser professor vai além de um mero ensinar
É contagiar vidas com o aprendizado
É ultrapassar as barreiras do conhecimento
É ensinar lições que estão além de um livro
É saber entender mentes distintas e de uma maneira sublime conseguir passar o mesmo saber.
Ser professor está acima de uma mera profissão
É ser um HERÓI na infância de uma criança e um MESTRE na vida de um cidadão.

Beatriz Barreto

Necessitados de Longanimidade e Misericórdia

Um dos principais alvos do aprendizado prático em nossas vidas, da longanimidade e da misericórdia divinas, é o de nos tornar aptos a sermos uma bênção nas mãos de Deus, especialmente para aqueles com os quais nos relacionamos.
Bom é o fruto da justiça, mas sem o da longanimidade e da misericórdia, pouca utilidade teremos num mundo que está sujeitado ao pecado.
Na verdade precisamos disto, em primeiro lugar,
para nós mesmos, porque se não formos longânimos e misericordiosos para conosco, dificilmente o seremos em relação a outros.
Estamos rodeados de fraquezas e imperfeições, e deste modo, o amor jamais poderia expressar a sua melhor face, que é a de aceitação e de bem querer ao nosso próximo, não fora pelo exercício de longanimidade e misericórdia.
“Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.
Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo.
Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana.” (Gálatas 6.1-3)
Por isso nosso Senhor Jesus Cristo afirma no Sermão do Monte:
“ Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.” (Mateus 5.7-8)
O evangelho é por isso, graça para com os pecadores.
Perdão para os que se arrependem.
Socorro presente aos desamparados e necessitados.
Alívio para o cansado e sobrecarregado.
E como poderão achar isto em nós, se estamos desprovidos de longanimidade e misericórdia?
Como almas serão ganhas para o amor de Cristo, se o que se encontra em nós é somente amargura e desventura?
Como não serão julgados por nós, os que estão escravizados ao pecado, se não tivermos um coração perdoador, compassivo e quebrantado?
Que o Senhor continue tendo misericórdia e longanimidade para conosco, porque a maioria de nós tem falhado em ser isto, de que tanto necessitamos!
Para que nos levantemos, e não pensemos de nós mesmos aquilo que diz o apóstolo:
“Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana.” (Gálatas 6.3)

Silvio Dutra

O sofrimento é o aprendizado que ensina a vida viver. A saudade é um meio de sofrer que atrai solidão, aumenta a inspiração e a emoção faz doer.. Viver o passado é estacionar o tempo num só lugar.. Mais o tempo não para se seu coração é de pássaro e como alma voa...
Um passado bem vivido deixa saudade, um passado mal vivido deixa magoa e dor. O presente é o que se vive agora, não se pergunta vai-se em frente e toda vez que o futuro chegar, vive-se o momento que o presente lhe dará... O passado é a sabedoria adquirida pra viver o presente e esperar o futuro...

bel Salviano

Que as inspirações e aprendizado consumam a minha mente e tirem tudo o que não me faz andar pra frente.
Além da imaginação e do pensar, meus novos hábitos e objetivos vão me guiar com equilíbrio na minha nova maneira de caminhar.
Sem deixar pra trás o que prevaleceu e o que minha alma não esqueceu. A determinação cura. Ninguém disse que seria fácil e eu sempre vou me lembrar que o que realmente é meu fica guardado e ninguém no mundo pode tirar.
Vida nova a cada dia, levantar com alegria, comandar a mente pra não ser tão impaciente e desatenta nas oportunidades que vierem pela frente. Adeus ao impulso, rodar pelo mundo sem sair do lugar.
Brincando de rima, sorrir contagia, gargalhada fascina e eu não largo a menina que não me faz parar de sonhar.

Larissa Preez

Ela não falava em erros, mas em aprendizado. Tinha o dom de ver sempre o lado bom ou seria incapacidade de ficar cara a cara com a realidade? não sei, talvez seu silêncio agora seja a melhor resposta - ou a pior, quem sabe? eu não sei. Estou perdida e com saudades.
Mas nossas minhas já não se encontram, se cruzam, não se ligam.
"Tenho apostado demais em cartas passadas e eu não quero viver um eterno déjà vu."
Então essa noite serei eu e a certeza de que nunca estive tão sozinha.
"É que malas feitas dão uma certa impressão de adeus. E já que a porta estará aberta novamente, não me custa nada dizer que te amo, mais uma vez."
E se um dia você entender esse meu afeto bobo, talvez eu já esteja no fundo do poço, mas olha, repara bem o meu sorriso no rosto. Porque ainda haverá vida no meu olhar perdido, no meu suspiro cansado e no meu andar desajeitado. Haverá uma vida só para você.

Rafaella Kristinne

A vida não é só de momentos bons, os ruins servem de aprendizado, e nunca devemos
nos esquecer que nd é por acaso, e vc passa por algum momentos de
dificuldade ou tristeza ñ deve abaixar a kbç pensando que é o fim pq tudo vai lhe
servi como experiencia.
Por isso temos que tentar fazer nossa parte melhor forma possível.
A vida nen sempre é como queremos, mas ela é perfeita do jeito que deve ser.

Lucas Lino