Textos de Aprendizado

Cerca de 293 textos de Aprendizado

‎A vida é assim. O aprendizado é na prática. E a regra é simples: se não posso mudar os fatos, então deixo que os fatos me modifiquem. Quero o crescimento possível, a travessia que me é proposta. Por que ficar parado e lamentando a vida que não quero, é um jeito estranho de abandonar a vida que tanto desejo.

Padre Fábio de Melo

A vida é um eterno aprendizado,nem todos os dias são de festa,nem todas noites tem estrelas,nem todos os amores são fiéis, nem todos os amigos são verdadeiros.Mas quem esta na chuva é pra se molhar,e decepções existem, não temos como evitar, mas podemos supera las.Os jardins são floridos,mas existem ervas daninhas, querer largar tudo e voltar atrás é uma escolha, mas prosseguir é uma coragem.Se ninguém fez nada como você queria, não se estressa, faça você,assim sera satisfatório e do jeito que imaginou.Não penses que podes controlar a vida de alguém, mas você pode dar motivos para que ela fique com você.Não se iluda ao achar que consegue agradar a todos, que teu sorriso é único e que todos te admiram, pois sempre existirá alguém que te olhará com olhar de desprezo, e te achará o mais chato(a) de todos.As vezes, nossa vida é colocada de cabeça para baixo, para que possamos aprender a viver de cabeça para cima, é preciso aprendermos a voar com nossas próprias asas,prosseguir sem escadas humanas, reconhecer que errou sem ter que culpar os outros,viver de forma que faça valer a pena, sem ter que se preocupar com que pensam ou falam a teu respeito.Afinal ninguém é perfeito.Viva sua vida , escreva tua história,e principalmente acredite que és capaz.....

Cecilia Sfalsin

Há algumas coisas que não se pode aprender rapidamente, e o tempo, que é só o de que dispomos, cobra um preço alto pela aquisição delas. São as coisas mais simples do mundo, e porque leva a vida inteira de um homem para conhecê-las, a pequena novidade que cada homem extrai da vida custa muito caro e é a única herança que ele poderá deixar. (Morte ao Entardecer)

Ernest Hemingway

APRENDIZADO PELA DOR

Não se cobra, não se exige qualquer tipo de sentimento.
A Vida já me vinha ministrando esse ensinamento.
Todavia, não fui bom discípulo,
Repeti a lição, mais que o triplo.
E a Mestra de todos os viventes
É especialista em didática,
Para cada discípulo, coloca um método em prática.
Para os discípulos várias vezes repetentes,
Ela usa o método “chorar e ranger os dentes.”
Nunca exigi amor de uma mulher
Ou de outra pessoa qualquer;
O mais nobre dos sentimentos
Não é para um Ser pobre de sentimentos.
Mas, quando, a alguém dedicava amizade,
Exigia retorno na mesma intensidade.
Tive de perder boas amizades,
Afastar de mim, pessoas especiais de verdade,
Para aprender que não se exige sentimentos,
Nenhum tipo de sentimento;
Eles são livres como o vento,
Que “sopra onde quer.”
Tão grande foi a dor que senti,
Na última lição que vivi:
Valeu-me como Exame Final;
Agora é Saber indelével em meu cabedal

MANOEL A. DE ALMEIDA ( Copyright 2010 - Direitos Autorais Biblioteca Nacional - Rio de Janeiro, RJ)

nossa vida é um grande aprendizado em adamento, nisso vamos construindo o livro da nossa vida, os capitulos se concentram nas decisões e confianças que temos,
então nunca se deixe levar pelas forças dos seus sonhos, por que as vezes esse sonho é apenas uma ilusão na sua vida,pode realizar ou simplismente ser mudado com uma a decisão

josé de ribamar

Sobre o Mal e Aprendizado...

“Os Aprendizados que Realmente nos tornam mais Fortes e Experientes nesta Vida, vem dos Lobos, não dos Cordeiros...!
Portanto, quando um “Mal” instalar-se ao seu Lado, tente extirpá-lo com Prudência...
E Tenha Certeza! ...
Desse “Mal” não sofrerás Jamais...!”

Rick Jones Anderson

Superar os nossos fracassos e os momentos difíceis da vida é sempre um aprendizado, difícil, mais a gente supera e vamos vivendo a vida ao nosso modo, com nossos valores, transformando a nossa vida passo a passo, dia após dia. Superar o fácil não tem mérito, é obrigação; vencer o difícil é glorificante, pense nisso!
Profª Lourdes Duarte

Prof Lourdes Duarte

A sabedoria popular nos ensina que há sempre um aprendizado a ser recolhido depois da dor. É verdade. As alegrias costumam ser preparadas no silêncio das duras esperas. Não é justo que o ser humano passe pelas experiências de calvários sem que delas nasçam experiências de ressurreições.

Por isso, depois do cativeiro, o aprendizado. Ao ser resgatado, o sequestrado reencontra-se com seu mundo particular de modo diferente. A experiência da distância nos ajuda a mensurar o valor; e o sequestrado, depois de livre, mergulha nesta verdade.

Antes da necessidade do pagamento do resgate, da vida livre, sem cativeiro, corria-se o risco da sensibilidade velada. A vida propicia a experiência do costume. O ser humano acostuma-se com o que tem, com o que ama, e somente a ruptura com o que se tem e com o que se ama abre-lhe os olhos para o real valor de tudo o que estava ao seu redor. As prisões podem nos fazer descobrir o valor da liberdade.

As restrições são prenhes de ensinamentos. Basta saber parturiar, fazer vir à luz o que nelas está escondido.

A ausência ainda é uma forma interessante de mensurar o que amamos e o que queremos bem. Passar pela experiência do cativeiro, local da negação absoluta de tudo o que para nós tem significado, conduz-nos ao cerne dos valores que nos constituem.

O resgate, o pagamento que nos dá o direito de voltar ao que é nosso, condensa um significado interessante. Ele é devolução. É como se fôssemos afastados de nossa propriedade, e de longe alguém nos mostrasse a beleza do nosso lugar, dizendo: “Já foi seu; mas não é mais. Se quiser voltar, terá que comprar de novo!” Compramos de novo o que sempre foi nosso. Estranho, mas esse é o significado do resgate.

Distantes do que antes era tão próximo, recobramos de um jeito novo. Redescobrimos os detalhes, as belezas silenciosas que, com o tempo, desaprendemos a perceber. A visão ao longe é reveladora. Vemos mais perto, mesmo estando tão longe. Olhamos e não conseguimos entender como não éramos capazes de reconhecer a beleza que sempre esteve ali, e que nem sempre fomos capazes de perceber.

No momento da ameaça de perder tudo isso, o que mais desejamos é a nova oportunidade de refazer a nossa vida, nosso desejo é voltar, reencontrar o que havíamos esquecido reintegrar o que antes perdido ignorado, abandonado. O que desejamos é a possibilidade de um retorno que nos possibilite ver as mesmas coisas de antes, mas de um jeito novo, aperfeiçoado pela ausência e pela e pela restrição.

Depois do resgate, o desejo de deitar a toalha branca sobre a mesa, colocar os talheres de ocasião sobre mesa farta. Fartura de sabores e pessoas que nos fazem ser o que somos!

Refeição é devolução! Da mesma forma como o alimento devolve ao corpo os nutrientes perdidos, a presença dos que amamos nos devolve a nós mesmos. Sentar à mesa é isso. Nós nos servimos de alimentos e de olhares. Comungamos uns aos outros, assim como o corpo se incorpora da vida que o alimento lhe devolve. A mesa é o lugar onde as fomes se manifestam e são curadas. Fome de pão, fome de amor!

Depois do cativeiro, a festa de retorno, assim como na parábola bíblica que conta a história do filho que retornou depois de longo tempo de exílio. Distante dos nossos significados, não há possibilidade de felicidade. Quem já foi sequestrado sabe disso. Por isso, depois do sequestro, a vida nunca mais poderá ser a mesma.

Padre Fábio de Melo

NATAL!
Natal é...
O aprendizado de dividir
Um pouco do que se tem
Com quem não tem nada.
É aprender a perdoar.

Natal é...
É o saborear da alegria permanente da vida
A confraternização entre os amigos
A harmonia da família
O respeitar as diferenças.

Natal acima de tudo é
Atribuir honra e gloria ao autor da vida.

Natal é...
É aceitar o sacrifício divino
E receber com renuncia e prazer
O maior presente de todos os tempos:
O Cristo que é o Senhor absoluto do Natal
Autoria: Leila dos Reis

Eu! Leilinha

Tropeços,quedas,vitórias,derrotas,enfim o aprendizado tem me sido constante.
Já não fujo e faz é tempo!Eu encaro mesmo que o medo apareça bem fraco,aprendi a superá-lo

Sendo fraca clamo por força
ela vem e me sinto forte

Eu era pobre, mas de espírito
Agora sou rica de paz e amor
me sinto bem!


Piso na terra e sinto a força da vida.
Molho os meus pés na água da fonte
e me sinto revigorada.
A vida me cura.


Vivo o hoje pois o amanhã quem sabe é Deus
Tenho uma fé forte e nunca desisto.
Persisto no caminho do aprendizado constante.
Somente agindo assim é que eu posso aprender


A vida é a melhor professora que eu tenho,
e por ela eu tenho um grande respeito,pois a vida todos os dias
me devolve o que lanço sobre os outros.

Melhor ter cautela sempre!
Devolvo o bem sobre o mal que me lançam.
Sou cheia de vida,amor e de paz.
Sou guerreira e uma eterna aprendiz.
É bom ser assim!

Soul Poet

Aprendizado

Porque somos aparentemente tão perfeitos e às vezes comportamos e cometemos grandes imperfeições. Nada justifica a agressão que fazemos com nossos sentimentos. Somos partes sagradas da vida e da alma.
Não devemos destruir a imagem que foi lapidada e construída ao logo do tempo. A nossa tarefa é certamente delinear um caminho para que o nosso corpo não se arranhe nos espinhos por onde iremos passar. Porque muitos desses espinhos são mortais, ou possui certo veneno que nunca deixa cicatrizar as feridas.
Cuidadosamente observamos que há como viver carregando algumas marcas dos nossos erros, o que certamente não sumirá com o tempo. Vejo que muitas coisas estão mudando, sinto que há alguém especial por perto e que a barreira desse encontro é somente o meu modo de ser.
O mundo é muito grande para nos que somos pequenos, por isso necessitamos uns dos outros, para que possamos nos relacionar. Não precisamos relacionar com quem não gostamos, ou com os que projetam o mau, mas para termos forças acabamos sendo bons com todos, para o benefício da nossa vivência.
Se nós começássemos a viver nossos melhores sentimentos e pensamentos estaríamos perto da plenitude da vida, encontraríamos o significado de felicidade e os mistérios do amor.
Mas para que isso aconteça, todos têm que acreditar no gigante que criou a bondade, a vida e esse enorme e maravilhoso mundo. Latumia (W.J.F.).

Latumia.

Aprendizado: Para descobrir a grande verdade, analise as ínfimas mentiras.
... Haveria uma gota de veneno na taça de champagne? (MORTAL)...
Basta um susto, para tudo virar pó?
Mentir é uma arte ( para uns de sangue frio).
Quem pensa que engana, se engana...
Divertir-se é muito bom ( com, sim; de, não).
Descartar é sempre fácil ( prático cauculismo ).
Uma bela flor, cuidado, um espinho afiado...
... e na taça de champagne, havia ou não uma gota de veneno ?
O veneno dos tolos, tarde demais...
Fazer por fazer, falar por falar...
Pois diz um certo livro " o puro traido por um beijo".
... Na taça de champagne havia uma única gota de veneno.
Não havia a grande verdade...

Ed.Varela TPP

Sofrer,um processo dificil para o aprendizado
Imaginar...um modo magico de invocar lembranças
Sonhar talvez seja se realizar ..viver em um mundo do qual ,tudo te completa,tudo faz sentido pra você
um mundo onde possa ser você mesmo sem se importar com terceiros!.
Amar quem sabe seja um aprendizado..ou quem sabe amar,seja apenas palavras,ou sentimentos do qual ninguem nunca entendera por completo que sempre nos levara a um ponto,mesmo sendo ele o de interrogaçao ....
''Preciso sonhar,imagino demais,e amar... nao é mais pra mim ''

Mayhara Fidelis

É incrível ver essa chama ir crescendo
a cada descoberta,
em cada novo aprendizado...
O mundo vai se abrindo mostrando suas cores,
suas formas, quantidades e qualidades de saberes...
Há tanto a sentir, tanto a experimentar...
Há tanto para brilhar...
Me orgulho por poder fazer parte do caminho
dos seres que por mim passaram nesses 20 anos...
De cada um deles ficou muito..
As broncas, os sorrisos, os afagos, as surpresas...
Mas, mais forte que tudo
ficou o brilho do conhecer que cresce em cada olhar..
Em cada acerto, uma vitória
Cada erro, uma nova oportunidade de tentar de novo e acertar...
Espero poder estar ainda por mais alguns anos nessa estrada rumo ao iluminar-se...

Viviane Dick

Com a Alma Limpa

Enquanto vivemos estamos em constante aprendizado
Não importa o que você fez de sua vida passada
O importante é o que você vai fazer de hoje em diante
Não temos em nossas vidas um tempo marcado conhecido
Mas temos um encontro certo
Com nossos próprios “eus” .
Ontem já foi
Amanhã ainda virá
Hoje é o que você tem que aproveitar
Senão seu amanhã não chegará
Você se sentiu só ?
Que bom.
A solidão é necessária as vezes
Pois é a forma de valorizarmos
As pessoas que estão em nossa volta
E sentirmos
O quanto são importantes.
A vida é um eterno recomeçar
Todos os dias abrimos nossos olhos
Tomamos café da manhã
E saímos para viver.
Movimentos que repetimos sempre
Pois a vida pulsa em nós
E é necessário senti-la
Valorizando cada pequeno acontecimento
Estaremos dando importância a momentos vividos.
Dar valor às pequenas coisas é uma forma
De respeitar nossas próprias vidas.
Quando ficamos tristes e nos fechamos
Estamos fazendo mal à nós mesmos pois
O mau humor só traz mal estar á saúde física
Não deixe que marcas passadas
Se instalem em seu coração
E amarguem a sua vida
Ame sempre
Pois o amor vai abrandar seu coração
Deixar você feliz
Trazer você para fora de si
Fazer você enxergar o outro
E através dele ver o quanto você
É importante no mundo.
Cante, ande, observe, estude,
Tire muitas fotos dos amigos,
Dance com quem você ama
Apaixone-se por tudo e por todos
Um pai sempre se orgulha
Quando vê no filho um pouco de seu jeito
De características comuns.
Nosso Pai também espera o mesmo de nós.
A lição maior foi o Amor e amando seremos
Tal pai tal filho.

Silvia Aparecida Maia

Nesta vida breve!
Temos uma oportunidade única
Cada momento vivido é um aprendizado.
Vivemos num tempo que é só nosso
Onde devemos encontrar beleza nas pequenas coisas
Não sabemos o dia de amanhã
Vivemos o hoje!
E é o que se faz hoje, no presente, que determina nosso futuro...
A alegria da vida está em se saber viver.

Emerson Cesar Pandolpho

A perfeição: não é uma condição e sim um aprendizado...
Não fomos preparados para exercê-la. A vida é como você espera que ela seja!
Mesmo que a vontade caminhe em sentido contrario? É uma condição do ser: Exercer o poder de mudar a situação. Os desafios são o sal da vitória. É o que da a ela: um sabor mais que especial!

Renata Saturnino

Você nasce sem saber de nada e nem pra que serve.. O tempo te da apoio.. Ensino e aprendizado.. O tempo te tira o BOM e o RUIM.. E os leva pra tão distante.. Te faz criar sentimento.. Amor.. Raiva.. São tantos ganhos e grandes perdas.. No momento os sentimentos são cheios, mas depois te deixa um enorme vazio.. Uma grande saudade e uma enorme vontade de reviver a vida.

Por: Silvia Godoi

Silvia Godoi Curvo De Moraes

Passado e aprendizado

Naquele tempo meus pensamentos ainda eram infantis, por mais que eu tentasse, não conseguia enxergar com clareza tudo aquilo que estava acontecendo ao meu redor, mas eu sabia que aquele lar, outra hora invejado devido a união de seus integrantes estava desmoronando, mas o que eu poderia fazer diante daquilo, eu era apenas uma criança que naquele momento apenas almejava um pouco de paz e quietude entre duas pessoas que já se amaram tanto um dia, muitas vezes me deparava sozinho, diante daqueles cômodos me perguntando onde foi que deu errado, pra uma tentativa falha de achar um concerto , mas já era tarde , aquela relação já estava completamente estremecida por obra do acaso , foi então que os laços foram rompidos, depois daquele dia eu soube o que era dor de verdade , mesmo assim sempre tentei me manter firme , mais era difícil porque a cada parte que eu tentava me apegar, era um acontecimento diferente, naquele momento eu vi que não adiantava mais chorar, porque o tempo não ia voltar , as feridas abertas demorariam a cicatrizar, nesse momento eu percebi que as mesmas pessoas que amamos, podem nos machucar e nos causar muita dor , na minha dor eu aprendi que devemos confiar em Deus , porque ele sempre estará olhando por nós, por isso jamais devemos deixar de acreditar nele, pois ele sabe o que faz.

Tony A. Lima

Um quase tudo...
Em cada passo,
um tropeço
e a cada tropeço,
um aprendizado.
Em cada olhar,
surge um brilho especial
de algo novo
que parece brotar
desta confusão,
embrulhada,
em folha de jornal velho.
Palavras rudes,
parecem florescer
em manhãs nubladas
que inesperadamente,
marcam presença
sem convite para entrar.
É uma corrida sem vencedor
um tempo, sem hora marcada,
mas um quase tudo,
deste parecer nada.
by/erotildes vittoria

Erotildes Vittoria